SEGUNDA-FEIRA, 26/01/2026

Em destaque

Confúcio Moura desabafa e faz duras críticas às coligações, à política e aos políticos

Confúcio foi mais longe, depois de criticar também as constantes tentativas de mudanças das leis eleitorais a cada pleito.

Publicado em 

Não só merece registro, como também muita reflexão, importante texto publicado pelo ex-governador e atual senador rondoniense Confúcio Moura em seu blog pessoal, nesta semana. Num comentário curto e de fácil compreensão, mas extremamente duro em seu contexto, ele escreveu o que muitos brasileiros gostariam de dizer, sobre os políticos, os partidos e a classe política, enquanto os que vivem nesse e desse metiê, fazem questão de não comentar. Confúcio, nesse quesito, torna-se exceção à regra, falando claramente o que muita gente gostaria de falar. Entre outras coisas, ele critica duramente as coligações. "Nesse negócio de coligação, quando um camarada que tem muitos votos, ele arrasta quem não tem quase nada. Além disso, as "benditas" coligações só servem para o período eleitoral. Sabe Deus o que se passa por debaixo dos panos nessas negociações". Sublinhou ainda que "se presume, em muitas vezes, que aos chamados partido de aluguel", referindo-se aos períodos das campanhas eleitorais, "sejam uma verdadeira safra do achaque e da venda do partido". A questão dos partidos de balcão é uma das maiores excrescências do nosso país, embora a maioria dos políticos evite denunciá-la, porque os que são adversários hoje, podem ser os aliados de amanhã, nessa bagunça eleitoral que vivemos. Mas ao comentar o assunto, o senador de Rondônia não o fez com exatidão? Existe verdade maior?

Confúcio foi mais longe, depois de criticar também as constantes tentativas de mudanças das leis eleitorais a cada pleito. Destacou ainda que "é por tudo isso, que é muito difícil para qualquer prefeito, governador ou presidente da República, ter condições de governar verdadeiramente para melhoria do povo". O que ocorre, protesta, é que o governante "tem que ficar correndo atrás de apoio, com um mundo de partidos, todos eles necessitando de recursos para suas bases (quero isso, quero aquilo!) deixando para trás os reais interesses,  as reformas necessárias, que venham a favorecer, principalmente, aos segmentos mais pobres da população". Lamentou que "é assim que vem acontecendo desde o Brasil Império, agravado, depois da Proclamação da República. Ninguém liga para a educação básica. Ninguém liga para a regularização fundiária. Ninguém liga para profissionalizar os jovens". E definiu: "e assim vai se levando na barrigada o nosso país, enquanto qualquer Presidente, mesmo que não diga, termina entrando na onda de governo de cooptação. O que poderia, saudavelmente, ser uma coalizão (união) para iniciarmos uma virada no nosso país!", teoriza, seria um grande avanço, "se todos escolhessem, verdadeiramente, a educação básica e a alfabetização na idade certa, como prioridade absoluta"! O Confúcio de Rondônia não é o chinês, mas também faz a gente pensar!

ROCHA RETOMA O PSL REGIONAL, PREPARANDO SEU CAMINHO EM BUSCA DA REELEIÇÃO

De surpresa, foi anunciada uma importante decisão do governador Marcos Rocha, sobre seu futuro político. Ele voltou ao seu partido de origem, preparando-se para a busca da reeleição no ano que vem. Rocha não só retorna ao PSL, como o retoma, também assumindo a função de presidente regional. O seu chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, será o secretário-geral da sigla, acabando com uma divisão que determinou a saída do Governador do partido, pouco depois de assumir o comando do Estado. Os acordos foram fechados com o presidente nacional do partido, o deputado federal Luciano Bivar, um dos que costura os futuros passos do presidente Jair Bolsonaro também em direção a um segundo mandato. Há possibilidades concretas de que Bolsonaro, em breve, também anuncie que retorna ao seu partido de origem, como Marcos Rocha. O Governador rondoniense chegou a "namorar" várias outras siglas, antes de bater o martelo. Mas seguiu a orientação do grupo do Presidente da República, de quem é aliado de primeira hora. Ontem mesmo ele já começou a agir. Uma das metas é formar uma forte nominata de candidatos do partido para 2022, tanto em nível estadual quanto federal.

