Apesar das reclamações sobre a situação da BR-364 por causa de um trecho que vem sendo elevado, o Ministério da Infraestrutura (MI) assegurou em rede social que as obras estão “avançando” e seguindo normalmente o cronograma, com data de entrega dos serviços para dezembro deste ano. Enquanto isso, até lá, quem passar pelos quilômetros 875 a 887 e 890 a 687 vai precisar de muita paciência e cautela.
Motoristas vão continuar a “comer” poeira até dezembro
A principal queixa dos motoristas e moradores da região é quanto à demora na liberação do fluxo de veículos (Pare e Siga). A fila de espera para seguir entre os sentidos Porto Velho/Rio Branco e Rio Branco/Porto Velho, na BR-364, avança quilômetros. A grande maioria são caminhões carregados de alimentos e produtos para os Distritos do Abunã e o Estado do Acre. A rodovia é uma das mais importantes da região.
“Chega a ser desumano o que fazem com a gente, com os caminhoneiros e motoristas. Ficamos esperando por uma hora e meia, na beira da estrada, sem estrutura, com risco de roubo, riscos de perder cargas, para que a pista seja liberada pelas equipes das obras. Isso é um absurdo! Todo mundo já perdia tempo na travessia da Balsa, agora é essa esculhambação que não termina, não se acaba”, reclama o caminhoneiro Valdir Kriskut, de 58 anos.
Demora no sistema “Pare/Siga” causa reclamação
“A gente acaba de sair do trecho liberado, não demora muito e tem que parar novamente e esperar mais um tempão. Não tem nada coordenado! É uma viagem à prestação! Além do tempo, o risco é muito grande de ser atingido por pedras. Meu sobrinho teve um prejuízo no seu carro, da última vez que nos trouxe para Porto Velho. Ele passou em um determinado local, estavam descarregando e uma pedra atingiu o carro dele. Não sabemos a quem recorrer nesses casos e o prejuízo ficou por conta dele”, relata a dona de casa, Nubia Alencar.
Os trabalhos de elevação dos atuais 11 quilômetros são realizados pela Empresa MTSUL Construções, contratada pela Usina Hidrelétrica de Jirau. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fiscaliza os serviços. O projeto oficial já assegurou 13 quilômetros de elevação num trecho entregue próximo à Nova Mutum. Desta vez, o foco é no Lote II localizado próximo a Ponte do Madeira.
“As obras de elevação do nível em cerca de 10,3 km da BR-364/RO estão avançando. Os serviços realizados pelo DNIT, entre os kms 875 e 890, buscam evitar possíveis alagamentos no período de chuva do Rio Madeira. A previsão é de que tudo esteja concluído em dezembro”, considerou o Ministério neste final de semana.