A sala de estar é o principal cômodo da casa. É nela que recebemos as visitas e também é onde a família consegue estar presente para realizar as atividades sociais particulares. Por essa razão, a decoração é um fator fundamental para considerar quando o cômodo é pensado e hoje apresentamos a tendência da sala futurista, aquelas que parecem ter saído de filmes de ficção científica.
É claro que, na prática, o ideal é que o ambiente não fique tão conceitual que deixe de ser convidativo. Para isso, escolhas cuidadosas devem ser feitas, desde as cores até o estilo do sofá para sala.
Se você ainda tem dúvida de como deixar esse ambiente moderno e aconchegante, te apresentamos algumas dicas fundamentais para você explorar esse estilo sem medo.
Escolhendo as cores e a iluminação da sala
Redundância que vale a pena ser afirmada, a cor de um ambiente é o elemento visual que dá o tom do espaço. Por essa razão, é um dos fatores que pode até ser o primeiro a ser considerado, especialmente por quem está começando a decoração da sala do zero.
As cores têm tanto poder que são até mesmo utilizadas em tratamentos terapêuticos, dentro da cromoterapia. Por esse motivo, com tanto potencial sensorial, vale a pena usar essa alçada a nosso favor.
Cores que conseguem combinar elementos de assepsia, calma e aconchego são as mais indicadas, especialmente o branco gelo. Mas existe espaço para variação e experimentação.
A noção de futuro da forma como entendemos hoje, é claro, está envolvida diretamente com a tecnologia digital, e cores que remetem a esse universo serão sempre as mais indicadas para uma decoração completa.
Na hora de compor o jogo de luzes, é importante que você não tenha apenas uma luz central, mas pontos de luz que vão te proporcionar criar uma ambiência com um elemento futurístico. Lâmpadas com formato cilíndrico são sempre uma boa aposta para esse tipo de estética.
Uma mobília para chamar de sua
A mobília é o segundo ponto a ser pensado, desde o design até a composição, sem deixar de lado o espaço necessário para que os elementos utilizem todo o seu potencial funcional.
Quando pensamos no design futurista, existe mais de uma linha estética que pode ser seguida. Elementos da mobília que adquirem formas circulares, arredondadas e ovais, geralmente, vão remeter ao futurismo pensado nos anos 1960, especialmente ao que foi desenvolvido pela histórica escola alemã de arte, arquitetura e design Bauhaus.
Um bom exemplo disso é a famosa Egg Chair, presente em diversos filmes desta mesma década e desenvolvida pelo designer Arne Jacobsen.
Essa é uma estética que pode ser considerada hoje como futurismo retrô, especialmente porque denota a ideia de futuro que era especulada por pensadores de outra época.
Já aqueles que buscam um design futurista um pouco mais contemporâneo devem investir em formas retas, quadradas e retangulares. Superfícies brilhosas e espelhadas são também uma boa adição.
A escolha dos materiais, nesse caso, também conta bastante. Uma sala futurista com ares contemporâneos não terá itens com madeira aparente. O ideal é que se invista em objetos de metais ou outros que te proporcionem superfícies lisas, como os diversos tipos de plástico.
Aos apreciadores da arte, essa regra vale igualmente para fotografias, pinturas e esculturas. Mesmo quando se pensa em suas molduras, deve-se deixar de lado aquelas de madeira e apostar nas que são feitas de alumínio.
Tendência futurista
A ideia do que pode ser o futuro muda a cada década, mas está presente em boa parte da história da humanidade. Prova disso é que movimentos de vanguarda modernista datam de mais de cem anos atrás, como é o caso do futurismo italiano, que surgiu em 1909.
Em 2021, a nossa noção de futuro é bem diferente do que se imaginava 100 anos atrás e existe mesmo a sensação de que o futuro é agora, especialmente quando consideramos que o conceito de casa inteligente já é uma realidade.
Assim, para além da decoração, uma dica é investir em aparelhos inteligentes para a sua sala, especialmente se estiverem todos eles conectados a uma assistente virtual. A funcionalidade te proporciona uma vasta gama de controle e programação dos dispositivos, desde as luzes até o ar-condicionado.
A estética, entretanto, deve ser igualmente considerada. Aparelhos tecnológicos minimalistas, com design reto e com menos elementos, levemente brilhosos ou que refletem um pouco da luz são os mais indicados para esse tipo de decoração.