Autor – Assessoria
No dia (24) de agosto, a FUNASA realizou em Guajará-Mirim a primeira Audiência Pública de entrega dos Planos Municipais de Saneamento Básico – PMSB, feito com a assessoria do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, em parceria com a FUNASA e seus municípios. Talvez a maioria da população de Guajará e de Rondônia não tenha muita noção, mas sem dúvidas o que foi entregue naquele momento irá entrar para história de Guajará Mirim, de Rondônia e do Brasil.
Reprodução FUNASA
O município de Guajará Mirim, juntamente com outros 18 municípios de Rondônia, irão receber até o final deste ano os planos, sendo um ação que entrará para o rol do marco legal do saneamento. Ao todo o projeto irá beneficiar cerca de 266.393 pessoas em todo estado.
O plano de saneamento vem dotar o município de um acervo de documentos de planejamento que irá subsidiar a gestão municipal para investimento na área de saneamento para os próximos 11 anos, com indicação de ações e metas a serem alcançadas, por ordem de prioridades, com valores e prazos, de acordo com as Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico (Lei 11.445, de 05/01/2007, alterada pela Lei nº 14.026, de 15/07/2020.
Um planejamento denso, completo e integrado às demais políticas de saúde pública. São os primeiros municípios do país em consonância com a nova lei, são os primeiros entregues pela Funasa, fruto de um trabalho incansável dos servidores, pesquisadores, colaboradores e população, da Funasa, do IFRO e dos municípios.
A Funasa vem cumprindo o papel de promover a saúde pública e a inclusão social, como bem define sua missão institucional. Estamos tratando nesse dia sobre um legado, sobre nossa missão como servidores, servindo a população e trazendo melhoria na qualidade de vida de cada um, o que é, sem dúvida, umas das coisas mais importantes para o ser humano. Enfim, nessa data foram entregues 1 de 19 PMSB, trabalhando rumo à universalização. Esse é o papel, essa é a missão da FUNASA.