SÁBADO, 21/03/2026

Em destaque

Rocha assume todo o poder no PSL. Como ficarão seus adversários no partido?

Não haverá coligações, mas as parcerias para a campanha poderão ser decisivas.

Publicado em 

Com as mudanças que já começam a se concretizar, em alguns partidos, como o PSL, por exemplo, os conflitos internos certamente vão aparecer com mais força. No caso do partido agora sob o comando regional do governador Marcos Rocha, pelo menos dois ex-aliados e hoje adversários duríssimos, certamente ficarão sem espaço dentro da sigla. Qual o caminho que seguirá, por exemplo, o pré-candidato ao Senado pelo partido, o empresário do agronegócio Jaime Bagattoli? E outro agora inimigo político de Rocha, o deputado federal Coronel Chrisóstomo? Bagattoli e Chrisóstomo uniram forças para combater o governador, que, aliás, foi eleito com o apoio deles. Ambos queriam ter espaços importantes na administração estadual, mas não conseguiram. O que se fala é que Bagattoli queria ter forte ingerência na área da Secretaria da Fazenda, a Sefin e o deputado Coronel queria um pacote de nomeações de aliados seus, para ocuparem cargos no Estado. Ambos nada conseguiram e o racha, depois de tentativas em vão de reaproximação, se tornou público. O governador rondoniense e seu grupo comeram o arroz fervendo pelas beiradas, trabalharam nos bastidores e ressurgiram com mais poder do que já tinham, dentro da sigla. Como ficarão os adversários internos, a partir de agora? Ninguém sabe, mas como a política é a arte de engolir sapos e de nuvens que se mexem a todo o momento, tudo pode acontecer. Até uma reaproximação, hoje impensável!

Outra dúvida no contexto das próximas eleições, se relaciona com apoios, porque as coligações foram proibidas, mesmo o Senado tendo aprovado o aleijume de projeto da reforma eleitoral para a próxima eleição, inclusive mantendo a absurda quarentena para magistrados e policiais. O governador rondoniense vem conversando com vários partidos, como o Patriotas (esteve muito perto de ingressar nele), liderado pelo deputado Marcelo Cruz e o Avante, que tem o comando de outro deputado estadual, Jair Montes e na presidência municipal em Porto Velho, o advogado Breno Mendes, virtual candidato do partido a uma vaga na Câmara Federal. O PRB de Alex Redano, que deve assumir a presidência regional da sigla no próximo dia 6 de outubro, por exemplo, também está muito próximo de Rocha. A sigla, que tem entre outros nomes muito fortes o do Lindomar Garçon, candidatíssimo a mais um mandato na Câmara Federal, é uma que mais cresce no Estado. Garçon, aliás, é o atual presidente regional, mas abriu mão para o presidente da Assembleia. O próprio Garçon ficará como secretário-geral do PRB. Rocha e seu grupo tentam também se aproximar de outras siglas, mas, por enquanto, nada está oficialmente fechado. Não haverá coligações, mas as parcerias para a campanha poderão ser decisivas.

PROJETO DE LÉO COM CRISTIANE NÃO DEU CERTO. MAS ELE CONTINUA PENSANDO NO GOVERNO

O deputado federal Léo Moraes, do Podemos, terá que modificar seus planos, porque, inicialmente, tentava se colocar como pré-candidato ao Governo, contando, na Capital, com a parceria da ex-vereadora e apresentadora de TV Cristiane Lopes. Léo apoiou Cristiane na disputa contra Hildon Chaves e a dobradinha para 2022 estava sendo formada. Sem alarde, como tem feito costumeiramente, o Governador, agora comandando o PSL, cooptou Cristiane, levando-a para seu lado. Ela assumiu inclusive como adjunta da Secretaria de Educação, ao lado do competente Suamy Vivecananda. Cristiane pode ser um nome importante do grupo de Marcos Rocha, para disputar a uma cadeira à Câmara Federal, cargo a que já foi candidata uma primeira vez, em 2018, chegando a um resultado muito expressivo, ao alcançar mais de 20 mil votos. Com a perda de Cristiane, o deputado Léo Moraes está tendo que refazer seus cálculos e buscar novos nomes, embora seu projeto original de disputar o governo continue de pé. Concorrer ao Senado pode ser o Plano B do parlamentar.

