SÁBADO, 27/09/2025

Operadores de drone treinados pela Casa Militar põem tecnologia a serviço da Segurança Pública

O agente de segurança domina o planejamento de uma operação de segurança e atua como piloto num voo realizado com drone.

Publicado em 

A Casa Militar do Governo de Rondônia formará na próxima sexta-feira (19) a primeira turma de 15 operadores de drone em órgãos de segurança pública, uma de suas atuais prioridades. O curso denominou-se Operações de Segurança com Drones.

A primeira turma é constituída por agentes penitenciários, bombeiros, policiais federais, militares e rodoviários. Em 70 horas, eles aprenderam a manusear o drone em aulas práticas no Estádio Aluízio Ferreira e a distância. As aulas práticas foram dadas pelo cabo PM Souza Lima, com a coordenação do capitão PM Rodrigo Nunes.

“Desenvolvemos um ambiente virtual de aprendizado para a fase à distância, com legislação, videoaulas e outros informativos; o formando sai do curso com carteira de piloto autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, disse o capitão Rodrigo

O agente de segurança domina o planejamento de uma operação de segurança e atua como piloto num voo realizado com drone.

Após um tempo, o drone foi reformulado para uso doméstico e hoje é bem popularizado, seja para trabalho audiovisual, inspeções, ajudas humanitárias, mapeamento, dentre outras tarefas. São realidades da vida moderna e têm, principalmente, se multiplicado dentro da Segurança Pública.

“O drone é sensível e útil para ser usado em segurança pública, todos aprendem a utilizá-la”, avalia o gerente de segurança da Casa Militar, tenente Gleidson Benfica, um dos instruídos no curso.

Segundo o capitão Silva Nunes, na missão de promover a segurança pessoal e patrimonial dos titulares do Poder Executivo Estadual, a Casa Militar presta assistência ao governador do Estado, no trato e na apreciação de assuntos de natureza militar, e dá segurança à visita de autoridades. “Desta maneira, o órgão valoriza os policiais, melhorando sua capacitação técnica-profissional”, explica.

“Não se trata somente de aprender a pilotar e utilizar os recursos de um drone, mas sim, utilizá-los de forma estratégica, aplicando cada recurso específico em determinadas situações ou ocorrências, de acordo com suas peculiaridades”, observou o instrutor cabo Souza Lima.

O treinamento possibilitou aos agentes de seguranças das mais diversas áreas conhecerem a legislação brasileira que regulamenta operações realizadas com drones, e assim, realizarem voos conforme os requisitos legais. Também implicou conhecimento do acesso ao espaço aéreo quanto às certificações do próprio piloto e aeronaves.

PASSADO E O PRESENTE

“Graças ao desenvolvimento tecnológico e populacional das derradeiras décadas, as Aeronaves Remotamente Pilotadas, ou Remotely Piloted Aircraft em inglês, foi criado na década de 1960 para fins militares, quando a Marinha experimentava novas tecnologias e somente na década de 1970 que começou a ser utilizado em operações militares”, constatou o instrutor.

Mais de quatro décadas atrás, no extinto Território Federal de Rondônia, o Projeto Radam (Radar na Amazônia) era pioneiro do governo brasileiro  para a pesquisa de recursos naturais. Organizado pelo Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM) do Ministério das Minas e Energia, com recursos do Plano de Integração Nacional, o uso do radar de visada lateral (SLAR – side-looking airborne radar) representava um avanço tecnológico. Sendo um sensor ativo, a imagem podia ser obtida tanto durante o dia quanto à noite e em condições de nebulosidade, devido às microondas penetrarem na maioria das nuvens.

O Radam foi criado em outubro de 1970, dando prioridade à coleta de dados sobre recursos minerais, solos, vegetação, uso da terra e cartografia da Amazônia e áreas adjacentes da região Nordeste. Em junho de 1971 iniciou-se o aerolevantamento. Era comum o trânsito de tripulações do Serviço Geográfico do Exército em Porto Velho; vinham de Porto Alegre (RS).

Devido aos bons resultados do projeto, em julho de 1975 o levantamento de radar foi expandido para o restante do território nacional, visando o mapeamento integrado dos recursos naturais e passando a ser denominado Projeto RadamBrasil.

