SÁBADO, 14/06/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Política & Murupi: Como é feita uma pesquisa eleitoral? – por Leo Ladeia

Uma corrente behaviorista fala dos excessos de controles, da utopia da liberdade e verdade absolutas e de um comportamento padrão – ou seria consciência universal?

Publicado em 

Política & Murupi: Como é feita uma pesquisa eleitoral? - por Leo Ladeia - News Rondônia

Autor: Leo Ladeia

Política & Murupi: Como é feita uma pesquisa eleitoral? - por Leo Ladeia - News Rondônia

Para quem segura o fôlego com os resultados das pesquisas eleitorais é como se voássemos numa montanha russa e o que se deseja é a interrupção antes de outra onda de frisson e mentiras. Impossível crer que vários institutos tenham resultados tão díspares, apenas fruto da metodologia aplicada ou do intervalo praticado. É mentira, desonestidade e fraude. Ontem, o Instituto Paraná Pesquisas divulgou uma sondagem nacional, com Lula e Bolsonaro separados por seis pontos percentuais, diferente do resultado de 15 dias atrás quando o Instituto Datafolha registrou a diferença de 19 pontos percentuais. Não bate. Ontem a Q/Genial também anotou 14 pontos percentuais de diferença entre ambos. Não se trata de enquete ou achismo. São pesquisas registradas em e por órgãos competentes – ou seria in? – que deveriam estar com as lupas apontadas para avaliar a moralidade e verdade do feito – ou seria malfeito? Uma corrente behaviorista fala dos excessos de controles, da utopia da liberdade e verdade absolutas e de um comportamento padrão – ou seria consciência universal? Nos consultórios de psicologia o tema ganha repercussão, mas do lado de fora a negação vence.

Política & Murupi: Como é feita uma pesquisa eleitoral? - por Leo Ladeia - News Rondônia

Quem dita as regras sobres pesquisas age como uma mula com antolhos prestando um desserviço à amada, idolatrada, salve, salve, pátria democrática que a mim parece existir apenas nos gabinetes, envolta em togas e descrita em linguagem rebuscada ou às vezes ao estilo Figueiredo do “prendo e arrebento”. Como soe, as mulas circulam na praça, solenes, coisas de suas desimportâncias, sem virar a cabeça, enquanto as abóboras – ou seriam as pesquisas? – se arrumam sozinhas na carroça, numa democrática bad trip brazuca.

Política & Murupi: Como é feita uma pesquisa eleitoral? - por Leo Ladeia - News Rondônia

Não é exercício de futurologia. É só constatação. O prometido discurso para impedir as fake news no período eleitoral avança célere para a “Casa do Crica”, calendas, ou pros quintos dos infernos, a depender do freguês, que escolhe num cardápio recheado de maldades o que mais lhe envena o fígado e a mente. Ora, as mazelas existem, estão aí explicitadas no dia a dia, existem pessoas com sérios problemas de caráter ou de falta dele, mas a régua baixou demais. A velocidade e quantidade de informação e desinformação com o advento das redes criou um ambiente tóxico propício para o patrulhamento de indivíduos com exposição de verdades, mentiras, falsidades, invenciones, vilanias, vinganças e desforras com status de matéria jornalística checada. Tudo é permitido e de preferência sem provas. De roubalheiras a adultérios, achaques, orientação sexual e comportamentos sociais de uma forma geral, tudo está sendo revisto, requentado e publicado. Aos novos “ghost writers” juntam-se os “behavior analysts” que via podcasts e quadros em programas de rádios e tv distribuem ódio no atacado e varejo na busca dos likes que realimentam a zoeira e fazem chover a grana.

Política & Murupi: Como é feita uma pesquisa eleitoral? - por Leo Ladeia - News Rondônia

Não sei onde isso vai parar, mas é fundamental que pare. Abstendo-me de externar minhas preferências – o voto é livre, – temo pelo day after eleitoral. Ganhe quem ganhar, não será fácil tocar a boiada brazuca faminta e desesperançada. E creiam nada é tão ruim que não possa ser piorado. O cabaré tá pegando fogo.

