SEXTA-FEIRA, 15/08/2025
Publicidade
SICRED

Governadores da Amazônia Legal lançam Plano de Recuperação Verde

O PRV foi elaborado em conjunto pelos nove estados que representam a Amazônia Legal.

Publicado em 

Governadores da Amazônia Legal lançam Plano de Recuperação Verde - News Rondônia

Os governadores do Consórcio da Amazônia Legal lançaram em Brasília, na manhã desta sexta-feira (16) um Plano de Recuperação Verde (PRV), que agrega 12 programas, distribuídos em quatro eixos de ação, com a finalidade de recuperar, manter e possibilitar o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O PRV foi elaborado em conjunto pelos nove estados que representam a Amazônia Legal.

Governadores da Amazônia Legal lançam Plano de Recuperação Verde - News Rondônia

Na ocasião, o governador Flávio Dino, que preside o Consórcio, participou de coletiva com profissionais da imprensa de todo o país e em seguida, apresentou as diretrizes, metas e projetos regionais do PRV. "O plano abrange ações de médio e longo prazo, e se dá em um contexto em que as discussões climáticas ganham importância mundial. Temos o crescimento dessa temática no Brasil e no mundo e reunimos os nove estados da Amazônia Legal para apresentar esse plano", disse.

O governador maranhense acrescentou: "São ações emergenciais, para o combate ao desmatamento e queimadas ilegais, com fins a reduzir estes números, neste segundo semestre. Além das ações emergenciais, precisamos entender, como nação, que ações de proteção ambiental e sustentáveis são necessárias".

O PRV agrega os eixos de combate ao desmatamento ilegal, produção sustentável, inovação e tecnologia e infraestrutura verde, distribuídos em 12 programas com fins ao desenvolvimento econômico e social da região, visando a transição para uma economia verde e de baixo carbono. O plano estrutura estes objetivos com a geração de empregos e redução de desigualdades, a partir de uma estratégia de desenvolvimento produtivo sustentável, investimentos em infraestrutura verde, inovação e capacitação.

"Só vamos superar as ações criminosas na Amazônia com incentivos a outras atividades. Porém, esses incentivos hoje não existem. A região possui os menores indicadores do país, em todas as áreas e isso precisa ser mudado, de outra foram, não teremos floresta em pé de fato", avaliou Dino. Na ocasião, as instituições e governos assinaram Memorando de Entendimento e termos de cooperação, que pactuam as estratégias e acordos para financiamento das ações do PRV.

Os recursos virão do Fundo Amazônia – cerca de R﹩ 1,5 bilhão – que estão bloqueados pelo Governo Federal e é esperado que sejam liberados para aplicação nas ações do PRV. Ação judicial no Supremo Tribunal Federal (STF) trata da liberação do recurso do Fundo Amazônia pelo Governo Federal. "O mundo se movimenta nessa direção e o Brasil não pode ficar paralisado por desacertos da política interna. Esperamos o diálogo com o Governo Federal", defende o governador Flávio Dino.

A economista e professora da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Laura Carvalho, que apresentou o PRV, frisou que a crise da Covid-19 levou as nações a tratarem das questões climáticas e ambientais.

"É uma discussão central e as nações reconhecem a necessidade de um processo de transição para a economia verde, que concilie o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental, o que já ocorre nos Estados Unidos e países da União Europeia. Isso passa pelos governos, mas é necessário articulação com universidades, entidades e sociedade. O plano terá etapas que envolverão projetos distintos, apresentados pelos estados e recursos distribuídos conforme critérios populacionais e sociais. Que seja um projeto que se viabilize, pelo impacto à população da região amazônica e povos da floresta", avaliou Laura.

O Consórcio da Amazônia Legal inclui os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O grupo estruturou o Plano de Recuperação Verde (PRV), como mecanismo para reconfigurar a estrutura socioeconômica da Amazônia Legal e estabelecer uma preservação duradoura dos ecossistemas locais.

O governador do Amapá, Waldez Góes, frisou que "é muito importante tudo que vimos e ouvimos aqui e saio com a esperança renovada de que não estamos sós". O gestor pontuou que a região apresenta muitas diferenças, mas, tem-se encontrado políticas comuns à região e os estados que a cercam.

"É animador ouvir a comunidade internacional, as instituições financeiras, o Governo Federal e a sociedade civil organizada. É revigorante, pois o governador Flávio Dino sabe o quanto é importante fortalecer a confiança dentro e fora do território nacional. Estamos criando política de Estado, não de um governo. São governantes que se unem para institucionalizar um plano e que terá apoio das comunidades internacionais. Este ato de hoje é histórico e parabenizo o Flávio Dino. Não deixem de confiar nos instrumentos que estamos criando, pois é isso que pensamos da Amazônia", disse Góes.

