QUINTA-FEIRA, 20/11/2025

Em destaque

Publicada decisão que declara inconstitucional lei sobre extinção de 11 unidades de conservação no Estado de Rondônia

Segundo o voto do relator, a Constituição Federal garante a todos o direito ao meio ambiente equilibrado e essencial a uma sadia qualidade de vida.

Publicado em 

O Tribunal Pleno do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, por intermédio de seus julgadores, declarou inconstitucional a Lei Complementar Estadual n. 999, de 15 de outubro de 2018, que extinguiu 11 Unidades de Conservação Ecológica no Estado de Rondônia (UCERO). O Poder Executivo Estadual enviou à Assembléia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) um projeto de lei para a extinção de apenas uma unidade de conservação denominada: Estação Ecológica Soldado da Borracha, porém a ALE acrescentou a extinção de mais 10 UCs.

O julgamento colegiado iniciou dia 6 de setembro, com o pedido de vista pelo desembargador Miguel Monico, e encerrou-se no dia 20 do referido mês de 2021. Já a publicação, no Diário da Justiça, foi nesta segunda-feira, 4, nas páginas 25 e 26.

Segundo o voto do desembargador Miguel Monico, relator do acórdão (decisão coletiva), no caso, movido pelo Ministério Público de Rondônia, tanto a unidade de conservação Soldado da Borracha, que o Executivo Estadual pedia a extinção, quanto às demais não podem ser extintas, visto que, segundo o voto, a referida lei está viciada formal e materialmente por não haver, no seu projeto, estudo técnico e consulta pública. Além disso, a referida lei viola as constituições Federal e de Rondônia, assim como leis federais, estaduais e ainda descumpre determinações do Tribunal de Contas.

Por isso, segundo o voto, “torna-se imperioso impor política pública de gestão socioambiental, com o objetivo de concretizar direitos e interesses ao meio ambiente equilibrado das presentes e futuras gerações, impedindo-se a extinção de unidades de conservação”.

A referida lei extinguiu as seguintes unidades: “Estação Ecológica Soldado da Borracha'', localizada nos municípios de Porto Velho e Cujubim (criada pelo Decreto n. 22.690, de 20 de março de 2018); Reserva de Desenvolvimento Sustentável Serra Grande, localizada no Município de Costa Marques (criada pelo Decreto n. 22.687, de 20 de março de 2018); Reserva de Desenvolvimento Sustentável Limoeiro, localizada no Município de São Francisco do Guaporé (criada pelo Decreto n. 22.686, de 20 de março de 2018); Área de Proteção Ambiental do Rio Pardo, localizada no Município de Porto Velho (criada pela LC 581/2010 e regulamentada pelo Decreto n. 22.680, de 20 de março de 2018);  Floresta Estadual do Rio Pardo, localizada no Município de Porto Velho (criada pela LC 581/2010 e regulamentada pelo Decreto n. 22.681, de 20 de março de 2018); Estação Ecológica Umirizal, localizada no município de Porto Velho (criada pelo Decreto n. 22.682, de 20 de março de 2018); Reserva de Fauna Pau D´Óleo, localizada no Município de São Francisco do Guaporé (criada pelo Decreto n. 22.683, de 20 de março de 2018); Parque Estadual Abaitará, localizado no Município de Pimenta Bueno (criado pelo Decreto n. 22.684, de 20 de março de 2018); Parque Estadual Ilha das Flores, localizada no Município de Alta Floresta d´Oeste (criada pelo Decreto n. 22.688, de 20 de março de 2018); Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Machado, localizada no Município de Porto Velho (criada pelo Decreto n. 22.685, de 20 de março de 2018); e Reserva de Desenvolvimento Sustentável Bom Jardim, localizada no Município de Porto Velho (criada pelo Decreto n. 22.689, de 20 de março de 2018)”.

Relevância das unidades de conservação

O voto didaticamente, em mais de 50 páginas, relata as garantias legais e constitucionais sobre a preservação do meio ambiente, assim como discorre sobre a sua relevância para manutenção da vida humana; da flora e fauna e da economia sustentável. Com relação à flora e à fauna, muitas já estão na fase de extinção ou foram extintas pela busca, com a quebra de regras legais e constitucionais, incessante do valor econômico sobre a vida em um ambiente saudável.

Segundo o voto do relator, a Constituição Federal garante a todos o direito ao meio ambiente equilibrado e essencial a uma sadia qualidade de vida. Para tal garantia a Carta Magna impõe ao poder público o dever de defender o meio ambiente limpo e saudável para as presentes e futuras gerações, por ser um direito fundamental imprescritível e inalienável.

