QUINTA-FEIRA, 06/11/2025

Em destaque

Famílias que ocupam Flona de Jacundá devem sair da área até dia 16 sem uso de força policial

Porém, cabe às partes envolvidas recorrerem ao Judiciário em uma iminente contestação de foro humanitário

Publicado em 

Vila Nova Samuel, RONDÔNIA – A falta de escuta por parte da atual gestão da Coordenadoria Regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), depois de alertada sobre ocupações de entorno de áreas de proteção só vem sendo contida após ações do Judiciário Federal nesta parte do bioma entre Porto Velho e Candeias do Jamari.

Por conta dessa situação, inúmeros ex-executores da 17ª Superintendência Regional do INCRA e do IBAMA nessa região do Vale do Jamari, em Rondônia, ‘sempre em conflito entre posseiros, esses casos só se ampliam em virtude de uma suposta prevaricação de parte de agentes públicos’, é o que afirma advogada ex-integrante do Projeto de Assentamento na Linha 50.

Sob anonimato, ela diz que a ‘situação da LP 50 só chegou aonde chegou face à falta de vistorias finais nos lotes entregues aos agricultores, apesar de selecionados e assentados’. Segundo disse, ‘a questão das prevaricações atribuídas entre órgãos de controle abriu caminho às ocupações irregulares’, Inclusive de áreas de proteção.

No caso específico de parte da Floresta Nacional de Jacundá, outros interlocutores que atuaram nessa região em constante conflito agrário e ambiental afirmam que, ‘os manejos industriais também em possíveis crimes ambientais não seriam apurados devidamente pelos órgãos de controle e isso abre lacunas para que serrarias terceirizadas assumam papel de prepostas na extração ilegal de madeiras, dentro e fora das áreas protegidas’.

Outro aspecto dessas supostas ilegalidades, um dos criadores do antigo Projeto de Assentamento Florestal Comunitário (PAF Jequitibá) sob a responsabilidade do INCRA rondoniense, ‘o órgão loteou a área, fincou marcos divisórios e assentou as famílias’ cujo objetivo seria a participação das famílias na extração e dessa sobrevivessem, muito antes da criação da FLONA de Jacundá, em 2004.

Com a decisão tomada pelo Juízo Federal (5ª Vara, em Porto Velho), cerca de 600 famílias, a partir do último dia 6, estão desobrigadas a permanecerem na área ocupada na divisa entre a FLONA e Linha 50, essa ainda sob a responsabilidade da 19ª Superintendência Regional do INCRA, em Rondônia.

Em contato com o Jornalismo Investigativo de o NEWSRONDÔNIA no sábado (10/09), se achando sem espaço na mídia corporativa devido a ampla divulgação da decisão do Judiciário Federal que decidiu pela desafetação das áreas ocupadas feita por emissoras de rádio e TV, famílias se disseram ‘inconformadas por não nos escutar em nenhum momento’, afirma Raimundo da Silva Marques, 73, que diz ter sido expulso de sua terra na região do Alto Rio Ji-Paraná por fazendeiros.

Na opinião das Associações de Agricultores Familiares e Extrativistas ao longo das Linhas 21, 35, 45 e 50 e do entorno da Floresta Nacional de Jacundá, as entidades afirmam que, ‘atenderemos, sim, a decisão da Justiça’. Porém, entre as várias competências deixadas de lado pelo ICMBIO, IBAMA e o INCRA, ‘está a de nós sermos ouvidos pela Defensoria Pública da União (DPU) durante o cumprimento do processo de reintegração, fazendo valer o cumprimento dos programas de reforma agrária, um padrão de normas do próprio Governo Federal’.

PEQUENO HISTÓRICO – Sem o cumprimento das linhas aditadas nos Programas Estadual e Federal de Reforma Agrária (PNRA & PERA), respectivamente, ocupações advindas dos anos 2004-21, no Vale do Jamari, mais que dobraram nesse período.

As maiores ainda ocorrem no Vale do Jamari numa eterna disputa entre posseiros da União, atesta uma das Executoras do PA do INCRA em Vila Nova Samuel – hoje, advogada especializada em Direito Agrário e Ambiental.

Diante dessa situação, sem terem para aonde ir, há informações de que 600 famílias que estariam na disputa de terras do entorno da Floresta Nacional de Jacundá – parte delas integraria o Projeto de Assentamento Florestal Comunitário (PAF Jequitibá) e o PA do INCRA, em Vila Nova Samuel – de que ocupem lotes em poder de servidores públicos nas Linhas 21,35, 45, 50 e 60 ainda em discussão no âmbito do Judiciário federal e Estadual.

