Com 940 atendimentos realizados, a Prefeitura de Porto Velho concluiu sua participação no movimento Acampamento Verde, que reuniu instituições públicas em ações socioambientais nos distritos de Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, na região de Ponta do Abunã. Os números não incluem os serviços voltados à promoção da cidadania, como emissão de RG, também realizados durante o atendimento.
O movimento está previsto no Plano Integrado de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais do Estado. Dele participam órgãos municipais, estaduais e federais, além da iniciativa privada.
A participação do município envolveu também ações na área da saúde, com testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), verificação de glicemia e tipagem sanguínea, além da aplicação de testes para Covid-19. Estes atendimentos tiveram apoio de acadêmicos da Faculdade Unama.
A Prefeitura participou, também, com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric) em ações ambientais, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar.
“O uso do fogo ainda é visto como uma alternativa barata de limpeza por alguns moradores. Orientamos sobre outras formas de fazer este serviço e, também, sobre os primeiros socorros”, explica Alexandre Pincer, secretário da Sema.
CIDADANIA
Na área de promoção da cidadania, atuaram equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), o Serviço Nacional de Emprego (Sine Municipal) e o Tudo Aqui, que fizeram a emissão de RG, Carteiras de Trabalho Digital, Passe Livre, Títulos de Eleitor e entrada no Seguro Desemprego, entre outros. Foram realizados mais de 2 mil atendimentos.