SEGUNDA-FEIRA, 04/03/2024
Publicidade

Rocha assume todo o poder no PSL. Como ficarão seus adversários no partido?

Não haverá coligações, mas as parcerias para a campanha poderão ser decisivas.

Publicado em 

Rocha assume todo o poder no PSL. Como ficarão seus adversários no partido? - News Rondônia

Rocha assume todo o poder no PSL. Como ficarão seus adversários no partido? - News Rondônia

Com as mudanças que já começam a se concretizar, em alguns partidos, como o PSL, por exemplo, os conflitos internos certamente vão aparecer com mais força. No caso do partido agora sob o comando regional do governador Marcos Rocha, pelo menos dois ex-aliados e hoje adversários duríssimos, certamente ficarão sem espaço dentro da sigla. Qual o caminho que seguirá, por exemplo, o pré-candidato ao Senado pelo partido, o empresário do agronegócio Jaime Bagattoli? E outro agora inimigo político de Rocha, o deputado federal Coronel Chrisóstomo? Bagattoli e Chrisóstomo uniram forças para combater o governador, que, aliás, foi eleito com o apoio deles. Ambos queriam ter espaços importantes na administração estadual, mas não conseguiram. O que se fala é que Bagattoli queria ter forte ingerência na área da Secretaria da Fazenda, a Sefin e o deputado Coronel queria um pacote de nomeações de aliados seus, para ocuparem cargos no Estado. Ambos nada conseguiram e o racha, depois de tentativas em vão de reaproximação, se tornou público. O governador rondoniense e seu grupo comeram o arroz fervendo pelas beiradas, trabalharam nos bastidores e ressurgiram com mais poder do que já tinham, dentro da sigla. Como ficarão os adversários internos, a partir de agora? Ninguém sabe, mas como a política é a arte de engolir sapos e de nuvens que se mexem a todo o momento, tudo pode acontecer. Até uma reaproximação, hoje impensável!

Rocha assume todo o poder no PSL. Como ficarão seus adversários no partido? - News Rondônia

Outra dúvida no contexto das próximas eleições, se relaciona com apoios, porque as coligações foram proibidas, mesmo o Senado tendo aprovado o aleijume de projeto da reforma eleitoral para a próxima eleição, inclusive mantendo a absurda quarentena para magistrados e policiais. O governador rondoniense vem conversando com vários partidos, como o Patriotas (esteve muito perto de ingressar nele), liderado pelo deputado Marcelo Cruz e o Avante, que tem o comando de outro deputado estadual, Jair Montes e na presidência municipal em Porto Velho, o advogado Breno Mendes, virtual candidato do partido a uma vaga na Câmara Federal. O PRB de Alex Redano, que deve assumir a presidência regional da sigla no próximo dia 6 de outubro, por exemplo, também está muito próximo de Rocha. A sigla, que tem entre outros nomes muito fortes o do Lindomar Garçon, candidatíssimo a mais um mandato na Câmara Federal, é uma que mais cresce no Estado. Garçon, aliás, é o atual presidente regional, mas abriu mão para o presidente da Assembleia. O próprio Garçon ficará como secretário-geral do PRB. Rocha e seu grupo tentam também se aproximar de outras siglas, mas, por enquanto, nada está oficialmente fechado. Não haverá coligações, mas as parcerias para a campanha poderão ser decisivas.

PROJETO DE LÉO COM CRISTIANE NÃO DEU CERTO. MAS ELE CONTINUA PENSANDO NO GOVERNO

O deputado federal Léo Moraes, do Podemos, terá que modificar seus planos, porque, inicialmente, tentava se colocar como pré-candidato ao Governo, contando, na Capital, com a parceria da ex-vereadora e apresentadora de TV Cristiane Lopes. Léo apoiou Cristiane na disputa contra Hildon Chaves e a dobradinha para 2022 estava sendo formada. Sem alarde, como tem feito costumeiramente, o Governador, agora comandando o PSL, cooptou Cristiane, levando-a para seu lado. Ela assumiu inclusive como adjunta da Secretaria de Educação, ao lado do competente Suamy Vivecananda. Cristiane pode ser um nome importante do grupo de Marcos Rocha, para disputar a uma cadeira à Câmara Federal, cargo a que já foi candidata uma primeira vez, em 2018, chegando a um resultado muito expressivo, ao alcançar mais de 20 mil votos. Com a perda de Cristiane, o deputado Léo Moraes está tendo que refazer seus cálculos e buscar novos nomes, embora seu projeto original de disputar o governo continue de pé. Concorrer ao Senado pode ser o Plano B do parlamentar.

