O que é exatamente um veículo híbrido, como o Ford Fusion? É um carro que combina um motor de combustível com um motor elétrico. Desse modo, fica diminuído o consumo de combustível, reduzindo as emissões de gases e de partículas em prol do meio ambiente. Hoje em dia com a consciência ecológica e a poupança de consumo de combustível, a venda deste tipo de carros está em aumento.
No ano de 1899 o norte-americano Henri Pieper desenvolveu o carro elétrico. Um ano depois, Porsche bateu recorde de velocidade com veículos híbridos. A aparição do petróleo deixou de lado esse tipo de veículos e só mais de um século depois voltaram os híbridos, como o Ford Fusion usado.
Por conta da preocupação no mundo todo pelo câmbio climático, este tipo de carros como o Fusion Ford ganhou popularidade. Acontece que não é só por causa da poupança de combustível e manutenção, que é uma das grandes vantagens do motor elétrico, mas também pelo cuidado do meio ambiente.
Três sistemas principais de hibridação
A tecnologia hoje em dia oferece três sistemas principais em carros híbridos, que são:
- Híbridos convencionais: o motor principal é o de combustível. O carro conta com a ajuda de um pequeno motor elétrico que tem uma bateria que se auto carrega através de um sistema de freio regenerativo, que transforma a energia cinética em energia elétrica;
- Híbridos plug-in: o motor elétrico é maior, tendo a bateria a capacidade de movimentar o carro durante uma determinada quantidade de quilômetros, que varia segundo o modelo. A bateria é carregada na rede elétrica, em pontos de conexão pública ou no endereço do proprietário.
- Híbridos de autonomia estendida: nestes carros o motor elétrico é o principal, também com o sistema plug-in, porém tem um pequeno motor de combustão. Este funciona como um grupo eletrogêneo que recarrega a bateria, ampliando a autonomia do carro.
Seja qual for o sistema, os veículos como o Ford Fusion hibrido são mais ecológicos que os carros comuns, pois o motor elétrico diminui o consumo de combustível. E aqueles carros que possuem o motor elétrico principal são ainda menos contaminantes que os híbridos convencionais.
Diferenças entre um híbrido e um elétrico
A escolha entre um e o outro vai depender sempre das necessidades do motorista. Pensar em um carro Fusion ou em qualquer outro veículo sempre terá relação com o gosto e o uso que o proprietário lhe dará.
Enquanto um híbrido possui dois motores e uma bateria, o elétrico funciona graças à bateria recarregável, o que evita as emissões de CO2. Portanto, a decisão cabe ao consumidor, sem dúvida alguma.
Com o passar do tempo, há cada vez mais carros que procuram reduzir as emissões de gases tóxicos, como o Fusion Ford. A sustentabilidade é a protagonista. Sem dúvida, os híbridos são a transição entre um carro convencional e um carro elétrico.
Algumas características do híbrido
Você não precisa se preocupar com a bateria porque quando você freia ou desacelera, a energia cinética se transforma em energia elétrica que carga a bateria. Se você ficar parado no sinal, o carro começa a andar com o motor elétrico, e quando você precisa de maior potência, funciona com os dois motores.
Acontece que quando o carro fica parado, a energia que em um carro convencional vai se dissipando através do calor pelos freios, em um veículo híbrido se transforma em energia elétrica através dos geradores. Por isso, este tipo de carros é ideal para as grandes cidades, onde o motorista deve acelerar e frear o tempo todo.
As vantagens de um carro híbrido:
- São silenciosos
- Não contaminam
- São modernos
- São mais econômicos
- Aceleram com rapidez
- Não usam gasolina
- Não precisam de troca de óleo
Curiosidades dos veículos híbridos
Precisam-se aproximadamente entre 30 minutos até 8 horas para recarregar a bateria de um veículo híbrido plug-in, dependendo do sistema disponível. Mas ao mesmo, por ter dois tipos de motores, estes veículos podem ser alimentados só com combustível. Isso em caso de necessidade; mas aí você estaria deixando de poupar combustível!