SÁBADO, 15/11/2025

Em destaque

Publicada decisão que declara inconstitucional lei sobre extinção de 11 unidades de conservação no Estado de Rondônia

Segundo o voto do relator, a Constituição Federal garante a todos o direito ao meio ambiente equilibrado e essencial a uma sadia qualidade de vida.

Publicado em 

O Tribunal Pleno do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, por intermédio de seus julgadores, declarou inconstitucional a Lei Complementar Estadual n. 999, de 15 de outubro de 2018, que extinguiu 11 Unidades de Conservação Ecológica no Estado de Rondônia (UCERO). O Poder Executivo Estadual enviou à Assembléia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) um projeto de lei para a extinção de apenas uma unidade de conservação denominada: Estação Ecológica Soldado da Borracha, porém a ALE acrescentou a extinção de mais 10 UCs.

O julgamento colegiado iniciou dia 6 de setembro, com o pedido de vista pelo desembargador Miguel Monico, e encerrou-se no dia 20 do referido mês de 2021. Já a publicação, no Diário da Justiça, foi nesta segunda-feira, 4, nas páginas 25 e 26.

Segundo o voto do desembargador Miguel Monico, relator do acórdão (decisão coletiva), no caso, movido pelo Ministério Público de Rondônia, tanto a unidade de conservação Soldado da Borracha, que o Executivo Estadual pedia a extinção, quanto às demais não podem ser extintas, visto que, segundo o voto, a referida lei está viciada formal e materialmente por não haver, no seu projeto, estudo técnico e consulta pública. Além disso, a referida lei viola as constituições Federal e de Rondônia, assim como leis federais, estaduais e ainda descumpre determinações do Tribunal de Contas.

Por isso, segundo o voto, “torna-se imperioso impor política pública de gestão socioambiental, com o objetivo de concretizar direitos e interesses ao meio ambiente equilibrado das presentes e futuras gerações, impedindo-se a extinção de unidades de conservação”.

A referida lei extinguiu as seguintes unidades: “Estação Ecológica Soldado da Borracha'', localizada nos municípios de Porto Velho e Cujubim (criada pelo Decreto n. 22.690, de 20 de março de 2018); Reserva de Desenvolvimento Sustentável Serra Grande, localizada no Município de Costa Marques (criada pelo Decreto n. 22.687, de 20 de março de 2018); Reserva de Desenvolvimento Sustentável Limoeiro, localizada no Município de São Francisco do Guaporé (criada pelo Decreto n. 22.686, de 20 de março de 2018); Área de Proteção Ambiental do Rio Pardo, localizada no Município de Porto Velho (criada pela LC 581/2010 e regulamentada pelo Decreto n. 22.680, de 20 de março de 2018);  Floresta Estadual do Rio Pardo, localizada no Município de Porto Velho (criada pela LC 581/2010 e regulamentada pelo Decreto n. 22.681, de 20 de março de 2018); Estação Ecológica Umirizal, localizada no município de Porto Velho (criada pelo Decreto n. 22.682, de 20 de março de 2018); Reserva de Fauna Pau D´Óleo, localizada no Município de São Francisco do Guaporé (criada pelo Decreto n. 22.683, de 20 de março de 2018); Parque Estadual Abaitará, localizado no Município de Pimenta Bueno (criado pelo Decreto n. 22.684, de 20 de março de 2018); Parque Estadual Ilha das Flores, localizada no Município de Alta Floresta d´Oeste (criada pelo Decreto n. 22.688, de 20 de março de 2018); Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Machado, localizada no Município de Porto Velho (criada pelo Decreto n. 22.685, de 20 de março de 2018); e Reserva de Desenvolvimento Sustentável Bom Jardim, localizada no Município de Porto Velho (criada pelo Decreto n. 22.689, de 20 de março de 2018)”.

Relevância das unidades de conservação

O voto didaticamente, em mais de 50 páginas, relata as garantias legais e constitucionais sobre a preservação do meio ambiente, assim como discorre sobre a sua relevância para manutenção da vida humana; da flora e fauna e da economia sustentável. Com relação à flora e à fauna, muitas já estão na fase de extinção ou foram extintas pela busca, com a quebra de regras legais e constitucionais, incessante do valor econômico sobre a vida em um ambiente saudável.

Segundo o voto do relator, a Constituição Federal garante a todos o direito ao meio ambiente equilibrado e essencial a uma sadia qualidade de vida. Para tal garantia a Carta Magna impõe ao poder público o dever de defender o meio ambiente limpo e saudável para as presentes e futuras gerações, por ser um direito fundamental imprescritível e inalienável.

Com fácil entendimento, o voto explica que o poder público, em vez de extinguir, deve ter “um olhar para o passado no sentido de recuperar o que foi destruído, assim como, um olhar para o futuro e preservar o que ainda existe de salubridade ambiental”.

