SEXTA-FEIRA, 15/08/2025
Publicidade
SICRED

Comissão Pastoral da Terra repudia uso da Força Nacional em Operação em RO

Na operação, três camponeses foram mortos e outras quatro pessoas foram detidas.

Publicado em 

Comissão Pastoral da Terra repudia uso da Força Nacional em Operação em RO - News Rondônia

Comissão Pastoral da Terra repudia uso da Força Nacional em Operação em RO - News Rondônia

Após ganhar repercussão nacional da operação policial em uma fazenda no Distrito de Nova Mutum Paraná, em Porto Velho, ocorrida na última sexta-feira (13), 16 entidades públicas assinaram uma carta redigida pela Comissão Pastoral da Terra Regional Rondônia (CPT-RO) onde repudiam a Intervenção da Força Nacional no estado para resolver conflitos no campo.

Comissão Pastoral da Terra repudia uso da Força Nacional em Operação em RO - News Rondônia

Na carta, os emissores dizem que a “povos indígenas, quilombolas, camponeses e demais comunidades tradicionais” estão sendo atingidas com ações dos governos e que “tais povos devem ser vistos como povos de resistência da terra, da água e do território, que continuamente são vítimas de graves violações de direitos humanos”.

O grupo faz referência a dados do relatório “Conflitos no Campo Brasil 2020” que apontam um “quadro social de violências contra os povos indígenas, comunidades tradicionais e camponesas”. “Destaca-se a posição de Rondônia como um dos estados com maior número de ‘Violência contra a Pessoa’, ações de torturas, prisões e agressões físicas. Ao todo foram 55 mil pessoas envolvidas em conflitos em Rondônia, sendo 38 pessoas presas, 18 ameaçadas de morte, 5 torturadas e 1 assassinada”, revela.

“Esse cenário tem causado grandes preocupações ao conjunto da sociedade civil organizada em seu compromisso com a defesa da vida e dos direitos dos lutadores e lutadoras sociais”, ressalta.

Por fim, a carta salienta que “logo após o anúncio da operação com o emprego da Força Nacional, organismos e movimentos sociais se manifestaram prontamente contra esta manobra do Estado, visto que já temiam que cenários como este, do dia 13 de agosto, pudessem acontecer. Ao longo dos últimos meses, observa-se o aumento no número de despejos, maior violência no campo e agora, lamentavelmente, novas mortes devem ser contabilizadas para este governo regido por uma necropolítica”.

O QUE DIZ ROCHA?

Nesta semana, o governador, Marcos Rocha, usou as redes sociais para se manifestar sobre a operação realizada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE) e Força Nacional.

“Vivemos em um Estado Democrático de Direito, garantidor da defesa à propriedade privada e da segurança constitucional para a produção! Minha missão é manter a ordem seguindo a Lei! Deixo registrada minha defesa a favor dos nossos policiais do BOPE cuja ação de resposta foi, obviamente, legítima na fazenda Santa Carmem, distrito de Nova Mutum Paraná, em Porto Velho”, escreveu.

Segundo a Segurança Pública de Rondônia, na operação, foram apreendidas 257 munições de diversos calibres, rojões, um revólver 357, um rifle 22, uma pistola .40 e uma espingarda .12, bem como prendeu um homem armado com revólver 357.

Leia a carta na íntegra:

Carta de Repudio à Intervenção da Força Nacional no estado de Rondônia – RO

A atuação do Estado brasileiro no desmonte das políticas públicas – agrárias e socioambientais -, com nítido incentivo aos processos de Regularização Fundiária a favor dos grileiros de terras e das empresas do agronegócio, tem se desdobrado em práticas de violência cometidas contra povos indígenas, quilombolas, camponeses e demais comunidades tradicionais. Tais povos devem ser vistos como povos de resistência da terra, da água e do território, que continuamente são vítimas de graves violações de direitos humanos.

Os dados do relatório Conflitos no Campo Brasil 2020 registrados pela CPT, lançado no dia 31 de maio, em âmbito nacional, e no dia 13 de agosto, em âmbito estadual (RO), denunciam o quadro social de violências contra os povos indígenas, comunidades tradicionais e camponesas. Destaca-se a posição de Rondônia como um dos estados com maior número de ‘Violência contra a Pessoa’, ações de torturas, prisões e agressões físicas. Ao todo foram 55 mil pessoas envolvidas em conflitos em Rondônia, sendo 38 pessoas presas, 18 ameaças de morte, 5 torturados e 1 assassinada.