Nesses projetos, a plataforma utilizada foi um avião Caravelle, com altitude média de 11 quilômetros e velocidade média de 690 km/h, tendo como sistema imageador o GEMS (Goodyear Mapping System 1000), operante na banda X (comprimentos de onda próximos a três centímetros e frequência entre oito e 12,5 GHz).

Atualmente, o veículo drone identifica características de regiões brasileiras voando mais baixo, e com maior facilidade para o êxito de suas filmagens.

O QUE SÃO

Drones são veículos aéreos não tripulados. Seu nome é dado devido ao barulho característico das hélices do helicóptero ao rotacionarem. Se traduzido do inglês, drone corresponde a zangão. Eles não se configuram em formato de avião, possuem no mínimo três hélices com o sentido do vetor força direcionado para cima, embora haja exceções à regra: drones de asa fixa.

Classificam-se conforme a funcionalidade, número de hélices, configuração das hélices e formato. Motores e o número de hélices do drone estabelecem dois fatores: capacidade de carga e velocidade. Essas grandezas são inversamente proporcionais, logo, se tivermos alta capacidade de carga, a velocidade será reduzida, tal como o inverso se faz verdadeiro.

O INSTRUTOR

Policial militar desde 2007, o Souza Lima é graduado em informática, analista de redes de computadores; pós-graduado em metodologia do ensino superior e inovações curriculares; pós-graduado em gestão de riscos e cibersegurança; pós-graduado em gestão em redes de computadores; pós-graduado em segurança pública; especializado em engenharia de sistema.

Tem certificado Microsoft MCP, experiência em planejamento e análise dos segmentos educacionais, tecnologias educacionais, educação a distância e temática ambiental. Atuou como docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) em cursos técnicos concomitantes ao ensino médio no campus Avenida Jorge Teixeira, e docente na Universidade Norte do Paraná (Unopar) em cursos de ensino superior no campus da Rua Matrinchã.

No ritmo frenético do avanço tecnológico, capacitou-se no segmento de Aeronave Remotamente Pilotada. E assim, ministra cursos avançados para pilotar de drone DJI; para levantamentos técnicos, SIG com ArcGis, mapeamento aéreo e topografia; e aerofotogrametria com drone.

Atualmente, dedica-se a pesquisas nas áreas de desenvolvimento de softwares para o setor onde está lotado e estuda fotogrametria com drones, sensoriamento remoto e técnicas de processamento digital de imagens.

Texto: Montezuma Cruz

Fotos: Nilson Santos

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Documentário sobre Festa do Divino é exibido em escolas de Rondônia

Documentário sobre Festa do Divino é exibido em escolas de Rondônia

O curta-metragem “Vozes do Divino” retrata a tradição da Comunidade Quilombola de Santa Cruz e foi apresentado para cerca de 500 alunos em Vilhena e Pimenteiras do Oeste.
L
INSS faz mutirão de perícias médicas em 35 cidades com foco em telemedicina

INSS faz mutirão de perícias médicas em 35 cidades com foco em telemedicina

A iniciativa do Ministério da Previdência Social visa realizar mais de cinco mil atendimentos neste fim de semana, utilizando a perícia conectada para reduzir a espera e evitar deslocamentos.
L
Hidrogênio verde no Brasil: potencial enfrenta altos custos e desafios de infraestrutura

Hidrogênio verde no Brasil: potencial enfrenta altos custos e desafios de infraestrutura

Apesar das vantagens do Brasil em energia renovável, a produção do hidrogênio verde ainda esbarra na falta de regulamentação clara, alto custo de equipamentos e dificuldades na manutenção da pureza do gás.
L
Classificação de Antifa como terrorista nos EUA aumenta repressão política

Classificação de Antifa como terrorista nos EUA aumenta repressão política

Pesquisadores internacionalistas brasileiros alertam que o decreto assinado por Donald Trump suspende o direito constitucional de protesto e equivale a práticas de governos ditatoriais.
L
Centro do banco de trás é o lugar mais seguro para crianças no carro