Com relação a isso, o voto destaca que a Constituição Federal de 1988 estabeleceu um modelo de Estado socioambiental de direito, que supera os modelos de Estado Liberal e de Estado Social; e coloca o meio ambiente saudável e sustentável “no epicentro das ações e decisões do Poder Público em seus três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário”.

Narra ainda que é um dever constitucional do Estado criar áreas ambientais protegidas, de forma progressiva, com medidas para “conter a extinção massiva da biodiversidade em pleno curso na atualidade”.

Para o relator, “a Unidade de Conservação representa expressão legítima e legal dos poderes, que foram conferidos constitucionalmente ao legislador que as criou, de forma que a extinção causaria inegável prejuízo ao meio ambiente, notadamente por conter espécies ameaçadas de extinção e por ter a criação da UC representado lídimo exercício do poder/dever de combate ao desmatamento pelo Poder Público”.

Sobre o papel legislativo, o voto explica que ao Estado-Legislador impõe-se deveres gerais de proteção ambiental do Estado, consistente em elaborar a legislação ambiental, tendo como premissa o regime constitucional e infraconstitucional (constituição e leis), com dever de progressividade e proibição de retrocesso.

No caso das extinções das unidades de conservação no Estado de Rondônia, “a lei em referência não traz desenvolvimento sustentável, mas prevalência de interesses econômicos de uma maioria ocasional, que causa desequilíbrio ao meio ambiente e prejuízo à coletividade (que é) beneficiada com um direito fundamental das presentes e futuras gerações”.

Citando os artigos legais e constitucionais, o voto explica que “sob pena de afronta ao artigo 225, §1º, III, da Constituição Federal, e dos artigos 218 e 219, I e VII, da Constituição Estadual”, após a criação de uma Unidade de Conservação fica proibida qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos de tal unidade.  Na explicação contínua, o voto narra que no Estado de Rondônia “há um déficit de proteção ambiental, porém pode ser melhorado com a implantação da Estação Ecológica Soldado da Borracha”.

A decisão do Tribunal Pleno foi por maioria, nos termos do voto do desembargador Miguel Monico, tendo cinco votos contrários apenas em relação à Estação Ecológica Soldado da Borracha.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Iluminação natalina é retomada e transforma avenidas de Porto Velho em cenário festivo

Iluminação natalina é retomada e transforma avenidas de Porto Velho em cenário festivo

A iluminação natalina volta às principais avenidas da capital após mais de uma década e, pela primeira vez, chega também aos distritos, ampliando o clima de celebração.
L
ARDPV fortalece fiscalização e amplia eficiência dos serviços públicos em Porto Velho

ARDPV fortalece fiscalização e amplia eficiência dos serviços públicos em Porto Velho

A ARDPV reforça ações de fiscalização, aprimora a ouvidoria e intensifica o acompanhamento de contratos para garantir serviços públicos mais eficientes à população.
L
Justiça Inglesa marca novas etapas no processo de Condenação da BHP pelo Caso Samarco

Justiça Inglesa marca novas etapas no processo de Condenação da BHP pelo Caso Samarco

A Justiça da Inglaterra agendou audiências para os dias 17 e 18 de dezembro para definir as próximas etapas e prazos do processo de responsabilização da mineradora anglo-australiana BHP pelo desastre de Mariana (MG).
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais um participante foi premiado com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

POVOADO NERD: Alan Franco e Elly Macedo falam sobre o sucesso da banda Forró Duz Boys

Com um repertório vibrante e letras que falam de amor, festa e cotidiano, o Forró Duz Boys vem lotando agendas e conquistando novos públicos. No estúdio, a conversa mistura humor, lembranças e aquele toque musical que só o Povoado Nerd sabe proporcionar.
L
STF encerra hoje sessão que mantém condenação de Bolsonaro a 27 anos

STF encerra hoje sessão que mantém condenação de Bolsonaro a 27 anos

A Primeira Turma do STF rejeitou os recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, abrindo caminho para a decretação de prisão pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.
L

Uma brusca mudança no tempo trará chuvas torrenciais e volumosas para Porto Velho

O Inmet lançou um alerta de nível 3 para a região, incluindo a capital, recomendando precaução devido ao risco de chuvas fortes.
L
Governo de Rondônia destaca ações culturais, sociais e de infraestrutura realizadas entre 10 e 14 de novembro

Governo de Rondônia destaca ações culturais, sociais e de infraestrutura realizadas entre 10 e 14 de novembro

Os destaques do governo incluem o início do Duelo na Fronteira 2025, lançamento do Plano Futura na COP30, serviços do Rondônia Cidadã, infraestrutura, segurança e tecnologia.
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L

