No Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2021, sondagem que acontece anualmente desde 2011 pelo Portal dos Jornalistas e pelo newsletter Jornalistas&Cia, divulgou esta semana a lista dos jornalistas que tiveram suas reportagens vencedoras em premiações de grande importância de Norte ao Sul do Brasil.
Neste primeiro momento dos +Premiados Jornalistas do Ano, o editor do portal Fernando Soares, descreve o ano como o de retomada das premiações de forma surpreendente “depois de um 2020 escasso, quando pelo menos 40 iniciativas tradicionais suspenderam suas atividades por conta da pandemia da Covid-19”.
Desde a criação do Ranking dos mais Premiados da Imprensa Brasileira, em 2011, a jornalista Eliane Brum, do periódico espanhol EL PAÍS vem mantendo no protagonismo entre os mais vitoriosos profissionais da imprensa nacional.
De Rondônia, o jornalista Emerson Barbosa, do site Eletrônico News Rondônia aparece entre os 164 jornalista na classificação nacional, ele ocupa a posição de 142ª, com 30 pontos. Este ano o profissional desbancou nomes importantes da grife eixo Sul Sudeste como Evaristo Costa ex-CNN Brasil e Maria Júlia Coutinho a (Majú) da Rede Globo.
Segundo o editor do Portal e idealizador do concurso, Fernando Soares, o rondoniense ocupa a 6ª categoria na Região Norte, acompanhado de nomes de peso como Eliane Brum (EL País Brasil). Na classificação por estado, Emerson Barbosa segue na 1ª posição entre os jornalistas de Rondônia.
Este ano o profissional foi por duas vezes campeão durante o 10º Prêmio Ministério Público de Rondônia de Jornalismo vencendo as categorias Patrimônio Público com a reportagem MP-RO “O “ABC da Corrupção” e Segurança Pública com a grande série MP-RO Feminicídio “Até que a Morte nos Separe”.
De acordo com Fernando Soares, o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira analisa os resultados de quase 200 prêmios de jornalismo, do Brasil e do Mundo, e atribui pontuações aos jornalistas para cada premiação conquistada.
Os pontos variam de 10 a 100, de acordo com relevância histórica, amplitude de temas e abrangência geográfica, e são considerados na totalidade para premiações individuais, e pela metade para trabalhos em equipes, explica.
Fernando destaca que "Vale lembrar que todas as informações contidas no ranking são inseridas a partir de uma dupla conferência, que analisa o resultado oficial divulgado pelas organizações dos prêmios e compara com as reportagens premiadas, aumentando a precisão em relação aos jornalistas consagrados, principalmente em caso de reportagens em equipe”, finaliza.