QUARTA-FEIRA, 29/10/2025

Em destaque

Rocha assume todo o poder no PSL. Como ficarão seus adversários no partido?

Não haverá coligações, mas as parcerias para a campanha poderão ser decisivas.

Publicado em 

Com as mudanças que já começam a se concretizar, em alguns partidos, como o PSL, por exemplo, os conflitos internos certamente vão aparecer com mais força. No caso do partido agora sob o comando regional do governador Marcos Rocha, pelo menos dois ex-aliados e hoje adversários duríssimos, certamente ficarão sem espaço dentro da sigla. Qual o caminho que seguirá, por exemplo, o pré-candidato ao Senado pelo partido, o empresário do agronegócio Jaime Bagattoli? E outro agora inimigo político de Rocha, o deputado federal Coronel Chrisóstomo? Bagattoli e Chrisóstomo uniram forças para combater o governador, que, aliás, foi eleito com o apoio deles. Ambos queriam ter espaços importantes na administração estadual, mas não conseguiram. O que se fala é que Bagattoli queria ter forte ingerência na área da Secretaria da Fazenda, a Sefin e o deputado Coronel queria um pacote de nomeações de aliados seus, para ocuparem cargos no Estado. Ambos nada conseguiram e o racha, depois de tentativas em vão de reaproximação, se tornou público. O governador rondoniense e seu grupo comeram o arroz fervendo pelas beiradas, trabalharam nos bastidores e ressurgiram com mais poder do que já tinham, dentro da sigla. Como ficarão os adversários internos, a partir de agora? Ninguém sabe, mas como a política é a arte de engolir sapos e de nuvens que se mexem a todo o momento, tudo pode acontecer. Até uma reaproximação, hoje impensável!

Outra dúvida no contexto das próximas eleições, se relaciona com apoios, porque as coligações foram proibidas, mesmo o Senado tendo aprovado o aleijume de projeto da reforma eleitoral para a próxima eleição, inclusive mantendo a absurda quarentena para magistrados e policiais. O governador rondoniense vem conversando com vários partidos, como o Patriotas (esteve muito perto de ingressar nele), liderado pelo deputado Marcelo Cruz e o Avante, que tem o comando de outro deputado estadual, Jair Montes e na presidência municipal em Porto Velho, o advogado Breno Mendes, virtual candidato do partido a uma vaga na Câmara Federal. O PRB de Alex Redano, que deve assumir a presidência regional da sigla no próximo dia 6 de outubro, por exemplo, também está muito próximo de Rocha. A sigla, que tem entre outros nomes muito fortes o do Lindomar Garçon, candidatíssimo a mais um mandato na Câmara Federal, é uma que mais cresce no Estado. Garçon, aliás, é o atual presidente regional, mas abriu mão para o presidente da Assembleia. O próprio Garçon ficará como secretário-geral do PRB. Rocha e seu grupo tentam também se aproximar de outras siglas, mas, por enquanto, nada está oficialmente fechado. Não haverá coligações, mas as parcerias para a campanha poderão ser decisivas.

PROJETO DE LÉO COM CRISTIANE NÃO DEU CERTO. MAS ELE CONTINUA PENSANDO NO GOVERNO

O deputado federal Léo Moraes, do Podemos, terá que modificar seus planos, porque, inicialmente, tentava se colocar como pré-candidato ao Governo, contando, na Capital, com a parceria da ex-vereadora e apresentadora de TV Cristiane Lopes. Léo apoiou Cristiane na disputa contra Hildon Chaves e a dobradinha para 2022 estava sendo formada. Sem alarde, como tem feito costumeiramente, o Governador, agora comandando o PSL, cooptou Cristiane, levando-a para seu lado. Ela assumiu inclusive como adjunta da Secretaria de Educação, ao lado do competente Suamy Vivecananda. Cristiane pode ser um nome importante do grupo de Marcos Rocha, para disputar a uma cadeira à Câmara Federal, cargo a que já foi candidata uma primeira vez, em 2018, chegando a um resultado muito expressivo, ao alcançar mais de 20 mil votos. Com a perda de Cristiane, o deputado Léo Moraes está tendo que refazer seus cálculos e buscar novos nomes, embora seu projeto original de disputar o governo continue de pé. Concorrer ao Senado pode ser o Plano B do parlamentar.