O embaixador do Reino Unido e anfitrião da Conferência do Clima da ONU-COP 26, Peter Wilson, destacou o momento importante para os debates sobre clima e meio ambiente. "Destacamos a COP 26 como momento global para enfrentar os desafios da mudança de clima. As negociações serão uma parte e uma oportunidade para todos os países do mundo, inclusive o Brasil, para mostrar suas mudanças de mercado e operações. O Reino Unido trabalhará com todos os interessados, incluindo os estados e empresas. Queremos fazer mais e usar a plataforma da COP-26 para apoiar os esforços que forem possíveis", frisou.

Presentes ao evento, os governadores Heldér Barbalho (Pará), Mauro Mendes (Mato Grosso), Wilson Miranda Lima (Amazonas), Gladson Cameli (Acre), Marcos Rocha (Rondônia), Mauro Carlesse (Tocantins) e Antônio Denárium (Roraima); o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Diego Rolim; a secretária de Estado da Representação do Governo do Maranhão em Brasília, Fabiane Guimarães; embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet; ministro encarregado de Negócios da Embaixada da Alemanha, Marc Bogdahn; ministra encarregada de Negócios da Delegação da União Europeia/Embaixada da União Européia no Brasil, Ana Beatriz Martins; conselheiro-chefe da Seção para Assuntos de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da Embaixada dos Estados Unidos, Pablo Valdez; diretor de Serviço Florestal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Neto; oficial de Parcerias e Financiamento da ONU Brasil, Haroldo Machado Filho; diretor de Fundo e Controle de Relatório do Emergent, Dion Ward; diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura reforça drenagem na José Amador dos Reis e reduz risco de alagamentos na zona Leste

Prefeitura reforça drenagem na José Amador dos Reis e reduz risco de alagamentos na zona Leste

Serviços incluíram troca de 12 manilhas, limpeza e desobstrução de bocas de lobo para melhorar escoamento e proteger comércios e residências.
L
Cidadania em Movimento leva mais de 20 serviços gratuitos à Escola Major Guapindaia neste sábado (16)

Cidadania em Movimento leva mais de 20 serviços gratuitos à Escola Major Guapindaia neste sábado (16)

Ação da Prefeitura de Porto Velho oferecerá atendimentos essenciais para moradores da zona Norte, das 8h às 14h, com entrega por ordem de chegada.
L
Prefeitura de Porto Velho promove eventos distritais para 2ª Conferência de Acompanhamento do Plano Diretor

Prefeitura de Porto Velho promove eventos distritais para 2ª Conferência de Acompanhamento do Plano Diretor

Moradores dos distritos poderão participar de encontros comunitários entre agosto e setembro para discutir o futuro e o planejamento da cidade.
L
Projeto Lanche Extra garante frutas frescas e alimentos nutritivos a alunos da rede municipal de Porto Velho

Projeto Lanche Extra garante frutas frescas e alimentos nutritivos a alunos da rede municipal de Porto Velho

Iniciativa da Prefeitura leva lanche extra às sextas-feiras para estudantes, beneficiando milhares de crianças e fortalecendo a economia local.
L

Porto Velho em Poesia: A força da escrita feminina promovendo a literatura rondoniense

O edital da coletânea Porto Velho em Poesia valoriza autoras locais e destaca o protagonismo feminino na literatura de Rondônia
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista com Dr. Breno de Paula, especialista em Direito Tributário

Nesta sexta-feira, dia 15, às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe o Dr. Breno de Paula — advogado tributarista e sócio do Arquilau de Paula Advogados Associados.
L
pmro-atua-em-ocorrencia-com-suspeita-de-bomba-no-aeroporto-internacional-de-porto-velho

Influenciadores promovem o crime e terrorismo em Porto Velho

Em menos de 36 horas, três casos chocantes expõem como influenciadores em Porto Velho transformam crime e caos em palco para ganhar seguidores e notoriedade.
L

Povoado Nerd | Criatividade e arte com João Bosco (Sueco)

João Bosco, conhecido como Sueco, é um desenhista talentoso e apaixonado por criar histórias visuais.
L
Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto pode pegar até 30 anos de prisão

Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto pode pegar até 30 anos de prisão

O influenciador, acusado de perturbação da ordem e ameaça, pode ter o ato enquadrado como terrorismo e ser condenado a uma pena máxima de 30 anos.
L
Influencer suspeito de colocar bomba no aeroporto já se jogou no chafariz do shopping e diz ser garoto de programa

Influencer suspeito de colocar bomba no aeroporto já se jogou no chafariz do shopping e diz ser garoto de programa

Entre os conteúdos divulgados, estão vídeos em que ele aparece tomando banho em um chafariz de shopping e postagens em que insinua oferecer serviços sexuais, cobrando R$ 300.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L
Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Evento promovido pela Prefeitura contou com 189 empresas, mais de mil vagas e oportunidades para todos os públicos.
L
Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho cadastrou candidatos, encaminhou jovens para entrevistas e abriu inscrições para capacitações profissionais.
L
Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Evento reuniu mais de 10 mil inscritos, 150 empresas e 1.000 oportunidades de trabalho, incluindo vagas para idosos, PcDs e jovens.
L

