TERÇA-FEIRA, 12/08/2025
Publicidade
SICRED

Pandemia: levantamento mostra permanência indevida de presos na cadeia

CNJ prevê situações de liberdade para evitar contaminação por covid-19.

Publicado em 

Pandemia: levantamento mostra permanência indevida de presos na cadeia - News Rondônia

De cada quatro pessoas que deveriam ter deixado a prisão no primeiro ano da pandemia, três foram mantidas atrás das grades por juízes no estado de São Paulo, contrariando a Recomendação 62 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que previa liberdade provisória ou outras medidas alternativas ao cárcere como forma de reduzir os riscos de contaminação pela covid-19 e evitar a disseminação da doença no âmbito dos sistemas de justiça penal e socioeducativo.

Pandemia: levantamento mostra permanência indevida de presos na cadeia - News Rondônia

O resultado consta no Relatório Justiça e Negacionismo: Como os Magistrados Fecharam os Olhos para a Pandemia nas Prisões, do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), lançado nesta terça-feira (10). A entidade atuou Junto à Defensoria Pública de São Paulo em um mutirão para garantir o relaxamento de prisão de centenas de pessoas de abril de 2020 a janeiro deste ano.

Neste período, reunindo informações de 448 pessoas atendidas por um grupo com 92 advogados e 11 estudantes de direito, o levantamento do IDDD revelou que mesmo as 118 pessoas soltas – 26% do total -, elas só foram contempladas após 207 pedidos de liberdade negados em instâncias anteriores. Apesar de cumprirem os requisitos descritos na resolução do CNJ, segundo apontou o instituto, os 330 pedidos restantes, que correspondem a 74% do total, tiveram a prisão mantida.

“Os resultados desse mutirão carcerário são preocupantes. O Judiciário, que buscou proteger seus membros deixando de realizar uma série de procedimentos e atos processuais presenciais, se desvencilhou da responsabilidade com a preservação das vidas de pessoas sob custódia do Estado. E isso está documentado não só nos números, mas também no conteúdo de suas determinações”, disse o criminalista Hugo Leonardo, presidente do IDDD.

Publicada em março de 2020, a recomendação do CNJ convocou magistrados a se atentarem à necessidade de redução da população carcerária nos casos de idosos, gestantes e demais grupos de risco da covid-19, além de acusados de crimes sem violência ou grave ameaça.

“A orientação [do CNJ] se deu em razão das condições insalubres das prisões do país, locais considerados de maior transmissibilidade de doenças infecciosas, dada a superlotação e impossibilidade de cumprir protocolos sanitários, a começar pelo distanciamento físico e dificuldades na circulação do ar”, divulgou o IDDD.

Outro resultado preocupante do levantamento é que, apesar de 100% dos pedidos dos advogados terem como base a recomendação 62 – ou seja, a emergência sanitária -, em mais da metade (52,5%) das concessões de liberdade, a pandemia não foi mencionada pelos magistrados. Os juízes concluíram que não havia necessidade de manter as prisões por razões que não tinham relação com a pandemia, ou seja, essas pessoas já tinham direito à concessão de liberdade mesmo que não houvesse crise sanitária.

“Se os juízes constataram a desnecessidade da prisão por motivos que não estavam relacionados à pandemia, precisamos perguntar, então, por que elas estavam presas”, disse Vivian Peres, assessora de projetos do IDDD. Segundo ela, é papel do poder Judiciário estar atento à situação processual das pessoas no cárcere, citando o artigo 316 do Código de Processo Penal, que determina a realização de revisões periódicas sobre as prisões que os juízes decretam.

O IDDD avalia que esse fenômeno tem extensão ainda desconhecida em um país com quase 760 mil pessoas presas, que provavelmente também não têm sua situação reavaliada por juízes e desembargadores individualmente.

Somente em 28% das decisões favoráveis aos réus houve menção à recomendação do CNJ, enquanto, entre as decisões que mantiveram o cárcere, 39% dos juízes mencionaram o documento. “Concluímos que a Recomendação 62 acabou sendo mais usada pelos magistrados para negar do que para conceder liberdade. A orientação foi sendo esvaziada por uma atitude negacionista que coloca em risco a vida das pessoas encarceradas”, disse Peres.

Diante dessa situação, o instituto avalia que, se em março de 2020, antes da primeira morte por covid-19 em um presídio brasileiro, a recomendação 62 do CNJ sinalizava para juristas a preocupação do órgão com a vida e a saúde das pessoas encarceradas, a prática mostrou que a orientação não tem atingido seu propósito humanitário.

Em decisão proferida por uma vara de Embu das Artes, em maio de 2020, por exemplo, o juiz que negou pedido de liberdade a um jovem de 21 anos, acusado de tráfico e preso em Centro de Detenção Provisória de Osasco, sob justificativa de que, em liberdade, ele estaria mais exposto à doença.

“Em meio à crise de saúde pública que vivenciamos, a libertação do agente poderia representar risco a sua saúde, considerando não termos notícias de presos infectados no presídio do agente”, decidiu o magistrado. Segundo dados compilados pelo IDDD, na época, a unidade apresentava taxa de contágio de mais de 25%, aproximadamente oito vezes maior que a do município em que o CDP está localizado.

