Manter uma relação de cuidado com o nosso corpo é fundamental. Manter uma boa higiene de sono, alimentação balanceada, realizar atividades que nos deem prazer, além das boas e velhas atividades físicas.
Cada corpo possui uma conformação única. Saber bem qual é o seu biotipo corporal é fundamental para reconhecer que exercícios são os mais adequados para a sua estrutura, bem como saber escolher o melhor suplemento alimentar. O biotipo considera fatores como constituição dos ossos, metabolismo, massa muscular, entre outros.
Cada tipo físico determinante determina como o nosso corpo vai responder a todos os estímulos. Você sabe quais são os três tipos de biótipos corporais existentes? Se não, confira mais sobre cada um deles a seguir!
Ectomorfo
As pessoas com esse biotipo apresentam peitoral reto, estrutura óssea pequena, ombros pequenos e metabolismo acelerado. Isso as faz ter mais dificuldade em ganhar peso em comparação aos outros biotipos e queimam calorias rapidamente.
Por isso, essas pessoas costumam precisar ingerir maior quantidade de calorias — contudo, de forma equilibrada a fim de nutrir o corpo com todos os nutrientes necessários. Para este biotipo, são aconselhados treinos curtos, porém de intensidade alta.
No que se refere à dieta, é recomendado aumentar o consumo de proteínas no cotidiano, especialmente carnes magras, além de gorduras saudáveis, frutas frescas, vegetais, leguminosas e cereais integrais.
Mesomorfo
Já as pessoas com biotipo mesomorfo apresentam estrutura óssea grande e mais massa muscular do que os ectomorfos. Este biotipo corporal tem facilidade em desenvolver hipertrofia muscular e metabolizar gordura. Além disso, apresentam peitoral largo, pouca gordura corporal e ombros largos.
Essas pessoas possuem um corpo mais troncudo e forte, com formato retangular e tem mais facilidade para a construir bem os músculos (podendo ter mais facilidade para atividades como fisiculturismo).
Para esse biotipo, são recomendados exercícios com peso, pois vão definir o músculo com facilidade, além de atividades cardiovasculares para a resistência. Apresentam mais facilidade para ganhar peso do que os ectomorfos.
Endomorfo
Quem possui um corpo endomorfo costuma apresentar as pernas largas e os braços magros, sendo que os membros inferiores são a região mais tonificada. Costumam ganhar gordura e músculo com mais facilidade, possuem um metabolismo mais lento. Os tipos de exercícios recomendados para quem tem esse biotipo são treinos de baixa intensidade e volume. O ideal é que eles sejam aumentados gradativamente.
Para a dieta, é melhor equilibrar bem o consumo de alimentos industrializados ou gordurosos e preferir o consumo de alimentos ricos em fibra (que ajudam a manter a saciedade por mais tempo e são ótimos para o bom funcionamento do intestino).
Como descobrir o meu biotipo?
Uma vez que você tem ideia das características de cada biotipo, uma pergunta comum é: como reconhecer o meu? É importante ter um acompanhamento profissional em todo esse processo.
Somente os aspectos visuais não são suficientes para definir o biotipo de uma pessoa. Além disso, é importante considerar o estilo de vida, a dieta, o tipo de exercício, sua frequência e intensidade.
No que se refere aos alimentos ingeridos, é preciso atenção, pois, enquanto alguns biotipos apresentam facilidade para o ganho de peso em forma de gordura, outros não ganham peso mesmo ingerindo mais caloria do que o comum, já que não possuem metabolismo acelerado.
É importante mencionar que, embora a atividade física e a dieta balanceada possam modificar a aparência física, isso não muda o biotipo (que é algo estrutural bastante definido pela genética). O que é recomendado fazer é explorar as possibilidades do seu biotipo a fim de manter a saúde sem agredir o seu organismo.