Centro do banco de trás é o lugar mais seguro para crianças no carro

Transportar o menor no meio do banco traseiro, em dispositivo de segurança adequado, pode aumentar em 24% a proteção da criança em caso de acidente.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Entrevista com Rodrigo da Silva Ribeiro

No próximo sábado, dia 27, às 11h, o programa Momento Agro recebe Rodrigo da Silva Ribeiro
L
Crime de furto de energia oito pessoas são presas em Rondônia em um único dia

Crime de furto de energia: oito pessoas são presas em Rondônia em um único dia

Operações da Polícia Militar resultaram em seis prisões em Porto Velho e outras duas em Cacoal, onde criminosos chegaram a furtar 1.200 metros de cabos da rede elétrica
L

Gospel News – Entrevista com Pr Rogleson Lourenço

No próximo sábado, dia 27, às 10h, o Gospel News recebe o Pr Rogleson Lourenço, líder da Igreja Nova Jerusalém Adonai, para uma conversa especial sobre fé e compromisso com a obra de Deus.
L
Onda bolsonarista perde força após condenação, avalia cientista político

Onda bolsonarista perde força após condenação, avalia cientista político

Para Gabriel Rezende, doutor pela PUC-Rio e autor de um novo livro, o populismo de direita no Brasil demonstra sinais de enfraquecimento e vive um momento de rearranjo político.
L

Sintonia 360: Gigante Vascaínos de Rondônia

No próximo sábado, dia 27, às 09h, o programa Sintonia 360 recebe Karpegiane Silva.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Seção Judiciária de Rondônia abre seleção pública para Programa de Residência Jurídica com bolsa de R$ 3 mil

Última semana de inscrições para o Programa de Residência Jurídica do TRF1 em Rondônia

Candidatos têm até as 16h de 29 de setembro para garantir participação no processo seletivo; bolsa é de R$ 3 mil mais auxílio-transporte
L
Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L

POLÍTICA

STF vai julgar vínculo empregatício de motoristas e entregadores de aplicativos

STF vai julgar vínculo empregatício de motoristas e entregadores de aplicativos

A Suprema Corte inicia na próxima quarta-feira (1º) a análise de duas ações da Rappi e Uber, que contestam decisões trabalhistas sobre a “uberização” e podem impactar 10 mil processos no país.
L
Ao lado de Michelle Bolsonaro, PL Mulher Rondônia se consolida como o maior movimento feminino partidário do estado

Ao lado de Michelle Bolsonaro, PL Mulher Rondônia se consolida como o maior movimento feminino partidário do estado

Encontro de mandatárias do partido, liderado por Sandra Melo, definiu metas e estratégias já para as eleições de 2026
L
Barroso afirma que STF pode reagir contra sanções dos EUA

Barroso afirma que STF pode reagir contra sanções dos EUA

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, disse que a Corte aguardará o fim do julgamento da trama golpista para avaliar possíveis medidas contra as sanções impostas pelos Estados Unidos.
L
Deputado Alex Redano indica institucionalização da Patrulha Rural como Política Pública em Rondônia

Deputado Alex Redano indica institucionalização da Patrulha Rural como Política Pública em Rondônia

Alex Redano defende que a Patrulha Rural seja institucionalizada como Política Pública em Rondônia, reforçando a segurança no campo.
L
Deputado Alex Redano garante exames de ressonância magnética no SUS em Ariquemes

Deputado Alex Redano garante exames de ressonância magnética no SUS em Ariquemes

A partir de contrato firmado pela Sesau, serviço de ressonância magnética será ofertado no IMEDI, beneficiando Ariquemes e o Vale do Jamari.
L
Publicidade

POLÍCIA

Cadeirante foragido por violência doméstica é recapturado pela PM na zona Leste

Cadeirante foragido por violência doméstica é recapturado pela PM na zona Leste

A prisão ocorreu na Rua Luís de Camões, bairro Aponiã, zona Leste da capital.
10
Foragido com mandado até 2027 é preso em bar de Porto Velho

Foragido com mandado até 2027 é preso em bar de Porto Velho

O homem era procurado por furto e foi detido por policiais militares do 5º BPM enquanto “tomava uma gelada” na Avenida Raimundo Cantuária, no bairro Tiradentes.
10
Fogo em carreta de milho na BR-364 é controlado por motoristas

