QUARTA-FEIRA, 13/08/2025
Publicidade
SICRED

Tribunal de Contas de Rondônia aprova o balanço fiscal do Governo do Estado nos exercícios de 2018 a 2020

A apreciação foi feita pelos sete conselheiros durante a sessão especial do Pleno do TCE/RO, com a emissão do parecer prévio favorável pela aprovação das contas do Executivo Estadual.

Publicado em 

Tribunal de Contas de Rondônia aprova o balanço fiscal do Governo do Estado nos exercícios de 2018 a 2020 - News Rondônia

Autora – Andréia Fortini

As contas do Governo de Rondônia, referentes aos exercícios 2018, 2019 e 2020, foram apreciadas pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE/RO nesta quarta-feira (29). A apreciação foi feita pelos sete conselheiros durante a sessão especial do Pleno do TCE/RO, com a emissão do parecer prévio favorável pela aprovação das contas do Executivo Estadual.

A sessão presencial também foi transmitida em tempo real pelo canal do TCE, com link disponibilizado pela plataforma YouTube. Acompanharam a sessão comandada pelo conselheiro e presidente do TCE/RO, Paulo Curi Neto; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas – MPC/RO, Ivonete de Melo; o controlador-geral do Estado – CGE/RO, Francisco Lopes Netto; o contador geral do Estado – COGES, Jurandir Dada, além de outras autoridades. 

Tribunal de Contas de Rondônia aprova o balanço fiscal do Governo do Estado nos exercícios de 2018 a 2020 - News Rondônia

De acordo com o controlador geral do Estado, Francisco Lopes Netto, o qual apresentou três das quatro defesas relacionadas às contas analisadas durante a sessão do Pleno do TCE/RO; os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado puderam constatar “o equilíbrio financeiro do Estado com a efetiva implantação de medidas de controle dos gastos e investimentos do Governo de Rondônia. A atual gestão do governador Marcos Rocha inovou ao implantar medidas como a auditoria financeira, ainda em 2019, visando a transparência e o combate à corrupção, cuja prática hoje é reconhecida internacionalmente”, salientou o controlador.

“Foi nesta gestão que a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog e a Contabilidade Geral do Estado – COGES passaram a atribuir responsabilidade aos secretários e gestores para o cumprimento de prazos, que possibilitou uma prestação de contas mais eficaz ao longo dos anos e a tendência é melhorar, principalmente nesse período de pandemia em que não só o Estado, mas o mundo enfrentou um grande desafios”, frisou o controlador.

O presidente do TCE/RO, Paulo Curi Neto salientou na abertura da sessão especial que “a emissão de parecer sobre os demonstrativos do chefe do Executivo é de competência da Corte de Contas, que por ser um órgão de controle externo, realiza uma análise geral e técnica sobre a gestão financeira e a execução do orçamento feita pelo Governo”, disse ele.

PARECER PRÉVIO

O parecer prévio do TCE é emitido após a apreciação geral e fundamentada da gestão orçamentária, patrimonial e financeira do Estado e demonstra se o Balanço Geral representa as operações, caso estejam de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade aplicados à administração pública, concluindo por recomendar a aprovação ou não das contas do gestor.

Nesta oportunidade foram analisados os balanços referentes aos anos-fiscais de 2018, 2019 e 2020 do Governo de Rondônia, que também estão à disposição da população no Portal da Transparência, juntamente aos anos anteriores. Entre os documentos analisados estão o relatório técnico da área contábil e o Balanço Geral, que apresentam a gestão administrativa, orçamentária, financeira e fiscal do governo, envolvendo arrecadação, investimentos, gastos com saúde e educação e limites com folha de pagamento e endividamento. Destacam-se ainda os demonstrativos contábeis que evidenciam a situação patrimonial do Estado, tais como: bens, direitos, caixa, contas a pagar, contas a receber, despesas com folha de pagamento, custeio, investimento, dentre outros.

O relatório emitido pela Controladoria-Geral do Estado – CGE também foi analisado pelo TCE/RO e demonstra a regularidade das finanças estaduais embasada, por meio de dados e informações técnicas contendo detalhadamente a execução dos orçamentos da administração estadual e os resultados alcançados com a aplicação dos recursos públicos nas funções, programas e ações do Poder Executivo, em obediência aos limites constitucionais e da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.

Em uma de suas falas, o controlador geral do Estado, Francisco Lopes Netto destacou também que, “a missão do TCE é além de analisar, fornecer, no caso das contas, o parecer prévio, verificando se os recursos públicos estão sendo bem geridos e buscando a melhoria da administração pública e, consequentemente, dos serviços que são prestados ao cidadão”, frisou ele.

