SEXTA-FEIRA, 10/10/2025

Pesquisa aponta que abolição da escravatura foi o fato mais importante dos 200 anos da independência

A economia está em destaque, com 57 por cento dos entrevistados dizendo temerem mais desemprego e a volta da inflação.

Publicado em 

O ano de 2022, que começou com o retorno da Covid e com a gripe H2N3 atingindo milhões de brasileiros, traz no seu calendário alguns eventos importantes. O principal deles será a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil. A Copa do Mundo de futebol, que antes paralisava o país, desde o 7×1 da Alemanha, enfraqueceu o evento como preferido da maioria da Nação, que hoje está muito mais ligada à política do que ao futebol. Por isso, torna-se muito importante se resumir uma extensa pesquisa feita pela Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, que traz informações muito interessantes sobre o país e, é claro, sobre a nossa região norte. Uma das curiosidades que preocupa os brasileiros (do norte também): 45 por cento dos entrevistados não sabiam que chegamos nos dois séculos do grito de Independência, dado por D. Pedro. Informados, todos querem que a data seja muito comemorada. A pesquisa ainda apontou outro detalhe interessante: dos ouvidos no norte e em todo o país (rondonienses inclusos, claro!), 44 por cento consideram como o fato mais importante destes 200 anos, foi a Abolição da Escravatura, em 1888, pela lei assinada pela Princesa Isabel. Mais percentuais interessantes: questionados sobre qual o melhor símbolo para traduzir nosso Brasil, as respostas apontam que o melhor do nosso país é a natureza, com 65 por cento das respostas. O próprio povo brasileiro é o que temos de melhor, para 27 por cento e nosso futebol foi a opção escolhida por 20 por cento. Para 54 por cento dos entrevistados, a saúde ainda é o maior desafio a ser enfrentado, depois que conseguirmos controlar a pandemia. A educação ficou em segundo lugar, entre nossos maiores desafios, sendo lembrada por 41 por cento dos entrevistados. A fome e a pobreza foram citadas por 31 por cento das pessoas ouvidas na pesquisa.

A nona edição da pesquisa do Observatório Febraban, que buscou saber a opinião dos brasileiros, inclusive os nortistas, sobre as expectativas de 2022 e os 200 anos da nossa Independência, ouviu 3 mil pessoas em cinco diferentes regiões do país. Num resumo objetivo, ela sintetiza que o brasileiro está resiliente ante às dificuldades impostas pela crise atual, mas muito cauteloso sobre o futuro. A economia está em destaque, com 57 por cento dos entrevistados dizendo temerem mais desemprego e a volta da inflação. A eleição geral de outubro e novembro (caso haja segundo turno), faz parte das preocupações de 40 por cento dos entrevistados, o que comprova o alto índice de brasileiros atentos à sucessão presidencial e nos Estados. O controle da pandemia do coronavírus foi observado por 20 por cento dos ouvidos, ficando acima da preocupação com a Copa do Mundo, onde apenas 16 por cento a citaram. Há dezenas de dados interessantes na pesquisa da Febraban. Quem quiser ter mais detalhes, pode acessar https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/financial-services/articles/release-pesquisa-febraban-2021.html.

PT SE PREPARA PARA ELEIÇÃO, COM PELO MENOS TRÊS NOMES QUENTES E VIÁVEIS

O Partido dos Trabalhadores de Rondônia anda sonhando, como os esquerdistas de todo o Brasil, com uma eventual queda do governo Bolsonaro e a ressurreição política de Lula. O partido, que já esteve no poder por dois mandatos e meio (com Lula e com Dilma Rousseff), teve uma grande queda nos últimos três anos, depois que um governo de direita chegou ao comando do país. Uma dupla de peso eleitoral está sendo preparada para a disputa deste outubro próximo. O ex-deputado federal de três mandatos, com sua base principal em de Ji-Paraná, Anselmo de Jesus, que foi uma das maiores lideranças do partido e inclusive chegou a ser secretário de agricultura no governo de Confúcio Moura, no seu primeiro mandato, começa a ser preparado para disputar a cadeira de Marcos Rocha. Já está se preparando para o desafio. À única vaga ao Senado, o PT está tentando convencer Fátima Cleide, que teve, quando eleita senadora, a maior votação da história, naquela época, no ano de 2002, portanto há duas décadas atrás, quando seu partido dava início a uma ascensão que duraria vários anos. Fátima é ainda um dos nomes mais fortes da esquerda de Rondônia, mas ainda não há confirmação se ela toparia ou não ser um dos dez nomes que querem a única cadeira senatorial a que temos direito. Há ainda um terceiro nome importante, que poderia liderar uma nominata para a Câmara federal: Ramon Cujuí, candidato à prefeitura da Capital na última eleição e um nome bastante viável do PT.