MARCOS ROGÉRIO E HILDON CHAVES: O LABIRINTO DA POLÍTICA AINDA NÃO APONTA DEFINIÇÃO

Outra aliança que ainda está sobrevivendo, ao menos até agora, é a que envolve o senador Marcos Rogério e o prefeito Hildon Chaves. Embora os nomes dos dois sejam sempre colocados entre os que teriam chances reais de vitória, caso disputem o Governo, a tendência é que só um deles acabe, na reta final, entrando na disputa pela cadeira de Marcos Rocha. Hildon será mesmo candidato em 2022, mas até agora ainda não decidiu qual o cargo que disputará. Seus aliados têm convicção que ele tem cacife eleitoral para almejar o comando do Estado (e tem mesmo!) mas os acordos com políticos com Marcos Rocha e também com seu amigo pessoal, Expedito Júnior, o tem feito pensar muito, nesse contexto que é quase um labirinto dentro da política, para tomar sua decisão. Marcos Rogério é nome quentíssimo, pelo destaque nacional que tem tido, principalmente na defesa do governo e do presidente Bolsonaro, de quem está cada vez mais próximo. Há quem ache, ainda, que num segundo mandato de Bolsonaro, ainda imprevisível, Rogério seria Pule de 10 para ser ministro. Ele, obviamente, quer ser Governador. Os dados estão lançados sobre a mesa, mas, por enquanto, as decisões definitivas estão longe de serem tomadas.

DECISÕES NO STF E NO CONGRESSO FAVORECEM CASSOL, MAS ASSUNTO AINDA ESTÁ INDEFINIDO

Neste contexto todo, como fica a forte candidatura de Ivo Cassol?  Em qualquer região do Estado, quando se discute sobre a participação do ex-governador no processo eleitoral, o que se ouve é que  seria ele nome de grande vitalidade e com enormes chances de vitória nas urnas. Certamente seria um dos três com potencial para chegar lá, ao lado dos dois Marcos, o Rocha e o Rogério. Mas Cassol ainda enfrenta problemas na Justiça, embora seus advogados falem com otimismo que, quando chegar a hora do lançamento das candidaturas, ele estará pronto, legalmente, para entrar na briga. O gringo de Rolim de Moura, que já foi duas vezes governador e depois eleito senador, por enquanto, conversa com muita gente. Já teve uma vitória no STF, com voto de um ministro, que o beneficiou. A reforma eleitoral também incluiu decisão que, caso mantida, dá direito a Cassol de concorrer. Enquanto aguarda, ele conversa com vários setores da sociedade e com lideranças. Só falará oficialmente numa eventual candidatura, quando as decisões judiciais que o autorizam a entrar no processo eleitoral, estiveram valendo.

MDB ESPERA PELA DECISÃO DE CONFÚCIO, QUE OCORRERÁ SÓ NA 25ª HORA

 Outro personagem ainda indeciso nessa história é Confúcio Moura. Também duas vezes Govenador e hoje senador, ele não diz nem que sim, nem que não, sobre uma eventual tentativa de novo mandato no comando do Estado. Essa, aliás, é uma prática comum na vida pública de Confúcio. Ele faz que vai, volta, anda de novo numa direção, retorna e, só na 25ª hora, anuncia sua decisão definitiva. Seu partido, o MDB, torce para que  ele entre mesmo na corrida pelo Palácio Rio Madeira/CPA, mas há pessoas próximas  a ele que têm certeza de que ele preferirá encerrar sua carreira política no Senado. O presidente regional do partido, deputado Lúcio Mosquini, candidatíssimo à reeleição, tem trabalhado no sentido de que Confúcio anuncie sua decisão de concorrer o mais breve possível. Mas Mosquini guarda cartas na manga, caso o escorregadio Confúcio desista na Hora H. O partido nunca abandonou a intenção, por exemplo, de contar com o jovem prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior. Mas essa já é uma outra história, com pouca chance de dar certo.

