QUARTA-FEIRA, 20/08/2025
Publicidade

Com histórico de lutas e superações, Bombeiros Militares ganham reconhecimento internacional por eficiência funcional

Confira!

Publicado em 

Com histórico de lutas e superações, Bombeiros Militares ganham reconhecimento internacional por eficiência funcional - News Rondônia

Depois de lutas e vencer desafios desde à época do Território, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia é hoje um dos mais eficientes do país na prestação de serviços à população. É o mais rápido, por exemplo, a emitir alvarás de construção, revela estudo do Banco Mundial (Bird). Em apenas 13 dias, o órgão libera uma licença, prazo três vezes menor que a média nacional, a partir da criação de um sistema que permite que todo o projeto seja digital, sem necessidade de impressão. Análises de prédios com 500 metros quadrados (m²) a 600 m² em média, saem em questão de minutos, segundo dados compilados pelo jornalista Montezuma Cruz.

Na Semana do Soldado, o coordenador da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do CBM, tenente-coronel Iranildo Dias de Andrade, comemora o fato de que, no ranking nacional, Rondônia faz jus ao reconhecimento por ter criado o sistema ágil, eficaz e único, “nem São Paulo ou Rio de Janeiro têm isso, e já somos referência para outros estados brasileiros”, afirmou o coordenador, ao mesmo tempo em que destacou que licenciamentos mais ágeis contribuem significativamente com a economia estadual”.

Com histórico de lutas e superações, Bombeiros Militares ganham reconhecimento internacional por eficiência funcional - News Rondônia

O estudo divulgado durante o evento Subnational Doing Business, promovido em 29 de julho pelo Banco Mundial, Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae) e Programa Moderniza Brasil, analisou o período entre o pedido e o início da obra, apontando o CBM/RO como o mais eficiente do País.

INTERIORIZAÇÃO

A interiorização de ações, como órgão autônomo, se colocando lado a lado do cidadão na prestação de serviços de busca e salvamento, resgate aéreo, terrestre e aquáticas, operações guarda-vidas, prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e atendimento aeromédico pelo Grupo de Operações Aéreas (GOA), contribuíram para o aumento dos níveis de satisfação entre seus usuários. Os atendimentos podem chegar por terra, água ou pelo ar tão logo a ligação seja completada pelo telefone 193.

Quando outros meios parecem falhar, a providência vem do Céu”, afirmou a enfermeira Gislânia Antunes, sete anos de formada e há dois anos no quadro de soldado bombeiro militar, integrando a equipe aeromédica do GOA. Para trabalhar no transporte aeromédico, conta, é preciso muita disposição e abrir mão de tempo. Mas, considera um serviço muito gratificante. Por isso abraçou a profissão e buscou especialização no Distrito Federal em transporte aeromédico.

Sua expectativa é seguir buscando aperfeiçoamento porque é um trabalho anônimo, que dificilmente se fala novamente com o paciente após o atendimento. “Mas que traz satisfação pessoal, mesmo tendo que superar a fadiga e muitas vezes renuncia ao próprio convívio com a família”.

Ela lembrou, por exemplo, que a equipe foi acionada recentemente para um atendimento aeromédico em viagem de Vilhena a Porto Velho durante a madrugada. No mesmo dia, a equipe retornou para atender dois bebês prematuros que nasceram em Rolim de Moura e o hospital local não dispunha e nem encontrava o remédio na microrregião para auxiliar na oxigenação dos pulmões das crianças. “Eu acabara de chegar a Porto Velho de outra missão e sem descansar fui designada para levar o medicamento ao interior. Isto não tem preço para nós da equipe”, afirmou.

Outro atendimento urgente foi o transporte de Porto Velho para Porto Alegre, de um bebê que nasceu com insuficiência cardíaca e não podia fazer pequenos esforços, inclusive mamar, pois corria risco de morte. O recém-nascido foi um dos poucos pacientes com os quais conseguiu manter contato com os parentes após prestar socorro. A mãe dele enviou um vídeo com autorização para divulgar em forma de gratidão e demonstrar a boa saúde do bebê atualmente.

