SEGUNDA-FEIRA, 17/11/2025

Em destaque

Famílias que ocupam Flona de Jacundá devem sair da área até dia 16 sem uso de força policial

Porém, cabe às partes envolvidas recorrerem ao Judiciário em uma iminente contestação de foro humanitário

Publicado em 

Vila Nova Samuel, RONDÔNIA – A falta de escuta por parte da atual gestão da Coordenadoria Regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), depois de alertada sobre ocupações de entorno de áreas de proteção só vem sendo contida após ações do Judiciário Federal nesta parte do bioma entre Porto Velho e Candeias do Jamari.

Por conta dessa situação, inúmeros ex-executores da 17ª Superintendência Regional do INCRA e do IBAMA nessa região do Vale do Jamari, em Rondônia, ‘sempre em conflito entre posseiros, esses casos só se ampliam em virtude de uma suposta prevaricação de parte de agentes públicos’, é o que afirma advogada ex-integrante do Projeto de Assentamento na Linha 50.

Sob anonimato, ela diz que a ‘situação da LP 50 só chegou aonde chegou face à falta de vistorias finais nos lotes entregues aos agricultores, apesar de selecionados e assentados’. Segundo disse, ‘a questão das prevaricações atribuídas entre órgãos de controle abriu caminho às ocupações irregulares’, Inclusive de áreas de proteção.

No caso específico de parte da Floresta Nacional de Jacundá, outros interlocutores que atuaram nessa região em constante conflito agrário e ambiental afirmam que, ‘os manejos industriais também em possíveis crimes ambientais não seriam apurados devidamente pelos órgãos de controle e isso abre lacunas para que serrarias terceirizadas assumam papel de prepostas na extração ilegal de madeiras, dentro e fora das áreas protegidas’.

Outro aspecto dessas supostas ilegalidades, um dos criadores do antigo Projeto de Assentamento Florestal Comunitário (PAF Jequitibá) sob a responsabilidade do INCRA rondoniense, ‘o órgão loteou a área, fincou marcos divisórios e assentou as famílias’ cujo objetivo seria a participação das famílias na extração e dessa sobrevivessem, muito antes da criação da FLONA de Jacundá, em 2004.

Com a decisão tomada pelo Juízo Federal (5ª Vara, em Porto Velho), cerca de 600 famílias, a partir do último dia 6, estão desobrigadas a permanecerem na área ocupada na divisa entre a FLONA e Linha 50, essa ainda sob a responsabilidade da 19ª Superintendência Regional do INCRA, em Rondônia.

Em contato com o Jornalismo Investigativo de o NEWSRONDÔNIA no sábado (10/09), se achando sem espaço na mídia corporativa devido a ampla divulgação da decisão do Judiciário Federal que decidiu pela desafetação das áreas ocupadas feita por emissoras de rádio e TV, famílias se disseram ‘inconformadas por não nos escutar em nenhum momento’, afirma Raimundo da Silva Marques, 73, que diz ter sido expulso de sua terra na região do Alto Rio Ji-Paraná por fazendeiros.

Na opinião das Associações de Agricultores Familiares e Extrativistas ao longo das Linhas 21, 35, 45 e 50 e do entorno da Floresta Nacional de Jacundá, as entidades afirmam que, ‘atenderemos, sim, a decisão da Justiça’. Porém, entre as várias competências deixadas de lado pelo ICMBIO, IBAMA e o INCRA, ‘está a de nós sermos ouvidos pela Defensoria Pública da União (DPU) durante o cumprimento do processo de reintegração, fazendo valer o cumprimento dos programas de reforma agrária, um padrão de normas do próprio Governo Federal’.

PEQUENO HISTÓRICO – Sem o cumprimento das linhas aditadas nos Programas Estadual e Federal de Reforma Agrária (PNRA & PERA), respectivamente, ocupações advindas dos anos 2004-21, no Vale do Jamari, mais que dobraram nesse período.

As maiores ainda ocorrem no Vale do Jamari numa eterna disputa entre posseiros da União, atesta uma das Executoras do PA do INCRA em Vila Nova Samuel – hoje, advogada especializada em Direito Agrário e Ambiental.

Diante dessa situação, sem terem para aonde ir, há informações de que 600 famílias que estariam na disputa de terras do entorno da Floresta Nacional de Jacundá – parte delas integraria o Projeto de Assentamento Florestal Comunitário (PAF Jequitibá) e o PA do INCRA, em Vila Nova Samuel – de que ocupem lotes em poder de servidores públicos nas Linhas 21,35, 45, 50 e 60 ainda em discussão no âmbito do Judiciário federal e Estadual.

Na decisão da Justiça, famílias em questão estão obrigadas a deixar a área ocupada desde o passado 6 até o próximo dia 16, ‘de forma voluntária e espontânea, foi a informação obtida pela Reportagem no âmbito da Advogacia Geral da União (AGU), Defensoria Pública da União (DPU), Procuradoria Regional da República (PRR-RO), Coordenadoria Regional do ICMBIO, Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e em Brasília junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e nas Comissões de Justiça da Câmara e Senado Federal.

