SÁBADO, 08/11/2025

Em destaque

Em novo julgamento, TJRO revisa entendimento sobre ações repetitivas da Fazenda Pública Estadual

A nova decisão segue entendimentos vinculantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Supremo Tribunal Federal (STF) e leis federais.

Publicado em 

Autor: Assessoria de Comunicação Institucional

Decisão colegiada das Câmaras Especiais Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia dá nova redação sobre o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) do processo n. 0803446-33.2016.8.22.0000, o qual trata, dentre outros, sobre prescrição tributária. A nova decisão segue entendimentos vinculantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Supremo Tribunal Federal (STF) e leis federais.


Foto: Assessoria de Comunicação Institucional

A revisão jurisdicional tem por objetivo dar, ainda mais, celeridade nos trâmites e julgamentos dos processos com causa idêntica e será aplicada aos atuais e futuros casos sob jurisdição do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, incluindo-se os Juizados Especiais do referido Poder.

Com a nova decisão, as Câmaras Especiais expuseram sete orientações sobre a uniformização para os novos e futuros julgamentos em casos idênticos. A decisão foi sobre os Embargos de Declaração (n. 0803626-44.2019.8.22.0000), movido pela Fazenda Pública do Estado de Rondônia.

Instruções

A primeira orientação é a que segue a súmula n. 622, do STJ, a qual narra que "a notificação do auto de infração faz cessar a contagem da decadência para a constituição do crédito tributário; exaurida a instância administrativa com o decurso do prazo para a impugnação ou com a notificação de seu julgamento definitivo e esgotado o prazo concedido pela Administração para o pagamento voluntário, inicia-se o prazo prescricional para a cobrança judicial".

A segunda explica que, nos casos em que for "deflagrado o processo administrativo tributário (PAT), de ofício ou de forma voluntária, o prazo prescricional para a Fazenda Pública executar o crédito inicia-se após o seu julgamento definitivo – momento em que se o tem como constituído para fins legais – e esgotado o prazo concedido para o pagamento voluntário – momento em que passa a ser exigível".

Já a terceira orientação relata que "inexiste a figura da prescrição intercorrente administrativa na normativa atual (na modificada), na esteira da jurisprudência consolidada do STJ, que culminou na edição da Súmula n. 622, do STJ, bem como do STF (RE 556.664, RE 559.882 e Súmula vinculante n.º 8), tratando-se de direito sumular e de eficácia impositiva".

No quarto item, a nova decisão firma entendimento de que "somente a lei complementar federal pode dispor sobre prescrição e decadência tributários, não sendo possível utilizar os marcos temporais da lei estadual n.º 688/96, e que servem apenas para eventual apuração de responsabilidade pela mora, sob pena de violação do art. 146, IlI, "b", da CF".

Já no quinto item fala que "as leis estaduais nºs. 3.583/2015 e 4.081/2017, que modificaram dispositivos da lei estadual nº 688/1996 e instituíram o denominado PAT de ofício, com prazo de seu julgamento, somente têm aplicação no plano administrativo para eventual apuração de responsabilidade (por mora); jamais para fixar termo a quo (juízo) de prazo de prescrição".

No sexto item orienta que, "apresentados embargos, compete ao particular o ônus da prova quanto à inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação, sendo despicienda (desnecessária) a juntada do processo administrativo pelo ente público quando do ajuizamento da execução, considerando o caráter de certeza e liquidez do título que embasa o executivo fiscal".

Finalizando, a decisão narra que, "havendo necessidade de instruir com documentos – iniciativa primeira da parte – e eventual dificuldade na sua obtenção, o juiz requisitará de repartições públicas procedimentos administrativos nas causas que foram interessadas a União, os estados, o Distrito Federal, os municípios ou entidades da administração pública, ex vi do art. 438, II, do CPC".

