Autor – Redação News Rondônia
De acordo com um estudo feito pelo Instituto Trata Brasil, especializado em estudos sobre água tratada e saneamento básico, Porto Velho é a capital que mais desperdiça água tratada no Brasil, com 84,01% do produto.
Foto – Pedro França
No estudo feito, foi explicado que o Estado de Rondônia desperdiça muita água tratada, devido, diversos problemas na rede de distribuição, como – Vazamentos, ineficiência do serviço e ligações clandestinas ou ilegais.
O Estado de Rondônia ocupa atualmente a quarta posição na tabela de desperdício de água tratada e deixa de fornecer 59,58% do produto para os consumidores. Nas primeiras posições na tabela de desperdício estão Amapá (74,56%), Acre (62,08%) e Roraima (60,48%), respectivamente.
Segundo o estudo, no Brasil cerca de 40,1% da água tratada é desperdiçada antes mesmo chegar nas torneiras das residências dos consumidores e 35 milhões de habitantes não tem sequer acesso a água tratada.
O Instituto Trata Brasil, o estudo foi realizado a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, ano base 2020) e contempla uma análise do Brasil, das 27 Unidades da Federação e as cinco regiões, bem como as 100 maiores cidades do país.
Seguindo a porcentagem da água desperdiçada nos sistemas de distribuição no país, o produto perdido equivale a 7,8 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçada diariamente, mesmo que 60% do volume seja perdas físicas, ainda sim é uma quantidade suficiente para abastecer mais de 66 milhões de brasileiros em um ano. Por sinal, esse volume de água tratada seria suficiente para levar aos 35 milhões de brasileiros que hoje não possuem acesso ao produto.