Na decisão da Justiça, famílias em questão estão obrigadas a deixar a área ocupada desde o passado 6 até o próximo dia 16, ‘de forma voluntária e espontânea, foi a informação obtida pela Reportagem no âmbito da Advogacia Geral da União (AGU), Defensoria Pública da União (DPU), Procuradoria Regional da República (PRR-RO), Coordenadoria Regional do ICMBIO, Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e em Brasília junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e nas Comissões de Justiça da Câmara e Senado Federal.

No Congresso e na Ordem dos Advogados, em Brasília, a reportagem deste site de notícias consultou, ainda, na sexta-fera (10/09), membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos sobre a possibilidade de adiamento do pedido de reintegração da FLONA de Jacundá e seu entorno,  foram unânimes em afirmar que, ‘é possível’.

Porém, cabe às partes envolvidas recorrerem ao Judiciário em uma iminente contestação de foro humanitário, ou seja, ‘o retardo demandaria em outras decisões’.  

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Unesco lança primeira recomendação global sobre ética da neurotecnologia

Unesco lança primeira recomendação global sobre ética da neurotecnologia

O documento inédito, que entra em vigor no dia 12 de novembro, estabelece um quadro normativo global para o uso da neurotecnologia, visando proteger a mente humana e os neurodados.
L
Estudo indica potencial para Brasil antecipar meta de carbono neutro

Estudo indica potencial para Brasil antecipar meta de carbono neutro

Pesquisa Brazil Net-Zero by 2040 mostra dois cenários liderados pelos setores de uso da terra e energia, que podem levar o país a alcançar a neutralidade de emissões de GEE em 2040.
L

O desaparecimento do dono da lanchonete Castelinho, em Porto Velho, permanece um mistério

A polícia encerrou as buscas no local onde o empresário de 76 anos possivelmente desapareceu, sem encontrar qualquer vestígio que explicasse o seu sumiço.
L

Dr. Marcelo Almeida explica técnica de aumento de mamas com gordura do próprio corpo

Procedimento utiliza gordura retirada do corpo da própria paciente, oferece resultado natural e dispensa próteses de silicone
L
Apoio dos EUA ao Rio é inadequado, dizem especialistas

Apoio dos EUA ao Rio é inadequado, dizem especialistas

Especialistas em relações internacionais classificam como “incomum e inadequada” a carta do Consulado dos EUA oferecendo apoio à segurança do Rio de Janeiro, e defendem que a resposta deve ser conjunta das autoridades federais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

IWCA Brasil abre as portas para as mulheres do Acre entrarem no mercado global de café

Mulheres do café fortalecem sua presença e mostram protagonismo na Semana Internacional do Café.
L

Presidente da Caferon anuncia marco inédito do café Robustas Amazônicos: 1º concurso mundial

Rondônia sediará o primeiro concurso mundial de café canéfora, fortalecendo o protagonismo do robusta amazônico e destacando a região no cenário internacional.
L

Pesquisador de RO avalia: “O Acre não precisa ser o maior, mas será o melhor em qualidade de café”

Enrique Alves, da Embrapa Rondônia, destaca na SIC o avanço do Acre na produção de cafés robustas finos com base em ciência, tecnologia e sustentabilidade.
L

De cafeicultores a intérpretes: Na SIC, Acre mostra força dos Robustas Amazônicos com comitiva recorde

Com uma comitiva de mais de 100 pessoas, o Acre se destaca na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, levando produtores, baristas e experiências sensoriais que valorizam o Robusta Amazônico e a nova geração da cafeicultura sustentável.
L

Cacoal apresenta café em cápsula e reforça protagonismo na Semana Internacional do Café

Na SIC, em Belo Horizonte, o prefeito Adailton Fúria celebrou o avanço da cafeicultura de Cacoal e o lançamento do café local em cápsulas, destaque de inovação e orgulho regional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L

POLÍTICA

Coluna Espaço Aberto – Madeira-Mamoré: o tempo não pode enterrar a história de Rondônia

Coluna Espaço Aberto – Madeira-Mamoré: o tempo não pode enterrar a história de Rondônia

Ação civil pública pede conclusão do processo em até um ano e indenização de R$ 6 milhões por danos morais coletivos.
L
Senado agenda sabatina de Paulo Gonet para recondução à PGR

Senado agenda sabatina de Paulo Gonet para recondução à PGR

Comissão de Constituição e Justiça do Senado marcou para 12 de novembro a sabatina do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que busca um novo mandato de dois anos.
L
Edson Fachin anuncia participação do STF na COP30 em Belém

Edson Fachin anuncia participação do STF na COP30 em Belém

Ministro Edson Fachin estará na Cúpula do Clima em Belém, reforçando o papel de proteção dos direitos ambientais pelo Judiciário brasileiro.
L
Deputada Lebrinha destina R$ 50 mil para compra de equipamentos de cozinha da APEFAC em Cacoal