Com fácil entendimento, o voto explica que o poder público, em vez de extinguir, deve ter “um olhar para o passado no sentido de recuperar o que foi destruído, assim como, um olhar para o futuro e preservar o que ainda existe de salubridade ambiental”.

Com relação a isso, o voto destaca que a Constituição Federal de 1988 estabeleceu um modelo de Estado socioambiental de direito, que supera os modelos de Estado Liberal e de Estado Social; e coloca o meio ambiente saudável e sustentável “no epicentro das ações e decisões do Poder Público em seus três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário”.

Narra ainda que é um dever constitucional do Estado criar áreas ambientais protegidas, de forma progressiva, com medidas para “conter a extinção massiva da biodiversidade em pleno curso na atualidade”.

Para o relator, “a Unidade de Conservação representa expressão legítima e legal dos poderes, que foram conferidos constitucionalmente ao legislador que as criou, de forma que a extinção causaria inegável prejuízo ao meio ambiente, notadamente por conter espécies ameaçadas de extinção e por ter a criação da UC representado lídimo exercício do poder/dever de combate ao desmatamento pelo Poder Público”.

Sobre o papel legislativo, o voto explica que ao Estado-Legislador impõe-se deveres gerais de proteção ambiental do Estado, consistente em elaborar a legislação ambiental, tendo como premissa o regime constitucional e infraconstitucional (constituição e leis), com dever de progressividade e proibição de retrocesso.

No caso das extinções das unidades de conservação no Estado de Rondônia, “a lei em referência não traz desenvolvimento sustentável, mas prevalência de interesses econômicos de uma maioria ocasional, que causa desequilíbrio ao meio ambiente e prejuízo à coletividade (que é) beneficiada com um direito fundamental das presentes e futuras gerações”.

Citando os artigos legais e constitucionais, o voto explica que “sob pena de afronta ao artigo 225, §1º, III, da Constituição Federal, e dos artigos 218 e 219, I e VII, da Constituição Estadual”, após a criação de uma Unidade de Conservação fica proibida qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos de tal unidade.  Na explicação contínua, o voto narra que no Estado de Rondônia “há um déficit de proteção ambiental, porém pode ser melhorado com a implantação da Estação Ecológica Soldado da Borracha”.

A decisão do Tribunal Pleno foi por maioria, nos termos do voto do desembargador Miguel Monico, tendo cinco votos contrários apenas em relação à Estação Ecológica Soldado da Borracha.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mariana Belandi destaca empreendedorismo e apresenta o podcast Bora Alí no Giro News

No Giro News, a empresária Mariana Belandi compartilhou sua trajetória, falou sobre sua atuação no empreendedorismo e detalhou o propósito do novo podcast Bora Alí, voltado a valorizar Rondônia e quem constrói o estado.
L

Conexão RH recebeu Elton Vieira, esporte e saúde em foco

No Conexão RH, Elton Vieira compartilhou experiências, aprendizados e alertas sobre saúde, prevenção e esporte em uma conversa leve e inspiradora.
L
Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Iniciativa vai beneficiar 50 alunos com atividades culturais no bairro Cristo Rei.
L
Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré inicia programação especial do feriado com quatro dias de música ao pôr do sol

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré inicia programação especial do feriado com quatro dias de música ao pôr do sol

De quinta a domingo, o Palco Pôr do Sol recebe artistas da cena musical da capital, sempre das 18h às 21h. A programação é patrocinada pela Coronel Church.
L
Área plantada para a safra cresce mais de 20% em Rondônia e acende alerta para riscos com maquinários próximos à rede elétrica

Área plantada para a safra cresce mais de 20% em Rondônia e acende alerta para riscos com maquinários próximos à rede elétrica

A proximidade de colheitadeiras, tratores, pulverizadores e outros equipamentos com cabos e postes de energia elétrica exige muita atenção. Antes de iniciar qualquer atividade, é fundamental planejar as operações, verificar a altura dos maquinários e identificar a localização das redes elétricas na área de trabalho.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir de 1º de maio de 2026, conforme cronograma de modernização e combate a fraudes divulgado pelo Ministério da Gestão.
L
Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

O novo boletim do Ministério da Saúde confirma o aumento para 16 do número de vítimas fatais por intoxicação por metanol e registra 62 casos confirmados no país.
L
Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Abertura oficial do Porto Velho Luz acontece às 19h, com presença do prefeito Léo Moraes, e reúne música, atrações infantis e atividades culturais organizadas pela Funcultural.
L

IFRO projeta R$ 82 milhões em investimentos para o próximo ano e abre 3.704 vagas: Confira entrevista exclusiva com o Reitor no Giro News