OS CAMINHOS DE MARIANA, EXPEDITO JÚNIOR, DANIEL PEREIRA E OUTROS NOMES DA NOSSA POLÍTICA

Há ainda muitas dúvidas para 2022. Nomes quentes da política regional ainda não se decidiram, outros já estão com decisões tomadas e há os que. ainda, que mesmo com seus rumos desenhados, podem mudar tudo, mais à frente. Vamos por partes. O ex-governador Daniel Pereira quer ser senador e já está trabalhando nesse projeto, mas continua ouvindo, do seu grupo político, que ele deveria pensar mais sobre a possibilidade de concorrer à sucessão de Marcos Rocha. A poderosa Mariana Carvalho diz que se decidiu pela reeleição, mas andou balançando, depois que seu nome apareceu com grande potencial para a única vaga ao Senado. Jaqueline Cassol já decidiu: vai ao Senado. Expedito Júnior também: quer retomar a cadeira de senador, que ocupou com grande destaque. Caras novas também estão decididos: Chico Holanda e Breno Mendes, na Capital, querem a Câmara Federal. O prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, também. Bruno Scheid, empresário do agronegócio de Ji-Paraná enfrentará o mesmo desafio. A eleição de 2022 já começou, portanto. Faltam apenas finalizar acordos, acertar nomes, fechar alianças. Mas a campanha já está na rua…

LADRÕES DENTRO DA SEMUSA FORAM DENUNCIADOS PELO PRÓPRIO PREFEITO

O prefeito da Capital, Hildon Chaves, não esquece suas origens. E utilizou da sua experiência como ex- promotor, para ajudar a desarticular, a partir de denúncias que ele mesmo fez à polícia, uma quadrilha que agia dentro do almoxarifado da Secretaria de Saúde da Capital, desviando materiais. Tão longo recebeu informações sobre as suspeitas, chegadas a ele pelos canais de fiscalização, Hildon procurou a cúpula da Polícia Civil, pedindo apoio para investigar e elucidar o caso. Pouco depois, os policiais prenderam, em flagrante, dois servidores da Semusa, que estavam em um caminhão da Prefeitura Municipal, nas proximidades da residência locada, no residencial Cristal da Calama, utilizada para ocultar os materiais furtados. O Prefeito agradeceu a ação rápida da polícia, que esclareceu os fatos e prendeu os responsáveis em pouco tempo, acabando com os desvios. Destacou também que a grande maioria dos servidores municipais é de gente honesta e que cumpre seu trabalho de forma exemplar, mas que as exceções existem e que elas têm que ser combatidas com os rigores da lei.

VARIANTE DELTA ATINGE RONDONIENSES EM SETE CIDADES, MAS NENHUM CASO É GRAVE

No meio de tantas boas notícias em relação à queda de contaminações e mortes pela Covid 19, surge um perigo real e concreto: vários novos casos de rondonienses atingidos pela cepa indiana, a Delta, que já atingiu pelo menos 35 pessoas em sete cidades do Estado, incluindo dois casos na Capital. O contágio foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado, com a ressalva de que, ao menos até agora, nenhum dos casos seja considerado grave, embora todos os que foram atingidos pelo novo vírus estejam em acompanhamento pelas autoridades sanitárias. Até a noite da quinta-feira, nenhum óbito tinha sido registrado em qualquer cidade rondoniense, não só pela cepa indiana, como por qualquer outro dos vários que circulam pelo Brasil e pelo Planeta. Há sim uma grande preocupação por parte da Sesau, em acompanhar cada caso das pessoas que foram atingidas pelas variantes do vírus. Dos 35 casos registrados com a Delta, apenas oito pessoas já haviam sido vacinadas com as duas doses; 18 apenas com a primeira e os outros nove não receberam dose alguma. Além dos 35 com a cepa Delta, mais sete pessoas em Rondônia foram atingidas com outras variantes, mas todas de forma menos agressiva. Até a noite da quinta-feira, perto de 1 milhão e 650 mil vacinas já haviam sido aplicadas no Estado. O total de internados era de 70 doentes.  

PERGUNTINHA

Tem algum comparativo em termos de patifaria e canalhice, a acusação do senador Renan Calheiros a Luciano Hang, afirmando, na CPI do Circo, que o famoso empresário internou sua mãe com Covid, esperando que ela morresse?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Morre o ator e diretor Juca de Oliveira aos 91 anos em São Paulo

Morre o ator e diretor Juca de Oliveira aos 91 anos em São Paulo

Ícone das artes cênicas estava internado no Hospital Sírio-Libanês; trajetória na TV e no teatro marcou gerações com personagens como Dr. Albieri e João Gibão.
L
Órgãos federais oferecem serviços gratuitos para proteção contra golpes

Órgãos federais oferecem serviços gratuitos para proteção contra golpes

Receita Federal e Banco Central disponibilizam ferramentas para blindar o CPF e monitorar contas bancárias; Gov.br recomenda verificação em duas etapas.
L
Governo inaugura primeira Casa da Igualdade Racial no Rio de Janeiro