MARCOS ROGÉRIO E HILDON CHAVES: O LABIRINTO DA POLÍTICA AINDA NÃO APONTA DEFINIÇÃO

Outra aliança que ainda está sobrevivendo, ao menos até agora, é a que envolve o senador Marcos Rogério e o prefeito Hildon Chaves. Embora os nomes dos dois sejam sempre colocados entre os que teriam chances reais de vitória, caso disputem o Governo, a tendência é que só um deles acabe, na reta final, entrando na disputa pela cadeira de Marcos Rocha. Hildon será mesmo candidato em 2022, mas até agora ainda não decidiu qual o cargo que disputará. Seus aliados têm convicção que ele tem cacife eleitoral para almejar o comando do Estado (e tem mesmo!) mas os acordos com políticos com Marcos Rocha e também com seu amigo pessoal, Expedito Júnior, o tem feito pensar muito, nesse contexto que é quase um labirinto dentro da política, para tomar sua decisão. Marcos Rogério é nome quentíssimo, pelo destaque nacional que tem tido, principalmente na defesa do governo e do presidente Bolsonaro, de quem está cada vez mais próximo. Há quem ache, ainda, que num segundo mandato de Bolsonaro, ainda imprevisível, Rogério seria Pule de 10 para ser ministro. Ele, obviamente, quer ser Governador. Os dados estão lançados sobre a mesa, mas, por enquanto, as decisões definitivas estão longe de serem tomadas.

DECISÕES NO STF E NO CONGRESSO FAVORECEM CASSOL, MAS ASSUNTO AINDA ESTÁ INDEFINIDO

Neste contexto todo, como fica a forte candidatura de Ivo Cassol?  Em qualquer região do Estado, quando se discute sobre a participação do ex-governador no processo eleitoral, o que se ouve é que  seria ele nome de grande vitalidade e com enormes chances de vitória nas urnas. Certamente seria um dos três com potencial para chegar lá, ao lado dos dois Marcos, o Rocha e o Rogério. Mas Cassol ainda enfrenta problemas na Justiça, embora seus advogados falem com otimismo que, quando chegar a hora do lançamento das candidaturas, ele estará pronto, legalmente, para entrar na briga. O gringo de Rolim de Moura, que já foi duas vezes governador e depois eleito senador, por enquanto, conversa com muita gente. Já teve uma vitória no STF, com voto de um ministro, que o beneficiou. A reforma eleitoral também incluiu decisão que, caso mantida, dá direito a Cassol de concorrer. Enquanto aguarda, ele conversa com vários setores da sociedade e com lideranças. Só falará oficialmente numa eventual candidatura, quando as decisões judiciais que o autorizam a entrar no processo eleitoral, estiveram valendo.

MDB ESPERA PELA DECISÃO DE CONFÚCIO, QUE OCORRERÁ SÓ NA 25ª HORA

 Outro personagem ainda indeciso nessa história é Confúcio Moura. Também duas vezes Govenador e hoje senador, ele não diz nem que sim, nem que não, sobre uma eventual tentativa de novo mandato no comando do Estado. Essa, aliás, é uma prática comum na vida pública de Confúcio. Ele faz que vai, volta, anda de novo numa direção, retorna e, só na 25ª hora, anuncia sua decisão definitiva. Seu partido, o MDB, torce para que  ele entre mesmo na corrida pelo Palácio Rio Madeira/CPA, mas há pessoas próximas  a ele que têm certeza de que ele preferirá encerrar sua carreira política no Senado. O presidente regional do partido, deputado Lúcio Mosquini, candidatíssimo à reeleição, tem trabalhado no sentido de que Confúcio anuncie sua decisão de concorrer o mais breve possível. Mas Mosquini guarda cartas na manga, caso o escorregadio Confúcio desista na Hora H. O partido nunca abandonou a intenção, por exemplo, de contar com o jovem prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior. Mas essa já é uma outra história, com pouca chance de dar certo.