AS DIFICULDADES NA ÉPOCA DO TERRITÓRIO

Na época do Território, no entanto, os serviços eram precários por falta de estrutura e recursos humanos, conforme relatos do historiador e primeiro comandante do Corpo de Bombeiros do Território, capitão Esron Penha Menezes. Ele permaneceu na Guarda Territorial até ser reformado, no ano de 1969, e é considerado o primeiro militar bombeiro de Rondônia. É dele também o desabafo referente à falta de meios, na época, para atender às ocorrências. “Nós pegávamos latas de querosene para apagar o fogo”.

O antigo Corpo de Bombeiros foi criado pelo Decreto nº. 331/1957, subordinado à Guarda Territorial, e Esron Menezes e o 2º tenente Donizete Martins Dantas foram os dois primeiros designados pelo Governo na época para participarem, em 1952, no Rio de Janeiro, do curso de bombeiros para oficiais.

Quando Menezes comandou a Corporação, havia 12 homens e a única viatura era um Jeep velho. Aos poucos o Corpo de Bombeiros foi se estruturando para melhor atender à comunidade. Costumava lembrar duas ocorrências de sinistros em Porto Velho como as mais complicadas da época. Uma foi o incêndio do Mercado Municipal de Porto Velho (atual Mercado Cultural) que teve cerca de 90% de sua estrutura destruída por um incêndio. A outra, um armazém no centro comercial em 1969.

A construção do Mercado Municipal foi iniciada em 1917, demorou 33 anos para ser concluída por divergências políticas entre lideranças da época, e foi praticamente toda consumida pelo incêndio em 1966 em questão de minutos.

Segundo ele, o Corpo de Bombeiros há muito deveria ser desvinculado da PM, porque “a formação do bombeiro é completamente diferente da formação do policial militar”. Isto somente viria a acontecer 10 anos após a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando a Segurança Pública de Rondônia passou a contar com mais uma força auxiliar, além das Polícias Civil e Militar.

O Capitão Esron, como era conhecido, faleceu dia 17 de janeiro de 2009, aos 94 anos de idade, vítima de infecção pulmonar. Não escondia sua paixão pela profissão de bombeiro militar e fazia questão de registrar que:

“Bombeiro é o homem que faz tudo por amor à Pátria, à profissão e à pessoa humana. Foi a profissão que eu abracei de coração”, dizia.

CBM NA MODERNIDADE

Com um efetivo de homens bem treinados e bons equipamentos, o trabalho ganha destaque ainda em tempos de pandemia e no combate ao grande número de eventos de incêndio e calor no período de estiagem do chamado “verão amazônico”, de julho a setembro.

Duas outras importantes ações se destacam nessa nova fase do Corpo de Bombeiros. Uma é o Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado, regulamentado pelo Decreto n.º 8987, de 08 de fevereiro de 2000. Este dispositivo, reverteu à arrecadação dos serviços de vistorias técnicas e análises de projetos para melhorar a estrutura operacional e administrativa da Corporação. A outra é a operação “Verde Rondônia”, lançada em agosto com o objetivo de combater os focos de incêndios no Estado. Já apresenta importantes resultados, que vão desde ocorrências diretas de combate aos incêndios, passando por palestras educativas e de orientação.

Segundo o coronel Nivaldo de Azevedo Ferreira, comandante da Corporação, a proposta conta com o integral apoio do governador Marcos Rocha, e visa o emprego dos instrumentos possíveis: orientação, fiscalização e ação, para conter o avanço das queimadas florestais. Este ano, por exemplo foram aplicadas cerca de R$ 35 mil em multas, somente na primeira semana dos trabalhos.

No caso das operações de caráter educativo, são abrangidas as áreas urbanas e no campo, levando informações essenciais sobre a importância de meios de proteção ambiental e sobre os danos que as queimadas provocam.

Cel. Nivaldo detalha algumas táticas adotadas na operação com reforço de contingente em ações específicas, visando à redução de incêndios acidentais e principalmente pelas coivaras “Nossa meta, neste momento, é a redução das ocorrências de degradação ambiental por uso do fogo”, disse.

Até agosto, os grupamentos dos bombeiros militares em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena, que registram os maiores índices de ocorrências, atuarão com o reforço diário de mais 10 agentes bombeiros militares nas ações de combate aos incêndios florestais e urbanos.

Já os subgrupamentos serão reforçados com cinco militares, com a missão de orientação e enfrentamento aos atos de degradação ambiental.