MARCOS ROGÉRIO E HILDON CHAVES: O LABIRINTO DA POLÍTICA AINDA NÃO APONTA DEFINIÇÃO

Outra aliança que ainda está sobrevivendo, ao menos até agora, é a que envolve o senador Marcos Rogério e o prefeito Hildon Chaves. Embora os nomes dos dois sejam sempre colocados entre os que teriam chances reais de vitória, caso disputem o Governo, a tendência é que só um deles acabe, na reta final, entrando na disputa pela cadeira de Marcos Rocha. Hildon será mesmo candidato em 2022, mas até agora ainda não decidiu qual o cargo que disputará. Seus aliados têm convicção que ele tem cacife eleitoral para almejar o comando do Estado (e tem mesmo!) mas os acordos com políticos com Marcos Rocha e também com seu amigo pessoal, Expedito Júnior, o tem feito pensar muito, nesse contexto que é quase um labirinto dentro da política, para tomar sua decisão. Marcos Rogério é nome quentíssimo, pelo destaque nacional que tem tido, principalmente na defesa do governo e do presidente Bolsonaro, de quem está cada vez mais próximo. Há quem ache, ainda, que num segundo mandato de Bolsonaro, ainda imprevisível, Rogério seria Pule de 10 para ser ministro. Ele, obviamente, quer ser Governador. Os dados estão lançados sobre a mesa, mas, por enquanto, as decisões definitivas estão longe de serem tomadas.

DECISÕES NO STF E NO CONGRESSO FAVORECEM CASSOL, MAS ASSUNTO AINDA ESTÁ INDEFINIDO

Neste contexto todo, como fica a forte candidatura de Ivo Cassol?  Em qualquer região do Estado, quando se discute sobre a participação do ex-governador no processo eleitoral, o que se ouve é que  seria ele nome de grande vitalidade e com enormes chances de vitória nas urnas. Certamente seria um dos três com potencial para chegar lá, ao lado dos dois Marcos, o Rocha e o Rogério. Mas Cassol ainda enfrenta problemas na Justiça, embora seus advogados falem com otimismo que, quando chegar a hora do lançamento das candidaturas, ele estará pronto, legalmente, para entrar na briga. O gringo de Rolim de Moura, que já foi duas vezes governador e depois eleito senador, por enquanto, conversa com muita gente. Já teve uma vitória no STF, com voto de um ministro, que o beneficiou. A reforma eleitoral também incluiu decisão que, caso mantida, dá direito a Cassol de concorrer. Enquanto aguarda, ele conversa com vários setores da sociedade e com lideranças. Só falará oficialmente numa eventual candidatura, quando as decisões judiciais que o autorizam a entrar no processo eleitoral, estiveram valendo.

MDB ESPERA PELA DECISÃO DE CONFÚCIO, QUE OCORRERÁ SÓ NA 25ª HORA

 Outro personagem ainda indeciso nessa história é Confúcio Moura. Também duas vezes Govenador e hoje senador, ele não diz nem que sim, nem que não, sobre uma eventual tentativa de novo mandato no comando do Estado. Essa, aliás, é uma prática comum na vida pública de Confúcio. Ele faz que vai, volta, anda de novo numa direção, retorna e, só na 25ª hora, anuncia sua decisão definitiva. Seu partido, o MDB, torce para que  ele entre mesmo na corrida pelo Palácio Rio Madeira/CPA, mas há pessoas próximas  a ele que têm certeza de que ele preferirá encerrar sua carreira política no Senado. O presidente regional do partido, deputado Lúcio Mosquini, candidatíssimo à reeleição, tem trabalhado no sentido de que Confúcio anuncie sua decisão de concorrer o mais breve possível. Mas Mosquini guarda cartas na manga, caso o escorregadio Confúcio desista na Hora H. O partido nunca abandonou a intenção, por exemplo, de contar com o jovem prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior. Mas essa já é uma outra história, com pouca chance de dar certo.

