Nesta semana o superintendente da Funasa de Rondônia, João Siqueira, autorizou para licitação um sistema de água no município de Alta Floresta, na qual, tinha convênio parado a mais de 2 anos, devido, problemas diversos. O projeto será licitado no início de janeiro e tem como objetivo atender a população da região.
Foi assinado também nesta semana um termo de cooperação técnica de 11 saltas-z para os municípios de Colorado do Oeste, Corumbiara, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Machadinho do Oeste, Theobroma e a capital do Estado será contemplada por 2 kits a pedido do vereador Raí.
Esse é mais um projeto da Funasa, na qual, consiste em levar água tratada para todo o Estado de Rondônia até o ano de 2033, seguindo a lei do saneamento básico 14.026. Esses municípios juntamente com as comunidades indígenas de Arara e Cacoal serão contemplados, além de que a cidade de Ji-Paraná e as comunidades Roosevelt e Sakyrabiar serão atendidas, devido, pedido do Deputado Expedito Netto.
De acordo com João, salta-z é um sistema simplificado de tratamento de água para pequenas comunidades de até 5 mil habitantes. Está ação, além de levar água tratada para a população, ajuda na prevenção de doenças como cólera, diarreia, desidratação, vômito e dores de cabeça. Ao todo, as ações desta semana visam atender com água tratada 35 mil pessoas no próximo ano.