Se você é uma daquelas pessoas que vivem com um livro na mão e sempre pensando na próxima leitura, com certeza já ouviu falar do Skoob ou já faz parte dessa enorme rede social para leitores. Confesso que já tinha ouvido falar a respeito, mas nunca tinha tido o interesse de pesquisar sobre o assunto até decidir escrever a coluna de hoje.
Gosto de falar das minhas vivências com os livros e tudo que faz parte desse universo literário, então meu primeiro passo foi criar o meu perfil no site, baixar o aplicativo e me tornar uma “skoober” para tentar compreender o fascínio por essa rede social.
O Skoob, também conhecido como rede social para leitores foi criado em 2009, pelo carioca Lindenberg Moreira, com a ideia inicial de reunir leitores, autores e facilitar a troca de dicas de leituras. A plataforma foi um sucesso e rapidamente caiu no gosto do público, hoje mais de 8 milhões de pessoas utilizam a rede social para organizar as leituras, avaliar todas as obras, escrever resenhas e ler cada vez mais.
Através da plataforma, o leitor também, tem notícias de lançamentos de livros das editoras parceiras e pode acompanhar os preços das obras.
Apesar das muitas funcionalidades, o Skoob não é um leitor de ebooks, é um aplicativo para o leitor se se aprofundar no mundo dos livros. Para desfrutar de toda a experiência é interessante ter o aplicativo (é gratuito), pois alguns acessos estão disponíveis apenas no app, como o T.B. R. ou To Be Read, em português “para ser lido”, ajuda o leitor a escolher a próxima leitura através de um sorteio com base nos livros marcados como meta do ano.
Para os autores, essa plataforma é de extrema importância, pois através das avaliações positivas, torna o livro mais conhecido entre os leitores e assim aumenta as vendas.
O site oferece dezenas de ferramentas que facilitam a vida do leitor. Eu adorei ter um lugar para organizar todos os livros que li, o que estou lendo, o que reli, os que desejo ler e os que abandonei a leitura. Também posso acompanhar o meu progresso nas leituras, compartilhar minhas opiniões com amigos/seguidores, trocar livros, participar de sorteios… e muito mais.
Cheguei à conclusão que o triunfo dessa rede social também se deu pela dificuldade que os leitores brasileiros têm em encontrar pessoas para conversar sobre leitura, até porque a leitura no Brasil não é incentivada, não é comum ter o hábito da leitura no nosso país, infelizmente ler não faz parte da nossa cultura. E, o Skoob possibilitou a reunião dos leitores em um só lugar, eu estou aqui em Rondônia e posso conversar sobre livros com amigos que estão do outro lado do mapa.
Agora que faço parte dessa rede social e aprovei todo o conteúdo, não quero sair, vou recuperar o tempo perdido e aproveitar cada benefício que ela oferece. Vem você também, dividir o amor pelos livros nessa plataforma da web! É muito legal!