Neste primeiro momento, o trabalho das equipes ocorre também nos distritos de Nova Dimensão (Nova Mamoré), Vila Nova de Samuel (Candeias do Jamari) e no Município de Cujubim, Campo Novo de Rondônia, Seringueiras, União Bandeirantes e Alta Floresta d’Oeste; obedecendo ao programa de ação estabelecido como prioridade. Nessas ações, segundo o CBMRO, as brigadas compostas por militares da corporação, estão equipadas e de prontidão para as atividades de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais nessas localidades.

A Corporação conta hoje com estrutura e equipamentos para combate a incêndios em casas e também prédios com estrutura vertical, como é o caso da moderna e automatizada escada Magirus, operada por controle remoto e importada da Alemanha por mais de R$ 2 milhões. Em parceria com a Infraero, o CBM atua com uma brigada no aeroporto de maior movimento do Estado, como o Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho.

Com mais investimentos, os Bombeiros ganharam melhor estrutura na Capital e em municípios estratégicos do interior do Estado. Possui hoje um efetivo de 774 bombeiros militares, 336 atuando nas unidades de Porto Velho do Comando-Geral, Diretoria de Atividades Técnicas e o 1º Grupamento de Bombeiros, adotou também uma política de interiorização das suas atividades.

Nos municípios do interior são mantidos outros 438 bombeiros militares em atividades nas subunidades de Candeias do Jamari (26), Ariquemes (41), Buritis (21), Jaru (25), Ouro Preto d’Oeste (29), Mirante da Serra, Ji-Paraná (53), Cacoal (46), Pimenta Bueno (23), Rolim de Moura (35), Vilhena (45) e Guajará-Mirim (27).

A PANDEMIA VERSO, NOSSO LEMA

O Corpo de Bombeiros atua ainda no combate à pandemia e no controle das medidas sanitárias editadas pelo Governo do Estado. O paranaense Valmir Aparecido De Carli ingressou a Polícia Militar de Rondônia em 1991. Sete anos depois ele acompanhou a desvinculação do Corpo de Bombeiros da PM e não teve dúvidas em seguir a vocação de bombeiro militar.

O 1º tenente BM De Carli considera aceitação da família um dos fatores indispensáveis para o sucesso na atividade.

“O amor pela profissão, o prazer em ajudar as pessoas e salvar vidas não tem preço”, garante.

Admite também a necessária inspiração de Deus pelo fato de que, muitas vezes colocam, a vida em risco para salvar um desconhecido, independentemente da cor, sexo, religião ou condição financeira. Responsável pela coordenação das operações e fiscalizações no município de Porto Velho para conter o avanço da pandemia, faz um balanço animador das ações em conjunto com vários outros órgãos estaduais e municipais.

Segundo  1º ten. De Carli, desde o dia 17 de dezembro de 2020, já foram realizadas mais de 20 mil intervenções. 280 estabelecimentos notificados e emitidos pela Polícia Militar mais de 230 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). No total, 206 estabelecimentos foram interditados. De Carli lamenta, no entanto, que “mesmo atuando para o bem-estar de todos, alguns empresários ainda ficam insatisfeitos e não compreendem que a nossa principal missão sempre é proteger a todos”.

Em cada operação atuam de 11 a 15 militares do CBM, incumbidos de realizar as fiscalizações nos estabelecimentos comerciais e orientar os proprietários sobre os cuidados que devem ter para que a covid-19 não contamine e não ceife mais vidas. Por isso, desde dezembro estão sendo colocados os bravos combatentes na linha de frente para tentar, com todos os esforços combater a doença no município, Estado, e Brasil.

“Foram noites e noites trabalhando na conscientização, orientação e notificando os estabelecimentos que desrespeitam os decretos de distanciamento social e protocolos de segurança”.

De Carli comenta que, mesmo com a resistência de alguns, o trabalho dos bombeiros militares tem sido reconhecido por pessoas mais conscientes e com isso deixa o alerta. “Sempre orientamos quanto à importância do uso de máscaras e de álcool 70%, pois atuamos conforme a nossa canção proclama: nenhum passo daremos atrás”. Ele não tem dúvidas de que o Corpo de Bombeiros estará sempre à disposição da população, participando além de outras ações, das atividades de combate à pandemia.