Esse cenário tem causado grandes preocupações ao conjunto da sociedade civil organizada em seu compromisso com a defesa da vida e dos direitos dos lutadores e lutadoras sociais. Concomitantemente, para agravar a situação, o Ministério da Justiça autorizou o envio da Força Nacional para atuar em Rondônia por 90 dias. O destacamento chegou ao Estado em 15 de junho e já executou diversas ações sob a alegação de combater supostas organizações criminosas que invadem propriedades particulares rurais.

No cumprimento ao exercício para proteção dos direitos do cidadão a Procuradoria Federal do Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), encaminhou ofício ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) no último dia (22) de junho, reiterando pedido de informações referente ao uso da Força Nacional de Segurança (FNS) contra movimentos de luta camponesa em Rondônia.

Deste histórico de violência contra os camponeses, constata-se a instauração de um cenário organizado pelo Estado pautado no agravamento dos conflitos no campo, reflexo da política negacionista implementada pelo atual governo brasileiro, que dissemina o ódio contra as minorias e incentiva a criminalização da Luta pela Terra.

Em decorrência a esta ação do Estado acobertada pelo manto da “falsa justiça para o campo”, no último dia 13 de agosto de 2021, infelizmente, novo massacre aconteceu em solo rondoniense, dessa vez no Acampamento Ademar Ferreira, na região de Nova Mutum, município de Porto Velho. O ato fatídico que ceifou a vida de três (03) trabalhadores rurais sem-terra, Amarildo Aparecido Rodrigues, Amaral José Stoco Rodrigues e Kevin Fernando Holanda de Souza, membros da mesma família, sendo pai e filho mortos em mais esta ação que escancara a real intenção do Estado brasileiro, em específico do governo de Rondônia, de disseminar o ódio contra o povo do campo, o povo sem-terra. Sonhos foram interrompidos, a terra foi manchada com sangue inocente. Além dessas mortes, há informações de cinco (05) pessoas que ainda estão desaparecidas, causando imensa aflição aos seus familiares.

Salientamos que logo após o anúncio desta operação com o emprego da Força Nacional, organismos e movimentos sociais se manifestaram prontamente contra esta manobra do Estado, visto que já temiam que cenários como este, do dia 13 de agosto, pudessem acontecer. Ao longo dos últimos meses, observa-se o aumento no número de despejos, maior violência no campo e agora, lamentavelmente, novas mortes devem ser contabilizadas para este governo regido por uma necropolítica.

As organizações abaixo assinam, solidarizam-se e repudiam veementemente as ações do Estado de Rondônia e da Força Nacional, reafirmando que a paz no campo se faz com a garantia do direito à vida, fundamentalmente com acesso ao território e dignidade dos povos, comunidades tradicionais e camponesas

Assinam a Carta:

Comissão Pastoral da Terra Regional Rondônia – CPT/RO

Ouvidoria Geral Externa da Defensoria Pública do Estado de Rondônia

Luciana Riça Mourão Borges – GEPE-Front/UNIR

Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH Brasil

Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil

Paula Stolerman Araujo – pesquisadora do Grupo de Pesquisa TERRIMA/UNIR

Comissão Pastoral da Terra Regional Maranhão  – CPT/MA

Comissão Pastoral da Terra Regional Roraima – CPT/RR

Comissão Pastoral da Terra Regional Mato Grosso – CPT/MT

Ricardo Gilson da Costa Silva, Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia – GTGA/UNIR

VIVAT INTERNACIONAL/Brasil

Comissão Verbita Justiça, Paz e Integridade da Criação- JUPIC

Associação de Defesa dos Direitos Humanos e Meio Ambiente na Amazônia- ADHMA

Cecília Hansen SSpS

Amanda Michalski, Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia – GTGA/UNIR, GEPE-Front/UNIR

Dom Benedito Araújo – Bispo Diocesano de Guajará-Mirim

Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos

Crítica Jurídica Contemporânea – UFF

Pastoral da Mulher Marginalizada

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia investe R$ 310 milhões e entrega 84 km de asfalto na RO-370

Governo de Rondônia investe R$ 310 milhões e entrega 84 km de asfalto na RO-370

Pavimentação e infraestrutura completa na rodovia transformam mobilidade e fortalecem economia no Cone Sul do estado
L
Prefeitura de Porto Velho leva informações sobre violência doméstica às escolas