Participaram do julgamento, no dia 9 de setembro de 2022, os desembargadores Roosevelt Queiroz, Miguel Monico, Gilberto Barbosa, Hiram Marques e Glodner Paulleto.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

"Balanço é muito positivo", diz embaixador sobre Fundo para florestas

“Balanço é muito positivo”, diz embaixador sobre Fundo para florestas

O Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) já conta com um aporte inicial de US$ 5,5 bilhões e apoio de 55 países, segundo o embaixador Maurício Lyrio. A Alemanha confirmou que fará uma “contribuição considerável”, após reunião bilateral com o presidente Lula em Belém.
L
Fim de semana de música, lazer e pôr do sol no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Fim de semana de música, lazer e pôr do sol no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A programação gratuita, que começa nesta sexta-feira (7) e segue até domingo (9), promete diversão para todas as idades e uma experiência especial para toda a população de Porto Velho.
L
Literatura amazônica: "Jornada Literária de Nina Macaca" leva encanto e leitura a escolas de Candeias, Itapuã e Ariquemes

Literatura amazônica: “Jornada Literária de Nina Macaca” leva encanto e leitura a escolas de Candeias, Itapuã e Ariquemes

Com patrocínio da CAIXA e apoio da Lei Rouanet Norte, projeto percorre Rondônia promovendo inclusão, imaginação e o prazer de ler entre crianças da rede pública
L
Igualar facções ao terrorismo pode "matar" investigações, diz relator da CPI

Igualar facções ao terrorismo pode “matar” investigações, diz relator da CPI

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da CPI do Crime Organizado, argumenta que a equiparação “simples” das facções criminosas ao terrorismo, sem cuidados técnicos, pode prejudicar os inquéritos em curso ao forçar a migração de processos da Justiça estadual para a federal.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais um participante foi premiado com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazonia Gente e Justiça: Dr. Amado Ahamad Rahhal

Cidadão honorífico de Porto Velho e homenageado com a Comenda Marechal Rondon, o Dr. Amado compartilha sua trajetória marcada pela dedicação e pela busca constante de melhorias no atendimento à população.
L

Povoado Nerd: entrevista com Carla Letícia, presidente da Liga de MC’s de Rondônia

Na entrevista, ela compartilha sua trajetória no hip-hop, os desafios de promover batalhas de rima no estado e o papel da cultura de rua na formação de jovens talentos.
L

Rondônia conquista o 2º lugar no Coffee of the Year Brasil 2025

A produtora Angélica Alexandrino Nicola, do Sítio São Sebastião – Café Sauá, em Seringueiras, garantiu a segunda colocação no concurso nacional e reafirmou o protagonismo do café rondoniense entre os melhores do país.
L

“É realização de um sonho”, revela vencedora de Rondônia do Florada Premiada 2025

Ângela Pessoa, do Café Sauá em Seringueiras, leva o primeiro lugar no Florada Premiada 2025 e coloca Rondônia no topo da cafeicultura feminina brasileira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L

POLÍTICA

Entenda os próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

Entenda os próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

A próxima e crucial etapa do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados no Supremo Tribunal Federal (STF) é a declaração do trânsito em julgado da ação penal, a ser feita pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
L
Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou profunda preocupação no último dia da Cúpula do Clima em Belém, afirmando que o mundo ainda está “distante de atingir o objetivo do Acordo de Paris” de limitar o aquecimento global a 1,5°C.
L
STF mantém por unanimidade condenação de Bolsonaro e aliados por golpe

STF mantém por unanimidade condenação de Bolsonaro e aliados por golpe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou por unanimidade os embargos de declaração apresentados pelas defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais seis réus na ação penal da trama golpista.
L
Lula: "É hora de transformar ambição em ação" na COP30

Lula: “É hora de transformar ambição em ação” na COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a humanidade deve concretizar promessas em resultados diante da emergência climática. Em mesa redonda na COP30 em Belém, o presidente destacou a redução do desmatamento e o novo Fundo Florests Tropicais para Sempre (TFFF) como marcos brasileiros.
L
Lula afirma que "A Terra não comporta mais o uso intensivo de combustíveis fósseis"

Lula afirma que “A Terra não comporta mais o uso intensivo de combustíveis fósseis”

Em sessão da COP30 sobre transição energética em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a descarbonização global deve ser estruturada em um tripé: cumprimento de acordos internacionais, eliminação da pobreza energética e incentivo a combustíveis sustentáveis.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mecânico é baleado por criminosos durante ataque em oficina no centro

