Autor: Bruna Valtrick
A Carteira de Identidade Nacional mudou. Isso porque o governo divulgou o lançamento do RG Digital, o novo formato do documento de identificação de cidadãos.
Foto: Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul
Com as mudanças, o documento passa a ter um número de identificação único, além de um QR Code para acesso à versão digital. Até então, cada unidade federativa tinha o seu próprio sistema de numeração. Então, para saber mais, confira a seguir.
Novo RG: carteira de identidade vai mudar o número? Confira
Dessa forma, o intuito da mudança é promover a unificação do número do documento em todas as unidades da federação. Para que isso seja possível, o CPF será utilizado no lugar do atual número do RG. Esse, por sua vez, deixará de existir.
Segundo o governo, o RG Digital será uma nova forma de identificação que deve promover maior autenticidade às informações do cidadão. Além disso, ele trará mais segurança, evitando a incidência de fraudes. As Secretarias de Segurança Pública de cada estado mais o Distrito Federal serão as encarregadas pela emissão do RG.
Vale destacar que você não precisa fazer a mudança do seu antigo RG imediatamente. Isso porque o governo deu como prazo final para que cada órgão se adeque às mudanças até o mês de março de 2023. Portanto, até lá, o documento atual segue valendo.
Entre as novidades anunciadas para o RG Digital, estão identificação do órgão expedidor e da federação; foto 3×4; assinatura e impressão digital do polegar direito do titular do documento; número único da matrícula de nascimento ou de casamento; data de validade, local e data de expedição do documento; entre outras mudanças.
Por fim, nem todos os estados já começaram a emitir a nova versão. O prazo segue até março de 2023. Depois disso, o novo RG se torna obrigatório.