EM NOTA DA SEFIN, GOVERNO DO ESTADO NEGA AUMENTO DE ATÉ 25 POR CENTO NO IPVA DESTE ANO

Nota oficial do Governo de Rondônia, contesta informações divulgadas de que o aumento do IPVA para veículos, este ano, tenha sido de até 25 por cento. O caso gerou protestos de muitos proprietários de veículos, que consideraram o valor exagerado e sem base para ser cobrado. Para o governo, segundo a nota, assinada pela Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN), "não houve aumento de alíquotas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a ser pago durante o ano de 2022, ao contrário do que dá a entender informação veiculada em redes sociais (e na mídia). Prossegue o documento: "as alíquotas do IPVA, definidas na Lei nº 950, de 22.12.2000, permanecem sendo as seguintes: 1% para veículos utilizados no transporte coletivo de passageiros e/ou de carga e para veículos destinados à locação; 2% para motocicletas e similares, bem como automóveis de passeio com potência até 1.000 cilindradas e 3% para os demais veículos". Acrescenta que "a base de cálculo do IPVA, assim como dos demais impostos sobre o patrimônio, é o valor venal do bem, estabelecido com base no valor da Nota Fiscal, para veículos novos, ou no valor de referência constante da "Tabela FIPE, para veículos usados, que indica o valor médio de mercado, para cada veículo. Assim, em dezembro de cada ano, a Sefin verifica o valor dos veículos usados na Tabela Fipe e realiza o lançamento do IPVA em janeiro do ano seguinte, aplicando o percentual do IPVA incidente sobre esse valor, que deverá ser pago ao longo do ano, de acordo com o número final da placa do veículo. Diferente do que vinha acontecendo em anos anteriores, em dezembro de 2021 grande parte dos veículos usados teve uma valorização acima da inflação, quando comparado com o valor registrado na Tabela Fipe em dezembro de 2020".

SEFIN DIZ QUE CARROS USADOS VALORIZAM ENTRE 23 E 30 POR CENTO, DURANTE O ANO PASSADO

A explicação prossegue, destacando a alta valorização dos carros usados, pela ausência de veículos novos no mercado. "Assim – sublinha a nota da Sefin – a valorização média dos preços de mercado dos veículos usados em 2021 foi de 23 por cento, tendo casos de veículos que valorizaram mais de 30 por cento nesse período". Destaca ainda que "contudo, se qualquer proprietário de veículo entender que o valor da Tabela Fipe não reflete o valor de mercado do bem, poderá solicitar a revisão da base de cálculo, mediante requerimento na forma do art. 4º do Regulamento do IPVA, disponível no link https://legislacao.sefin.ro.gov.br/textoLegislacao.jsp?texto=696. Mais adiante: "é importante salientar que a tributação sobre o consumo, a renda e o patrimônio das pessoas é a forma como a União, o Estado e os Municípios financiam as políticas públicas e os investimentos que viabilizam nossa vida em sociedade. Para que isso seja feito de forma justa, a Constituição estabelece que os impostos deverão ser graduados, segundo a capacidade econômica do contribuinte. A Sefin também destaca que pode haver pagamento à vista ou parcelamento do tributo. As explicações estão aí, mas a chiadeira de quem tem que pagar a conta continua…

RANYERI, DA FECOMÉRCIO, LEMBRA LUTA DE LOGOS ANOS PELO ALFANDEGAMENTO DO NOSSO AEROPORTO

Há longos anos, o alfandegamento do aeroporto Jorge Teixeira, que hoje é internacional apenas no nome, tem sido mote de uma grande luta de empresários, principalmente os ligados ao setor do comércio, que a iniciaram e, pelo caminho, foram tendo apoios de todos os demais setores da economia (indústria, turismo, agronegócio e outros). Um dos pioneiros dessa batalha foi o falecido Luiz Tourinho, que a começou, a partir da Fecomércio. Há uma década, contudo, já sob a liderança do atual presidente da entidade ligada ao Sistema do Comércio, Raniery Coelho, a luta se intensificou. Agora, está muito perto de se tornar realidade. "A Fecomércio, nesse período, buscou maior integração com os países vizinhos, promovendo reuniões em que ficou patente a necessidade de reduzir o tempo e o gasto com o transporte de bens e mercadorias, bem como dos insumos utilizados na produção/industrialização. Tudo isso é exigido para uma rápida inserção no mercado globalizado, com maior competitividade e eficiência, o que não seria possível sem uma significativa melhoria do transporte aéreo", lembra Raniery. Ele acrescenta que foi organizado então um grupo que começou a cuidar do comércio exterior e um outro que deveria procurar organizar o setor de turismo e produzir subsídios para as políticas públicas do setor, o que acabou por ser a semente da criação do Conetur, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, em 27 de agosto de 2015, que, congregando todas as principais instituições do trade de turismo, teria importância fundamental para ser o fórum de discussões de temas do setor, inclusive o próprio alfandegamento.

