TERÇA-FEIRA, 19/08/2025
Publicidade

Coluna do Simpi: Receita notifica para exclusão mais de 255 mil empresas devedoras do Simples

Os referidos documentos podem ser acessados tanto pelo Portal do Simples Nacional, por meio do DTE-SN, ou pelo Portal e-CAC do site da Receita Federal do Brasil, mediante código de acesso ou certificado digital (via Gov.BR).

Publicado em 

Coluna do Simpi: Receita notifica para exclusão mais de 255 mil empresas devedoras do Simples - News Rondônia

Coluna do Simpi: Receita notifica para exclusão mais de 255 mil empresas devedoras do Simples - News Rondônia

As microempresas e empresas de pequeno porte devem ficar atentas para não serem excluídas de ofício do Simples Nacional, por motivo de inadimplência.

No dia 13/09/2022 foram disponibilizados, no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), os Termos de Exclusão do Simples Nacional e os respectivos Relatórios de Pendências dos contribuintes que possuem débitos com a Receita Federal e/ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Os referidos documentos podem ser acessados tanto pelo Portal do Simples Nacional, por meio do DTE-SN, ou pelo Portal e-CAC do site da Receita Federal do Brasil, mediante código de acesso ou certificado digital (via Gov.BR). Para evitar a sua exclusão do Simples Nacional a partir de 01/01/2023, a empresa deve regularizar a totalidade dos seus débitos, por meio de pagamento ou parcelamento, no prazo de 30 dias a contar da data de ciência do Termo de Exclusão. A empresa que regularizar a totalidade de suas pendências dentro do prazo mencionado não será excluída pelos débitos constantes do referido Termo de Exclusão, tornando-o sem efeito. Foram notificadas, no total, as 255.036 maiores empresas devedoras do Simples Nacional, com significativo valor pendente de regularização.

Coluna do Simpi: Receita notifica para exclusão mais de 255 mil empresas devedoras do Simples - News Rondônia

Depois de ver e ouvir os candidatos ao governo do estado os seus planos para as MPE’s, hoje damos início a fase 2, que é ouvir os candidatos ao Senado Federal. Hoje recebemos como nosso 1º convidado, o atual Senador e empresário e também candidato a reeleição o Sr. Acir Gurgacz.  O candidato nos fala sobre os pontos que consideramos de vital importância para constar em um programa de governo pela instituição que são:

• Revisão dos impostos de Substituição Tributária e Diferencial Alíquota;

• Adesão ao Simples Nacional tão logo o teto de faturamento seja alterado e nas proporções atuais;

• Simplificação de processos para pagamento de Impostos;

• Facilidade de acesso ao crédito;

• Ampliação nos incentivos nas compras governamentais. Veja aqui a gravação feita com o candidato onde também nos lembra detalhes do que já fez pelo segmento.  Assista:

Coluna do Simpi: Receita notifica para exclusão mais de 255 mil empresas devedoras do Simples - News Rondônia

Publicado no último dia 05 de setembro, a Lei 14.442/22, regulamenta o home office decorrente da Medida Provisória (MP) 1108/22, aprovada pelo Congresso Nacional com alterações. O home office, ou teletrabalho, é a prestação de serviços fora do ambiente da empresa. Pode ser preponderantemente hibrida e deve constar no contrato de trabalho.

Na lei 14.442/22 fica determinado que a contratação pode ser feita por jornada (horas trabalhadas), produção ou tarefa, e o colaborador pode alternar entre trabalhar em casa ou no escritório. Ainda deve ser assegurado repouso legal dentro do horário do teletrabalho. De acordo com o advogado Piraci Oliveira, é importante entender que o uso de equipamentos, ferramentas digitais ou aplicações de internet fora da jornada de trabalho do colaborador não pode ser considerado como hora extra.

“O mesmo se aplica ao uso de e-mail ou mensagens de SMS ou de aplicativos fora do horário de trabalho; só será considerado como tempo trabalhado se estiver previsto em acordo de trabalho individual ou coletivo”Assista:  

Coluna do Simpi: Receita notifica para exclusão mais de 255 mil empresas devedoras do Simples - News Rondônia