Em entrevista ao Giro News, o reitor Moisés José Rosa Sousa apresenta obras concluídas, novos campi, 3.704 vagas para 2026 e projetos que aproximam o IFRO da população de todo o estado.
L

COP30, 19/11: Brasil pressiona por acordo antecipado; coalizão de 80+ países cobra roteiro para fim dos fósseis

Lula e Guterres intensificam negociações em Belém; Brasil apresenta protagonismo em temas-chave e busca convergência global.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Veículo adquirido por emenda parlamentar reforça a rede municipal de saúde e garante mais acessibilidade, conforto e segurança aos pacientes.
L
Deputado Renato Freitas alega racismo como motivo de briga em Curitiba

Deputado Renato Freitas alega racismo como motivo de briga em Curitiba

O parlamentar do PT foi filmado trocando agressões com um homem na rua e, em vídeo, disse que reagiu após ser xingado e ter o carro jogado contra ele e uma amiga.
L
PSOL pede prisão de Alexandre Ramagem após flagrante em Miami

PSOL pede prisão de Alexandre Ramagem após flagrante em Miami

Deputados federais do PSOL-RJ protocolaram o pedido no STF alegando que o parlamentar, condenado por trama golpista, fugiu do país e desrespeitou a proibição de deixar o território nacional.
L
Câmara não foi informada sobre viagem de Ramagem aos EUA

Câmara não foi informada sobre viagem de Ramagem aos EUA

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado por trama golpista, foi filmado em Miami e não comunicou sua saída do país à Presidência da Casa.
L
Lula indica Jorge Messias para ministro do STF

Lula indica Jorge Messias para ministro do STF

O atual Advogado-Geral da União foi formalmente escolhido pelo presidente para a vaga de Luís Roberto Barroso e deve passar por sabatina no Senado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Ronônia

Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Rondônia

Adolescente desapareceu após entrar na água com amigos que fugiram sem pedir ajuda.
18
Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Ataque a bala aconteceu próximo à Colônia dos Mineiros, em Comodoro.
14
Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

A equipe da Força Tática flagrou Alexsander com invólucros de maconha escondidos na caixa de entrega durante patrulhamento na cidade.
16
Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

A ação da Força Tática do 7° BPM prendeu Joice Souza Santos e André Luiz em uma boca de fumo no Setor 11, onde foram apreendidas porções de maconha.
16
 Polícia estoura boca de fumo em distribuidora e prende traficante durante ação do sgt Machado

 Polícia estoura boca de fumo em distribuidora e prende traficante durante ação do sgt Machado

A operação do setor 14 prendeu um traficante em uma distribuidora usada como boca de fumo e apreendeu drogas no bairro Socialista.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Unicef: Mais de 400 milhões de crianças vivem em privação severa

Unicef: Mais de 400 milhões de crianças vivem em privação severa

Em países de baixa e média renda, uma em cada cinco crianças enfrenta privações em duas ou mais áreas essenciais, como saúde e moradia, segundo relatório divulgado no Dia Mundial da Criança.
L
Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

A ministra Marina Silva anunciou em Belém que o aporte alemão foi confirmado, elevando o total prometido ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) para mais de US$ 6,5 bilhões.
L
Gás gratuito para 1 milhão de famílias começa na segunda-feira

Gás gratuito para 1 milhão de famílias começa na segunda-feira

O programa Gás do Povo, que oferece a recarga gratuita do botijão, inicia em dez capitais na próxima segunda-feira e deve beneficiar 15 milhões de famílias até março de 2026.
L
Processo de Felipe Massa contra F1 pode prosseguir em parte no Reino Unido

Processo de Felipe Massa contra F1 pode prosseguir em parte no Reino Unido

O Tribunal Superior de Londres decidiu que a ação judicial do ex-piloto da Ferrari, que busca indenização de 64 milhões de libras, pode continuar nas alegações de indução de quebra de contrato.
L
Trump assina lei para divulgar arquivos sobre Jeffrey Epstein

Trump assina lei para divulgar arquivos sobre Jeffrey Epstein

O presidente dos EUA, Donald Trump, sancionou a legislação que ordena a liberação dos documentos do Departamento de Justiça sobre a investigação do agressor sexual, apesar de ter se oposto à medida anteriormente.
L
Justiça Federal mantém a prisão de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master

Justiça Federal mantém a prisão de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master

O banqueiro Daniel Vorcaro teve pedido de habeas corpus negado em Brasília após ser preso na Operação Compliance Zero por suspeita de fraudes no sistema financeiro e prejuízo de R$ 17 bilhões.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.