INVESTIMENTOS E FORÇAS CONJUNTAS BATALHAM PARA QUE ALFÂNDEGA SEJA IMPLANTADA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL

A história avançou e em setembro de 2015, na Receita Federal de Porto Velho, a Fecomércio, em parceria com várias entidades e instituições, (Infraero, Governo do Estado, Fiero, Infraero, Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), Associação Brasileira de Táxi Aéreo (ABITAer), Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Unir, Base Aérea e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), protocolou o pedido de alfandegamento do aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho, que depois seguiria para análise pela Receita Federal do Pará, que é a unidade correta, dando início assim ao processo de implantação da alfândega, vital para a definitiva internacionalização do aeroporto e para receber voos internacionais de cargas e passageiros. O custo inicial para este processo seria na faixa de 4 milhões de reais. Antes disso,  5 milhões e 500 mil reais foram investidos no Sistema ELO, um grande conector que leva o passageiro do Terminal até dentro da aeronave. Enquanto o processo para implantação da alfândega caminha, outros investimentos precisarão ser feitos, inclusive com uma nova reforma geral do aeroporto. Faltan ainda vários passos, mas pode-se que, Agora, estamos quase lá. Em um período curto, a partir da privatização do aeroporto, a partir do 1º de janeiro sob o controle de um grupo francês, a tendência é que tudo anda mais rápido e que nosso Jorge Teixeira se torne um exemplo de aeroporto internacional, tanto para a região norte quanto para o restante do país.

"MULHER PROTEGIDA" DÁ AJUDA FINANCEIRA E APOIO ÀS QUE SOFRERAM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SÃO PERSEGUIDAS

A legislação de apoio às mulheres vítimas de violência teve avanços nos últimos anos. Afora a Lei Maria da Penha e várias outras medidas, o apoio financeiro às que, abandonadas e sem terem como produzir, muitas vezes vivendo escondidas, para fugir de companheiros e maridos que as aterrorizam, é sem dúvida uma forma de ajuda concreta. Em Rondônia, o programa Mulher Protegida já está valendo e possibilita uma pequena, mas muitas vezes vital ajuda financeira, àquelas que foram vítimas de violência doméstica. Cada uma das mulheres atendidas (por enquanto só na Capital), por perseguidas e acuadas, inclusive com medidas restritivas aos seus companheiros, decididas pela Justiça, recebe, num primeiro momento, a quantia mensal de 400 reais mensais. Numa segunda etapa, conforme informações da Secretaria de Assistência Social, elas serão, em breve, inseridas em cursos de capacitação e qualificação profissional, visando auxiliar na promoção da autoestima e independência financeira.  O primeiro lote de pagamento foi realizado para as mulheres que foram em busca da garantia dos seus direitos e se cadastraram no Programa Mulher Protegida, já foi depositado em 31 de dezembro passado. O apoio do programa, segundo a secretária e primeira dama do Estado, Luana Rocha, visa, junto com outras medidas, a ajudar a romper o ciclo de violência que tais vítimas sofrem.

