QUINTA-FEIRA, 09/10/2025

Bolsonaro e Castillo, o Lula do Peru, têm reunião de negócios em Porto Velho, na semana que vem

No mais, deve-se registrar a honra que Rondônia deve sentir de receber um evento internacional deste porte.

Publicado em 

As ideologias mais extremadas racharam ao meio a América do Sul, que foi dominada pela esquerda, nos anos 60 e 70 e que, depois, viveu longos períodos ditatoriais de governos militares, em vários países. Atualmente, a esquerda está ganhando de 6×5 entre as principais economias da região, sempre tão conturbada politicamente. O esquerdismo e o comunismo já dominam Argentina, Venezuela, Bolívia, Colômbia e, mais recentemente, Chile e o Peru. No lado oposto, entre os direitistas/conservadores, Brasil, Paraguai, Colômbia, Equador e Uruguai. Alguns destes países, como o Brasil, terão eleições neste ano e o quadro pode mudar. Mas, por enquanto, o resumo da ópera é este. Bolsonaro tem lamentado o avanço da esquerda entre nossos vizinhos. As maiores perdas que ele considera preocupantes, foram na Argentina, no Chile e, mais recentemente, no Peru. Os peruanos, por pequeno maioria, escolheram Pedro Castillo,  que alguns comparam e chamam de o Lula peruano. Professor primário e líder sindical, Castillo foi eleito num pleito disputadíssimo, derrotando a candidata da direita, Keiko Fujimori. Na ocasião, em julho do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro publicou novo lamento: "perdemos o Peru!", escreveu em suas redes sociais. Depois da posse de Castillo, contudo, a diplomacia superou a política e a ideologia e o presidente brasileiro comentou: "reafirmo o desejo do governo brasileiro de trabalhar em conjunto com as autoridades peruanas, para reforçar os laços de amizade e cooperação entre nossas nações"! Agora, seis meses após tomar posse, Castillo e Bolsonaro se encontrarão pessoalmente pela primeira vez, numa reunião bilateral. E onde será? Isso mesmo! O encontro dos dois Presidentes ocorrerá aqui mesmo em Porto Velho, no próximo dia 3 de fevereiro, uma quinta-feira, daqui a uma semana. A reunião dos dois mandatários, ministros e assessores, será realizada no Palácio Rio Madeira/CPA, conforme anunciou oficialmente o governador Marcos Rocha, nesta semana, logo após uma reunião com Bolsonaro, em Brasília.

Os peruanos têm interesses em muitos produtos brasileiros e nós também podemos usufruir de riquezas que eles podem nos oferecer. No lado de cá, exportamos mais de 110 milhões de dólares em 2020, só em veículos automotores. Já nossos vizinhos nos vendem, mais que tudo, adubos e fertilizantes químicos. Apenas para estes produtos, chegamos a importar mais de 450 milhões de dólares no ano passado. Na área do agronegócio, as relações comerciais também aumentam, na medida em que o Peru precisa importar   arroz, milho, soja e trigo. O encontro da semana que vem em Rondônia, certamente terá quase nada de enfoque político e muito mais conversas sobre economia e negócios. Mas, é sempre bom lembrar, nas duas cabeceiras da mesa, estarão adversários ideológicos. O que se espera é que os interesses maiores dos dois países se sobreponham a qualquer outra questão. No mais, deve-se registrar a honra que Rondônia deve sentir de receber um evento internacional deste porte.