O controlador-geral do Estado, Francisco Lopes Netto detalhou as contas do Estado na sessão especial do TCE-RO

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Os gestores públicos precisam prestar contas consolidadas do governo, anualmente e os resultados alcançados servem como uma espécie de autoavaliação. O objetivo principal é dar mais transparência ao uso de verbas públicas ao mesmo tempo manter os cidadãos informados sobre os gastos públicos.
Todas as análises das contas feitas pelo Tribunal de Contas de Rondônia, que inclui além do Executivo Estadual, as prefeituras municipais, ficam arquivadas na página do TCE e podem ser acessadas no link.

EXERCÍCIO 2018

O conselheiro Wilber Carlos Dos Santos Coimbra foi o relator do processo 1749/19, referente ao Balanço financeiro do Governo do Estado do exercício de 2018 dos ex-governadores Confúcio Moura e Daniel Pereira. O voto do relator, com 62 laudas apontou algumas divergências seguindo orientações do relatório do MPC-RO em relação à dívida ativa e sub avaliação da conta de fornecedores, e recomendou a aprovação das contas com ressalva. O voto favorável do relator, com 80 laudas, foi seguido pelos demais conselheiros: Edilson De Sousa Silva, Valdivino Crispim De Souza, Francisco Carvalho Da Silva, Omar Pires Dias e Francisco Júnior.

EXERCÍCIO 2019

O conselheiro Omar Pires Dias relatou o processo 1883/20, referente ao Balanço financeiro do Governo do Estado do exercício 2019 do governador Marcos Rocha com destaque para o cumprimento do Plano Plurianual – PPA e da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, cujas contas do Estado ficaram dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF. No relatório, foi recomendada a aprovação das contas com ressalvas, sugerindo pequenos ajustes no balanço financeiro.

“Temos que elogiar a boa saúde financeira do Estado, alcançada pelo Governo ao seguir as orientações do Tribunal de Contas, mantendo o equilíbrio das finanças com responsabilidade. O Governo ainda tem prazo para fazer os ajustes necessários, recomendados pela Corte de Contas”, destacou o conselheiro relator.

O voto do relator também foi seguido pelos demais conselheiros: José Euler Potyguara Pereira de Mello, Edilson de Sousa Silva, Valdivino Crispim de Souza, Francisco Carvalho da Silva, e Wilber Carlos dos Santos Coimbra.

EXERCÍCIO 2020

O conselheiro Edilson de Sousa Silva foi o relator do processo 1281/21, referente ao balanço financeiro do Governo do Estado do exercício 2020, na gestão do governador Marcos Rocha. Em quase 150 laudas, o relator recomendou a aprovação das contas sem ressalvas, destacando as dez medidas estruturantes adotadas pelo Governo de Rondônia, ainda no início da gestão, seguindo as orientações da Corte de Contas e trazendo mais autonomia aos auditores fiscais do Estado.

“Essa medida demonstra a preocupação do governador Marcos Rocha com a transparência. Essa harmonia entre os poderes, tornou o Estado uma referência nacional, sendo triplo A em solidez fiscal”, reforçou o conselheiro ressaltando a importância do papel do Tribunal de Contas do Estado na orientação do Executivo quanto à excelência na aplicação dos recursos. O voto favorável do relator foi seguido pelos demais conselheiros José Euler Potyguara Pereira de Mello, Valdivino Crispim de Souza, Omar Pires Dias, Francisco Carvalho da Silva, e Wilber Carlos dos Santos Coimbra. 

Agora a decisão do Pleno do TCE, pela aprovação das contas dos três exercícios, segue para a Assembleia Legislativa – ALE/RO, onde será analisada pelos parlamentares. O parecer serve de base para o julgamento político-administrativo das contas do Governo de Rondônia.

EXERCÍCIO 2021

As contas do exercício de 2021 também foram entregues ao TCE, dentro do prazo, no último dia 18 de abril, pelo próprio Governador Marcos Rocha aos Conselheiros Paulo Curi, presidente do TCE e José Euler que será o relator das contas de 2021 e ao procurador-geral do Ministério Público de Contas – MPC-RO, Adilson Moreira. O material ainda está em análise pela Corte e deve ser apreciada somente no ano que vem.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru divulga resultado da prova para eleição suplementar do Conselho Tutelar

Prefeitura de Jaru divulga resultado da prova para eleição suplementar do Conselho Tutelar

Candidatos podem conferir gabarito, notas e lista de habilitados e não habilitados no Diário Oficial.
L
WhatsApp Web enfrenta instabilidade e usuários relatam falhas na versão web