OS CAMINHOS DE MARIANA, EXPEDITO JÚNIOR, DANIEL PEREIRA E OUTROS NOMES DA NOSSA POLÍTICA

Há ainda muitas dúvidas para 2022. Nomes quentes da política regional ainda não se decidiram, outros já estão com decisões tomadas e há os que. ainda, que mesmo com seus rumos desenhados, podem mudar tudo, mais à frente. Vamos por partes. O ex-governador Daniel Pereira quer ser senador e já está trabalhando nesse projeto, mas continua ouvindo, do seu grupo político, que ele deveria pensar mais sobre a possibilidade de concorrer à sucessão de Marcos Rocha. A poderosa Mariana Carvalho diz que se decidiu pela reeleição, mas andou balançando, depois que seu nome apareceu com grande potencial para a única vaga ao Senado. Jaqueline Cassol já decidiu: vai ao Senado. Expedito Júnior também: quer retomar a cadeira de senador, que ocupou com grande destaque. Caras novas também estão decididos: Chico Holanda e Breno Mendes, na Capital, querem a Câmara Federal. O prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, também. Bruno Scheid, empresário do agronegócio de Ji-Paraná enfrentará o mesmo desafio. A eleição de 2022 já começou, portanto. Faltam apenas finalizar acordos, acertar nomes, fechar alianças. Mas a campanha já está na rua…

LADRÕES DENTRO DA SEMUSA FORAM DENUNCIADOS PELO PRÓPRIO PREFEITO

O prefeito da Capital, Hildon Chaves, não esquece suas origens. E utilizou da sua experiência como ex- promotor, para ajudar a desarticular, a partir de denúncias que ele mesmo fez à polícia, uma quadrilha que agia dentro do almoxarifado da Secretaria de Saúde da Capital, desviando materiais. Tão longo recebeu informações sobre as suspeitas, chegadas a ele pelos canais de fiscalização, Hildon procurou a cúpula da Polícia Civil, pedindo apoio para investigar e elucidar o caso. Pouco depois, os policiais prenderam, em flagrante, dois servidores da Semusa, que estavam em um caminhão da Prefeitura Municipal, nas proximidades da residência locada, no residencial Cristal da Calama, utilizada para ocultar os materiais furtados. O Prefeito agradeceu a ação rápida da polícia, que esclareceu os fatos e prendeu os responsáveis em pouco tempo, acabando com os desvios. Destacou também que a grande maioria dos servidores municipais é de gente honesta e que cumpre seu trabalho de forma exemplar, mas que as exceções existem e que elas têm que ser combatidas com os rigores da lei.

VARIANTE DELTA ATINGE RONDONIENSES EM SETE CIDADES, MAS NENHUM CASO É GRAVE

No meio de tantas boas notícias em relação à queda de contaminações e mortes pela Covid 19, surge um perigo real e concreto: vários novos casos de rondonienses atingidos pela cepa indiana, a Delta, que já atingiu pelo menos 35 pessoas em sete cidades do Estado, incluindo dois casos na Capital. O contágio foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado, com a ressalva de que, ao menos até agora, nenhum dos casos seja considerado grave, embora todos os que foram atingidos pelo novo vírus estejam em acompanhamento pelas autoridades sanitárias. Até a noite da quinta-feira, nenhum óbito tinha sido registrado em qualquer cidade rondoniense, não só pela cepa indiana, como por qualquer outro dos vários que circulam pelo Brasil e pelo Planeta. Há sim uma grande preocupação por parte da Sesau, em acompanhar cada caso das pessoas que foram atingidas pelas variantes do vírus. Dos 35 casos registrados com a Delta, apenas oito pessoas já haviam sido vacinadas com as duas doses; 18 apenas com a primeira e os outros nove não receberam dose alguma. Além dos 35 com a cepa Delta, mais sete pessoas em Rondônia foram atingidas com outras variantes, mas todas de forma menos agressiva. Até a noite da quinta-feira, perto de 1 milhão e 650 mil vacinas já haviam sido aplicadas no Estado. O total de internados era de 70 doentes.  