Durante a edição da última operação participaram 44 pessoas, 19 viaturas e seis instituições. Dentre elas, Corpo de Bombeiros, PM, Superintendência de Comunicação (Secom), Detran, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz).

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo de 20/08/2025: Lua em Leão desperta confiança e desejo de brilhar

Horóscopo de 20/08/2025: Lua em Leão desperta confiança e desejo de brilhar

Horóscopo de 20/08/2025: Lua em Leão desperta confiança e desejo de brilhar.
L
Onça-pintada é encontrada morta após atropelamento na BR-435 entre Vilhena e Colorado do Oeste

Onça-pintada é encontrada morta após atropelamento na BR-435 entre Vilhena e Colorado do Oeste

Polícia Ambiental registrou ocorrência de onça-pintada atropelada na BR-435; caso alerta para risco à fauna silvestre em Rondônia.
L

Coluna do Simpi: Receita Federal dá anistia, mas só vale até dia 30

Receita Federal e PGFN oferecem até 70% de desconto em dívidas tributárias para MEIs, micro e pequenas empresas, com prazo de adesão até 30 de setembro de 2025.
L
Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

Conab apresenta Prohort em encontro internacional de mercados de abastecimento no México

Evento da Flama, realizado de 20 a 23 de agosto em Pachuca, reúne representantes latino-americanos para discutir gestão e integração de centrais de abastecimento
L
Alexandre de Moraes mantém prisão de ex-assessor de Bolsonaro

Alexandre de Moraes mantém prisão de ex-assessor de Bolsonaro

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, decidiu que Marcelo Câmara, réu na trama golpista, deve continuar preso por ter descumprido medidas cautelares e tentado obstruir as investigações.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News | Entrevista Dr. Bruno Miranda

Nesta terça-feira, dia 19, às 17h, o Agenda News recebe o Dr. Bruno Miranda, mestre em Ortodontia, especialista em Radiologia e referência em Harmonização Orofacial na CLIOM.
L

Giro News | Entrevista com Deusdedi Rodrigues Alves

Nesta terça-feira, dia 19, às 16h, o Giro News recebe Deusdedi Rodrigues Alves, psicólogo, para uma entrevista especial sobre os cuidados com a saúde mental e a importância de buscar equilíbrio em meio às pressões da vida moderna.
L
Agenda News: Combo Zaya do Sushi Zen transforma sua terça-feira em uma celebração de sabores

Agenda News: Combo Zaya do Sushi Zen transforma sua terça-feira em uma celebração de sabores

Com cortes selecionados de sashimi e jhows criativos, o Sushi Zen oferece uma experiência gastronômica que une sabor, cuidado e entrega acolhedora.
L
PF prende foragido da Justiça ao desembarcar em Porto Velho

PF prende foragido da Justiça ao desembarcar em Porto Velho

Mandado de prisão expedido pela Justiça de Rondônia foi cumprido no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira.
10

Em greve, professores do Estado de Rondônia tentam invadir prédio do CPA e polícia é acionada

Manifestação de professores em greve terminou em confusão na manhã desta terça-feira (19), em Porto Velho. Polícia interveio após tentativa de invasão ao CPA.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa comemora início da revitalização da Linha D em Nova Mamoré com melhorias no acesso ao distrito de Palmeiras

Dra. Taíssa comemora início da revitalização da Linha D em Nova Mamoré com melhorias no acesso ao distrito de Palmeiras

Indicação de Dra. Taíssa garante patrolamento da Linha D em Nova Mamoré, beneficiando moradores, produtores e a 7ª Festa do Leite.
L
Dra. Taíssa solicita plataforma online de preparação para o Enem a alunos da rede estadual de Rondônia

Dra. Taíssa solicita plataforma online de preparação para o Enem a alunos da rede estadual de Rondônia

Indicação de Dra. Taíssa sobre plataforma online para o Enem busca ampliar acesso à educação e garantir igualdade de oportunidades em Rondônia.
L
Dra. Taíssa protocola projeto de lei para isenção de ICMS em energia solar em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto de lei para isenção de ICMS em energia solar em Rondônia