“Esse diagnóstico do IDDD permite suscitar, inclusive, questões a respeito da responsabilidade do Judiciário em mortes evitáveis durante essa calamidade. É um documento que traz fortes indicativos de deturpação do papel de garantidor da lei e de direitos fundamentais por parte das autoridades”, concluiu o presidente do IDDD, Hugo Leonardo.

Monitoramento realizado pelo CNJ revela que, até 28 de julho, o sistema prisional em todo o país registrou 561 mortes por covid-19, sendo 290 servidores e 271 pessoas encarceradas. Os casos confirmados passam de 90 mil, com 24.737 servidores e 65.395 pessoas presas infectados pelo novo coronavírus.

A Secretaria de Administração Penitenciária do estado de São Paulo registrou, até hoje (10), 119 mortes de servidores e 79 de presos, totalizando 198 mortos por covid-19 dentro do sistema carcerário paulista. Os casos confirmados chegam a 4.296 servidores e 14.841 presos, passando de 19 mil pessoas no total.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alexandre de Moraes reafirma que Constituição de 1988 barrou o golpismo no Brasil

Alexandre de Moraes reafirma que Constituição de 1988 barrou o golpismo no Brasil

Ministro do STF, relator de ações da trama golpista, defende a independência do Judiciário e o fim de tentativas de golpe.
L
Cáritas Brasileira defende protagonismo das comunidades na transição ecológica

Cáritas Brasileira defende protagonismo das comunidades na transição ecológica

Organismo humanitário da Igreja Católica divulga documento com propostas para a COP30 com foco em uma transição ecológica justa e inclusiva.
L

BR-319: o veto à flexibilização de 66 trechos do PL Ambiental contraria a pretensão de políticos e demonstra a necessidade de respeitar a legislação vigente

Com o veto, reconstrução asfáltica dos 400 km da BR-319 deverá seguir os trâmites legais.
L
Rondônia reabre inscrições do programa Vencer com 3 mil vagas em 32 cursos profissionalizantes

Rondônia reabre inscrições do programa Vencer com 3 mil vagas em 32 cursos profissionalizantes

Inscrições começam nesta terça-feira (12) e seguem até 31 de agosto; participantes recebem material, auxílio financeiro e kit profissional.
L
diploma de pós-graduação

Estudante recebe R$ 6 mil de indenização após esperar 4 anos por diploma de pós-graduação

TJMG manteve condenação contra a Pitágoras por atraso na emissão de certificado de MBA concluído em 2018.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Breno Jeferson Davy Malheiros

Homenagem a Breno Jeferson Davy Malheiros, missionário dedicado e exemplo de fé, que partiu aos 31 anos deixando um legado de amor e inspiração.
L
JUABP e Az de Ouro vencem categorias adultas do 41º Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

JUABP e Az de Ouro vencem categorias adultas do 41º Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Evento reuniu mais de 100 mil pessoas, movimentou R$ 1 milhão e celebrou tradições juninas com quadrilhas e bois-bumbás mirins e adultos.
L
Pix brasileiro já é aceito em destinos internacionais como EUA, Argentina e Portugal

Pix brasileiro já é aceito em destinos internacionais como EUA, Argentina e Portugal

Pagamento via Pix, criado pelo Banco Central, conquista o exterior e já funciona em países da América do Sul, Europa e Estados Unidos.
L
Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Evento promovido pela Prefeitura oferta mais de 1.000 vagas e mobiliza jovens, mulheres, PcD e trabalhadores acima de 50 anos.
L
Resultados de vacina experimental contra o câncer de pâncreas são promissores

Resultados de vacina experimental contra o câncer de pâncreas são promissores

O imunizante, considerado de prateleira, estimulou o sistema imunológico a combater a mutação KRAS, um alvo da vacina experimental contra o câncer.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Super Nova Era oferece 30 vagas durante o Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho

Evento reunirá mais de mil oportunidades de trabalho e 150 empresas participantes na próxima segunda-feira (11)
L

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa declara apoio ao Ciretran de Guajará-Mirim e busca melhorias no atendimento

Deputada Dra. Taíssa declara apoio ao Ciretran de Guajará-Mirim e busca melhorias no atendimento

Deputada Dra. Taíssa reforça compromisso com o Ciretran de Guajará-Mirim e atua para garantir valorização dos servidores e avanços no serviço público
L
Dra. Taíssa visita Conselho Tutelar de Guajará-Mirim e discute melhorias para atendimento à infância

Dra. Taíssa visita Conselho Tutelar de Guajará-Mirim e discute melhorias para atendimento à infância

Parlamentar reforçou compromisso em buscar junto ao governo estadual avanços na infraestrutura e nas condições de trabalho dos conselheiros tutelares.
L

Deputada Sílvia Cristina entrega Capela Mortuária em Pimenteiras do Oeste

Espaço construído com recursos da parlamentar homenageia vereador Ramon Lima das Neves e oferece mais conforto às famílias no momento de despedida.
L
Pedro Fernandes entrega duas pontes na Linha C-35 e fortalece produção rural em Monte Negro