Apesar das notícias positivas de agosto, com inflação menor e PIB maior do que o esperado pelo mercado, a tendência para o final deste ano e para o ano de 2023 não é boa para o mercado. Isso ocorre por dois fatores: do ponto de vista do fator externo, a grande preocupação do mundo hoje é o crescimento dos países desenvolvidos. Os Estados Unidos têm conseguido crescer, mas está com um problema sério de excesso de vagas de trabalho, o que vai pressionar a inflação. Quanto à Europa, que por conta da guerra da Ucrânia está tendo um problema de energia e provavelmente a Alemanha vai ter que reduzir seu crescimento para diminuir o consumo de gás. A China, que é o grande motor do crescimento do mercado de commodities, que tem de alguma forma elevado a produção mundial consumindo produtos do mundo inteiro, vai entrar num período mais complicado saindo do problema da pandemia, mas com um problema de inadimplência muito sério na construção civil. Esse impacto de redução do consumo chinês mais a redução da produção europeia vai impactar fortemente o Brasil. Como o Brasil exporta commodities, vamos ter uma possível ter uma redução do PIB do ano que vem. Como vai ser a nova política econômica do próximo governo? “a tendência é que o Banco Central, que tinha uma expectativa de não subir mais os juros esse ano e começar a reduzir os juros no início do próximo trimestre, talvez prorrogue essa redução mais para o final de 2023”. As empresas que precisam de capital de giro  terão que pagar juros mais altos, o que vai impactar diretamente os setores dos pequenos negócios, que precisam buscar dinheiro de banco. “Eles não têm fontes de financiamento externas baratas e com isso, vai encarecer o custo para eles, dificultando ainda o consumo das famílias”, afirma Chaia. Assista: 

Coluna do Simpi: Receita notifica para exclusão mais de 255 mil empresas devedoras do Simples - News Rondônia

Contrato de trabalho intermitente é a modalidade de contratação que surge na reforma trabalhista de 2017 e vem sendo utilizado com bastante frequência. São milhares de trabalhadores que já utilizam essa modalidade e o contrato de trabalho, onde há uma relação de emprego em que o trabalhador é chamado para cobrir situações, prestar serviços, situações esporádicas e muitas vezes imprevisíveis.

Contudo, os tribunais do trabalho têm aferido que têm ocorrido algumas fraudes em relação a essa modalidade de contratação, pois as empresas tentam diminuir os seus custos e acabam desvirtuando a finalidade do contrato de trabalho intermitente, ou seja, acaba com essa questão da previsibilidade e utilizando essa modalidade de contratação também para contratos ou para prestação de serviços contínuos, onde o trabalhador fica por quatro, cinco meses seguidos ou até mais prestando serviço, ou seja, de forma contínua e de forma previsível.

Nessa situação, os tribunais têm sido invocados e convertem esse contrato de trabalho intermitente por um contrato de trabalho normal, ou seja, aquele contrato por prazo indeterminado, forçando as empresas a arcarem com as outras questões relativas às obrigações trabalhistas, como o piso salarial adicionais e mesmo verbas rescisórias. Alerta Marcos Tavares, advogado: é importante nesse sentido que se estejam todos muito atentos a essa modalidade de contratação, tanto empresários quanto trabalhadores. Mesmo porque, no contrato de trabalho intermitente se pode prestar o mesmo serviço a mais do que um trabalhador. 

Ao lado disso, o Supremo Tribunal Federal já tem em julgamento três ações diretas de Inconstitucionalidade, com dois votos pela constitucionalidade do contrato de trabalho intermitente e um contrário. Assista:

Coluna do Simpi: Receita notifica para exclusão mais de 255 mil empresas devedoras do Simples - News Rondônia

ESG é uma sigla em inglês que significa meio ambiente, social e governança corporativa. Para explicar sobre a importância desse tema dentro das organizações empresariais, o especialista no assunto, o advogado Dr. Emanuel Pessoa detalha o que, na prática, significa as ações do ESG:

“É o conjunto de iniciativas que são tomadas pelas empresas na defesa da proteção do meio ambiente, da sustentabilidade, na diminuição de desigualdades sociais e do fim da discriminação, e de uma forma de gestão que permite que os interesses da empresa e dos seus gestores estejam bem alinhados”. Dr. Emanuel esclarece ainda, que o ESG permite a venda de produtos e serviços com maior valor agregado.