Mecânico é baleado por criminosos durante ataque em oficina no centro

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando dois bandidos chegam de moto em frente da oficina, em seguida, um deles desce e faz um disparo em direção da vítima e foge com o comparsa.
16
Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Ministério Público de Rondônia obteve condenação de réu que tentou matar a ex-companheira e feriu duas pessoas. A pena será cumprida em regime fechado.
12
Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Uma mulher de 32 anos foi flagrada com substância entorpecente escondida no corpo ao passar pelo escâner corporal da Penitenciária Jorge Thiago Aguiar Afonso, o Presídio 603, na manhã desta sexta-feira (7).
12
Criança vítima de grave acidente é socorrida em helicóptero dos Bombeiros para o JPII

Criança vítima de grave acidente é socorrida em helicóptero dos Bombeiros para o JPII

De acordo com as primeiras informações, a criança junto com os pais sofreram um acidente de moto, deixando os três em estado grave, sendo necessário a intubação de todas as vítimas.
16
Homem é preso após espancar companheira com cabo de vassoura e ameaçar incendiar casa com crianças na zona Leste

Homem é preso após espancar companheira com cabo de vassoura e ameaçar incendiar casa com crianças na zona Leste

Vítima foi agredida na frente dos filhos, dois deles autistas, e o agressor foi capturado em flagrante após tentar fugir.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anvisa pode aprovar vacina do Butantan contra a dengue em novembro

Anvisa pode aprovar vacina do Butantan contra a dengue em novembro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) espera concluir a análise e autorizar o registro da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan ainda na primeira quinzena de novembro, possivelmente já no final da próxima semana. A aprovação é tratada como um processo prioritário pela agência.
L
Brasil e México fortalecem parceria em políticas públicas e abastecimento alimentar

Brasil e México fortalecem parceria em políticas públicas e abastecimento alimentar

Intercâmbio técnico promovido pela Conab, Sader e FAO reforça cooperação bilateral e troca de experiências em gestão de mercados e agricultura familiar.
L

Sicredi reforça presença na SIC e amplia apoio ao produtor rural

O Sicredi reforça sua presença na Semana Internacional do Café com um estande ampliado e foco no atendimento humanizado, oferecendo crédito e apoio aos produtores rurais de todo o Brasil.
L
Crea-RO reforça importância da prevenção e do cuidado com a saúde durante campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Crea-RO reforça importância da prevenção e do cuidado com a saúde durante campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Palestra voltada a colaboradores destacou prevenção, diagnóstico precoce e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
L
Cashback de impostos beneficia mais a população pobre de regiões mais ricas

Cashback de impostos beneficia mais a população pobre de regiões mais ricas

O novo cashback de impostos, criado pela reforma tributária, deve elevar a renda das famílias mais pobres em 10% em média, mas o benefício será maior nas regiões Sudeste (11%), Centro-Oeste e Sul, devido ao maior nível de consumo e menor informalidade, segundo pesquisa da FGV.
L

Recebimento da Licença Ambiental: RAULINO DE MATTOS,

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO Nº 016.00027.003/2025-SUL
L
Dr. Gilber e secretário da SESB discutem ações de limpeza urbana e urbanização em Porto Velho

Dr. Gilber e secretário da SESB discutem ações de limpeza urbana e urbanização em Porto Velho

Reunião entre o vereador Dr. Gilber e o secretário Giovani Marinni alinhou medidas conjuntas para intensificar a limpeza urbana em Porto Velho e melhorar a infraestrutura nos bairros.
L
Porto Velho recebe neste sábado (8) a 1ª edição do Titan Fight com luta internacional de Kickboxing

Porto Velho recebe neste sábado (8) a 1ª edição do Titan Fight com luta internacional de Kickboxing

Evento promovido pela Lirka, com apoio da Semtel, reunirá atletas do Norte do país e terá entrada solidária no Ginásio Dudu, na zona Sul da capital.
L
Alunos da rede municipal conhecem a história de Rondônia em visita ao Museu da Memória Rondoniense

Alunos da rede municipal conhecem a história de Rondônia em visita ao Museu da Memória Rondoniense

Mais de 100 estudantes já participaram do projeto “Turista Aprendiz”, criado pela Semtel para promover o turismo pedagógico e o sentimento de pertencimento em Porto Velho.
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.