Autor, Emerson Barbosa
O premiado filme rondoniense, O Território (The Territory), do cineasta norte americano, Alex Pritz abre hoje, sexta-feira (13), o 19ª Festival Internacional Millennium Docs Against Gravity, que ocorre na Polônia e vai até o dia 24 de maio. Em bilheteira, a película estará em cartaz na galeria Climate For Change, concorrendo ao Prêmio Varsóvia Verde. Docs Aginst Gravity traduz o filme como “uma história comovente e visualmente espetacular de uma luta pela sobrevivência”.
A obra gravada por indígenas, mostra a resiliência do povo Uru-eu-wau-wau ao enfrentar “colonos, fazendeiros e garimpeiros que lentamente invadem seu território com a conivência do próprio governo federal. “Violência gera violência, pois o thriller documental analisa a luta cada vez mais feroz entre os dois lados, com a vida das pessoas e o futuro de uma área vital do planeta em jogo”, relata o trecho da apresentação.
Estarão na abertura do Millennium Docs Against Gravity, o diretor do filme e o produtor, Alex Pritz e Sigrid Dyekjaer, Darren Aronofsky, segundo produtor participará da sessão perguntas e respostas online. Millennium Docs Against Gravity é considerado o maior festival de cinema polaco, acontecendo em oito cidades de maneira online. Com informações do festival.