“Empresas que se posicionam em questões sociais experimentam claramente a vantagem de ter um mercado consumidor mais cativo e ter fãs, que acabam eles mesmos fazendo a publicidade da empresa”, afirma. “Quando uma empresa se posiciona em questões sociais, ela vai encontrar um nicho de fãs que vão fazer a divulgação daquela empresa de uma maneira melhor, mais intensa e mais forte do que ela teria condição de fazer pagando uma publicidade”, explica Dr. Emanuel. Outra grande vantagem indicada pelo advogado é que as micro e pequenas empresas poderão acessar condições especiais na captação de investimentos ou financiamentos que não são acessíveis a empresas que não adotam as práticas de ESG; seja porque os principais fundos de investimento do mundo hoje estão orientados nesse sentido, seja porque facilita para os investidores entenderem que aquela empresa é um bom negócio. “E muitas vezes, quando a gente ouve falar nisso, parece um tema muito distante, porque parece que são temas de grandes empresas. Mas é o contrário. As pequenas empresas são as que têm mais capacidade de adotar essas práticas de uma maneira mais rápida”, esclarece Dr. Emanuel. Para ele, as micro e pequenas empresas estão mais aptas para adotar o ESG porque conseguem se diferenciar no mercado, atraindo mais clientes ou captando mais investimento com quem está de olho em questões ambientais e sociais. Assista:

Coluna do Simpi: Receita notifica para exclusão mais de 255 mil empresas devedoras do Simples - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coluna do Simpi: Receita Federal dá anistia, mas só vale até dia 30

Receita Federal e PGFN oferecem até 70% de desconto em dívidas tributárias para MEIs, micro e pequenas empresas, com prazo de adesão até 30 de setembro de 2025.
L
Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

Conab apresenta Prohort em encontro internacional de mercados de abastecimento no México

Evento da Flama, realizado de 20 a 23 de agosto em Pachuca, reúne representantes latino-americanos para discutir gestão e integração de centrais de abastecimento
L
Alexandre de Moraes mantém prisão de ex-assessor de Bolsonaro

Alexandre de Moraes mantém prisão de ex-assessor de Bolsonaro

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, decidiu que Marcelo Câmara, réu na trama golpista, deve continuar preso por ter descumprido medidas cautelares e tentado obstruir as investigações.
L
Prefeitura inicia encontros preparatórios com comunidades do baixo Madeira

Prefeitura inicia encontros preparatórios com comunidades do baixo Madeira

Atividades visam engajar população no planejamento do Plano Diretor Participativo de Porto Velho
L
Área de Preservação Permanente no centro de Porto Velho recebe ação de limpeza e manutenção

Área de Preservação Permanente no centro de Porto Velho recebe ação de limpeza e manutenção

Programa Cidade Limpa atua na região central, promovendo saúde pública e mais segurança à comunidade
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News | Entrevista Dr. Bruno Miranda

Nesta terça-feira, dia 19, às 17h, o Agenda News recebe o Dr. Bruno Miranda, mestre em Ortodontia, especialista em Radiologia e referência em Harmonização Orofacial na CLIOM.
L

Giro News | Entrevista com Deusdedi Rodrigues Alves

Nesta terça-feira, dia 19, às 16h, o Giro News recebe Deusdedi Rodrigues Alves, psicólogo, para uma entrevista especial sobre os cuidados com a saúde mental e a importância de buscar equilíbrio em meio às pressões da vida moderna.
L
Agenda News: Combo Zaya do Sushi Zen transforma sua terça-feira em uma celebração de sabores

Agenda News: Combo Zaya do Sushi Zen transforma sua terça-feira em uma celebração de sabores

Com cortes selecionados de sashimi e jhows criativos, o Sushi Zen oferece uma experiência gastronômica que une sabor, cuidado e entrega acolhedora.
L
PF prende foragido da Justiça ao desembarcar em Porto Velho

PF prende foragido da Justiça ao desembarcar em Porto Velho

Mandado de prisão expedido pela Justiça de Rondônia foi cumprido no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira.
10

Em greve, professores do Estado de Rondônia tentam invadir prédio do CPA e polícia é acionada

Manifestação de professores em greve terminou em confusão na manhã desta terça-feira (19), em Porto Velho. Polícia interveio após tentativa de invasão ao CPA.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa comemora início da revitalização da Linha D em Nova Mamoré com melhorias no acesso ao distrito de Palmeiras

Dra. Taíssa comemora início da revitalização da Linha D em Nova Mamoré com melhorias no acesso ao distrito de Palmeiras

Indicação de Dra. Taíssa garante patrolamento da Linha D em Nova Mamoré, beneficiando moradores, produtores e a 7ª Festa do Leite.
L
Dra. Taíssa solicita plataforma online de preparação para o Enem a alunos da rede estadual de Rondônia

Dra. Taíssa solicita plataforma online de preparação para o Enem a alunos da rede estadual de Rondônia