Governo inaugura primeira Casa da Igualdade Racial no país

Equipamento público inédito oferecerá acolhimento jurídico, psicossocial e orientação para acesso a políticas públicas; unidade inicia atendimentos na segunda-feira.
L
ANPD define cronograma para fiscalização do ECA Digital até 2027

ANPD define cronograma para fiscalização do ECA Digital até 2027

Agência Nacional de Proteção de Dados monitora 37 empresas de tecnologia; regras de verificação de idade para crianças e adolescentes já estão em vigor.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 8 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 8 milhões neste sábado

Apostas para o concurso 2.987 podem ser realizadas até as 20h; sorteio ocorre em São Paulo com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Fiocruz alerta para alta na circulação do vírus da gripe no Brasil

Fiocruz alerta para alta na circulação do vírus da gripe no Brasil

Boletim InfoGripe aponta avanço da Influenza A em diversas regiões; vacinação nacional começa em 28 de março para grupos prioritários.
L
Governo intensifica fiscalização em postos para coibir preços abusivos

Governo intensifica fiscalização em postos para coibir preços abusivos

Operação nacional já percorreu 179 municípios e emitiu mais de 900 notificações; força-tarefa une Polícia Federal e Senacon contra a formação de cartéis.
L
Ministério da Saúde realiza mutirão nacional para atendimento feminino

Ministério da Saúde realiza mutirão nacional para atendimento feminino

Ação inédita ocorre neste sábado e domingo em centenas de hospitais; iniciativa inclui cirurgias agendadas, exames de alta complexidade e transporte gratuito.
L

Sintonia 360: Charlene Brito destaca o impacto social da ASAS

Com formação sólida e multidisciplinar, Charlene é bacharel em Direito, contadora e possui pós-graduação em Criminologia, além de especialização em Auditoria e Perícia Contábil. Sua trajetória profissional reúne conhecimento jurídico, contábil e social, elementos que fortalecem sua atuação dentro da ASAS.
L
Síndrome de Down: inclusão é destaque nas escolas de PVH

Síndrome de Down: inclusão é destaque nas escolas de PVH

Ação com meias coloridas mobiliza alunos e reforça respeito à diversidade, com 36 estudantes atendidos na rede municipal de ensino.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eyder Brasil reúne mais de 1300 pessoas em encontro de prestação de contas do mandato em Porto Velho

Eyder Brasil reúne mais de 1300 pessoas em encontro de prestação de contas do mandato em Porto Velho

Evento contou com a presença do governador Coronel Marcos Rocha e destacou ações nas áreas de segurança, esporte e cidadania
L
Segunda Turma do STF mantém prisão de Daniel Vorcaro por unanimidade

Segunda Turma do STF mantém prisão de Daniel Vorcaro por unanimidade

Colegiado referendou decisão do ministro André Mendonça; mudança na defesa de dono do Banco Master sinaliza avanço em acordo de delação premiada.
L
Gilmar Mendes critica envio de Daniel Vorcaro a presídio federal

Gilmar Mendes critica envio de Daniel Vorcaro a presídio federal

Ministro votou pela manutenção da prisão do dono do Banco Master, mas contestou a legalidade do regime de segurança máxima e o vazamento de dados sigilosos.
L
Lula entrega ônibus escolares e defende educação como prioridade estratégica

Lula entrega ônibus escolares e defende educação como prioridade estratégica

Governo federal distribui 324 veículos para áreas de difícil acesso; investimento de R$ 500 milhões no Novo PAC deve atender 120 mil estudantes.
L
“É banditismo”, diz Boulos sobre aumento do diesel e ameaça prender donos de postos

“É banditismo”, diz Boulos sobre aumento do diesel e ameaça prender donos de postos

Ministro da Secretaria-Geral acusa distribuidoras de crime contra a economia popular; operações da Polícia Federal já fiscalizaram 400 postos em 48 horas.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: promotor de eventos é preso suspeito de tentativa de violência sexual em RO

Promotor de eventos é preso suspeito de tentativa de violência sexual em RO

Mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil após denúncia de jovem de 19 anos sobre crime ocorrido neste mês
18
Suspeito morre após sacar arma e investir contra policiais em Espigão do Oeste