WhatsApp enfrenta instabilidade e usuários relatam falhas na versão web

O WhatsApp apresentou problemas nesta quarta-feira (13), com a maioria das reclamações concentradas na versão para navegadores.
L
Hyundai e GM anunciam desenvolvimento conjunto de cinco veículos

Hyundai e GM anunciam desenvolvimento conjunto de cinco veículos

Modelos serão lançados a partir de 2028, com foco em América Latina e Estados Unidos.
L
Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 celebra talentos de Rondônia e movimenta cena musical regional

Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 celebra talentos de Rondônia e movimenta cena musical regional

Três artistas rondonienses estão entre os indicados na premiação que valoriza a música amazônica e promove novas oportunidades
L
Professor Cléber Maurício de Lima realiza missão oficial na Bolívia e fortalece laços acadêmicos com o Instituto Bellas Artes

Professor Cléber Maurício de Lima realiza missão oficial na Bolívia e fortalece laços acadêmicos com o Instituto Bellas Artes

Encontro entre UNIR e Instituto Bellas Artes de Guayaramerín abre caminho para projetos culturais, intercâmbios e internacionalização.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Giro News | Entrevista com Maurício Fávaro, piloto do SAER da Polícia Civil

Nesta quarta-feira (13), às 16h, o Giro News recebe Maurício Fávaro, piloto de aeronaves do Serviço Aeropolicial (SAER) da Polícia Civil. Na entrevista, ele contará sua trajetória profissional e fará um balanço histórico das atividades do SAER, criado para atender demandas estratégicas de segurança, transporte e resgate no estado.
L

Nota de Falecimento – Maria das Dores Oliveira

Familiares e amigos se despedem de Maria das Dores Oliveira, aos 80 anos, em cerimônia na Funerária Dom Bosco, em Porto Velho, nesta quarta-feira.
L
Lula assina MP contra tarifaço dos EUA e pressiona o Congresso por votação

Lula assina MP contra tarifaço dos EUA e pressiona o Congresso por votação

O presidente Lula assinou a medida provisória que cria uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para socorrer o setor produtivo e pediu celeridade aos parlamentares.
L
STF elege Edson Fachin para a presidência e Moraes para a vice

STF elege Edson Fachin para a presidência e Moraes para a vice

Os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes foram escolhidos para assumir a liderança da Corte, com a posse agendada para 29 de setembro de 2025.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Evento reuniu mais de 10 mil inscritos, 150 empresas e 1.000 oportunidades de trabalho, incluindo vagas para idosos, PcDs e jovens.
L
Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) abriu concurso público com vagas para Rondônia e outras regiões do país.
L
Inclusão no trabalho melhora nível de leitura de jovens

Inclusão no trabalho melhora nível de leitura de jovens

Estudo do INAF revela que inserção no mercado de trabalho aprimora habilidades de leitura e escrita entre a juventude brasileira.
L
Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Evento promovido pela Prefeitura oferta mais de 1.000 vagas e mobiliza jovens, mulheres, PcD e trabalhadores acima de 50 anos.
L

Super Nova Era oferece 30 vagas durante o Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho

Evento reunirá mais de mil oportunidades de trabalho e 150 empresas participantes na próxima segunda-feira (11)
L

POLÍTICA

Segurança à Mulher: Dra. Taíssa apresenta projeto que garante transferência a servidoras vítimas de violência doméstica

Segurança à Mulher: Dra. Taíssa apresenta projeto que garante transferência a servidoras vítimas de violência doméstica

Proposta assegura mudança rápida e sigilosa para outro município, protegendo servidoras públicas estaduais com medidas protetivas.
L
Sílvia Cristina defende aprovação da PEC 169, que permite acumular cargo de professor com outra função

Sílvia Cristina defende aprovação da PEC 169, que permite acumular cargo de professor com outra função

Deputada fez pronunciamento no plenário e pediu apoio dos demais parlamentares para aprovar.
L
Deputada Dra. Taíssa solicita ônibus do Hemocentro para atender Jacinópolis e comunidades da região

Deputada Dra. Taíssa solicita ônibus do Hemocentro para atender Jacinópolis e comunidades da região

Pedido busca levar serviços de coleta de sangue e incentivo à doação para áreas afastadas, ampliando o acesso da população de Jacinópolis e entorno.
L
Plano Brasil Soberano prevê R$ 39,5 bilhões em apoio a empresas afetadas

