As chuvas nas cabeceiras dos rios Pimenta Bueno e Melgaço tornaram preocupação em Ji-Paraná Rondônia, afinal, das águas dos mananciais surge o Ji-Paraná ou (Machado), que não para de subir.
Na leitura oficial realizada pela Defesa Civil na terça-feira (22), o rio aparecia com média de 11,84 metros, a maior marca desde a enchente de 2014. São 10 centímetros acima do que foi verificado naquela época pela Agência Nacional de Águas (ANA).
Com a enchente, muitas famílias sofrem com os transtornos. Em nota, a Defesa Civil municipal informou que 100 famílias haviam ficado desalojadas, duas delas seguiram para abrigos e 16 solicitaram ajuda dos órgãos. O avanço do rio Machado também segue em direção aos bairros. Até o fechamento desta edição, o levantamento apontava para 600 casas afetadas.
Localizada em uma área de risco, a base do Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná também foi atingida. Os equipamentos estão levados para o Ginásio Gerivaldão de lá também ocorre o suporte a população.
As ruas laterais entre a Br-364, a água começa a invadir empresas localizadas na região. É água para todos os lados. Segundo alguns empresários, a alternativa será deixar os pontos caso o rio continue avançando para dentro da cidade.