PERGUNTINHA

Tem algum comparativo em termos de patifaria e canalhice, a acusação do senador Renan Calheiros a Luciano Hang, afirmando, na CPI do Circo, que o famoso empresário internou sua mãe com Covid, esperando que ela morresse?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Porto Velho Shopping recebe a Carreta do Amor com exames gratuitos para mulheres

Mamografia e Papanicolau são oferecidos por ordem de chegada até o dia 15 de março no acesso D.
L

Erro Judicial: Idosa de 77 Anos detida por engano no Maranhão

Uma falha judiciária em Rondônia leva à prisão indevida de uma senhora no Maranhão, desencadeando uma onda de indignação e pedidos de justiça.
L
Barroso diz que risco à democracia era maior do que se pensava

Barroso diz que risco à democracia era maior do que se pensava

Ministro do STF ressalta que estabilidade institucional foi rompida.
L

Sobrevivência Inacreditável: deslizamento destrói caminhões no Peru sem deixar feridos

Milagrosamente, passageiros sobrevivem a catastrófico deslizamento de terra
L
Preparada para a temporada de chuvas, Energisa moderniza Sistema Elétrico e destaca Plano de Contingência

Preparada para a temporada de chuvas, Energisa moderniza Sistema Elétrico e destaca Plano de Contingência

No ano passado, Rondônia enfrentou temporais, granizo, rajadas de ventos de até 100 km/h.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

POLÍGONOS: PF RO deflagra operação para combater extração ilegal de minério

POLÍGONOS: PF RO deflagra operação para combater extração ilegal de minério

Foram inutilizados maquinários e motores, com o auxílio de uma aeronave tática e duas embarcações.
10

Inscrições para seleção do MP para estágio em Direito serão abertas na próxima sexta-feira

O processo seletivo busca a formação de cadastro de reserva em Porto Velho e em outras 22 comarcas.
L

Defesa tenta, mas o TRE-RO manteve a condenação de empresário que prometeu ‘churrasco e folga’, caso Bolsonaro vencesse as eleições

A investigação revelou que o homem ameaçava os funcionários de demissão, se eles não votassem no ex-presidente.
L
no acre, barco com prefeito de cruzeiro do sul naufraga

No Acre, barco com prefeito de Cruzeiro do Sul naufraga

Diante da situação, o titular da pasta reconhece o momento como ‘condições vividas diariamente pelos moradores’.
L

Rondôncap de domingo, dia 03, sorteou um Fiat Pulse avaliado em 100 mil e mais 35 mil reais em dinheiro

Os ganhadores do prêmio principal são de Alto Paraíso e Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Copeira na Pousada Surya

Se você possui habilidades culinárias, experiência na área e proatividade, essa oportunidade pode ser para você!
L

Prefeitura divulga homologação dos inscritos para serviço voluntário

Os candidatos selecionados prestarão serviço diário, com duração de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa Abre Vagas para Auxiliar de Escritório para Pessoas com Deficiência (PCD) em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, está em busca de oportunidades de trabalho e deseja fazer parte de uma empresa que valoriza a inclusão, esta pode ser a chance que você esperava!
L
Vaga de Empregos

Empresa Privada Abre Vaga para Auxiliar de Escritório em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, gosta de trabalhar em equipe e está em busca de novos desafios, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando!
L
Publicidade

POLÍTICA

Lei de cota racial criada por Cláudia de Jesus para concursos começa ser aplicada

Legislação estabelece 20% de vagas em concursos para pessoas negras
L

Projeto de Lei da Deputada Federal Cristiane Lopes busca atender necessidades de pacientes com doenças raras