CANAIS, DEPÓSITOS DE LIXO E ATÉ MÓVEIS E FOGÕES, SÃO MAIS UMA VEZ LIMPOS PELA PREFEITURA DA CAPITAL

O filme já se viu inúmeras vezes. Neste e em governos passados, a Prefeitura de Porto Velho tenta, desesperadamente, conseguir o apoio da população para que não jogue fogões velhos, sofás e outros móveis; garrafas, latas, sacolas, caixas de papelão, plástico, e madeira. Claro que os apelos jamais são ouvidos por parte dos moradores da Capital, tanto os que residem próximos aos canais, como os que aparecem de outras regiões e, usando seu lado porco, jogam todo o lixo possível nestes locais. O que se assiste, todos os anos, é o entupimento de vários destes córregos que atravessam a cidade, com o uma sucessão de alagações, atingindo centenas de famílias. Muitas delas, aliás, culpadas por não protegerem os canais próximos e, pior, os usarem como lixeira. Não é incomum se ver, dentro de uma casa, jogado pelas águas, um móvel que o próprio morador jogou fora. Muitos continuam com a prática, mesmo já tendo sofrido várias alagações. Pela enésima vez, a Secretaria de Obras da Prefeitura está realizando a limpeza dos principais canais da cidade e, outra vez, pedindo o apoio da população, para que não use os canais como depósito de lixo e de bugigangas. Será que dessa vez, a burrice repetida tantas vezes vai, finalmente acabar?

PERGUNTINHA

Na sua opinião, qual o maior evento da história deste nosso querido Brasil, nestes 200 anos da Independência que vamos comemorar em setembro?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Startup da Amazônia reforça sua liderança estratégica com ex-diretores do SEBRAE Rondônia

A parceria une inovação, gestão e impacto socioambiental, com foco na expansão estratégica da startup e no desenvolvimento de projetos regenerativos, incluindo a transformação da ABAV Expo 2026 em um evento sustentável de referência nacional.
L
Mercosul e Canadá retomam negociações por acordo de livre comércio

Mercosul e Canadá retomam negociações por acordo de livre comércio

Diálogo em Brasília visa atualizar entendimentos e impulsionar o comércio bilateral; temas incluem acesso a mercados, propriedade intelectual e meio ambiente.
L
Censo 2022 revela desigualdade de renda entre indígenas e regiões

Censo 2022 revela desigualdade de renda entre indígenas e regiões

Dados do IBGE mostram que 41% da população indígena vive com renda inferior a 1/4 do salário mínimo; Norte e Nordeste apresentam as menores rendas médias per capita no país.
L

Vaga de emprego para Sinaleiro em Porto Velho, Salário R$ 1.583,00

Empresa da construção civil está contratando sinaleiros para atuar no controle de tráfego em obras de Porto Velho, com benefícios e plano de saúde.
L
Renata Velloso recebe título de Cidadã Honorária em Porto Velho

Renata Velloso recebe título de Cidadã Honorária em Porto Velho

Médica oftalmologista será homenageada pela Câmara Municipal no dia 10 de outubro por sua contribuição significativa para a saúde ocular rondoniense.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

AGENDA NEWS: Bruno Ferreira e a trajetória saborosa do Buba Burgers

Em três anos, Bruno transformou uma barraca em eventos locais em uma hamburgueria consolidada, conquistando paladares com receitas únicas e ingredientes de qualidade.
L
Governo do Brasil causa R$ 500 milhões em prejuízo ao garimpo na Terra Yanomami

Governo do Brasil causa R$ 500 milhões em prejuízo ao garimpo na Terra Yanomami

Operações integradas protegem povos indígenas e combatem mineração ilegal na Amazônia
L

Deputados de Rondônia dizem “não” a novo pacote de impostos do Governo Lula

A Câmara dos Deputados rejeitou a MP 1303/2025, que previa aumento de tributos em setores estratégicos para garantir a meta fiscal de 2026. Sem a medida, o governo avalia cortes que podem atingir emendas parlamentares, enquanto o tema também é analisado pelo STF.
L
Brasil recebe primeira remessa de fomepizol, antídoto contra intoxicação por metanol

Brasil recebe primeira remessa de fomepizol, antídoto contra intoxicação por metanol

Ministério da Saúde distribui 1,5 mil unidades do medicamento, priorizando estados com maior número de casos.
L

Giro News: entrevista com o vereador Dr. Gilber Mercês em Porto Velho

Acompanhe uma entrevista exclusiva com o vereador Dr. Gilber
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Ajudante em Porto Velho, Salário R$ 1.985,07

Empresa da construção civil está contratando ajudantes para atuar em diversas frentes de serviço em Porto Velho, com benefícios e plano de saúde.
L

Vaga de emprego para Rasteleiro em Porto Velho, Salário R$ 2.100,00

Empresa da construção civil está contratando profissionais para atuar como rasteleiro em Porto Velho, com benefícios e plano de saúde incluídos.
L

Vaga de emprego para Motorista Pesado em Porto Velho, Salário R$ 2.850,00

Empresa da construção civil está contratando motoristas com CNH D ou E para operar caminhões basculantes em Porto Velho. A vaga oferece salário fixo, cesta básica, refeições na obra e seguro de vida.
L