Prefeitura de Porto Velho leva informações sobre violência doméstica às escolas

Com ações do “Agosto Lilás nas Escolas”, Prefeitura promove diálogo sobre violência doméstica e fortalece a rede de proteção às mulheres
L
Porto Velho celebra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com ações de inclusão e conscientização

Porto Velho celebra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com ações de inclusão e conscientização

De 21 a 28 de agosto, Prefeitura promove eventos para destacar direitos, combater preconceito e ampliar políticas de inclusão na capital.
L
Prefeitura reforça drenagem na José Amador dos Reis e reduz risco de alagamentos na zona Leste

Prefeitura reforça drenagem na José Amador dos Reis e reduz risco de alagamentos na zona Leste

Serviços incluíram troca de 12 manilhas, limpeza e desobstrução de bocas de lobo para melhorar escoamento e proteger comércios e residências.
L
Cidadania em Movimento leva mais de 20 serviços gratuitos à Escola Major Guapindaia neste sábado (16)

Cidadania em Movimento leva mais de 20 serviços gratuitos à Escola Major Guapindaia neste sábado (16)

Ação da Prefeitura de Porto Velho oferecerá atendimentos essenciais para moradores da zona Norte, das 8h às 14h, com entrega por ordem de chegada.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista com Dr. Breno de Paula, especialista em Direito Tributário

Nesta sexta-feira, dia 15, às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe o Dr. Breno de Paula — advogado tributarista e sócio do Arquilau de Paula Advogados Associados.
L
pmro-atua-em-ocorrencia-com-suspeita-de-bomba-no-aeroporto-internacional-de-porto-velho

Influenciadores promovem o crime e terrorismo em Porto Velho

Em menos de 36 horas, três casos chocantes expõem como influenciadores em Porto Velho transformam crime e caos em palco para ganhar seguidores e notoriedade.
L

Povoado Nerd | Criatividade e arte com João Bosco (Sueco)

João Bosco, conhecido como Sueco, é um desenhista talentoso e apaixonado por criar histórias visuais.
L
Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto pode pegar até 30 anos de prisão

Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto pode pegar até 30 anos de prisão

O influenciador, acusado de perturbação da ordem e ameaça, pode ter o ato enquadrado como terrorismo e ser condenado a uma pena máxima de 30 anos.
L
Influencer suspeito de colocar bomba no aeroporto já se jogou no chafariz do shopping e diz ser garoto de programa

Influencer suspeito de colocar bomba no aeroporto já se jogou no chafariz do shopping e diz ser garoto de programa

Entre os conteúdos divulgados, estão vídeos em que ele aparece tomando banho em um chafariz de shopping e postagens em que insinua oferecer serviços sexuais, cobrando R$ 300.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L
Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Evento promovido pela Prefeitura contou com 189 empresas, mais de mil vagas e oportunidades para todos os públicos.
L
Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho cadastrou candidatos, encaminhou jovens para entrevistas e abriu inscrições para capacitações profissionais.
L
Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Evento reuniu mais de 10 mil inscritos, 150 empresas e 1.000 oportunidades de trabalho, incluindo vagas para idosos, PcDs e jovens.
L

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois apoia 1º Cacoal Country Bulls e fortalece cultura sertaneja em Rondônia

Deputado Cássio Gois apoia 1º Cacoal Country Bulls e fortalece cultura sertaneja em Rondônia

Evento histórico em Cacoal recebe apoio do deputado Cássio Gois, reunindo shows e rodeio que valorizam a cultura sertaneja e atraem público expressivo
L
Coronel Chrisóstomo destina R$ 3 milhões para 13 ônibus escolares em Porto Velho

Coronel Chrisóstomo destina R$ 3 milhões para 13 ônibus escolares em Porto Velho

Veículos reforçam transporte de alunos da rede pública, garantindo mais segurança, conforto e regularidade no deslocamento.
L

Prefeitura de Jaru realiza limpeza de canais no Setor 03 para prevenir alagamentos

Ação da Secretaria de Infraestrutura remove lixo e galhos, garantindo melhor escoamento das águas no período chuvoso.
L
Presidente da Câmara envia pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

Presidente da Câmara envia pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

As representações de PT e Psol acusam o deputado de obstrução à justiça e de atentar contra a soberania nacional.
L
Ieda Chaves entrega van de R$ 330 mil para transporte de pacientes em Alto Alegre dos Parecis