Com total comprometimento com a causa, em 2023 protocolou o Projeto de Lei nº 2684, que propõe a instituição da Política de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Doenças Raras.
L

Dra Taíssa propõe distribuição gratuita de uniforme para alunos da rede estadual que possuem Cadastro Único

Proposta visa garantir o acesso à educação e reduzir o índice de evasão escolar.
L

Dra Taíssa prestigia Casamento Comunitário em Guajará-Mirim

Ao todo 28 casais oficializaram o matrimônio civil, numa cerimônia que reuniu familiares, amigos e autoridades.
L
Alan Queiroz solicita medidas para fortalecer a saúde pública em Rondônia

Alan Queiroz solicita medidas para fortalecer a saúde pública em Rondônia

Propostas incluem ampliação da distribuição de cadeiras de rodas e inclusão de unidade móvel de mamografia para atender às necessidades de saúde da população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Em Rondônia, PRF promove aula de defesa pessoal em comemoração ao mês da mulher

Em Rondônia, PRF promove aula de defesa pessoal em comemoração ao mês da mulher

O evento aconteceu em Porto Velho/RO e reuniu cerca de 22 mulheres.
L
PRF recupera veículo adulterado em Ariquemes

PRF recupera veículo adulterado em Ariquemes

O veículo foi interceptado na BR 364.
10
Bombeiros salvam motoboy vítima de infarto na Avenida Amazonas

Bombeiros salvam motoboy vítima de infarto na Avenida Amazonas

De acordo com testemunhas, o motoboy estaria seguindo pela Amazonas, quando parou no semáforo, em seguida, caiu do veículo e ficando desacordado.
L
URGENTE: Homem é encontrado morto em residencial na zona sul

URGENTE: Homem é encontrado morto em residencial na zona sul

As primeiras informações dão conta que a vítima foi encontrada pela esposa que acionou a PM e o Samu, onde a equipe médica fez a constatação do óbito.
18
Polícia Militar prende dois suspeitos de homicídio em Vilhena

Polícia Militar prende dois suspeitos de homicídio em Vilhena

Além de moto roubada, pistola foi apreendida com os dois suspeitos.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dengue: 14,7% das vacinas distribuídas aos municípios foram aplicadas

Dengue: 14,7% das vacinas distribuídas aos municípios foram aplicadas

Distrito Federal avalia ampliar público-alvo para não perder doses
L
Novela Elas por Elas: Conflitos e Resgates

Reviravoltas e Confrontos em ” Elas por elas “

Intrigas e revelações abalam as relações familiares
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Conflitos e Confrontos em “Renascer”

Intrigas familiares e amores em disputa
L
MP Itinerante garante acesso à emissão de documentos e fiscaliza setores da educação no 1º dia de projeto

MP Itinerante garante acesso à emissão de documentos e fiscaliza setores da educação no 1º dia de projeto

Durante a tarde foi a vez de servidores do Município ouvirem sobre as questões práticas da nova Lei de Licitações voltadas à realidade municipal.
L

Requerimento da Licença Ambiental: I. M. S. Construtora LTDA

Licença de Operação – (LO)
L
Empresário deixa empresa de herança para os 700 funcionários

Empresário deixa empresa de herança para os 700 funcionários

Em 2010 ele recebeu propostas de grandes conglomerados internacionais para vender a marca, mas prontamente recusou.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CONDOMINÍO MARQUES

Licenças Ambientais de Instalação e Operação (LAO e LAI)
L

Alerta sobre importância da prevenção ao câncer do colo do útero reforça a Campanha Março Lilás

A POC atende a população de todo o Estado, oferecendo serviços e exames na especialidade
L

Sefin informa interrupção nos sistemas por 48 horas para manutenção técnica

Contribuintes que precisam dos serviços durante o período, como impressão de Dare ou emissão de notas fiscais, podem se programar com antecedência
L
Março terá cometas e eclipse; Veja calendário astronômico

Março terá cometas e eclipse; Veja calendário astronômico

Com a ajuda de um binóculos ou telescópio, entre as 3h00 e 6h00, é o melhor horário para ver o astro.
L