Indicação de Dra. Taíssa sobre plataforma online para o Enem busca ampliar acesso à educação e garantir igualdade de oportunidades em Rondônia.
L
Dra. Taíssa protocola projeto de lei para isenção de ICMS em energia solar em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto de lei para isenção de ICMS em energia solar em Rondônia

Proposta de Dra. Taíssa sobre ICMS em energia solar busca incentivar energia limpa, reduzir custos e promover sustentabilidade em Rondônia.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo critica início da CPMI do INSS sob comando de aliados de Lula

Deputado Coronel Chrisóstomo critica início da CPMI do INSS sob comando de aliados de Lula

Parlamentar de Rondônia afirma que composição da comissão favorece o governo e promete atuação firme nas investigações sobre fraudes no INSS.
L
Dra. Taíssa cumpre agenda em Guajará-Mirim ao lado do secretário de Agricultura Luiz Paulo

Dra. Taíssa cumpre agenda em Guajará-Mirim ao lado do secretário de Agricultura Luiz Paulo

Fortalecimento da agricultura, apoio à produção local e compromisso com a saúde da população
L
Publicidade

POLÍCIA

Ladrão é flagrado tentando furtar fios elétricos de funerária no centro de Porto Velho

Ladrão é flagrado tentando furtar fios elétricos de funerária no centro de Porto Velho

Com ajuda de populares foi feito o cerco e o suspeito foi detido até a chegada da Polícia Militar que fez a prisão em flagrante.
10
Motorista de caminhão da dupla Diego & Victor Hugo atropela 16 pessoas em evento em GO

Motorista de caminhão da dupla Diego & Victor Hugo atropela 16 pessoas em evento em GO

O motorista do veículo, que atingiu o público em um evento em Itaberaí (GO), teria perdido a consciência ao volante.
16
PF prende homem em flagrante por contrabando de combustível em Guajará-Mirim

PF prende homem em flagrante por contrabando de combustível em Guajará-Mirim

Além da apreensão do combustível, também foi recolhido um veículo empregado na atividade criminosa
10
Carro avança preferencial e atropela motociclista na Amazonas

Carro avança preferencial e atropela motociclista na Amazonas

Devido as graves lesões a vítima recebeu atendimentos e foi socorrida pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
12
Assessor de vereador é preso após atropelar e matar motociclista na zona sul

Assessor de vereador é preso após atropelar e matar motociclista na zona sul

Nas imagens é possível ver quando o motociclista invade a preferencial e acaba atropelado pelo carro elétrico conduzido pelo servidor público.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental de Operação: RONDOGLASS DISTRIBUIDORA DE FERRAGENS E ALUMÍNIOS EIRELI

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00089.004/2025-SUL
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: CLINICA DE FONOAUDIOLOGIA CARVALHO LTDA

Dispensa de Licenciamento Nº 016.01375.007/2025-SUL
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: ELETRONICA CRIATIVA

Dispensa de Licenciamento Nº 016.01413.007/2025-SUL
L

Edital de Convocação-AGE: COOPERATIVA HABITACIONAL CASA PRÓPRIA DE RONDÔNIA DO PROJETO SEM TETO – COOPCASAPRÓPRIA

1. Deliberação sobre a alteração do endereço da sede; 2. Alteração do estatuto social, com atualização do artigo referente à sede;
L

Requerimento da Licença Ambiental: FABIANA CRISTINE TABOSA – DECK DANCE & BAR

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA- LAS
L
cirurgiao-paraplegico-volta-a-operar-com-cadeira-especial-em-hospital-de-curitiba

Cirurgião paraplégico volta a operar com cadeira especial em hospital de Curitiba; Video

Nelson Bergonse Neto sofreu acidente em 2022 e, três anos depois, realizou a primeira cirurgia após adaptação com equipamento inovador.
L
Cláudia de Jesus entrega trator para agricultores da Linha 128 em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus entrega trator para agricultores da Linha 128 em Ji-Paraná

Investimento fortalece a produção rural e garante melhores condições de trabalho no campo
L
Estudo revela que a renda do 0,1% mais rico cresceu cinco vezes mais que a média nacional

Estudo revela que a renda do 0,1% mais rico cresceu cinco vezes mais que a média nacional

Levantamento do grupo FiscalData aponta que os ganhos foram impulsionados por dividendos e que a concentração de renda no Brasil aumentou significativamente entre 2017 e 2023.
L
Pela primeira vez em quatro anos, subsídios da União caem

Pela primeira vez em quatro anos, subsídios da União caem

O impacto sobre as contas públicas recuou 2,71% em 2024, principalmente devido ao fim da desoneração sobre os combustíveis.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.