O QUE NÃO FAZ UM ANO ELEITORAL! GOVERNADORES QUE QUERIAM VOLTA DO ICMS COM AUMENTOS NORMAIS VOLTAM ATRÁS

Uma boa notícia, confirmada já há alguns dias para os rondonienses e, agora, ampliada para os brasileiros: depois de fazerem um H, anunciando que exigiriam a volta da cobrança do ICMS corrigido sobre os preços dos combustíveis, governadores (com exceção de Rondônia, Minas Gerais e mais um ou dois, que tinham decidido manter o benefício ao consumidor final), assinaram documento, nesta quarta, ampliando o prazo em mais 60 dias. Ou seja, durante mais dois meses, pelo menos, o ICMS fica zerado sobre o valor sobre o preço dos combustíveis e do gás de cozinha para todos os brasileiros. Em ano eleitoral, claro, ninguém quer ficar mal com a população, ainda mais num momento de crise econômica e com os preços internacionais do petróleo pressionando por reajustes cada vez maiores da gasolina, óleo diesel e do gás de cozinha. Numa carta, assinada pelos governadores que andavam ensaiando guerra pela volta do ICMS aos reajustes normais, num trecho está explicando que "diante do novo cenário que se descortina, com o fim da observação do consenso e a concomitante atualização da base de cálculo dos preços dos combustíveis, atualmente lastreada no valor internacional do barril de petróleo, consideram imprescindível a prorrogação do referido congelamento pelos próximos 60 dias, até que soluções estruturais para a estabilização dos preços desses insumos sejam estabelecidas."

CONFÚCIO REASSUME O SENADO E MANTÉM O MISTÉRIO SOBRE DE SERÁ OU NÃO CANDIDATO AO GOVERNO

Foram quatro meses de férias, mas apenas das idas e vindas de e para Brasília. Confúcio Moura reassumiu seu mandato como Senador da República, depois de circular intensamente por toda a Rondônia, para ouvir a população e, ainda, se convencer ou não se deve concorrer ao Governo, em busca do terceiro mandato, neste 2022. Há quem diga que o que ele ouviu do eleitorado o teria deixado satisfeito, no geral, mas a decisão está longe de ser anunciada. Durante a ausência de Confúcio, um político de fala mansa, pensador, que por vezes parece pensar mais do que falar, mas que é uma das grandes figuras da política estadual. Duas vezes Governador, seu partido, o MDB, conta com sua liderança para entrar na briga pela cadeira de Marcos Rocha, mas, ao menos até agora, Confúcio Moura mantém apenas para si, o que pretende para seu futuro na política. Ele foi substituído, nestes 120 dias, pela empresária Maria Eliza, que, neste período todo, não teve qualquer destaque em alguma ação de maior importância, que merecesse registro. Maria Eliza, aliás, é a maior torcedora para que Confúcio decida concorrer em outubro e que se eleja, porque, nesse caso, ela assumirá o restante do mandato. Ao voltar à função, Confúcio foi atração numa longa entrevista concedida à TV Senado, onde analisou a situação política do Estado, falou da importância da vacinação e cutucou o governo Bolsonaro, do qual é adversário.

ROCHA, ROGÉRIO, CASSOL, CONFÚCIO E LÉO: ATÉ AGORA, OS NOMES MAIS COTADOS PARA A DISPUTA PELO PALÁCIO RIO MADEIRA/CPA

Enquanto Confúcio não abre o jogo, Ivo Cassol e Marcos Rogério, outros dois nomes praticamente certos na disputa pelo governo, se arregimentam e se preparam para a briga, que, ao menos até agora, tem apenas Marcos Rocha como um nome certo nas urnas, buscando a reeleição. Ivo Cassol depende também da quinta-feira que vem, coincidentemente o dia em que Bolsonaro e o presidente do Peru se encontram em Porto Velho. Neste dia, o Supremo Tribunal Federal decidirá, definitivamente, se o ex-governador por duas vezes e ex-senador, poderá concorrer neste ano. Já Marcos Rogério ainda depende da missão que dará a ele o presidente Bolsonaro, seu maior aliado e, ainda, da arregimentação de forças políticas que conseguirá criar em torno do seu nome. Afora Confúcio (se for), Rocha, Rogério e Cassol, o quinto elemento é Léo Moraes.  Animado por pesquisa do Instituto Phoenix (pesquisa realizada entre os dias 17 a 21 de janeiro de 2022 com 1.201 eleitores em catorze municípios do Estado. Possui margem de erro e + ou -3% e intervalo de confiança de 96%. A pesquisa foi contratada pelo jornal Correio Continental e é assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 1 7655-A), e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia com o protocolo 07759/2022-RO"), ficando à frente dos demais com correntes, Léo anda pensando cada vez mais na cadeira de Marcos Rocha. Em março, as coisas devem se definir melhor.