No Congresso e na Ordem dos Advogados, em Brasília, a reportagem deste site de notícias consultou, ainda, na sexta-fera (10/09), membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos sobre a possibilidade de adiamento do pedido de reintegração da FLONA de Jacundá e seu entorno,  foram unânimes em afirmar que, ‘é possível’.

Porém, cabe às partes envolvidas recorrerem ao Judiciário em uma iminente contestação de foro humanitário, ou seja, ‘o retardo demandaria em outras decisões’.  

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alckmin defende na COP30 ação climática guiada por ciência e solidariedade

Alckmin defende na COP30 ação climática guiada por ciência e solidariedade

O vice-presidente Geraldo Alckmin discursou na abertura da plenária de alto nível em Belém, destacando a necessidade de o Brasil deixar o legado de erradicação do desmatamento ilegal e a implementação de mapas de ação para a transição energética.
L
Semana final da COP30 é aberta com reunião de ministros em busca de consenso

Semana final da COP30 é aberta com reunião de ministros em busca de consenso

Cerca de 160 representantes de alto escalão reúnem-se em Belém para acelerar as negociações climáticas e destravar temas sensíveis, como o financiamento para ações, os parâmetros de adaptação e a implementação de metas globais.
L
MPRO reforça integração no 3º Congresso da Defensoria Pública

MPRO reforça integração no 3º Congresso da Defensoria Pública

Evento celebrou os 31 anos da instituição e destacou cooperação entre órgãos do Sistema de Justiça.
L
TRT-14 debate diversidade e feminismos insurgentes em palestra on-line

TRT-14 debate diversidade e feminismos insurgentes em palestra on-line

Evento destacou saberes do Sul Global e reforçou compromisso com equidade e direitos humanos.
L
Reeducandos realizam ações de limpeza urbana em abrigo infantil e unidade prisional em Porto Velho

Reeducandos realizam ações de limpeza urbana em abrigo infantil e unidade prisional em Porto Velho

Trabalho de reeducandos fortalece reintegração social e contribui para a manutenção de espaços públicos na Capital
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Neve artificial, pista de patinação e passeio de trenzinho estão entre as atrações do Natal no Parque da Cidade, que terá acesso gratuito para toda a população
L
STF publica ata de julgamento e avança rumo à ordem de prisão de Bolsonaro

STF publica ata de julgamento e avança rumo à ordem de prisão de Bolsonaro

A oficialização da rejeição dos primeiros recursos pela Primeira Turma aproxima o ex-presidente da execução da pena de 27 anos por crimes contra a democracia; acórdão deve sair até terça-feira.
L
News Rondônia lança aba interativa com 'curtidas' para medir torcida do Rondônia Reality Show

News Rondônia lança aba interativa com ‘curtidas’ para medir torcida do Rondônia Reality Show

Idealizado por Fábio Schinayder, o primeiro reality show da capital tem casa montada na Avenida Mamoré e inova ao oferecer votação e termômetro de popularidade exclusivos pelo portal de notícias.
L
Candidatos consideram provas do Enem 2025 longas, mas com questões fáceis

Candidatos consideram provas do Enem 2025 longas, mas com questões fáceis

As provas de Ciências da Natureza e Matemática foram encerradas às 18h30 deste domingo, com estudantes relatando cansaço devido ao tempo e à complexidade dos cálculos de algumas questões.
L
Enem 2025: cerca de 70% dos inscritos compareceram nos dois dias de prova

Enem 2025: cerca de 70% dos inscritos compareceram nos dois dias de prova

O resultado preliminar do Inep aponta que a presença de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio foi de aproximadamente 70%; o gabarito oficial do segundo dia será divulgado na quinta-feira (20).
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L

POLÍTICA

CPMI do INSS cancela sessão após investigados apresentarem atestado e habeas corpus

CPMI do INSS cancela sessão após investigados apresentarem atestado e habeas corpus

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga desvios no INSS suspendeu os trabalhos desta segunda-feira (17) porque o ex-coordenador do INSS, Jucimar Fonseca, usou atestado, e o empresário Thiago Schettini obteve habeas corpus no STF para não depor.
L
Motta mantém votação do projeto antifacção na Câmara apesar de críticas do governo

Motta mantém votação do projeto antifacção na Câmara apesar de críticas do governo

O presidente da Câmara, Hugo Motta, confirmou a votação do PL Antifacção para esta terça-feira (18), mesmo com o Ministério da Justiça alertando para o risco de o texto criar “caos jurídico” e descapitalizar a Polícia Federal.
L
Lula envia ao Congresso novo Plano Nacional de Cultura com foco na base popular

