SÁBADO, 06/12/2025

Em destaque

Sete vão concorrer à reeleição para a câmara federal. Quais são as chances de cada um?

A partir de agora, não haverá mais coligações e os partidos podem lançar, cada um, apenas oito nomes mais um, para a disputa.

Publicado em 

Como ficará a disputa pelas oito cadeiras da Câmara Federal, com as mudanças na legislação eleitoral? A partir de agora, não haverá mais coligações e os partidos podem lançar, cada um, apenas oito nomes mais um, para a disputa. Quais as chances de reeleição para os oito que hoje estão ocupando as cadeiras da bancada federal na Câmara? A primeira informação é que, já definida, ao menos uma das componentes da bancada não concorrerá à reeleição. Jaqueline Cassol vai disputar a única vaga ao Senado. Dos demais sete, Lúcio Mosquini (reeleito com 38.518 votos em 2018), o líder da bancada e presidente regional do MDB, faz um mandato produtivo e é uma liderança consolidada na região de Jaru e área central do Estado. Tem chances reais de se reeleger para um terceiro mandato. Mariana Carvalho fez mais de 38 mil votos e, se repetir a performance, também pode chegar lá, outra vez. Ela tem um mandato muito positivo, atuando em várias áreas e se tornando um nome nacional. Se tiver o apoio de todo o seu partido, hoje com problemas internos em Rondônia, ela poderá, sim, atingir sua meta. Sílvia Cristina, de Ji-Paraná, parceira dos poderosos Gurgacz, cairá, repetirá ou crescerá em relação aos seus 33.038 votos conquistados no primeiro mandato? Se seu partido, o PDT, não tiver uma nominata forte, ela terá base para almejar sua reeleição?

Uma grande dúvida paira sobre Mauro Nazif (30.338 votos). Ele entrou na 25ª hora entre os eleitos, em 2018 e não se tem certeza se seu ninho principal de eleitores, o funcionalismo público, lhe garantirá a volta ao parlamento federal. É dúvida, neste quesito. Já Léo Moraes (69.565 votos, o mais votado entre todos), que sonha com o Governo do Estado, é muito provável que, lá na frente, se as pesquisas não lhe derem uma posição confortável na corrida pelo Palácio Rio Madeira/CPA, busque novo mandato. Tem um grande e fiel eleitorado na Capital e, só por isso, já poderia sair eleito de Porto Velho. Expedito Netto (39.953 votos), foi uma surpresa na eleição e também no mandato. Filho de peixe, seu pai Expedito Júnior é, ainda, uma das grandes expressões políticas do Estado. Netto criou sua própria grife política e tem chances de reeleição. O sétimo a tentar a reeleição é o Coronel Chrisóstomo (28.344 votos) que se elegeu na onda bolsonarista sendo aliado de primeira hora do governador Marcos Rocha, de quem hoje é inimigo político. Quais as chances reais do parlamentar? Não há elementos para se responder a essa pergunta, com segurança. Ele e seu grupo, contudo, estão otimistas. Então fica a questão: quantos dos sete políticos rondonienses que disputarão mais um mandato na Câmara voltarão? Só as urnas, em outubro de 2022, terão a resposta exata!

VEM MUITOS NOMES QUENTES DE TODO O ESTADO QUERENDO CHEGAR AO CONGRESSO

Quando se comenta sobre a disputa à Câmara Federal, é sempre bom lembrar que estão surgindo vários nomes, em todas as regiões do Estado, que almejam uma cadeira no parlamento nacional. As oito cadeiras são muito cobiçadas. Ainda não se confirma se Marinha Raupp voltará à disputa, mas se vier, é nome dos mais quentes. Entre os novos, pelo menos três surgem com possibilidades reais. O empresário de Porto Velho, Chico Holanda é um deles. O outro é o jovem empresário Bruno Scheid, bolsonarista de primeira hora, líder do setor do agronegócio da região de Ji-Paraná e uma nova liderança política que caminha para se consolidar. O advogado Breno Mendes, que disputou praticamente sem grandes apoios a Prefeitura de Porto Velho e somou mais de 25 mil votos, é outro que sonha ser deputado federal. O duas vezes prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, também está na lista. Vem muito mais gente por aí, incluindo ex-deputados, ex-prefeitos, ex-deputados estaduais e até vereadores. A relação será extensa e recém está começando a corrida.