Suspeito morre após sacar arma e investir contra policiais em RO

Homem reagiu à abordagem durante cumprimento de mandado e acabou baleado em ação da Polícia Militar
14
Caminhoneiro é assaltado em posto de combustíveis na BR-364

Caminhoneiro é assaltado em posto de combustíveis na BR-364

Bandidos armados com faca abordam motorista em Porto Velho; criminosos fugiram levando documentos e as chaves do veículo durante a noite de sexta-feira.
10
Ação integrada entre MPRO e forças de segurança visa recapturar réus de facção criminosa em Rondônia

Ação integrada entre MPRO e forças de segurança visa recapturar réus de facção criminosa em Rondônia

O objetivo principal da operação é cumprir 26 (vinte e seis) mandados de prisão preventiva deferidos pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, nas cidades de Porto Velho Candeias do Jamari, Guajará-Mirim e Ouro Preto do Oeste em Rondônia; Rio Branco no Acre e Catanduvas no Paraná.
14
Mulher é presa por tráfico e uso de documento falso na zona leste

Mulher é presa por tráfico e uso de documento falso na zona leste

Flagrante ocorreu em residência no bairro Flamboyant durante a madrugada deste sábado; polícia encontrou entorpecentes e RG adulterado no local.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reforma tributária e cidadania empresarial são tema de palestra da FACER em RO

Reforma tributária e cidadania empresarial são tema de palestra da FACER em RO

Capacitação realizada em parceria com SEFIN e SEBRAE orienta empreendedores sobre mudanças no sistema tributário e reforça papel social das empresas.
L
Rede Ebserh realiza mutirão nacional com 42 mil atendimentos neste sábado

Rede Ebserh realiza mutirão nacional com 42 mil atendimentos neste sábado

Ação batizada de Dia “E” mobiliza 45 hospitais universitários com foco na saúde da mulher; iniciativa visa reduzir filas do SUS nas regiões Norte e Nordeste.
L
Entidades do setor produtivo pedem redução urgente do ICMS do diesel em Rondônia

Entidades do setor produtivo pedem redução urgente do ICMS do diesel em Rondônia

A medida foi proposta diante da recente alta nos preços dos combustíveis e dos reflexos diretos na economia estadual.
L
Dia da Síndrome de Down reforça a importância da inclusão e do diagnóstico precoce

Dia da Síndrome de Down reforça a importância da inclusão e do diagnóstico precoce

Data simboliza a trissomia do cromossomo 21; especialistas destacam que estímulo na infância e adaptação pedagógica são chaves para a autonomia.
L
Brasileiros no Líbano relatam cenário de guerra e incerteza

Brasileiros no Líbano relatam cenário de guerra e incerteza

Conflito entre Israel e Hezbollah já expulsou mais de 1 milhão de pessoas de suas casas; brasileiros descrevem rotina de bombardeios e destruição no sul do país.
L
Atleta de Rondônia, Artur Czerwinski é convocado para a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa

Atleta de Rondônia, Artur Czerwinski é convocado para a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa

Jovem de 13 anos vai representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano e reforça destaque do esporte rondoniense no cenário nacional
L
Programa Pão Nosso atinge 100 mil cafés da manhã gratuitos em Porto Velho em três meses

Programa Pão Nosso atinge 100 mil cafés da manhã gratuitos em Porto Velho em três meses

Iniciativa do Governo de Rondônia garante alimentação diária a pessoas em situação de vulnerabilidade e reforça políticas de segurança alimentar
L
Frentes de trabalho avançam na recuperação de bueiros e reforçam segurança em Porto Velho

Frentes de trabalho avançam na recuperação de bueiros e reforçam segurança em Porto Velho

Quase uma tonelada de cimento é utilizada nas obras, que eliminam riscos de acidentes e melhoram a qualidade de vida da população
L
Família pede ajuda para traslado de corpo de morador de Nova Califórnia após morte por câncer

Família pede ajuda para traslado de corpo de morador de Nova Califórnia após morte por câncer

Familiares pedem a colaboração de quem puder contribuir com qualquer quantia. As doações podem ser feitas via Pix.
L
Leilão de reserva contrata 501 MW em térmicas para garantir o setor elétrico

Leilão de reserva contrata 501 MW em térmicas para garantir o setor elétrico

Certame focado em momentos de alta demanda registra economia de R$ 1,83 bilhão; usinas movidas a diesel, biodiesel e óleo combustível reforçarão o sistema nacional.
L