Deputada Lebrinha destina R$ 50 mil para compra de equipamentos de cozinha da APEFAC em Cacoal

Recurso solicitado pela diretora da associação, Maria Bernadete, garantirá melhorias na estrutura e na alimentação dos estudantes atendidos pela Escola Família Agrícola de Cacoal.
L
A pedido da deputada Dra. Taíssa, Jacinópolis realiza ação de doação de sangue e coleta mais de 80 bolsas

A pedido da deputada Dra. Taíssa, Jacinópolis realiza ação de doação de sangue e coleta mais de 80 bolsas

A coleta itinerante, solicitada pela deputada Dra. Taíssa Sousa, mobilizou quase 100 voluntários e reforçou o estoque de sangue do sistema de saúde de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF, Funai e Ibama realizam ação conjunta contra crimes ambientais na Terra Indígena Igarapé Ribeirão

PF, Funai e Ibama realizam ação conjunta contra crimes ambientais na Terra Indígena Igarapé Ribeirão

Operação integrada teve como objetivo prevenir desmatamentos ilegais e coibir ocupações irregulares em área protegida entre os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim.
10
Irmãos são presos em oficina usada como boca de fumo na zona sul

Irmãos são presos em oficina usada como boca de fumo na zona sul

Um dos suspeitos tentou fugir, mas foi rapidamente interceptado.
10
Idosa em moto fica gravemente ferida em acidente na zona leste

Idosa em moto fica gravemente ferida em acidente na zona leste

Testemunhas contaram que a idosa pilotava a moto 50cc quando acabou avançando a preferencial e foi atingida pelo carro, indo os dois veículos parar na calçada.
16
Bandidos são filmados fazendo assalto em saltenharia no centro de Porto Velho

Bandidos são filmados fazendo assalto em saltenharia no centro de Porto Velho

As imagens mostram quando dois criminosos invadem o estabelecimento comercial e rendem funcionários e clientes.
10
Motorista de aplicativo é preso com 75kg de drogas na zona leste

Motorista de aplicativo é preso com 75 kg de maconha em operação do BPTAR na zona leste

A prisão ocorreu na Avenida Mamoré, bairro Aponiã, zona leste da capital.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Marlene Libdy Mansour

Homenagem a Marlene Libdy Mansour, 77, servidora pública aposentada, mãe e avó querida, com velório na Funerária Dom Bosco e sepultamento no Jardim da Saudade, em Porto Velho.
L
ONU inicia campanha urgente de vacinação e nutrição em Gaza

ONU inicia campanha urgente de vacinação e nutrição em Gaza

Ação liderada por OMS, Unicef e UNRWA começa no domingo (9) com o objetivo de vacinar 44 mil crianças palestinas e avaliar os níveis de subnutrição na Faixa de Gaza.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: M.M. FERREIRA DE SOUZA

Licença Ambiental Simplifica Nº 540 SOL/DLA
L
Emenda de R$ 400 mil do deputado Alex Redano garante transporte escolar para alunos do Ifro em Ariquemes

Emenda de R$ 400 mil do deputado Alex Redano garante transporte escolar para alunos do Ifro em Ariquemes

Recurso destinado pelo parlamentar assegura transporte escolar mais seguro e confortável para estudantes do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) campus Ariquemes.
L

05 de Novembro, Dia Nacional da Cultura: A miscigenação cultural em comemoração!

A celebração é viabilizada por meio de vivências com elementos que traduzem os gostos populares.
L
Dra. Taíssa homenageia equipe do DER pelo trabalho na pavimentação de Jacinópolis

Dra. Taíssa homenageia equipe do DER pelo trabalho na pavimentação de Jacinópolis

Sessão solene na Assembleia Legislativa de Rondônia reconhece o empenho e a dedicação dos servidores do DER na obra de pavimentação do distrito de Jacinópolis, em Nova Mamoré.
L

Requerimento da Licença Ambiental: NILTON SANTOS DE OLIVEIRA

Licença Ambiental Previa, Instalação
L

Recebimento da Licença Ambiental: CONDOMINIO EDIFICIO VARANDAS DO MADEIRA

Licença Ambiental de Operação nº 50 SOL /DLA
L
Alexandre de Moraes anuncia inquérito da PF para investigar crime organizado no Rio

Alexandre de Moraes anuncia inquérito da PF para investigar crime organizado no Rio

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, declarou que a Polícia Federal abrirá investigação para apurar a lavagem de dinheiro e a infiltração de criminosos no poder público do Rio de Janeiro.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: E. F. DA SILVA COMERCIO – ME

TAGS: ambientallicençaMeio AmbientePorto Velhosema Deixe seu comentário Publicidade Publicidade Publicidade
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.