PP, REPUBLICANOS E PL PODEM SE FUNDIR. COMO FICARÁ A QUESTÃO REGIONAL EM RONDÔNIA?

Depois da fusão do DEM e PSL, que resultou no novíssimo União Brasil (presidido aqui no Estado pelo governador Marcos Rocha), desenha-se uma nova fusão partidária. As conversas já iniciaram entre os comandos nacionais do PP, do PL e do Republicanos, para formar uma nova e poderosa sigla, de apoio total ao presidente Jair Bolsonaro, pelo que se ouve nos bastidores, já que o União Brasil, afora algumas lideranças regionais, como o próprio Marcos Rocha, anuncia oposição ao Presidente e seu governo. Aliás, caso se concretize esta nova fusão, as questões regionais também poderiam ser afetadas. Ela reuniria políticos do PP, do PL e do Republicanos. O PP e PL falam a mesma linguagem. Ivo Cassol preside o primeiro e seu aliado de primeira hora, Luiz Cláudio da Agricultura, é o presidente regional do PL. Mas e o Republicanos? Presidido pelo deputado estadual e presidente da Assembleia, Alex Redano, uma liderança política que cresce e se consolida no Estado, o partido é aliado a Marcos Rocha, ao menos até agora. Como ficaria essa relação, já que Cassol seria o nome ao Governo tanto do PP quanto do PL? Aguardemos para ver no que vai dar!

TÁTICA DE GUERRILHA E PONTES QUEIMADAS: OS INVASORES CONTINUAM NO ATAQUE

Continua a briga de gato e rato entre as autoridades do Estado, agindo com aval da Justiça e os membros dos grupos, alguns deles criminosos, que invadem propriedades em várias regiões. Desde o final de semana, pelo menos oito ações de reintegração de posse foram cumpridas pela Polícia Militar rondoniense, com apoio, à distância, da Força Nacional de Segurança. Todas as fazendas invadidas são da região de Mutum Paraná. A famigerada e perigosa Liga dos Camponeses Pobres (LCP) é quem comanda tudo. Quando há ações como essas, a tática dos invasores, alguns deles praticando atos terroristas, já é conhecida. A grande maioria se afasta, como se tivesse aceitado a decisão da Justiça e a cumprindo.

Dias depois eles voltam para onde estavam obrigando o dono da terra a iniciar tudo novamente, na Justiça, tentando nova reintegração. Outra tática é, num eventual enfrentamento, colocar crianças (inclusive bebês) e mulheres na linha de frente, para que os policiais desistam de atacar. Há ainda os que matam policiais; os que confrontam a polícia a tiros e os que queimam e destroem pontes, serram árvores para fechar estradas e usam várias outras táticas de guerrilha, ensinadas por especialistas. Enquanto isso, o Estado gasta milhões de reais em megaoperações que, em pouco tempo, terão que ser refeitas novamente. É uma vergonha a legislação brasileira, que, também no campo, é feita para proteger bandidos!

MDB ANDA OTIMISTA E JÁ TEM CERTEZA DE QUE CONFÚCIO SERÁ CANDIDATO AO GOVERNO

O MDB se movimenta em todo o Estado. O presidente regional, Lúcio Mosquini, atua em várias frentes, reunindo prefeitos e vereadores. Já há, na sigla, a certeza de que Confúcio Moura será o candidato ao Governo, embora ele próprio ainda faça mistério. No partido, contudo, não há mais dúvidas sobre isso. Nas muitas reuniões que têm comandado, Mosquini afirma ter sentido o entusiasmo dos emedebistas, de olhos voltados para a disputa de 22.  As ousadas metas do MDB são as de crescer cada vez mais; voltar ao Governo e, em 2024, aumentar significativamente o número de Prefeitos e membros das Câmaras de Vereadores. Dois nomes importantes do partido, que podem estar voltando para reforçar as bases e as relações de candidatos, são Valdir e Marinha Raupp. O ex-governador e ex-senador ainda não definiu seus rumo, mas Marinha pode mesmo aparecer como candidata a voltar à Câmara Feeral. O secretário-geral do MDB, José Luiz Lenzi, que tem percorrido vários municípios rondonienses, também anda muito entusiasmado com as chances do partido voltar ao poder, no Estado. Ele é um dos que tem certeza de que Confúcio será mesmo candidato.