CASO HEURO: UMA NOVA LICITAÇÃO PODE DEMORAR MAIS DE DOIS ANOS

O tempo passa, o tempo voa e a história da construção do Heuro continua numa….ruim. Como o Tribunal de Contas do Estado interferiu no assunto, alegando uma série de irregularidades no contrato (inicialmente, as contestações tinham mais de 20 itens, que baixaram para três ou quatro), o caso ainda está pendente. O maior problema, agora, relaciona-se com a batida de pé do TCE-RO de que a obra está superfaturada. Até agora, o Tribunal não aceitou as alegações nem da empresa que foi contratada para fazer todo o projeto, nem da Secretaria da Saúde e nem da Procuradoria Geral do Estado, que através do procurador Maxwel Andrade, tem defendido com unhas e dentes o projeto original, em relação a esse quesito. O que pode ocorrer é zerar a licitação que ocorreu na Bolsa de Valores de São Paulo, onde 15 empresas mostraram interesse, mas apenas duas participaram da concorrência, pois o preço foi considerado baixo, é uma nova licitação, o que poderia demorar mais dois anos, pelo menos, para que a obra pudesse começar. Isso se o TCE não anunciasse novas irregularidades. Ou seja, nosso Heuro está ainda muito distante.

UMA MORTE EM CINCO DIAS, HOSPITAIS QUASE VAZIOS: A COVID RECUA NO ESTADO

Em cinco dias (sexta, sábado, domingo, segunda e terça-feira), apenas uma morte por Covid foi registrada em Rondônia. Nenhuma na Capital. Apenas onze pacientes estavam internados na Capital, nesta quarta. No Estado todo, segundo o Boletim 549, da Secretaria de Saúde do Estado, com números oficiais do Ministério da Saúde, apenas 69 doentes ainda ocupavam nossos leitos hospitalares. O total de contaminados e hospitalizados, se equivale, mais ou menos, aos registrados entre maio e junho de 2020, quando a pandemia começava a mostrar sua força em Rondônia. Outra boa notícia é que, ao menos até a quarta-feira, não se registrara nenhum caso mais grave da doença por cepas novas e consideradas mais agressivas, como a colombiana e a indiana. No mesmo Boletim, lamenta-se profundamente as mortes de 6.512 pessoas, durante todo o período da doença, que começou a cair drasticamente com a vacinação em massa. Até agora, estamos perto de termos recebido 2 milhões e 200 mil vacinas, das quais perto de 1 milhão 650 mil foram aplicadas como primeira dose e quase 540 mil da segunda. Ainda não há dados oficiais sobre quantas terceiras doses já foram aplicadas no Estado, já que elas começaram há poucos dias.

HILDON REGISTRA NAS REDES SOCIAIS: CAPITAL APLICOU MEIO MILHÃO DE DOSES DE VACINAS

Por falar em vacinação, o prefeito Hildon Chaves anunciou, nesta quarta, um número que merece, sim, todas as comemorações. A Capital rondoniense, segundo ele, atingiu a marca de meio milhão de vacinas aplicadas. Num texto nas redes sociais, Hildon registrou: "é com muita alegria que venho aqui comunicar à vocês: chegamos à marca de 500 mil doses aplicadas! Nossa vacinação que teve início no dia 19 de janeiro, atingiu a marca de meio milhão de doses aplicadas contra a Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, contabilizamos 500.629 doses aplicadas, sendo 334.205 de primeira dose, 157.945 de segunda dose, além de 8.479 de dose única. Parabéns aos servidores, voluntários; às Secretárias Eliana Pasini e Marilene Penatti pelo empenho e dedicação durante esses oito meses de trabalho duro e entrega para que a população permanecesse segura e imunizada. Parabéns aos que já se vacinaram e às equipes que levaram essas doses para o Baixo Madeira e todos os distritos". O prefeito concluiu: "a campanha de imunização ainda não acabou, precisamos nos conscientizar de que ainda temos muito trabalho pela frente, muitas pessoas a serem vacinadas. Vacina boa, é vacina no braço!