OS CAMINHOS DE MARIANA, EXPEDITO JÚNIOR, DANIEL PEREIRA E OUTROS NOMES DA NOSSA POLÍTICA

Há ainda muitas dúvidas para 2022. Nomes quentes da política regional ainda não se decidiram, outros já estão com decisões tomadas e há os que. ainda, que mesmo com seus rumos desenhados, podem mudar tudo, mais à frente. Vamos por partes. O ex-governador Daniel Pereira quer ser senador e já está trabalhando nesse projeto, mas continua ouvindo, do seu grupo político, que ele deveria pensar mais sobre a possibilidade de concorrer à sucessão de Marcos Rocha. A poderosa Mariana Carvalho diz que se decidiu pela reeleição, mas andou balançando, depois que seu nome apareceu com grande potencial para a única vaga ao Senado. Jaqueline Cassol já decidiu: vai ao Senado. Expedito Júnior também: quer retomar a cadeira de senador, que ocupou com grande destaque. Caras novas também estão decididos: Chico Holanda e Breno Mendes, na Capital, querem a Câmara Federal. O prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, também. Bruno Scheid, empresário do agronegócio de Ji-Paraná enfrentará o mesmo desafio. A eleição de 2022 já começou, portanto. Faltam apenas finalizar acordos, acertar nomes, fechar alianças. Mas a campanha já está na rua…

LADRÕES DENTRO DA SEMUSA FORAM DENUNCIADOS PELO PRÓPRIO PREFEITO

O prefeito da Capital, Hildon Chaves, não esquece suas origens. E utilizou da sua experiência como ex- promotor, para ajudar a desarticular, a partir de denúncias que ele mesmo fez à polícia, uma quadrilha que agia dentro do almoxarifado da Secretaria de Saúde da Capital, desviando materiais. Tão longo recebeu informações sobre as suspeitas, chegadas a ele pelos canais de fiscalização, Hildon procurou a cúpula da Polícia Civil, pedindo apoio para investigar e elucidar o caso. Pouco depois, os policiais prenderam, em flagrante, dois servidores da Semusa, que estavam em um caminhão da Prefeitura Municipal, nas proximidades da residência locada, no residencial Cristal da Calama, utilizada para ocultar os materiais furtados. O Prefeito agradeceu a ação rápida da polícia, que esclareceu os fatos e prendeu os responsáveis em pouco tempo, acabando com os desvios. Destacou também que a grande maioria dos servidores municipais é de gente honesta e que cumpre seu trabalho de forma exemplar, mas que as exceções existem e que elas têm que ser combatidas com os rigores da lei.

VARIANTE DELTA ATINGE RONDONIENSES EM SETE CIDADES, MAS NENHUM CASO É GRAVE

No meio de tantas boas notícias em relação à queda de contaminações e mortes pela Covid 19, surge um perigo real e concreto: vários novos casos de rondonienses atingidos pela cepa indiana, a Delta, que já atingiu pelo menos 35 pessoas em sete cidades do Estado, incluindo dois casos na Capital. O contágio foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado, com a ressalva de que, ao menos até agora, nenhum dos casos seja considerado grave, embora todos os que foram atingidos pelo novo vírus estejam em acompanhamento pelas autoridades sanitárias. Até a noite da quinta-feira, nenhum óbito tinha sido registrado em qualquer cidade rondoniense, não só pela cepa indiana, como por qualquer outro dos vários que circulam pelo Brasil e pelo Planeta. Há sim uma grande preocupação por parte da Sesau, em acompanhar cada caso das pessoas que foram atingidas pelas variantes do vírus. Dos 35 casos registrados com a Delta, apenas oito pessoas já haviam sido vacinadas com as duas doses; 18 apenas com a primeira e os outros nove não receberam dose alguma. Além dos 35 com a cepa Delta, mais sete pessoas em Rondônia foram atingidas com outras variantes, mas todas de forma menos agressiva. Até a noite da quinta-feira, perto de 1 milhão e 650 mil vacinas já haviam sido aplicadas no Estado. O total de internados era de 70 doentes.  

PERGUNTINHA

Tem algum comparativo em termos de patifaria e canalhice, a acusação do senador Renan Calheiros a Luciano Hang, afirmando, na CPI do Circo, que o famoso empresário internou sua mãe com Covid, esperando que ela morresse?