DEPUTADO QUER QUE TEMPLOS E ENTIDADES ASSISTENCIAIS NÃO PAGUEM MAIS O ICMS

A Assembleia Legislativa começa a discutir, nos próximos dias, mais um projeto que, certamente, causará polêmica. O deputado Pastor Alex, do Republicanos, apresentou projeto que determina a suspensão de cobrança de ICMS aos templos de qualquer culto e entidades beneficentes de assistência,  em todo o Estado. Se passar pelo crivo do Parlamento e for sancionada pelo governador Marcos Rocha, os templos religiosos e entidades beneficentes, que prestam assistência social à sociedade rondoniense, serão isentas da cobrança do ICMS sobre o fornecimento de serviços como água, luz, telefone, internet, gás, dentre outros serviços prestados, que tenham a incidência do tributo.

O projeto, obviamente, não beneficia apenas o segmento evangélico, que o parlamentar representa na ALE, mas todas as opções religiosas. O tema deverá ser analisado sob vários prismas, inclusive dois importantes: o Estado não pode renunciar à receita é um deles e o outro é de onde surgirão os recursos que serão perdidos, caso a ideia do deputado seja posta em prática. Polêmica é o que não vai faltar…

LIBEROU GERAL EM PORTO VELHO, PELO SUCESSO DA VACINAÇÃO. MAS CUIDADOS SÃO MANTIDOS

Como havia anunciado dias atrás, o prefeito Hildon Chaves assinou decreto, que, na prática, libera praticamente tudo na Capital, desde que sejam mantidos os cuidados sanitários, ainda exigidos contra a pandemia. A fase Verde, agora em vigor, permite a reabertura total das atividades comerciais, educacionais, esportivas, religiosas e recreativas. Boates, por exemplo, poderão funcionar a pleno, assim como grandes shows, desde que os frequentadores comprovem estarem vacinados com as duas doses de qualquer dos imunizantes, aplicados pela Prefeitura. Há exigência também de higienização minuciosa do ambiente que receberá o público. Um dos motivos para a decisão foi de que a vacinação na Capital atingiu bem dos 50 por cento de pessoas, exigidos por decreto estadual, além de terem caído os números de contaminados e de óbitos pela doença. No Boletim 572, da quarta-feira, por exemplo, apenas 41 casos novos de contaminados e nenhuma morte. Aliás, no último mês, durante vários dias não foram registrado um só óbito na cidade.

VALE COMEMORAR: MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA JÁ RECEBEU DUAS VACINAS

Falando em vacinas, os números nacionais são alentadores. Quase 152 milhões e 500 mil receberam ao menos uma dose de algumas das vacinas aplicadas, representando 71 por cento de toda a população do país. E metade dos brasileiros, ou seja, 107 milhões, já tomaram as duas doses ou a única. Afora isso, outros 5 milhões e (100) pessoas já foram imunizadas com a terceira dose. Somando a primeira dose, a segunda, a única e a de reforço, já são praticamente 265 milhões de doses aplicadas desde o começo da vacinação no Brasil, em janeiro de 2021.

Esses números colocam o Brasil entre os países que mais vacinaram no mundo, mesmo que tenhamos alcançado quase 605 mil mortes, o que nos coloca na nona posição, entre todas as nações, no número total de óbitos, em relação a cada milhão de habitantes. Em Rondônia, desde o início da vacinação, os números do último boletim oficial apontam para, em dados não atualizados, 1 milhão e 152 mil vacinados com a primeira dose e outros 687 mil, somando 1 milhão e 838 mil vacinas já aplicadas.        

