Apesar das inúmeras notícias policiais envolvendo roubo, assalto e casos de violência contra motoristas de aplicativos em Rondônia, a Plataforma de Mobilidade 99 publicou uma pesquisa, ontem (27), onde apontou redução de 45% no número de ocorrências de segurança, por milhão de corridas, no estado. Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2021
“O levantamento ainda aponta um ranking de 13 estados que tiveram queda significativa de casos de violência contra motoristas na plataforma, são eles: Rio Grande do Norte (66%), Roraima (57%), Sergipe (51%), Minas Gerais (49%), Rondônia (45%), Acre (37%), Rio de Janeiro (30%), Espírito Santo (29%), Amapá (28%), São Paulo (26%), Paraíba (31%), Alagoas (20%), e Bahia (19%)”, acrescenta.
A empresa 99 cita que investiu cerca de R$ 70 milhões de reais em ações de segurança com a implantação de três sistemas, por exemplo, que verificam padrões de comportamentos de risco, bloqueia a chamada e só a libera após validação de dados dos passageiros.
Outro sistema age para evitar que motoristas sejam direcionados para áreas com indícios de violência e por fim, detecta comportamentos anormais como paradas longas e trajetos com tempo acima do previsto e alerta a Central de Segurança do app, que toma medidas como avisar a polícia.
"Os motoristas são as maiores vítimas da violência em corridas de aplicativo, e foi pensando nisso que desenvolvemos inteligências artificiais que protegem especialmente os condutores", diz Tatiana Valle, diretora de Segurança da 99.