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo destina R$ 3 milhões para 13 ônibus escolares em Porto Velho

Coronel Chrisóstomo destina R$ 3 milhões para 13 ônibus escolares em Porto Velho

Veículos reforçam transporte de alunos da rede pública, garantindo mais segurança, conforto e regularidade no deslocamento.
L

Prefeitura de Jaru realiza limpeza de canais no Setor 03 para prevenir alagamentos

Ação da Secretaria de Infraestrutura remove lixo e galhos, garantindo melhor escoamento das águas no período chuvoso.
L
Presidente da Câmara envia pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

Presidente da Câmara envia pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

As representações de PT e Psol acusam o deputado de obstrução à justiça e de atentar contra a soberania nacional.
L
Ieda Chaves entrega van de R$ 330 mil para transporte de pacientes em Alto Alegre dos Parecis

Ieda Chaves entrega van de R$ 330 mil para transporte de pacientes em Alto Alegre dos Parecis

Veículo de 16 lugares será usado para levar pacientes a consultas e tratamentos em outras cidades, garantindo mais conforto e dignidade.
L
Dra. Taíssa visita Hospital Dr. Júlio Pérez Antelo e celebra funcionamento da hemodiálise em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa visita Hospital Dr. Júlio Pérez Antelo e celebra funcionamento da hemodiálise em Guajará-Mirim

Serviço evita longas viagens e garante mais qualidade de vida para pacientes do município e da região.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhão baú é destruído por incêndio na BR-364

Caminhão baú é destruído por incêndio na BR-364

O veículo pegou fogo próximo a Jaci Paraná, em Porto Velho, e foi completamente consumido pelas chamas.
16
Força Tática estoura boca de fumo na zona Leste de Porto Velho

Força Tática estoura boca de fumo na zona Leste de Porto Velho

Dois homens, um deles apenado com tornozeleira eletrônica, foram presos por tráfico de drogas na ação policial.
14
PMRO atua em ocorrência com suspeita de bomba no Aeroporto Internacional de Porto Velho

PMRO atua em ocorrência com suspeita de bomba no Aeroporto Internacional de Porto Velho

Ação integrada neutralizou objeto suspeito e garantiu a segurança de passageiros e funcionários no Aeroporto Internacional de Porto Velho.
10
Operação da Força Tática apreende drogas e prende suspeitos na zona leste

Operação da Força Tática apreende drogas e prende suspeitos na zona leste

Durante revista foram apreendidos entorpecentes e três suspeitos presos, entre eles um apenado monitorado.
12
Mulher fica ferida após colisão entre motos em Porto Velho

Mulher fica ferida após colisão entre motos em Porto Velho

Ainda segundo relatos, o condutor da segunda motocicleta teria avançado o sinal vermelho e, após o impacto, fugiu do local sem prestar socorro.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Circuito Junino de Porto Velho leva cultura e renda a bairros e distritos com apoio da Prefeitura

Circuito Junino de Porto Velho leva cultura e renda a bairros e distritos com apoio da Prefeitura

Com estrutura da Funcultural, festas tradicionais garantem shows, gastronomia e oportunidades para artistas e comerciantes locais.
L
Prefeitura conclui capacitação para barqueiros e fortalece turismo no rio Madeira

Prefeitura conclui capacitação para barqueiros e fortalece turismo no rio Madeira

Ação da Semtel, em parceria com Unir e Sebrae, qualificou 20 profissionais para oferecer passeios turísticos mais seguros e atrativos na capital.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): T R CONSTRUÇÕES LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): TORRES GEMEAS LOUGE BAR LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA ( LAS)
L

Eletrobras entrega subestação em Rondônia 13 meses antes do prazo, reforçando confiabilidade energética no Norte

Eletrobras entrega subestação em Rondônia 13 meses antes do prazo, reforçando confiabilidade energética no Norte
L

Estudante do IFRO Porto Velho Zona Norte desenvolve aplicativo educativo para idosos

“Connect 60+” promove inclusão digital e autonomia para a terceira idade, unindo inovação tecnológica e impacto social
L

Campus Porto Velho Zona Norte vence Prêmio Paulo Freire como melhor trabalho da Região Norte

Projeto do PIBID voltado à Educação de Jovens e Adultos é reconhecido nacionalmente, destacando práticas inclusivas e multiculturais.
L

A medicina do trabalho faz bem à saúde do Brasil

Contra essa distorção, a medicina do trabalho, frequentemente lembrada apenas nas fases de admissão e demissão de funcionários, é uma importante aliada para preservar a saúde do brasileiro e do Brasil.
L
Julgamento de Bolsonaro no STF deve durar cinco dias

Julgamento de Bolsonaro no STF deve durar cinco dias

O rito processual prevê que a condenação ou absolvição do ex-presidente e seus sete aliados seja decidida com maioria simples na Primeira Turma.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.