Lula envia ao Congresso novo Plano Nacional de Cultura com foco na base popular

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (17) o envio do novo Plano Nacional de Cultura (PNC) para análise do Congresso; o documento orientará as políticas culturais por 10 anos, com o objetivo de ser “revolucionário” e garantir a participação social.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega sala de capacitação de corte e costura totalmente equipada em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega sala de capacitação de corte e costura totalmente equipada em Guajará-Mirim

A capacitação em corte e costura recebeu novo impulso com a entrega de uma sala completa no CRAS Extensão do Jardim das Esmeraldas.
L
PT sinaliza fortalecimento em Rondônia após Encontro de Mulheres

PT sinaliza fortalecimento em Rondônia após Encontro de Mulheres

Evento em Ji-Paraná elege Alessandra Luna e Risolene Sousa para gestão compartilhada do setorial até 2029.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fratura a perna em acidente na rotatória da Marechal Rondon

Motociclista fratura a perna em acidente na rotatória da Marechal Rondon

O condutor de um carro utilitário não teria respeitado a preferência da rotatória, atingindo a motocicleta e arremessando a vítima ao solo.
14
Acidente entre motocicletas deixa um condutor gravemente ferido em RO

Acidente entre motocicletas deixa um condutor gravemente ferido em RO

A colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Marechal Rondon com a Rua Menezes Filho; a vítima foi socorrida pelo SAMU com forte trauma na cabeça.
16
Caseiro é encontrado morto em propriedade rural no km 14 da BR-364

Caseiro é encontrado morto em propriedade rural no km 14 da BR-364

Júlio do Espírito Santo Souza estava desaparecido há cerca de dois dias e foi localizado em estado de decomposição; a Perícia Técnica foi acionada para investigar a causa da morte.
18
Motociclista sem habilitação foge da PM e causa perseguição perigosa no bairro Capelasso

Motociclista sem habilitação foge da PM e causa perseguição perigosa no bairro Capelasso

Leoci ignorou a ordem de parada, subiu calçadas e arremessou o capacete contra um policial antes de ser detido após longa perseguição.
10
Polícia Civil de Jaru descarta furto de 88 cabeças de gado; animais foram vendidos pelo filho do produtor

Polícia Civil de Jaru descarta furto de 88 cabeças de gado; animais foram vendidos pelo filho do produtor

O caso, registrado inicialmente como furto na zona rural de Tarilândia, foi esclarecido após o produtor rural descobrir que a comercialização foi feita por um familiar.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACER articula ações e participa do Duelo da Fronteira em Guajará-Mirim

FACER articula ações e participa do Duelo da Fronteira em Guajará-Mirim

Presença da diretoria reforça diálogo institucional e apoio ao desenvolvimento regional.
L
Agência Reguladora e de Desenvolvimento fortalece políticas de inovação e impulsiona setor produtivo

Agência Reguladora e de Desenvolvimento fortalece políticas de inovação e impulsiona setor produtivo

Evento Agrotec 2025 reúne agricultura familiar, agroindústrias e iniciativas tecnológicas no Complexo da EFMM entre 27 e 30 de novembro
L
Nota de pesar: Herlinda Lourdes Almeida del Castilho

Nota de pesar: Herlinda Lourdes Almeida del Castilho

Aposentada, viveu sua vida com uma presença marcante, sempre guiada pela bondade e por uma determinação admirável, qualidades que inspiraram todos ao seu redor.
L
Sebrae reúne equipes nacionais para discutir processos e inovação

Sebrae reúne equipes nacionais para discutir processos e inovação

Encontro em Porto Velho destacou uso de inteligência de dados na gestão de processos.
L

Requerimento da Licença Ambiental: BR LOGISTICA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L
Reta final da COP30 em Belém discute metas e financiamento climático

Reta final da COP30 em Belém discute metas e financiamento climático

A COP30 entra na fase decisiva, com ministros buscando consenso sobre temas como a Meta Global de Adaptação e a ampliação das NDCs; ausência de “mapas de caminho” para transição e desmatamento gera preocupação.
L

Renovação da Licença Ambiental: SAURA DISTRIBUIDORA COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 610 SOL/DLA
L
Prefeitura intensifica ações para o inverno amazônico e realiza limpeza e desobstrução na avenida Guaporé

Prefeitura intensifica ações para o inverno amazônico e realiza limpeza e desobstrução na avenida Guaporé

Serviço de drenagem, limpeza e poda de árvores integra pacote preventivo da Prefeitura de Porto Velho para reduzir riscos de alagamentos durante o inverno amazônico
L
Rondônia amplia produção de mudas e fortalece restauração ambiental com alinhamento entre governo e municípios

Rondônia amplia produção de mudas e fortalece restauração ambiental com alinhamento entre governo e municípios

Encontro em Rolim de Moura reforça integração técnica, capacitação e troca de experiências para gestão ambiental e aumento da produção de mudas
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.