RONDÔNIA RURAL SHOW VOLTA NESTE ANO, COM PERSPECTIVA DE VENDAS DE ATÉ 1 BILHÃO DE REAIS

Mais uma tentativa. Depois de dois anos em que a pandemia impediu a realização da feira, o governo rondoniense está confirmando a volta da Rondônia Rural Show, que empacou na oitava edição e não saiu dela, por causa de todos os prejuízos que o vírus causou ao país e a Rondônia, por óbvio. Enfim, a maior feira comercial do agronegócio rondoniense volta (se não houver mais percalços ou retomada da pandemia com mais força), entre os dias 23 e 28 de maio, ou seja, daqui a menos de quatro meses.  E feira tem tons nacionais e internacionais, já que atrai a participação, como expositores e como compradores, de representantes de empresas de diferentes países. A Rondônia Rural Show começou em 2012, ou seja, vai completar uma década, com oito edições realizadas. Criada pelo então governador Confúcio Moura, na sua primeira edição teve negócios que chegaram a 186 milhões de reais. O faturamento, na única edição realizada pelo governo Marcos Rocha, em 2019, já saltou para quase 704 milhões de reais. Com a recuperação da economia, há uma previsão otimista que, se tudo der certo, poderemos chegar a mais de 1 bilhão de reais de resultados em negócios, neste ano. Esperemos que nada mais atrapalhe nossa mais importante feira.

SERVIÇO PÚBLICO E A OBESIDADE MÓRBIDA: O ESTADO MÍNIMO É SONHO CADA VEZ MAIS DISTANTE

Mesmo com o serviço público abrigando cada vez mais servidores, ao invés de ser realmente enxugado, os concursos abertos em todo o país provam, na prática, que a obesidade mórbida do Estado continuará se expandindo e cobrando cada vez mais impostos, taxas e emolumentos do cidadão comum, que terá que trabalhar duro para pagar tudo isso. O Estado mínimo, aquele tão sonhado pelos brasileiros, é apenas uma miragem. Milhões de estudantes país afora só vivem em função de concursos, querendo ingressar no serviço público de todos os níveis para terem uma profissão garantida eternamente e, sem qualquer risco, não importa se façam bem ou mal seu trabalho, não terão mais problemas nesta área, até que se aposentem. Mesmo com o curto governo de Michel Temer tenha reduzido em mais de 40 mil os cargos federais existentes e, no governo Bolsonaro, outros 60 mil tenham diminuído, há ainda uma multidão de servidores na ativa, com um alto percentual dos que estão à beira da aposentadoria. A verdade é que, trabalhar para o governo, em qualquer estágio, é ainda o maior sonho de consumo de muitos jovens brasileiros. Qualquer concurso – e eles são intermináveis – prova essa teoria. Aqui mesmo em Rondônia, num concurso para técnico ambiental do Ibama – há quase quatro mil candidatos inscritos para apenas 20 vagas do Ibama. Ou seja, praticamente 200 candidatos para cada cadeira disponível. Enfim, o Estado mínimo continua sendo um sonho cada vez mais distante da vida real.  

UMA VIDA JOVEM TIRADA PELO DESPREPARO DE QUEM UMA ARMA E NÃO ESTÁ PREPARADO PARA USÁ-LA

Usar arma para defesa é uma coisa; estar despreparado para tê-las, é outra! Foi o despreparo e a irresponsabilidade que acabaram tirando a vida de uma jovem, em Ji-Paraná, nesta quarta-feira. Ela estava dentro de um carro, junto com outras três pessoas, fazendo manobras perigosas perto de um depósito de areia, quando um homem saiu na frente de sua casa e começou a disparar contra o veículo. Uma garota de apenas 20 anos foi assassinada de forma incompreensível. O atirador confessou o crime, afirmando que viu o carro fazendo manobras perigosas perto da sua casa e ficou com medo. Por isso saiu atirando. Uma vida jovem perdida por absoluta falta de controle de uma pessoa com nenhum preparo para andar com arma. Ter porte de arma é direito de qualquer cidadão que preencha os requisitos para tê-la, mas há que se redobrar os cuidados e todas as exigências para quem o direito de andar com qualquer tipo de arma deva ser dado. Para a sociedade (menos, claro, para quem perdeu uma pessoa tão jovem e cheia de sonhos), o caso de Ji-Paraná em breve será esquecido, como o são todas as tragédias da violência diária que vivemos, mas, o que se espera é que pelo menos para as autoridades, o episódio sirva de exemplo para que haja um maior cuidado ao se liberar uma arma mortal a quem não sabe como usá-la.