NOSSOS "DIAMANTES VERDES" CONTINUAM INDO EMBORA. PELO CONTRABANDO

Mais uma vez, como já o fizeram dezenas de vezes, sempre enxugando gelo e, obviamente jamais resolvendo o problema na sua essência, agentes da Polícia Federal, devidamente autorizados pela Justiça, realizaram nova e insípida ação para desbaratar mais uma quadrilha de contrabandistas de diamantes. Com o nome pomposo de Green Diamond (Diamante Verde), com o óbvio trocadilho relacionada com a riqueza que abunda no solo da Amazônia, os federais fizeram prisões, apreensões e, certamente, daqui a alguns anos, quando os envolvidos forem julgados, já se esqueceu o caso. Como ficaram esquecidas inúmeras outras ações, cujos resultados sempre são discutíveis. Enquanto se prende um pequeno grupo de contrabandistas, outros, vários deles, são criados. Aos poucos, nossas riquezas vão embora, por pura ideologia burra, sem que fique, para nosso País e para nossa população, um só centavo do que é legitimamente nosso. Os índios, donos da terra, também ficam sem nada, afora as camionetas zero quilômetro e as antenas parabólicas presenteadas aos caciques. O caso mais recente de Cacoal, refere-se, claro, aos diamantes da Reserva Roosevelt. O governo federal lava as mãos e deixa com a PF a missão de acabar com o contrabando, o que, sem dúvida alguma, jamais conseguirá.

LEI ESTADUAL PROÍBE A ABERRAÇÃO DA "LINGUAGEM NEUTRA" EM ESCOLAS RONDONIENSES

Embora em nível nacional o vergonhoso uso da chamada linguagem neutra, que ignora os sexos masculino e feminino e tenta criar absurdos para Língua  Portuguesa, com palavra híbridas (teoria defendida pelas esquerdas e até por instituições sérias, inclusive da área da Justiça, da Educação e de parte da grande mídia, lamentavelmente!) esteja tentando tomar conta das nossas escolas, por aqui já se tomou medidas para impedir essa nojeira. Projeto do deputado do PSL, Eyder Brasil, foi aprovado na Assembleia Legislativa, proibindo o uso desta excrescência denominada de "linguagem neutra!", nas escolas rondonienses. O projeto determina que tal linguagem não pode ser usada, com a utilização de vogais, consoantes e símbolos que não identifiquem claramente o gênero masculino ou feminino nas palavras. Claro que uma decisão neste nível só seria de prática viável, caso viesse de cima para baixo, em nível nacional. Mas a iniciativa do parlamentar retrata, sem dúvida alguma, a ojeriza com que a grande maioria dos rondonienses trata esse assunto. O que falta agora é uma lei federal, com aval dos parlamentares estaduais, para acabar com o ensino de sexo, homossexualismo e outros temas semelhantes, relacionados com a imposição sobre ideologia de gênero, em relação ao ensino para nossas crianças.

DA PORTA PARA FORA DAS CADEIAS, DEPENDEMOS DA SORTE PARA NÃO SERMOS AS VÍTIMAS

Tem de tudo um pouco: drogas, celulares, carregadores, armas artesanais. Tem grupos organizados, reunindo-se periodicamente para planejar e mandar executar crimes do lado de fora. Tem de tudo nas cadeias brasileiras e rondonienses. Com uma legislação que protege o crime, a sociedade não se livra dos bandidos nem quando eles estão entupindo penitenciárias. Todos têm direitos e mais direitos, enquanto as vítimas, aqui fora, só ficam torcendo para que, ao menos hoje, não tenha chegado a vez delas. Nesta semana, uma ação preventiva no presídio de Ji-Paraná comprovou que é uma moleza entrarem drogas e celulares nas cadeias. Se a mesma ação fosse feita em outros presídios do Estado, o resultado seria o mesmo. Enquanto isso, do lado de cá, todos os dias as vítimas se avolumam. Nos últimos dias, perto do shopping, um casal de motoqueiros já realizou vários assaltos, levando uma dezena de celulares, sem ser perturbado. Menores entram e saem dos centros de detenção na maior moleza. Roubam, assaltam, ferem e depois voltam para dormirem em paz, onde deveriam estar detidos, para poderem planejar os crimes do dia seguinte. E assim vai nossa vida, dependendo da sorte para não sermos violentados e também dela, a sorte, para não sermos mortos. Enquanto isso, nas cadeias, o que mais vale é o direito dos presos. É, lamentavelmente, no que transformaram nosso país…