Farina’s Pães abre 2 vagas para Auxiliar de Produção em Porto Velho, Salário R$ 1.804,00

A empresa busca profissionais para atuar na linha de produção em tempo integral, com turno das 12h às 22h, no bairro Cuniã, em Porto Velho, RO.
L

PRG Climatização abre vaga para Estoquista em Porto Velho, Salário R$ 1.688,00

A empresa busca profissionais com experiência em controle de estoque e conhecimento básico em informática para atuar em tempo integral no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa anuncia mutirão do INSS com 242 vagas para Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Dra. Taíssa anuncia mutirão do INSS com 242 vagas para Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Ação busca reduzir a fila de perícias médicas e ampliar o acesso a benefícios sociais para comunidades indígenas, ribeirinhas e moradores da região.
L
Agora é Lei! Deputada Dra. Taíssa garante incentivo à prática do xadrez nas escolas estaduais de Rondônia

Agora é Lei! Deputada Dra. Taíssa garante incentivo à prática do xadrez nas escolas estaduais de Rondônia

A Lei 6.166/2025, sancionada pelo governador do estado, é de autoria da deputada Dra. Taíssa Sousa e reconhece o xadrez como instrumento pedagógico no desenvolvimento dos estudantes.
L
Dra. Taíssa solicita reparo urgente de bueiro danificado em Extrema

Dra. Taíssa solicita reparo urgente de bueiro danificado em Extrema

Deputada pede ação imediata do DER para garantir segurança e trafegabilidade na Linha 3, Km 13, no distrito de Extrema, em Rondônia.
L
Dra. Taíssa solicita curso “Acelero Enem” e Escola do Legislativo leva projeto inédito para Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita curso “Acelero Enem” e Escola do Legislativo leva projeto inédito para Guajará-Mirim

Iniciativa vai preparar estudantes da região para o Enem com aulas especiais, professores capacitados e conteúdo atualizado, fortalecendo o acesso à educação no interior do estado.
L
Luís Roberto Barroso anuncia que deixará o cargo de ministro do STF

Luís Roberto Barroso anuncia que deixará o cargo de ministro do STF

Magistrado fez o anúncio em sessão nesta quinta-feira, logo após deixar a presidência da Corte e ser alvo de sanções do governo dos Estados Unidos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado que planejava vingança pela esposa baleada é preso após ataque a tiros no bairro Lagoa

Apenado que planejava vingança pela esposa baleada é preso após ataque a tiros no bairro Lagoa

A ocorrência foi registrada na Rua Corvina, bairro Lagoa, zona Leste de Porto Velho.
12
Equipe do sargento Machado estoura boca de fumo em distribuidora de fachada na zona Leste

Equipe do sargento Machado estoura boca de fumo em distribuidora de fachada na zona Leste

Ação do 5º Batalhão, setor 14, comandada pelo sargento Machado, resultou na prisão de um suspeito por tráfico de drogas na Rua 8 de Setembro, bairro Rosalina Gomes, em Porto Velho.
10
Motociclista morre em grave acidente na BR-364 em Candeias do Jamari

Motociclista morre em grave acidente na BR-364 em Candeias do Jamari

As primeiras informações dão conta que o motociclista em uma Honda 650 cilindradas teria batido violentamente na lateral de um taxi que saiu de repente do acostamento, e com a forte colisão morreu na hora.
18
Polícia Civil prende autores de homicídio em Porto Velho

Polícia Civil prende autores de homicídio em Porto Velho

O DHPP esclareceu a morte de A F da S G, encontrado em matagal; dois maiores e um adolescente foram identificados como autores do crime cometido a pauladas.
10
Acusado de participação em assassinato a pauladas é preso pelo DHPP em Porto Velho

Acusado de participação em assassinato a pauladas é preso pelo DHPP em Porto Velho

O crime ocorreu em uma “boca de fumo” na mesma região. Após matar Anderson F. S., os suspeitos teriam enrolado o corpo em um lençol e uma manta de telhado.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AROM anuncia 2º Encontro de Prefeitos com foco em IA e inovação

AROM anuncia 2º Encontro de Prefeitos com foco em IA e inovação

Evento em Porto Velho discutirá como inteligência artificial e tecnologia transformam a gestão pública municipal.
L
Fernando Von Noble representará Ji-Paraná na Conferência Estadual de Cultura