EXPLORAÇÃO DO GÁS JÁ NÃO É MAIS CONTROLADO APENAS PELA PETROBRAS. MERCADO ABRE PARA NOVAS EMPRESAS

 Um novo marco do gás, que abre o mercado de exploração da exploração e comercialização em Rondônia, tirando da Petrobras a primazia destes direitos, foi anunciado nesta quinta-feira, durante visita ao Estado, pelo ministro Bento Albuquerque, das Minas e Energia e pelo governador Marcos Rocha. Num encontro com a imprensa, ambos informaram que a nova perspectiva abre caminho para a instalação de várias empresas no setor, que poderiam explorar o gás descobertos em diferentes pontos do Amazonas e ampliar, a médio e longo prazo, as opções energéticas da região. Embora não se tenha falado diretamente sobre o gasoduto de Urucum, projetado há muitos anos, mas que nunca saiu do papel, tanto a União como o Estado creem que o novo leque de opções de investimentos na área podem trazer avanços importantes neste contexto. Na coletiva, Marcos Rocha aproveitou para comemorar a boa nova e, ao mesmo tempo, destacar que todas as matrizes energéticas são importantes para um Estado onde, só no ano passado, foram criadas mais 26 mil empresas e, ainda, onde o desemprego está entre os menores do país. Ao responder a uma pergunta sobre o alto custo da energia em Rondônia, Beto Albuquerque fez uma volta, dizendo que as contas foram reajustadas em índices abaixo da inflação e que o governo federal luta para diminuir a conta para o consumidor, mas isso só será conseguido com um projeto macro, para o futuro. Ou seja, por enquanto, é caso sem solução!

PERGUNTINHA

Você, que não quer votar nem em Lula e nem em Bolsonaro, acham que o ex-juiz Sérgio Moro é a melhor terceira via ou prefere Ciro Gomes?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho entrega 269 títulos definitivos a famílias da zona Leste

Prefeitura de Porto Velho entrega 269 títulos definitivos a famílias da zona Leste

Entrega dos títulos ocorre neste sábado (11) e garante segurança jurídica e moradia digna a beneficiários dos empreendimentos FNHIS e Pró-Moradia Leste I.
L
Jovens lançam carta compromisso educação e justiça climática para autoridades

Jovens lançam carta compromisso educação e justiça climática para autoridades

A carta compromisso educação e justiça climática, lançada por estudantes durante a 6ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, exige igualdade, inclusão, diversidade e apoia a defesa da “COP da Verdade”.
L
Ministros punidos por desobediência partidária de União Brasil e PP

Ministros punidos por desobediência partidária de União Brasil e PP

Os ministros punidos por desobediência partidária foram André Fufuca (Esporte) e Celso Sabino (Turismo), que mantiveram os cargos no governo Lula após a federação União Progressista deixar a base.
L

Coluna do Carlos Caldeira: Corrida eleitoral de 2026 em Rondônia, bastidores quentes e disputas em aberto

Os cargos de senador e governador dominam as conversas políticas, enquanto as disputas para deputado ainda estão indefinidas. Cenários podem mudar rapidamente, com nomes fortes, estratégias de bastidores e possíveis reviravoltas no jogo eleitoral.
L
Porto Velho recebe capacitação sobre incentivos fiscais sociais

Porto Velho recebe capacitação sobre incentivos fiscais sociais

Porto Velho recebe capacitação sobre incentivos fiscais sociais
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Revalida 2025: cartão de confirmação de inscrição está disponível para candidatos

Revalida 2025: cartão de confirmação de inscrição está disponível para candidatos

Os candidatos da primeira etapa da segunda edição do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida 2025/2) já podem acessar o cartão de confirmação Revalida 2025, documento com informações essenciais para a prova objetiva de 19 de outubro.
L
Saque-aniversário FGTS tem novas regras para empréstimos a partir de novembro

Saque-aniversário FGTS tem novas regras para empréstimos a partir de novembro

O governo anunciou que o saque-aniversário FGTS terá novas regras para sua antecipação, buscando proteger o trabalhador da vulnerabilidade em casos de demissão; as mudanças incluem restrições de prazo, período de carência e limite de parcelas.
L
Ação “Cabelo Maluco” estimula criatividade, inclusão e aprendizado nas escolas municipais de Porto Velho