PERGUNTINHA

Você concorda plenamente, discorda ou tem vontade de rir, com a afirmação do ministro Luiz Fux de que "o STF contribui para a estabilidade e retomada econômica do pais, apesar de dificuldades"?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fundo Garantidor de Créditos alerta para golpes envolvendo o Banco Master

Fundo Garantidor de Créditos alerta para golpes envolvendo o Banco Master

Criminosos utilizam indevidamente o nome da instituição e de órgãos públicos para fraudar clientes que buscam receber indenizações após a liquidação do banco.
L
Cientistas anunciam descoberta de oceano subterrâneo em lua de Saturno com potencial de vida

Cientistas anunciam descoberta de oceano subterrâneo em lua de Saturno com potencial de vida

A sonda Dragonfly detectou grandes massas de água líquida sob a crosta de gelo da lua Titã, revelando condições químicas favoráveis ao surgimento de microrganismos.
L
MPRO ajuíza ação para garantir educação especial em Guajará-Mirim

MPRO ajuíza ação para garantir educação especial em Guajará-Mirim

Ação civil pública busca assegurar atendimento educacional especializado a crianças e adolescentes da rede municipal, com profissionais qualificados e estrutura adequada.
L
CNJ lança cartilha sobre entrega voluntária para adoção

CNJ lança cartilha sobre entrega voluntária para adoção

Publicação apresenta protocolos humanizados e diretrizes legais para o atendimento de gestantes e parturientes, reforçando a proteção integral da mulher e da criança.
L
VII Concurso de Cartórios: aprovados na 1ª fase em Rondônia

VII Concurso de Cartórios: aprovados na 1ª fase em Rondônia

CGJ-RO divulga lista final da prova objetiva e confirma prova escrita e prática para fevereiro, avançando mais uma etapa do certame para serventias extrajudiciais no estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Empreendedores devem realizar o pedido pela internet para garantir o regime de tributação simplificada que abrange impostos federais, estaduais e municipais.
L
Petrobras anuncia redução de 5,2 por cento no preço da gasolina

Petrobras anuncia redução de 5,2 por cento no preço da gasolina

Novo valor de venda para as distribuidoras entra em vigor nesta terça-feira e representa uma queda média de 14 centavos por litro do combustível puro.
L
Inscrições para concurso da Câmara dos Deputados terminam hoje

Inscrições para concurso da Câmara dos Deputados terminam hoje

Prazo para garantir participação no certame que oferece salários de até 30 mil reais encerra às 18h desta segunda-feira com provas previstas para todas as capitais.
L
Moraes solicita relatório sobre rotina de Bolsonaro na prisão

Moraes solicita relatório sobre rotina de Bolsonaro na prisão

Direção da Papudinha deve enviar ao Supremo Tribunal Federal informações detalhadas sobre visitas, atendimentos médicos e leitura de livros em até cinco dias.
L
Pagamentos do INSS referentes ao mês de janeiro começam nesta segunda-feira

Pagamentos do INSS referentes ao mês de janeiro começam nesta segunda-feira

Calendário segue o número final do cartão de benefício e os depósitos para quem recebe acima de um salário mínimo iniciam na próxima semana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Em ligação de 50 minutos nesta segunda-feira (26), o presidente brasileiro sugeriu limitar o novo órgão ao conflito em Gaza.
L
Dra. Taíssa Sousa indica aquisição de lancha para reforçar ações da Polícia Civil em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa Sousa indica aquisição de lancha para reforçar ações da Polícia Civil em Guajará-Mirim