POLÍTICA

Lindbergh Farias propõe nova regra para cassação de mandato por faltas

Lindbergh Farias propõe nova regra para cassação de mandato por faltas

O líder do PT na Câmara protocolou um Projeto de Resolução (PRC) que busca a instauração imediata do procedimento de perda de mandato para deputados federais que acumularem faltas injustificadas.
L
Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou projetos de lei que alteram a lei orçamentária para autorizar a criação de 8,6 mil novas vagas e criticou a elite por não permitir o acesso do povo à educação.
L
Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Município reforça apoio aos pequenos produtores durante visita da Comissão do Senado Federal.
L
STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

A Primeira Turma do STF decidiu tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu pelo crime de coação no curso do processo, após denúncia relacionada à sua atuação junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra exportações brasileiras.
L
Brasil lança Plano de Ação de Saúde na COP30 em dia marcado por US$ 300 milhões destinados ao setor

Brasil lança Plano de Ação de Saúde na COP30 em dia marcado por US$ 300 milhões destinados ao setor

Iniciativa brasileira se torna marco da COP30 ao reforçar resposta global aos impactos das mudanças climáticas na saúde.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Denarc fecha "boca do Polaco" e apreende drogas e munições em Porto Velho

Denarc fecha “boca do Polaco” e apreende drogas e munições em Porto Velho

Em atuação na Operação NARKE/MJ, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em imóvel ligado a traficante, resultando na prisão em flagrante da companheira dele.
10
Onze pessoas são presas por furto de energia em Porto Velho

Onze pessoas são presas por furto de energia em Porto Velho

A Polícia Militar prendeu onze pessoas em um único dia, em duas operações distintas nos bairros Socialista e Embratel, em Porto Velho, em Rondônia, por realizarem ligações clandestinas de energia elétrica.
10
Polícia do RJ relata "cenário de guerra" em operação que resultou em 121 mortes

Polícia do RJ relata “cenário de guerra” em operação que resultou em 121 mortes

A Polícia Civil do Rio de Janeiro enviou um relatório circunstanciado à Justiça, no qual descreve a Operação Contenção como um “cenário de guerra” devido ao intenso tiroteio.
L
Moto vai parar embaixo de ônibus em acidente na Mamoré

Moto vai parar embaixo de ônibus em acidente na Mamoré

De acordo com testemunhas, duas mulheres seguiam na moto pela Mamoré em direção a Avenida Imigrantes, quando o ônibus avançou a preferencial e atropelou as vítimas.
16
PF sugere incluir Mauro Cid em programa de proteção a testemunhas

PF sugere incluir Mauro Cid em programa de proteção a testemunhas

A Polícia Federal (PF) sugeriu ao ministro Alexandre de Moraes (STF) a inclusão de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, no Programa Federal de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil avança às oitavas do Mundial Sub-17 após vitória dramática nos pênaltis

Brasil avança às oitavas do Mundial Sub-17 após vitória dramática nos pênaltis

A Seleção Brasileira masculina Sub-17 garantiu sua vaga nas oitavas de final ao vencer o Paraguai por 5 a 4 na disputa de pênaltis. O goleiro João Pedro (Santos) foi o herói da partida, realizando três defesas nas penalidades.
L
Quarto leilão do Eco Invest Brasil terá foco exclusivo em projetos na Amazônia

Quarto leilão do Eco Invest Brasil terá foco exclusivo em projetos na Amazônia

O programa de mobilização de capital privado para sustentabilidade lançou seu edital na COP30, em Belém, com o objetivo de levantar até US$ 4 bilhões e destinar recursos exclusivamente para a região amazônica, priorizando a bioeconomia e o turismo ecológico.
L
Nota de pesar: Tomaz Garcia

Nota de pesar: Tomaz Garcia

Tomaz Garcia, nascido em 22 de setembro de 1930 e falecido em 14 de novembro de 2025, foi um homem cuja vida se confunde com a história e a força da Amazônia.
L
Dia Mundial do Diabetes: saiba como é o tratamento no SUS

Dia Mundial do Diabetes: saiba como é o tratamento no SUS

Mais de 13 milhões de brasileiros convivem com a doença e encontram na UBS a porta de entrada para prevenção, diagnóstico e cuidado contínuo.
L
Sebrae realiza Encontro de Excelência de Credenciados

Sebrae realiza Encontro de Excelência de Credenciados

Evento reforça integração, alinhamento estratégico e encantamento no atendimento aos pequenos negócios.
L
Temos uma ganhadora da promoção Depile-se!

Temos uma ganhadora da promoção Depile-se!

A sorte bateu à porta! Uma participante foi contemplada com o tratamento Clari para axilas mais claras, confortáveis e cheias de autoestima.
L
Cientistas alertam que meta de 1,5ºC do Acordo de Paris "não é mais plausível"

Cientistas alertam que meta de 1,5ºC do Acordo de Paris “não é mais plausível”

O relatório do Global Carbon Project aponta que as emissões globais de dióxido de carbono (CO₂) devem atingir um novo recorde em 2025, esgotando o orçamento de carbono para 1,5°C antes de 2030, tornando 1,7°C um objetivo mais provável.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.