Ieda Chaves entrega van de R$ 330 mil para transporte de pacientes em Alto Alegre dos Parecis

Veículo de 16 lugares será usado para levar pacientes a consultas e tratamentos em outras cidades, garantindo mais conforto e dignidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação Protetor das Divisas recupera dois veículos roubados na fronteira com a Bolívia

Operação Protetor das Divisas recupera dois veículos roubados na fronteira com a Bolívia

Ação integrada entre forças de segurança brasileiras e bolivianas garante recuperação de caminhonete e VW Saveiro em Guajará-Mirim
10
Motociclista sofre fratura em colisão com carro na Farquar

Motociclista sofre fratura em colisão com carro na Farquar

O acidente aconteceu no cruzamento das Avenidas Farquar com Dom Pedro II, centro de Porto Velho.
14
Caminhão baú é destruído por incêndio na BR-364

Caminhão baú é destruído por incêndio na BR-364

O veículo pegou fogo próximo a Jaci Paraná, em Porto Velho, e foi completamente consumido pelas chamas.
16
Força Tática estoura boca de fumo na zona Leste de Porto Velho

Força Tática estoura boca de fumo na zona Leste de Porto Velho

Dois homens, um deles apenado com tornozeleira eletrônica, foram presos por tráfico de drogas na ação policial.
14
PMRO atua em ocorrência com suspeita de bomba no Aeroporto Internacional de Porto Velho

PMRO atua em ocorrência com suspeita de bomba no Aeroporto Internacional de Porto Velho

Ação integrada neutralizou objeto suspeito e garantiu a segurança de passageiros e funcionários no Aeroporto Internacional de Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semtel lidera força-tarefa para retorno do embarque no Complexo Madeira-Mamoré

Semtel lidera força-tarefa para retorno do embarque no Complexo Madeira-Mamoré

Retomada dos passeios de barco pela Praça da Estrada de Ferro visa segurança, infraestrutura e melhor experiência turística em Porto Velho
L
Porto Velho se torna referência no exame Papanicolau com parceria Prefeitura e Governo Federal

Porto Velho se torna referência no exame Papanicolau com parceria Prefeitura e Governo Federal

Capital de Rondônia está entre as 12 cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde para implementação do Papanicolau molecular, reforçando a prevenção ao câncer do colo do útero
L
Espaço Alternativo ganha bebedouro público para pessoas e pets e se consolida como ponto de lazer em Porto Velho

Espaço Alternativo ganha bebedouro público para pessoas e pets e se consolida como ponto de lazer em Porto Velho

Equipamento instalado pela Prefeitura oferece água gelada, quente e vapor refrescante, além de área de descanso e melhorias no local.
L
Circuito Junino de Porto Velho leva cultura e renda a bairros e distritos com apoio da Prefeitura

Circuito Junino de Porto Velho leva cultura e renda a bairros e distritos com apoio da Prefeitura

Com estrutura da Funcultural, festas tradicionais garantem shows, gastronomia e oportunidades para artistas e comerciantes locais.
L
Prefeitura conclui capacitação para barqueiros e fortalece turismo no rio Madeira

Prefeitura conclui capacitação para barqueiros e fortalece turismo no rio Madeira

Ação da Semtel, em parceria com Unir e Sebrae, qualificou 20 profissionais para oferecer passeios turísticos mais seguros e atrativos na capital.
L
Prefeitura de Porto Velho promove eventos distritais para 2ª Conferência de Acompanhamento do Plano Diretor

Prefeitura de Porto Velho promove eventos distritais para 2ª Conferência de Acompanhamento do Plano Diretor

Moradores dos distritos poderão participar de encontros comunitários entre agosto e setembro para discutir o futuro e o planejamento da cidade.
L
Projeto Lanche Extra garante frutas frescas e alimentos nutritivos a alunos da rede municipal de Porto Velho

Projeto Lanche Extra garante frutas frescas e alimentos nutritivos a alunos da rede municipal de Porto Velho

Iniciativa da Prefeitura leva lanche extra às sextas-feiras para estudantes, beneficiando milhares de crianças e fortalecendo a economia local.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): T R CONSTRUÇÕES LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): TORRES GEMEAS LOUGE BAR LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA ( LAS)
L

Porto Velho em Poesia: A força da escrita feminina promovendo a literatura rondoniense

O edital da coletânea Porto Velho em Poesia valoriza autoras locais e destaca o protagonismo feminino na literatura de Rondônia
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.