Autor – Redação News Rondônia
Na terça-feira (12) a Defesa Civil informou que o nível do Rio Madeira se encontra abaixo de 4 metros, mais precisamente 3 metros e 48 centímetros. Diante disso, ligou-se o sinal de alerta, em vista, que o nível é 2 metros menor do que comparado com o mesmo período do ano passado.
Foto: Roni Carvalho
De acordo com profissionais especializados, se caso o nível da água continuar abaixando, o mesmo pode se igualar ou até superar a seca que ocorreu no local em 2020. A Defesa Civil alerta a população e pescadores do Rio para que tenha mais atenção ao trafegar pelas águas do Madeira, em vista, dos bancos de areia que começam a aparecer no local.
Próximo ao Rio Madeira residem mais de 15 mil famílias que receberão uma atenção da Defesa Civil, em vista, que eles são os principais atingidos quando ocorrem cheias ou seca do rio.
Diante da baixa do nível do rio, a Defesa Civil vem implantando placas de sinalização para alertar sobre desbarrancamento no local e irá ajudar as famílias que residem próximo com água potável, kit de higiene e cesta básica, em vista, que os poços ficam contaminados.
As rotas dos passeios de barco pelo Rio Madeira foram alteradas, em vista, que há regiões onde as embarcações não conseguem trafegar, devido, a seca.