Fernando Von Noble representará Ji-Paraná na Conferência Estadual de Cultura

Escritor e filósofo foi eleito delegado da Literatura durante a 6ª Conferência Municipal de Cultura de Ji-Paraná.
L
Líder do Hamas afirma que guerra em Gaza está encerrada

Líder do Hamas afirma que guerra em Gaza está encerrada

Khalil Al-Hayya diz ter recebido garantias dos EUA e mediadores; acordo prevê cessar-fogo permanente, retirada de Israel, libertação de reféns e prisioneiros palestinos.
L
Trump anuncia que reféns em Gaza serão libertados na próxima semana

Trump anuncia que reféns em Gaza serão libertados na próxima semana

Presidente dos EUA espera cerimônia de assinatura do acordo no Egito; Hamas afirma ter garantias de fim permanente da guerra e libertação de 20 reféns vivos.
L
CAIXA lança premiação para iniciativas de destaque em PPPs e concessões no país

CAIXA lança premiação para iniciativas de destaque em PPPs e concessões no país

Prêmio CAIXA PPP reconhece projetos e lideranças que promovem inovação, sustentabilidade e equidade.
L
Oficinas gratuitas de pintura em lenços unem arte e acolhimento no Outubro Rosa em Vilhena

Oficinas gratuitas de pintura em lenços unem arte e acolhimento no Outubro Rosa em Vilhena

Iniciativa do Studio 11 oferece atividades criativas e fortalece a autoestima feminina a partir de 13 de outubro
L
Falta um mês para o primeiro dia de provas do Enem 2025

Falta um mês para o primeiro dia de provas do Enem 2025

Exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção de três municípios do Pará que terão datas diferenciadas.
L
O Censo 2022, divulgado pelo IBGE, revela que as mulheres continuam em desvantagem no mercado de trabalho, mesmo possuindo maior nível de instrução. Enquanto 62,9% dos homens acima de 14 anos estavam ocupados, apenas 44,9% das mulheres exerciam algum trabalho. Dessa forma, apesar de representarem 52% da população, as mulheres correspondiam a 43,6% da força de trabalho em 2022. A predominância feminina ocorre em apenas três grandes grupos de ocupação: profissionais das ciências e intelectuais, trabalhadores de apoio administrativo e trabalhadores de serviços, comércio e mercados. Já nos setores de operadores de máquinas, montagem e forças armadas, policiais e bombeiros militares, a presença feminina é menor. Por atividades, 93,1% dos serviços domésticos são desempenhados por mulheres, que também são maioria na saúde humana, serviços sociais e educação. ________________________________________ Desigualdade de rendimentos Os dados mostram diferença salarial significativa entre homens e mulheres. A média masculina foi de R$ 3.115, enquanto a feminina ficou em R$ 2.506, diferença de R$ 609. A discrepância aumenta entre os trabalhadores com ensino superior completo: homens ganhavam em média R$ 7.347, enquanto mulheres recebiam R$ 4.591, cerca de 60% do valor masculino, apesar de 28,9% das mulheres possuírem ensino superior, contra 17,3% dos homens. A análise por cor ou raça também evidencia desigualdade. Trabalhadores indígenas recebem R$ 1.653, pretos R$ 2.061, brancos R$ 3.659 e pessoas amarelas R$ 5.942. Entre trabalhadores com ensino superior, indígenas ganham menos da metade das pessoas amarelas (R$ 3.799 contra R$ 8.411), e pretos recebem R$ 4.175 contra R$ 6.547 dos brancos. O nível de instrução também influencia na desigualdade: entre brancos e amarelos, mais trabalhadores têm ensino superior do que sem instrução ou com ensino fundamental incompleto. Entre pretos, pardos e indígenas, ocorre o contrário, com 34,7% dos indígenas sem conclusão do ciclo básico e apenas 12,4% com ensino superior completo.

Censo 2022: mulheres têm mais escolaridade, mas recebem menos que homens

Apesar de serem maioria da população, mulheres representam menos da metade da força de trabalho e enfrentam desigualdade salarial.
L
Jirau Energia leva inovação para Feira do Estudante em Porto Velho

Jirau Energia leva inovação para Feira do Estudante em Porto Velho

Empresa patrocinou o evento e apresentou o projeto Jirau Itinerante, reforçando o compromisso com a educação e o futuro das novas gerações em Rondônia.
L
Câmara aprova urgência para votação de projetos com foco em educação

Câmara aprova urgência para votação de projetos com foco em educação

Propostas poderão ir direto ao plenário, sem passar por comissões, e devem ser votadas ainda em outubro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.