Parlamentar solicita ao governo uma lancha para garantir agilidade no atendimento policial às comunidades ribeirinhas e ao distrito de Surpresa.
L
Lula sugere assento para Palestina em conselho criado por Trump

Lula sugere assento para Palestina em conselho criado por Trump

Durante conversa telefônica nesta segunda-feira, presidente brasileiro defendeu reforma na ONU e propôs cooperação no combate ao crime organizado internacional.
L
Ieda Chaves reforça ações sociais em agenda em Vilhena

Ieda Chaves reforça ações sociais em agenda em Vilhena

Deputada estadual destacou diálogo com lideranças locais e conheceu projetos voltados à proteção de mulheres e à inclusão de crianças e adolescentes por meio do esporte.
L
Eyder Brasil leva Janeiro Branco às ruas de Porto Velho

Eyder Brasil leva Janeiro Branco às ruas de Porto Velho

Deputado promove pit stop de conscientização sobre saúde mental e reforça a importância do cuidado emocional, do diálogo e da prevenção junto à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Vítima foi atacada por outro homem em situação de rua nas proximidades do Mercado quilômetro 1 e buscou auxílio de populares antes de ser socorrida pelo Samu.
16
PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

Agentes localizaram a droga escondida em bolsa de passageira durante fiscalização de rotina em ônibus que seguia do Acre para o Distrito Federal.
12
Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

O MPRO requer indenização superior a R$ 1,9 bilhão por danos ambientais e morais causados por organização criminosa em Nova Mutum Paraná.
10
Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Gabriel S., de 19 anos, confessou ter matado Sidney, o “Canela”, em agosto de 2025; o jovem alegou legítima defesa por supostas ameaças da vítima.
14
Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

A suspeita, conhecida como “Mandraca”, foi flagrada com dezenas de papelotes de cocaína na rua T-15; ela alegou que vendia o entorpecente para pagar dívidas com uma facção criminosa.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Devota de Nossa Senhora Aparecida, Selva deixa legado de afeto e alegria; velório será em Porto Velho e cortejo no Cemitério Inocentes
L
6ª Corrida do MPRO reúne mais de 800 atletas em Porto Velho

6ª Corrida do MPRO reúne mais de 800 atletas em Porto Velho

Evento celebrou os 44 anos do Ministério Público de Rondônia, promoveu inclusão de pessoas com deficiência e arrecadou mais de 1.200 kits escolares para crianças do Baixo Madeira.
L
O agente secreto

Wagner Moura faz história com indicação inédita ao Oscar 2026 por ‘O Agente Secreto’

O ator Wagner Moura torna-se o primeiro brasileiro indicado à categoria de Melhor Ator, enquanto o longa de Kleber Mendonça Filho disputa quatro estatuetas, incluindo Melhor Filme.
L
Renault apresenta nova geração do Duster para mercados globais

Renault apresenta nova geração do Duster para mercados globais

Modelo estreia na Índia em 2026 e tende a chegar ao Brasil com poucas alterações
L
Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Levantamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia mostra que diagnósticos saltaram de 4 mil para 72 mil, com maior incidência nos estados do Sul e Sudeste.
L
Brasil bate recorde na importação de fertilizantes em 2025

Brasil bate recorde na importação de fertilizantes em 2025

Entrada histórica de insumos, avanço nas exportações de grãos e logística portuária fortalecida sustentam perspectivas positivas para a produção agrícola e o mercado de fretes em 2026.
L
Nova 364 recupera em tempo recorde cabeceira de ponte na BR-364

Nova 364 recupera em tempo recorde cabeceira de ponte na BR-364

Ação emergencial restabeleceu a segurança viária e evitou o agravamento da erosão entre Cacoal e Pimenta Bueno.
L
Hospital Regional de Guajará-Mirim conquista selo da ONA de qualidade e segurança

Hospital Regional de Guajará-Mirim conquista selo da ONA de qualidade e segurança

Unidade recebeu certificação da Organização Nacional de Acreditação, que reconhece padrões de qualidade e segurança no atendimento em saúde.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.