Fogo em carreta de milho na BR-364 é controlado por motoristas

O princípio de incêndio atingiu os freios do cavalinho do veículo perto de Jaru, mas a ação rápida do caminhoneiro e de outros condutores impediu que a carga fosse destruída.
14
Soldado do Exército morre afogado no rio Mamoré em Guajará-Mirim

Soldado do Exército morre afogado no rio Mamoré em Guajará-Mirim

O militar Jesuino Gonçalves Martins Ferreira, de 19 anos, desapareceu durante momento de lazer com amigos e foi encontrado após seis horas de buscas.
18
Polícia prende assassino de homem atacado em Vilhena

Jovem é morto a tiros em Vila Nova Samuel

Diolino C. M., de 27 anos, foi encontrado caído na Linha Principal após moradores ouvirem disparos na noite de quinta-feira; o caso é investigado como homicídio.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dia Mundial do Turismo: Governo de Rondônia celebra diversidade cultural e natural do estado

Dia Mundial do Turismo: Governo de Rondônia celebra diversidade cultural e natural do estado

No Dia Mundial do Turismo, governo de Rondônia reforça políticas públicas e destaca atrativos culturais, gastronômicos e naturais do estado.
L
Dinamarca relata novos drones em bases militares; Alemanha reforça defesa aérea

Dinamarca relata novos drones em bases militares; Alemanha reforça defesa aérea

As Forças Armadas dinamarquesas confirmaram a observação de drones não identificados perto de instalações militares, o que eleva a tensão após a Dinamarca classificar incursões anteriores como o “ataque mais sério” à sua infraestrutura crítica.
L
Ladrões arrombam e furtam diversos comércios em Rolim de Moura

Ladrões arrombam e furtam diversos comércios em Rolim de Moura

Uma dupla criminosa tem agido durante a madrugada na cidade de Rolim de Moura, quebrando portas de blindex para invadir lojas e supermercados.
12
Carro bate em poste e é abandonado no Bela Vista em Vilhena

Carro bate em poste e é abandonado no Bela Vista em Vilhena

A Polícia Militar e a Energisa foram acionadas após o veículo Renault Duster ser encontrado logo depois da colisão, que causou a interrupção da energia na região.
10
Ladrão furta moto de funcionário após tentativa frustrada em Vilhena

Ladrão furta moto de funcionário após tentativa frustrada em Vilhena

O criminoso tentou levar outra motocicleta no estacionamento do supermercado, mas foi impedido por clientes antes de conseguir fugir com a Honda CG Fan 160.
14
PM prende dois jovens que duelavam com facões no meio da rua em Vilhena

PM prende dois jovens que duelavam com facões no meio da rua em Vilhena

Rapazes de 23 e 25 anos foram flagrados trocando golpes de “terçados” no bairro Marcos Freire, em Vilhena, após uma discussão que escalou para um confronto violento.
12
Vizinha acusa mulher de "estumar" cachorro para mordê-la e levar pedrada

Vizinha acusa mulher de “estumar” cachorro para mordê-la e levar pedrada

Vítima de 56 anos, moradora do Jardim Primavera, em Vilhena, foi mordida nos braços e abdômen pelo animal e atingida na cabeça com uma pedra.
10
Homem espancado por trans busca ajuda no Código Penal

Homem espancado por trans busca ajuda no Código Penal

Briga em Cerejeiras levantou dúvida legal: enquanto o homem espancado deve buscar proteção no Código Penal, a companheira, por ser mulher trans, é amparada pela legislação.
14
Mulher agredida se recusa a pedir medida protetiva

Mulher agredida se recusa a pedir medida protetiva

Vítima de 48 anos sofreu ferimento na cabeça após ser empurrada por companheiro durante briga, mas demonstrou medo de represálias do agressor.
12
Morador de rua é esfaqueado e pede ajuda em comércio de Vilhena

Morador de rua é esfaqueado e pede ajuda em comércio de Vilhena

Vítima acordou ferida com golpe de faca no abdômen, sem se lembrar do agressor nem do local do ataque; homem foi levado ao Hospital Regional.
10
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.