PERGUNTINHA

Com o relatório final pedindo a condenação do presidente Bolsonaro por nove crimes (eram onze, mas dois deles caíram fora) e o indiciamento de 69 pessoas, a CPI do Circo, relatada por Renan Calheiros, será ou não levada a sério pelos procuradores e pelos tribunais brasileiros?

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Autocuratela e testamento vital ajudam no planejamento pessoal e patrimonial

Autocuratela e testamento vital ajudam no planejamento pessoal e patrimonial

Instrumentos cartoriais garantem escolhas sobre saúde e bens, em vida ou após a morte.
L
Receita Federal alerta para golpes com uso de nome e CPF de contribuintes

Receita Federal alerta para golpes com uso de nome e CPF de contribuintes

Criminosos criam sites falsos que simulam cobranças oficiais; órgão orienta atenção redobrada.
L
Censo: 19% dos moradores de favela vivem em ruas onde carros não circulam

Censo: 19% dos moradores de favela vivem em ruas onde carros não circulam

A falta de acessibilidade nas vias afeta 3,1 milhões de pessoas nas comunidades, impossibilitando a passagem de veículos de emergência, caminhões de lixo e o acesso a serviços públicos.
L
Censo revela que 64% dos moradores de favela vivem em ruas sem árvores

Censo revela que 64% dos moradores de favela vivem em ruas sem árvores

O levantamento do IBGE, divulgado nesta sexta-feira, 5 de dezembro, aponta a desigualdade territorial, onde a falta de arborização atinge 10,4 milhões de pessoas que moram em comunidades.
L
Horóscopo de segunda-feira, 08/12/2025 traz energia de recomeços

Horóscopo de Sábado, 06/12/2025 indica ajustes e boas oportunidades

O horóscopo deste sábado, 6 de dezembro de 2025, traz tendências que influenciam energia, relações, ambiente familiar e decisões práticas, com orientações diretas para cada signo ao longo do dia.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nova geração do A60 reforça portfólio de articulados da Volvo CE

Pix supera 313 milhões de transações em um único dia

Sistema de pagamentos instantâneos bate recorde em volume e movimentação financeira.
L
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 12 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 12 milhões neste sábado

Apostas podem ser realizadas até 20h30 em lotéricas e pela internet
L
STF avança em decisão sobre benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

STF avança em decisão sobre benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

Corte forma maioria para garantir renda a mulheres afastadas do trabalho.
L
Copa do Mundo 2026: definidos todos os grupos da competição

Copa do Mundo 2026: definidos todos os grupos da competição

Sorteio coloca Brasil no Grupo C ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti.
L

Sintonia 360: Babby Teixeira Fotógrafa em Destaque

evolução da imagem digital e os bastidores de ensaios que emocionam e marcam histórias.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

TSE conclui teste público de segurança das urnas eletrônicas para 2026

TSE conclui teste público de segurança das urnas eletrônicas para 2026

Especialistas verificaram código-fonte, transmissão de votos e integridade dos equipamentos; tribunal reafirma segurança do sistema.
L
Retrospectiva – Atuação da deputada Dra. Taíssa Sousa pela melhoria e elevação da BR-425

Retrospectiva – Atuação da deputada Dra. Taíssa Sousa pela melhoria e elevação da BR-425

Nos últimos meses, a deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) vem intensificando sua atuação em defesa da melhoria da BR-425.
L
Playground no Bairro Jequitibá recebe recurso destinado pelo deputado Pedro Fernandes

Playground no Bairro Jequitibá recebe recurso destinado pelo deputado Pedro Fernandes

Playground será instalado com emenda de R$ 60 mil e reforça ações de lazer e convivência em Rolim de Moura
L
Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Sessão é marcada por silêncio do depoente, rejeição de convocações e debate acirrado entre base governista e oposição.
L
Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Atendendo ao pedido do vereador Dr. Gilber, a Seinfra de Porto Velho executa obras na Linha C-10, crucial para o escoamento da produção da agricultura familiar na zona rural.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM de Rondônia prende suspeito de homicídios em Ouro Preto do Oeste

