Autor – Redação
Na noite de quinta-feira (1), no Teatro Estadual Palácio das Artes, foi realizada a solenidade de abertura da Semana da Pátria e anúncio das finalistas, bem como a vencedora, do concurso de redação em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. O concurso que teve como o tema "Soberania é liberdade", foi idealizado pela Casa Militar do Estado de Rondônia em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – Seduc.
A solenidade de abertura foi iniciada com um breve relato dos mais importantes acontecimentos desde a descoberta do país, cantado o hino da Independência do Brasil e a entrada da bandeira nacional, seguido do hino brasileiro. Durante o evento, teve a participação do historiador Lourismar Barroso, interpretando o papel de Dom Pedro I com um discurso sobre a Independência do Brasil.
A apresentação da Orquestra Villa Lobos enriqueceu mais o evento que reuniu diversas autoridades. Apenas depois, aconteceram as apresentações das redações finalistas e anúncio das colocações. O concurso de redação abrangeu todo o Estado e contou com a participação direta da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militares, que estiveram em visitas ministrando palestras sobre o tema em todas as escolas.
A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, parabeniza a Casa Militar, inclusive sua equipe, e todas as instituições envolvidas pela iniciativa. "Um marco histórico tão importante para nosso país não poderia ser esquecido. É muito importante motivar a educação moral e cívica dentro das nossas escolas", comentou, dando ênfase ao apoio que os alunos tiveram de seus professores e orientadores.
CLASSIFICAÇÃO DAS REDAÇÕES
Foram produzidas mais de três mil redações, em 33 unidades escolares, sendo selecionadas 139 na primeira seleção pelas Coordenadorias Regionais de Educação – CREs. Apenas 15 chegaram à fase semifinal, sendo três finalistas anunciados durante o evento. As finalistas fizeram a leitura das redações que foram projetadas no telão. Assucena Eliotério da Escola Cândido Portinari, de Rolim de Moura, sagrou-se em primeiro lugar.
Em segundo lugar, foi a Jamily Emanuelle Pantoja da Escola Eloísa Bentes Ramos, de Porto Velho; e, em terceiro lugar, Mahina Gorayeb Lucas do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, unidade I, de Porto Velho.