Ação “Cabelo Maluco” estimula criatividade, inclusão e aprendizado nas escolas municipais de Porto Velho

Evento movimenta alunos, famílias e professores, promovendo autoestima, engajamento e expressão individual nas unidades da rede municipal.
L
Governo autoriza nomeação aprovados CPNU para analista no MGI

Governo autoriza nomeação aprovados CPNU para analista no MGI

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou nesta quarta-feira a nomeação aprovados CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), que vão ocupar 459 vagas de nível superior no cargo de analista técnico de políticas sociais.
L

IN FOCO PODCAST: Joana Joanora das Neves

Sua atuação foi além do associativismo: no SEBRAE, liderou de forma estratégica e sustentável, fortalecendo micro e pequenas empresas em todo o estado. Também deixou sua marca na literatura, sendo coautora de antologias que valorizam a força feminina e a identidade cultural de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Farina’s Pães abre 2 vagas para Auxiliar de Produção em Porto Velho, Salário R$ 1.804,00

A empresa busca profissionais para atuar na linha de produção em tempo integral, com turno das 12h às 22h, no bairro Cuniã, em Porto Velho, RO.
L

PRG Climatização abre vaga para Estoquista em Porto Velho, Salário R$ 1.688,00

A empresa busca profissionais com experiência em controle de estoque e conhecimento básico em informática para atuar em tempo integral no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho.
L

JTP Multisserviços abre 4 vagas para Lavador de Ônibus em Porto Velho, Salário R$ 1.646,66

A empresa está contratando profissionais com experiência comprovada para atuar na lavagem de ônibus em horário noturno, oferecendo benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e cesta básica.
L

JTP Multisserviços abre 10 vagas para Motorista de Ônibus Coletivo em Porto Velho, Salário R$ 2.658,23

A empresa está contratando motoristas com CNH categoria D e experiência mínima de 6 meses para atuar no transporte urbano de passageiros em Porto Velho, oferecendo benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e cesta básica.
L

JTP Multisserviços abre vaga para Auxiliar de Informática em Porto Velho, Salário R$ 1.656,66

A empresa busca profissionais com conhecimento técnico em manutenção de equipamentos de informática, experiência na função e disponibilidade para horário noturno, oferecendo benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e cesta básica.
L

POLÍTICA

Governo de Rondônia amplia Passe Livre com 16 mil novas carteiras em 2025

Governo de Rondônia amplia Passe Livre com 16 mil novas carteiras em 2025

Programa garante transporte gratuito a idosos, pessoas com deficiência e pacientes em tratamento, fortalecendo a inclusão social no estado.
L
Sílvia Cristina celebra aprovação da PEC 14 que valoriza agentes de saúde

Sílvia Cristina celebra aprovação da PEC 14 que valoriza agentes de saúde

Deputada destaca importância da PEC 14, que garante aposentadoria especial e reforça direitos dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
L
Lula vai a Roma contra a fome em reunião da Aliança Global

Lula vai a Roma contra a fome em reunião da Aliança Global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará no dia 13 de outubro do Fórum Mundial da Alimentação e de reunião da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, reforçando o engajamento do Brasil após sair do Mapa da Fome.
L
Lula levará compromissos para a COP30 sobre clima e juventude

Lula levará compromissos para a COP30 sobre clima e juventude

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que Lula levará compromissos para a COP30 construídos por crianças e adolescentes em conferência, defendendo a educação climática sistematizada nas escolas e o protagonismo juvenil.
L
Dra. Taíssa solicita informações sobre apoio às famílias atingidas pela enchente do Rio Madeira

Dra. Taíssa solicita informações sobre apoio às famílias atingidas pela enchente do Rio Madeira

Deputada cobrou transparência e medidas permanentes da Seas para garantir o recomeço das famílias ribeirinhas afetadas pela cheia entre março e maio deste ano.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista embriagado na contramão sofre acidente frontal na Avenida Rio de Janeiro

Motociclista embriagado na contramão sofre acidente frontal na Avenida Rio de Janeiro

Com o impacto, a motocicleta caiu ao chão e o condutor sofreu várias escoriações. Testemunhas relataram que ele portava uma garrafa de cachaça no bolso.
10
Motorista morre após carreta cair de ponte em União Bandeirantes