Pedro Fernandes entrega duas pontes na Linha C-35 e fortalece produção rural em Monte Negro

Estruturas sobre os rios Massangana e Cutia garantem mais segurança, mobilidade e escoamento agrícola no Vale do Jamari
L
Deputado Coronel Chrisóstomo apoia etapa do 5º Regional Norte de Motocross em Itapuã do Oeste

Deputado Coronel Chrisóstomo apoia etapa do 5º Regional Norte de Motocross em Itapuã do Oeste

O deputado Coronel Chrisóstomo foi representado por seu gabinete itinerante na 5ª etapa do Regional Norte de Motocross, em Itapuã do Oeste, reforçando seu apoio ao evento e a sua comunicação com a população local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 9º BPM prende “Porcão” condenado a 14 anos de prisão na zona Sul de Porto Velho

Força Tática do 9º BPM prende “Porcão” condenado a 14 anos de prisão na zona Sul de Porto Velho

Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito e a motocicleta não possuía restrições.
10
Mototáxi e ciclista ficam feridos em colisão frontal na Avenida Mamoré

Mototáxi e ciclista ficam feridos em colisão frontal na Avenida Mamoré

Batida ocorreu à noite, no bairro Esperança da Comunidade, em Porto Velho; vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas à UPA Leste.
12

TRÁFICO DE DROGAS | PRF apreende 16 kg de cocaína em carro acidentado transportado por cegonha em Rondônia

Apreensão ocorreu em Ji-Paraná, no KM 352 da BR-364; droga estava escondida em veículo com parte dianteira danificada e airbags acionados.
10
Governo de Rondônia reduz homicídios em 17,2% com ações integradas de segurança

Governo de Rondônia reduz homicídios em 17,2% com ações integradas de segurança

Estado acompanha tendência positiva da Região Norte e aposta em inteligência, prevenção e investimentos estratégicos para reduzir crimes letais.
L
Polícia apreende motocicleta roubada durante operação em Guajará-Mirim

Polícia apreende motocicleta roubada durante operação em Guajará-Mirim

Veículo com restrição de furto e roubo foi encontrado em estabelecimento comercial na zona rural da cidade.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Haddad atribui à extrema-direita dos EUA cancelamento da reunião com Bessent

Haddad atribui à extrema-direita dos EUA cancelamento da reunião com Bessent

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma que a reunião entre Haddad e Bessent foi desmarcada por motivos políticos.
L
prefeitura-de-porto-velho-lanca-projeto-piloto-lanche-extra-para-ampliar-alimentacao-escolar

Prefeitura de Porto Velho lança projeto-piloto “Lanche Extra” para ampliar alimentação escolar

Programa garante lanche complementar a todos os alunos, com cardápio adaptado e incentivo à agricultura familiar.
L
Presidente Lula destaca combate à evasão na entrega do Prêmio MEC da Educação

Presidente Lula destaca combate à evasão na entrega do Prêmio MEC da Educação

A cerimônia do Prêmio MEC da Educação celebrou 116 projetos e teve a participação de estudantes, escolas e municípios de todo o país.
L

Recebimento da Licença de Operação: Madeireira São Lourenço LTDA – EPP

Licença de Operação Nº 159200/COLMAM/SEDAM
L
Jubileu de Ouro da Biblioteca Municipal Francisco Meireles: um marco de cultura e aprendizado

Jubileu de Ouro da Biblioteca Municipal Francisco Meireles: um marco de cultura e aprendizado

A celebração do Jubileu de Ouro da Biblioteca marca 50 anos de história e destaca a colaboração com a AJEB-RO.
L
Mulher é atacada a terçado pelo ex-namorado em Porto Velho

Mulher é atacada a terçado pelo ex-namorado em Porto Velho

Uma mulher atacada a terçado pelo ex-namorado sofreu um corte no pé esquerdo, após ser agredida no bairro Santa Bárbara.
16
PRF em Rondônia prende 8 pessoas em flagrante neste final de semana

PRF em Rondônia prende 8 pessoas em flagrante neste final de semana

Ocorrências aconteceram em Vilhena, Jaru, Itapuã do Oeste, Porto Velho e Ariquemes
10

Horta de Zeca Pagodinho combate fome e gera emprego em Xerém, no RJ

Cantor cede terreno de 8 mil m² para projeto que vai produzir até 40 toneladas de alimentos por ano, beneficiando famílias e criando empregos.
L
IPVA de graça para idosos com deficiência

IPVA de graça para idosos com deficiência; veja como solicitar a isenção

Benefício vale para idosos com limitações funcionais ou doenças que se enquadrem como PCD, mediante laudo médico e requisitos estaduais
L
Prefeitura de Porto Velho oferece transporte gratuito durante Feirão do Emprego no Ginásio Cláudio Coutinho

Prefeitura de Porto Velho oferece transporte gratuito durante Feirão do Emprego no Ginásio Cláudio Coutinho

Ônibus com letreiro “FEIRÃO DO EMPREGO” facilitam deslocamento dos candidatos, beneficiando moradores de regiões distantes da capital.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.