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Energia limpa supera uso de carvão pela primeira vez na história

Crescimento da solar e eólica faz energia renovável atender toda a nova demanda global de eletricidade.
L
Operação no Rio é "cortina de fumaça" e expõe população, alertam especialistas

Operação no Rio é “cortina de fumaça” e expõe população, alertam especialistas

A Operação Contenção gerou grande impacto e mortes, mas, segundo os analistas, não atinge o crime organizado e apenas fortalece a violência, afetando a mobilidade urbana da capital fluminense.
L
Mega-sena acumula e prêmio principal é estimado em R$ 7 milhões

Mega-sena acumula e prêmio principal é estimado em R$ 7 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas nesta terça-feira, elevando o prêmio da Mega-sena para o próximo concurso, com aposta simples custando R$ 6.
L
64 países atualizam metas e reduzem 17% do impacto climático global

64 países atualizam metas e reduzem 17% do impacto climático global

Relatório Síntese da ONU sobre o Acordo de Paris mostra que compromissos diminuem a projeção de impacto, mas líderes em mudanças climáticas cobram mais ambição.
L
Ruy Castro vence prêmio principal do Jabuti com obra sobre Tom Jobim

Ruy Castro vence prêmio principal do Jabuti com obra sobre Tom Jobim

Livro “O Ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim” foi eleito o Livro do Ano no Prêmio Jabuti 2025. O escritor também foi premiado na categoria Crônica.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Oportunidades contemplam funções essenciais para operação e manutenção do sistema elétrico.
L
Senado dos EUA aprova texto que anula tarifas impostas por Trump ao Brasil

Senado dos EUA aprova texto que anula tarifas impostas por Trump ao Brasil

A medida encerra a emergência nacional declarada pelo ex-presidente Donald Trump em retaliação ao julgamento de Jair Bolsonaro e segue agora para a Câmara dos Deputados.
L

Nota de pesar: Maria Antônia da Silva

Aos 83 anos, Dona Maria Antônia da Silva, servidora pública aposentada, é lembrada em Porto Velho pelo amor à família e à comunidade, com velório na Funerária São Cristóvão.
L
Horóscopo de Quarta-feira, 29 de outubro de 2025: A criatividade estará em alta, mas é preciso manter os pés no chão

Horóscopo de Quarta-feira, 29 de outubro de 2025: A criatividade estará em alta, mas é preciso manter os pés no chão

A quarta-feira chega com Lua em Gêmeos, destacando a comunicação, a curiosidade e os contatos sociais.
L

Coluna do Simpi: Elevação do teto do MEI e Simples avança e está a dois passos da aprovação, mas só passa no empurrão

Proposta em tramitação no Congresso Nacional busca atualizar os limites de faturamento do MEI e do Simples Nacional, ampliando a margem de crescimento formal dos pequenos negócios e fortalecendo o empreendedorismo no país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

STF reconhece fim da ação penal de trama golpista para tenente-coronel Mauro Cid

STF reconhece fim da ação penal de trama golpista para tenente-coronel Mauro Cid

A Secretaria Judiciária da Corte certificou o encerramento do prazo de recurso contra as condenações do Núcleo 1, cabendo agora ao ministro Alexandre de Moraes decidir sobre a delação.
L
Moraes comandará temporariamente a ADPF das Favelas no Supremo

Moraes comandará temporariamente a ADPF das Favelas no Supremo

O ministro do STF foi escolhido para tomar medidas urgentes no processo que determina a redução da letalidade policial no Rio de Janeiro, em razão da aposentadoria do antigo relator.
L
Moraes manda PGR se manifestar sobre operação policial com mais de 60 mortos no Rio

Moraes manda PGR se manifestar sobre operação policial com mais de 60 mortos no Rio

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, assumiu o comando da ADPF das Favelas e deu 24 horas para a Procuradoria-Geral da República responder ao pedido de informações sobre a Operação Contenção.
L
Deputado Pedro Fernandes viabiliza oficinas gratuitas de preparação para o ENEM

Deputado Pedro Fernandes viabiliza oficinas gratuitas de preparação para o ENEM

Iniciativa da Escola do Legislativo oferece reforço educacional e capacitação para estudantes de Rondônia.
L
Ministros federais farão reunião de emergência com governador Cláudio Castro

Ministros federais farão reunião de emergência com governador Cláudio Castro

Rui Costa e Ricardo Lewandowski atenderam ao pedido do Rio de Janeiro para transferência de dez detentos e vão se encontrar nesta quarta-feira (30) após a Operação Contenção.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Homem desacata sargento ao ser repreendido por deixar mochila em base da PM

Homem desacata sargento ao ser repreendido por deixar mochila em base da PM

O suspeito abandonou o objeto na garagem de viaturas e, ao ser questionado por um sargento, reagiu com insultos e ironia, sendo autuado por desacato.
12
Picape furtada é achada avariada em mata a 240 km de distância