Política & Murupi: Como é feita uma pesquisa eleitoral? - por Leo Ladeia - News Rondônia

O expoente nas pesquisas eleitorais da esquerda, Lula tem sinalizado com algo que revela o Brasil movendo-se com a rapidez e a inteligência de um dinossauro. Sem projeto estruturado de nação não percebe que a economia precede as outras pautas. Como destinar recursos para a pauta primordial da esquerda – injetar dinheiro na mão do pobre? De onde sairão recursos para educação, saúde, segurança e infraestrutura? Como pregar para financistas, queixa-se um irritado Lula? “Eles não falam em política social, em distribuição de renda e distribuição de riqueza. Só falam de teto de gasto e política fiscal”. Sabemos todos que o Brasil tem um encontro consigo a partir de janeiro com quem quer que seja, para administrar uma saída ordenada do nosso próprio rolo imbricado com o novo rolo mundial. Não tratar a sustentabilidade fiscal na campanha não retirará o tema da pauta no próximo ano para quem ganhar a eleição. Duro é que fora a queixa citada do Lula, não há nada sobre um plano que premie a única possível visão míope, inconsequente, limitada que é a louvável distribuição de renda – não é mesmo dinossauro Suplicy? – que infelizmente não existe para os cidadãos brasileiros, famintos, descamisados, paupérrimos e desesperançados.

E respeitando mais uma vez as escolhas – o voto é livre! – a economia do Brasil para variar se ajustou, deu um novo salto e já se ouve na coxia Paulo Guedes cantando hinos ufanistas. Nada demais. É como se o dinossauro, sentisse com atraso que o seu rabo queima e tentasse apagar com mais fogo. É como penso!

Leo Ladeia – 08 07 2022 – BBMP!
Contato – leoladeia@hotmail.com

Política & Murupi: Como é feita uma pesquisa eleitoral? - por Leo Ladeia - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Número de pessoas deslocadas à força no mundo atinge 123,2 milhões em 2024, aponta relatório do Acnur

Número de pessoas deslocadas à força no mundo atinge 123,2 milhões em 2024, aponta relatório do Acnur

Proporção é de um refugiado para cada 67 pessoas, diz relatório
L
Pedidos de refúgio no Brasil aumentam 16,3% em 2024, com venezuelanos e cubanos liderando as solicitações

Pedidos de refúgio no Brasil aumentam 16,3% em 2024, com venezuelanos e cubanos liderando as solicitações

Faixa de 25 a 39 anos reúne maior proporção de homens: 63,2%
L

Nossas águas fronteiriças – Por Marquelino Santana

O rio Mamu tem aproximadamente 164 km de extensão e é um dos principais afluentes do rio Abunã, que possui uma extensão aproximada de 375 km.
L

Sérgio Gonçalves reage a ataques, defende honra e confirma pré-candidatura ao Governo de Rondônia

Governador em exercício repudia fake news, reforça lealdade ao trabalho por Rondônia e diz que “quem desiste, é frouxo”
L
Agenda News: Realce sua beleza no Glamour Instituto de Beleza e descubra um novo nível de cuidado e autoestima!

Agenda News: Realce sua beleza no Glamour Instituto de Beleza e descubra um novo nível de cuidado e autoestima!

Com ambiente aconchegante, profissionais especializados e serviços personalizados, o espaço se destaca como referência para quem busca realçar a beleza e se sentir ainda mais confiante.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governador Marcos Rocha vive ataque do Irã em Israel durante missão oficial

Governador de Rondônia precisou se abrigar em meio a bombardeios enquanto cumpria agenda por tecnologia e desenvolvimento para o estado
L
Pedidos de isenção da taxa do Enem dos Professores começam dia 30

Pedidos de isenção da taxa do Enem dos Professores começam dia 30

Data foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana
L
Agenda News: Sexta-feira 13 dos Namorados no The Hollywood Pub um convite ao romance e diversão

Agenda News: Sexta-feira 13 dos Namorados no The Hollywood Pub um convite ao romance e diversão

Com decoração temática e chopp Louvada em promoção, o The Hollywood Pub promete mais uma noite especial para os apaixonados.
L

Fonte de Vida | Entrevista Dr. Luiz Cleyton e Deusdedi Rodrigues Alves

O Programa Fonte de Vida recebe dois especialistas que vão compartilhar experiências valiosas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L
Publicidade

POLÍTICA

NOTA OFICIAL: Governo do estado de Rondônia

Em uma live, o governador Marcos Rocha relatou que mantém contatos com as Embaixadas, tanto de Israel quanto do Brasil e tem recebido todo o suporte necessário para a preservação  da sua integridade física e de sua comitiva.
L