PM de Rondônia prende suspeito de homicídios em Ouro Preto do Oeste

Micael B. foi capturado em um hotel de Ji-Paraná em ação da Polícia Militar, portando revólver calibre 38 e com mandado de prisão em aberto por investigações de homicídio.
10
Motocicleta furtada é recuperada abandonada às margens da BR-364

Motocicleta furtada é recuperada abandonada às margens da BR-364

Polícia localizou motocicleta Honda CG 160 Fan com registro de furto abandonada no quilômetro 415 da BR-364, próximo à Linha 630, no município de Jaru.
14
Pneu estoura e motorista perde controle de camionete na RO-303

Pneu estoura e motorista perde controle de camionete na RO-303

Acidente na RO-303, rodovia entre Rolim de Moura e Santa Luzia, fez camionete sair da pista após pneu estourar, mas motorista saiu ileso.
12
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Acidente ocorreu na Avenida São Luís, em Rolim de Moura, quando motorista de carro saía de estacionamento e atingiu motociclista, que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
10
Motociclista morre ao colidir contra muro da Secretaria de Obras

Motociclista morre ao colidir contra muro da Secretaria de Obras

Lucas Enrique dos Santos, que estava em Rolim de Moura a trabalho, não resistiu aos ferimentos após violenta colisão de sua motocicleta Yamaha Fazer contra o muro da Secretaria Municipal de Obras.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Livro traz textos de crianças palestinas afetadas pela guerra

Livro traz textos de crianças palestinas afetadas pela guerra

Obra visa sensibilizar jovens brasileiros e reverte lucros para educação na Cisjordânia e Gaza.
L
Agrotóxicos atingem população em vulnerabilidade, alertam especialistas

Agrotóxicos atingem população em vulnerabilidade, alertam especialistas

Documentário revela impactos para quem vive próximo a plantações e consome alimentos industrializados.
L
Pesquisador da Uerj defende monitoramento das trajetórias de ex-cotistas

Pesquisador da Uerj defende monitoramento das trajetórias de ex-cotistas

Sociólogo ressalta importância de analisar impacto das cotas na pós-graduação e no mercado de trabalho.
L
Cotas raciais da Uerj completam 22 anos e transformam trajetórias de vida

Cotas raciais da Uerj completam 22 anos e transformam trajetórias de vida

Ex-cotistas destacam impacto da política de ações afirmativas na educação e na carreira profissional.
L
Mais de 42 mil candidatos fazem prova discursiva do CNU 2025 neste domingo

Mais de 42 mil candidatos fazem prova discursiva do CNU 2025 neste domingo

Avaliação será aplicada em 228 municípios a partir das 13h
L
Brasil garante vaga nas quartas de final do Mundial de handebol feminino

Brasil garante vaga nas quartas de final do Mundial de handebol feminino

Seleção mantém 100% de aproveitamento após vitória sobre Angola
L
Petrobras inicia entregas do primeiro SAF produzido integralmente no Brasil

Petrobras inicia entregas do primeiro SAF produzido integralmente no Brasil

Combustível sustentável de aviação atende padrões internacionais e pode reduzir até 87% das emissões de CO₂.
L
Ancelotti afirma que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase da Copa 2026

Ancelotti afirma que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase da Copa 2026

Técnico destaca competitividade e próximos amistosos contra França e Croácia.
L
Moradores de Paraibuna e Itirapina podem solicitar saque do FGTS por calamidade

Moradores de Paraibuna e Itirapina podem solicitar saque do FGTS por calamidade

Benefício visa auxiliar vítimas de fortes chuvas nas cidades de São Paulo.
L
Brasil enfrenta França e Croácia em amistosos antes da Copa do Mundo de 2026

Brasil enfrenta França e Croácia em amistosos antes da Copa do Mundo de 2026

Seleção fará jogos preparatórios nos EUA contra rivais europeus.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.