Plano Brasil Soberano prevê R$ 39,5 bilhões em apoio a empresas afetadas

O governo federal anunciou a Medida Provisória Plano Brasil Soberano para socorrer empresas, com eixos de atuação que incluem crédito, incentivos fiscais e proteção ao trabalhador.
L
Deputado Alex Redano solicita substituição urgente de ponte na RO-133, em Ji-Paraná, para garantir segurança de moradores e produtores

Deputado Alex Redano solicita substituição urgente de ponte na RO-133, em Ji-Paraná, para garantir segurança de moradores e produtores

Ponte de madeira no km 07 apresenta desgaste e risco; obra atenderá mais de 300 famílias, transporte escolar e escoamento agrícola.
L
Publicidade

POLÍCIA

Influenciadora digital é presa por furto de energia elétrica em Porto Velho

Influenciadora digital é presa por furto de energia elétrica em Porto Velho

Polícia Militar deteve a suspeita após perícia confirmar irregularidade no padrão de energia de sua residência
10
Mãe e filho ficam feridos em acidente envolvendo caminhão e moto em Porto Velho

Mãe e filho ficam feridos em acidente envolvendo caminhão e moto em Porto Velho

A mãe e o filho seguiam em uma motocicleta Honda Bis pela rua Itatialia, no sentido da rua Petrolina, quando teriam avançado a preferencial, provocando a colisão com o caminhão.
16
Cadáver é encontrado atrás de condomínio na BR-364 em Porto Velho

Cadáver é encontrado atrás de condomínio na BR-364 em Porto Velho

O cadáver que está em avançado estado de decomposição está com pano no rosto e diversas perfurações pelo corpo.
18
Mulher quebra o braço após batida entre motos na zona leste

Mulher quebra o braço após batida entre motos na zona leste

De acordo com testemunhas, a mulher pilotava a moto Honda Pop pela Jaqueline Ferry, quando houve a colisão com a Honda Biz conduzida pelo homem que invadiu a preferencial.
16
PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Ariquemes

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Ariquemes

Ação cumpriu mandados de busca e apreensão no município de Ariquemes
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AO VIVO: Humaitá e Lábrea se enfrentam na Copa da Floresta 2025

Mudanças no time titular e apoio da torcida marcam a preparação para a partida.
L
Motorista impede homem de se jogar de ponte em Ponte Nova (MG); ato de coragem é registrado em vídeo

Motorista impede homem de se jogar de ponte em Ponte Nova (MG); ato de coragem é registrado em vídeo

Imagens mostram intervenção rápida e heroica, com apoio de outras pessoas, salvando a vida de um homem.
L
Abrafrutas apoia plano do governo, mas pede atenção a pequenos produtores

Abrafrutas apoia plano do governo, mas pede atenção a pequenos produtores

A Abrafrutas classificou o pacote de R$ 30 bilhões como um “avanço”, mas ressaltou o risco de desamparo para a base da cadeia produtiva.
L
Prova Nacional Docente tem mais de 1,1 milhão de inscritos em sua estreia

Prova Nacional Docente tem mais de 1,1 milhão de inscritos em sua estreia

O ministro Camilo Santana confirmou o número de inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente, que será aplicada em outubro.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): LIZ FARMACIA DE MANIPULACAO LTDA

 LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Wadih Damous é aprovado por comissão do Senado para presidir a ANS

Wadih Damous é aprovado por comissão do Senado para presidir a ANS

A indicação de Wadih Damous para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) agora segue para a aprovação final do plenário da Casa.
L
Exportação de carne bovina atinge recorde em julho antes de tarifaço dos EUA

Exportação de carne bovina atinge recorde em julho antes de tarifaço dos EUA

Antes das sanções dos EUA, exportação de carne bovina brasileira bateu recorde de 313 mil toneladas em um mês, impulsionada pela demanda chinesa.
L
RASTREABILIDADE RONDONIA FAPERON

MAPA define cronograma para rastreabilidade individual obrigatória 

O programa é o passo fundamental para o controle sanitário e logístico da pecuária brasileira, com impacto significativo em toda a cadeia da carne, dos produtores aos frigoríficos, distribuidores nacionais e exportadores.
L
Luiz Marinho diz que Brasil não deve se desesperar com tarifas dos EUA

Luiz Marinho diz que Brasil não deve se desesperar com tarifas dos EUA

O ministro Luiz Marinho participou de uma live com centrais sindicais e discutiu a busca por novos mercados e a manutenção de empregos no país.
L
Prefeitura de Jaru conclui patrolamento da Linha 628 e inicia serviços na Linha 621

Prefeitura de Jaru conclui patrolamento da Linha 628 e inicia serviços na Linha 621

Ação integra plano de manutenção de 1.500 km de estradas vicinais e garante mais segurança e agilidade no tráfego rural.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.