Picape furtada é achada avariada em mata a 240 km de distância

O veículo Fiat Strada foi encontrado a 40 km de Juína, no Mato Grosso; proprietário estima gasto de mais de R$ 10 mil para consertar os estragos causados pelo ladrão.
10

Pastor obrigava filhas a lerem a Bíblia após estupros para “justificar” abusos

O pastor foi preso na terça-feira (28/10) no Recanto das Emas, DF, durante a Operação Falso Profeta, sob acusação de estuprar duas filhas e uma enteada, além de torturar um enteado com arame farpado
16
Jovem é preso após comprar moto roubada por R$500 reais na zona leste

Jovem é preso após comprar moto roubada por R$500 reais na zona leste

O piloto disse que havia comprado o veículo pelo valor de R$500 reais e não sabia que o mesmo era roubado.
12
Camelô morre no meio da rua no centro de Porto Velho

Camelô morre no meio da rua no centro de Porto Velho

Testemunhas disseram que o rapaz trabalhava como camelô, e estava caminhando quando começou a passar mal e caiu desacordado.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo lança Fórum de Mulheres na Saúde para fortalecer políticas públicas

Governo lança Fórum de Mulheres na Saúde para fortalecer políticas públicas

O novo espaço de debate permanente terá caráter consultivo e propositivo, visando à saúde integral das brasileiras por meio da participação social no Sistema Único de Saúde (SUS).
L
Medicamento brasileiro deverá revolucionar o tratamento mundial contra lesão na medula

Medicamento brasileiro deverá revolucionar o tratamento mundial contra lesão na medula

Descoberta nacional pode transformar vidas e colocar o país na vanguarda da medicina regenerativa.
L
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 8 nesta quarta-feira

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 8 nesta quarta-feira

Com a inclusão de três benefícios adicionais, o valor médio da parcela do Bolsa Família em outubro subiu para R$ 683,42, alcançando 18,91 milhões de famílias em todo o país.
L
Total de suspeitos mortos em operação na Penha e no Alemão pode chegar a 66

Total de suspeitos mortos em operação na Penha e no Alemão pode chegar a 66

Seis novos corpos foram levados ao Hospital Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, e, se confirmados como vítimas do confronto, elevam o número de mortes da Operação Contenção para o maior da história do estado.
10
Auxílio Gás é pago a beneficiários com NIS final 8 nesta quarta-feira

Auxílio Gás é pago a beneficiários com NIS final 8 nesta quarta-feira

O programa, que transfere R$ 108 a cada família, segue o calendário do Bolsa Família e beneficia mais de 5 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
L
A Segurança Pública no Brasil: A Obrigação Constitucional Ignorada 

A Segurança Pública no Brasil: A Obrigação Constitucional Ignorada 

Crise estrutural expõe negligência histórica dos governos diante do avanço do crime organizado.
L
Leitura desenvolve empatia em crianças, afirma presidente da Biblioteca Nacional

Leitura desenvolve empatia em crianças, afirma presidente da Biblioteca Nacional

A leitura na infância estimula a imaginação e a empatia, segundo Marco Lucchesi, da BN, que celebra o Dia Nacional do Livro com ações de incentivo e biblioterapia.
L
Moradores retiram cerca de 50 corpos em área de mata após operação policial no Rio

Moradores retiram cerca de 50 corpos em área de mata após operação policial no Rio

Os corpos foram localizados no Complexo da Penha e, segundo a comunidade, elevam o número de vítimas da ação mais letal da história do estado; saldo total pode chegar a 120 mortos.
18
Furacão Melissa atinge Cuba com ventos de 205 km/h após deixar mortes no Caribe

Furacão Melissa atinge Cuba com ventos de 205 km/h após deixar mortes no Caribe

O Furacão Melissa se aproxima da costa sul de Cuba como categoria 3, com ventos “extremamente perigosos” de 205 km/h; Jamaica e Haiti relatam sete mortes e danos.
L
Carro na contramão atropela casal de irmãos em moto atrás da rodoviária

Carro na contramão atropela casal de irmãos em moto atrás da rodoviária

De acordo com testemunhas, a moto com o casal seguia pela Rua João Alfredo, quando o Fiat Uno entrou na contramão pela Carlos Gomes, e acabou atingindo as vítimas que foram parar no meio fio.
14
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.