Deputado Cássio Gois recebe estudantes da Escola Honorina Lucas de Brito em iniciativa educacional inovadora

Projeto aproxima estudantes da política por meio de metodologias ativas e uso de tecnologias
L

Ieda Chaves propõe que Seduc fixe cartazes com canais de denúncia contra abuso sexual infantojuvenil

Proposta é contribuir para fortalecer uma cultura de prevenção e amparo, além de assegurar a responsabilização dos agressores.
L

Dra. Taíssa manifesta apoio a produtores durante protesto contra a criação de unidades de conservação em Rondônia

Parlamentar denuncia irregularidades na criação de reservas e reforça compromisso com a defesa do produtor rondoniense.
L

Projeto de lei da deputada Cláudia de Jesus prevê reserva de vagas de emprego para vítimas de violência doméstica

PL prevê cota mínima de 5% para mulheres em situação de vulnerabilidade em contratos firmados pelo estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é executado na frente da esposa e do filho na zona Sul

A Polícia Militar isolou a área e acionou a perícia e o rabecão.
18

Eletricista cai do telhado de empresa após sofrer descarga elétrica na zona Leste

De acordo com testemunhas, o trabalhador realizava um serviço na parte superior da empresa quando sofreu uma descarga elétrica e caiu do telhado, ficando desacordado.
14
MAGNUS TERMINUS: PF deflagra operação em combate ao crime de tráfico internacional de armas de fogo

MAGNUS TERMINUS: PF deflagra operação em combate ao crime de tráfico internacional de armas de fogo

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e duas em flagrante Guajará-Mirim/RO
10
Ex-ministro do Turismo, Gilson Machado é preso por suposta tentativa de ajudar Mauro Cid a deixar o Brasil

Ex-ministro do Turismo, Gilson Machado é preso por suposta tentativa de ajudar Mauro Cid a deixar o Brasil

Político ligado a Bolsonaro foi preso no Recife
L
Investigação de homicídio leva a prisões em operação 'sexta-feira 13', em Rondônia

Investigação de homicídio leva a prisões em operação ‘sexta-feira 13’, em Rondônia

Durante a ação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão domiciliar e um mandado de prisão preventiva contra J. da S. R., investigado como autor do duplo homicídio ocorrido em 03/06/2025, na cidade de Jaru, que vitimou H. J. de S. S. e J. H. da S.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AIEA alerta para riscos de ataques israelenses a instalações nucleares iranianas

AIEA alerta para riscos de ataques israelenses a instalações nucleares iranianas

Agência alerta para riscos de ofensiva de Israel em toda a região
L
AIEA defende solução negociada após bombardeio israelense em instalações nucleares iranianas

AIEA defende solução negociada após bombardeio israelense em instalações nucleares iranianas

Rafael Grossi diz que agência de energia monitora a situação de perto
L
Vietnã é o mais novo parceiro do Brics

Vietnã é o mais novo parceiro do Brics

Com a decisão, país asiático torna-se o décimo parceiro do bloco
L

TRT-14 é premiado nacionalmente por sua atuação na execução trabalhista

Tribunal e Vara de Ouro Preto Oeste (RO) foram agraciados com certificados por resultados expressivos
L

Escolas Aldemir Lima Cantanhede, Menézio de Victo e Marechal Cordeiro estão entre as 30 melhores de Rondônia; mais de 700 unidades escolares foram avaliadas

Em novembro de 2024, o Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero), avaliou 769 escolas e mais de 120 mil alunos matriculados nas redes municipal e estadual de ensino
L

Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões para o Hospital João Paulo II e HB

Recursos elevarão qualidade do atendimento e desafogarão hospitais estratégicos de Porto Velho
L
Ministério da Fazenda defende imposto mínimo para super-ricos para garantir isenção maior no IRPF

Ministério da Fazenda defende imposto mínimo para super-ricos para garantir isenção maior no IRPF

Taxação viabiliza isenção de IR para 14,5% da população
L
Sebrae leva mostra de produtos e serviços à 37ª Expocol

Sebrae leva mostra de produtos e serviços à 37ª Expocol

Convênio entre o município de Colorado do Oeste e o Sebrae viabilizaram a iniciativa
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.