Proposta de Dra. Taíssa sobre ICMS em energia solar busca incentivar energia limpa, reduzir custos e promover sustentabilidade em Rondônia.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo critica início da CPMI do INSS sob comando de aliados de Lula

Deputado Coronel Chrisóstomo critica início da CPMI do INSS sob comando de aliados de Lula

Parlamentar de Rondônia afirma que composição da comissão favorece o governo e promete atuação firme nas investigações sobre fraudes no INSS.
L
Dra. Taíssa cumpre agenda em Guajará-Mirim ao lado do secretário de Agricultura Luiz Paulo

Dra. Taíssa cumpre agenda em Guajará-Mirim ao lado do secretário de Agricultura Luiz Paulo

Fortalecimento da agricultura, apoio à produção local e compromisso com a saúde da população
L
Publicidade

POLÍCIA

Ladrão é flagrado tentando furtar fios elétricos de funerária no centro de Porto Velho

Ladrão é flagrado tentando furtar fios elétricos de funerária no centro de Porto Velho

Com ajuda de populares foi feito o cerco e o suspeito foi detido até a chegada da Polícia Militar que fez a prisão em flagrante.
10
Motorista de caminhão da dupla Diego & Victor Hugo atropela 16 pessoas em evento em GO

Motorista de caminhão da dupla Diego & Victor Hugo atropela 16 pessoas em evento em GO

O motorista do veículo, que atingiu o público em um evento em Itaberaí (GO), teria perdido a consciência ao volante.
16
PF prende homem em flagrante por contrabando de combustível em Guajará-Mirim

PF prende homem em flagrante por contrabando de combustível em Guajará-Mirim

Além da apreensão do combustível, também foi recolhido um veículo empregado na atividade criminosa
10
Carro avança preferencial e atropela motociclista na Amazonas

Carro avança preferencial e atropela motociclista na Amazonas

Devido as graves lesões a vítima recebeu atendimentos e foi socorrida pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
12
Assessor de vereador é preso após atropelar e matar motociclista na zona sul

Assessor de vereador é preso após atropelar e matar motociclista na zona sul

Nas imagens é possível ver quando o motociclista invade a preferencial e acaba atropelado pelo carro elétrico conduzido pelo servidor público.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental de Operação: RONDOGLASS DISTRIBUIDORA DE FERRAGENS E ALUMÍNIOS EIRELI

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00089.004/2025-SUL
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: CLINICA DE FONOAUDIOLOGIA CARVALHO LTDA

Dispensa de Licenciamento Nº 016.01375.007/2025-SUL
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: ELETRONICA CRIATIVA

Dispensa de Licenciamento Nº 016.01413.007/2025-SUL
L

Edital de Convocação-AGE: COOPERATIVA HABITACIONAL CASA PRÓPRIA DE RONDÔNIA DO PROJETO SEM TETO – COOPCASAPRÓPRIA

1. Deliberação sobre a alteração do endereço da sede; 2. Alteração do estatuto social, com atualização do artigo referente à sede;
L

Requerimento da Licença Ambiental: FABIANA CRISTINE TABOSA – DECK DANCE & BAR

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA- LAS
L
cirurgiao-paraplegico-volta-a-operar-com-cadeira-especial-em-hospital-de-curitiba

Cirurgião paraplégico volta a operar com cadeira especial em hospital de Curitiba; Video

Nelson Bergonse Neto sofreu acidente em 2022 e, três anos depois, realizou a primeira cirurgia após adaptação com equipamento inovador.
L
Cláudia de Jesus entrega trator para agricultores da Linha 128 em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus entrega trator para agricultores da Linha 128 em Ji-Paraná

Investimento fortalece a produção rural e garante melhores condições de trabalho no campo
L
Estudo revela que a renda do 0,1% mais rico cresceu cinco vezes mais que a média nacional

Estudo revela que a renda do 0,1% mais rico cresceu cinco vezes mais que a média nacional

Levantamento do grupo FiscalData aponta que os ganhos foram impulsionados por dividendos e que a concentração de renda no Brasil aumentou significativamente entre 2017 e 2023.
L
Pela primeira vez em quatro anos, subsídios da União caem

Pela primeira vez em quatro anos, subsídios da União caem

O impacto sobre as contas públicas recuou 2,71% em 2024, principalmente devido ao fim da desoneração sobre os combustíveis.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.