Motorista morre após carreta cair de ponte em União Bandeirantes

Durante as buscas o Corpo de bombeiros localizou o motorista e apesar dos esforços, ele não resistiu e foi a óbito.
18
Casal e comparsa são presos após tentativa de roubo em empresa na BR-364 em Porto Velho

Casal e comparsa são presos após tentativa de roubo em empresa na BR-364 em Porto Velho

Durante as buscas o apenado e a esposa foram encontrados com o veículo na Rua Plácido de Castro, onde confessaram a prática do crime, depois o comparsa foi localizado em outra residência junto com a arma usada no crime.
12
Irmãos são atacados a tiros dentro de residência na zona leste

Irmãos são atacados a tiros dentro de residência na zona leste

O pai das vítimas contou que antes de fugir, o suspeito ainda deu vários chutes nos irmãos que estavam caídos.
14
PM realiza operação ostensiva contra crimes no Orgulho do Madeira

PM realiza operação ostensiva contra crimes no Orgulho do Madeira

Força Tática, Rádio Patrulha e BOPE atuaram na noite desta quarta-feira (8) em pontos estratégicos para coibir tráfico de drogas e ataques armados.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Equipes da ONU prontas para entrar em Gaza e levar ajuda humanitária

Equipes da ONU prontas para entrar em Gaza e levar ajuda humanitária

O coordenador humanitário Tom Fletcher confirma a mobilização após o anúncio do acordo de cessar-fogo e libertação de reféns entre Israel e Hamas, mediado por Donald Trump.
L
Cássio Gois, Espigão D’Oeste, agricultura familiar, implementos agrícolas, Rondônia

Cássio Gois entrega implementos agrícolas e reforça apoio à agricultura familiar em Espigão D’Oeste

Deputado destinou mais de R$ 100 mil em equipamentos que fortalecem a produção rural e beneficiam duas associações do município.
L
Cessar-fogo em Gaza e acordo sobre reféns são celebrados

Cessar-fogo em Gaza e acordo sobre reféns são celebrados

Israelenses e palestinos comemoram o anúncio de trégua e a libertação de reféns, como fase inicial da iniciativa de paz mediada pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
L
Aplicativo Nota Fiscal Fácil passa a atender MEIs em Rondônia

Aplicativo Nota Fiscal Fácil passa a atender MEIs em Rondônia

Ferramenta amplia acesso à emissão digital de notas fiscais, facilitando a vida de microempreendedores e fortalecendo a economia estadual.
L
Gestantes de alto risco recebem cuidado humanizado no Hospital de Base

Gestantes de alto risco recebem cuidado humanizado no Hospital de Base

Unidade em Porto Velho oferece atendimento multidisciplinar e acolhimento emocional para gestantes com diabetes gestacional e outras complicações.
L
Hamas entrega lista de presos para troca por reféns em negociações no Egito

Hamas entrega lista de presos para troca por reféns em negociações no Egito

O grupo Hamas anunciou que Hamas entrega lista de presos para troca por reféns israelenses, demonstrando otimismo nas negociações de paz que contam com a presença de enviados dos EUA e têm como foco o plano proposto por Donald Trump.
L
Mudanças climáticas afetam Amazônia Legal e cotidiano da população

Mudanças climáticas afetam Amazônia Legal e cotidiano da população

Um terço dos habitantes da região já sente os efeitos das alterações; a pesquisa revela que mudanças climáticas afetam Amazônia Legal, sendo as comunidades tradicionais as mais impactadas.
L
Éder Militão pensou em desistir do futebol

Éder Militão pensou em desistir do futebol

O zagueiro do Real Madrid, Éder Militão pensou em desistir do futebol após 438 dias afastado por duas lesões no joelho; ele retorna à Seleção Brasileira para amistosos.
L
Saques na poupança superam depósitos em R$ 15 bilhões no mês de setembro

Saques na poupança superam depósitos em R$ 15 bilhões no mês de setembro

A caderneta registra o terceiro mês consecutivo de resultado negativo, com o resgate líquido acumulado em R$ 78,5 bilhões em 2025.
L
Homem é preso com celular furtado em barbearia no Orgulho do Madeira

Homem é preso com celular furtado em barbearia no Orgulho do Madeira

Aparelho havia sido furtado em Candeias e foi rastreado até uma barbearia no residencial Orgulho do Madeira.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.