QUARTA-FEIRA, 06/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Área sob alerta de desmatamento na Amazônia Legal em junho foi a maior da série histórica, aponta Inpe

Foram 1.062 km² sob alerta de desmate. É o quarto mês consecutivo em que os índices batem recordes históricos mensais; primeiro semestre de 2021 teve a maior área sob alerta em 6 anos.

Publicado em 

Área sob alerta de desmatamento na Amazônia Legal em junho foi a maior da série histórica, aponta Inpe - News Rondônia

A área sob alerta de desmatamento na Amazônia Legal em junho foi de 1.062 km² da floresta, a maior para o mês o início de monitoramento do sistema Deter-B, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2016.

Área sob alerta de desmatamento na Amazônia Legal em junho foi a maior da série histórica, aponta Inpe - News Rondônia

Junho é o quarto mês consecutivo em que os índices de desmatamento batem recordes históricos mensais. O período também conseguiu ultrapassar o recorde registrado em junho de 2020, quando 1.043 km² ficaram sob alerta.

O primeiro semestre de 2021 também teve a maior área sob alerta de desmatamento em seis anos.

Além do desmatamento, a Amazônia enfrentou, no mês passado, o maior número de focos de queimadas em 14 anos para o mês de junho.

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de 8 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.

Área sob alerta de desmatamento na Amazônia Legal em junho (2016-21)

em km²

951951

609609

488488

935935

1.0431.043

1.0621.062

jun/16

jun/17

jun/18

jun/19

jun/20

jun/21

0

250

500

750

1000

1250

Os alertas de desmatamento foram feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Inpe, que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²), tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal (exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).

O Deter não é o dado oficial de desmatamento, mas alerta sobre onde o problema está acontecendo. A medição oficial do desmatamento, feita pelo sistema Prodes, costuma superar os alertas sinalizados pelo Deter.

Os dados oficiais englobam agosto de um ano a julho do ano seguinte, por causa das variações do clima: com essa divisão do tempo, pesquisadores conseguem levar em conta o ciclo completo de chuva e seca na Amazônia, analisando como o desmatamento e as queimadas no bioma oscilaram dentro dos mesmos parâmetros climáticos.

Os últimos dados divulgados pelo Prodes apontaram que a área desmatada na Amazônia Legal foi de 11.088 km² na temporada de 2019 a 2020 (de agosto de 2019 a julho de 2020).

Tanto o Observatório do Clima, rede de 56 organizações da sociedade civil, como a ONG WWF Brasil afirmam, em notas, que os números de junho apontam que o país deve superar os 10 mil km² de desmatamento quando os números oficiais forem divulgados.

"O governo Bolsonaro perdeu duas décadas de combate ao desmatamento em dois anos. Provavelmente precisaremos de outras duas para recuperar o legado desse desmonte", ressaltou Maurício Voivodic, diretor executivo do WWF-Brasil.

"A destruição da Amazônia e do Cerrado coloca em risco a segurança hídrica do país e, por consequência, nossa segurança energética, com sérias consequências para toda a economia. Essa provavelmente será a herança deste governo", completou Voivodic.

Para o Observatório do Clima, "não há controle do desmatamento. O governo renunciou à obrigação de combater o crime ambiental. Além de discursos contra o Ibama e o ICMBio, Bolsonaro promoveu mudanças em normas e imobilizou a estrutura de fiscalização".

O mês passado também marcou a queda do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Salles é alvo de inquérito autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), por ter supostamente atrapalhado investigações sobre a maior apreensão de madeira da história brasileira.

O nome que substituiu Salles, Joaquim Álvaro Pereira Leite, ocupava o cargo de secretário da Amazônia e Serviços Ambientais do ministério. Antes, o agora chefe da pasta de Meio Ambiente foi conselheiro da Sociedade Rural Brasileira (SRB), uma das organizações que representam o setor agropecuário no país.

“Desde o início, o regime Bolsonaro sabota os órgãos de fiscalização ambiental e adota medidas para favorecer quem destrói nossas florestas. Os altos índices de desmatamento não ocorrem por acaso: são resultado de um projeto do governo. Bolsonaro é hoje o pior inimigo da Amazônia”, afirmou, em nota, Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima.

Em nota, o Greenpeace Brasil afirmou que, "apesar dos números crescentes, o governo federal insiste em manter uma operação cara e comprovadamente ineficaz em lidar com o problema, enviando as tropas militares" para combater o desmatamento na Amazônia.

"Esse tipo de operação vem, há dois anos, mobilizando recursos públicos muitas vezes superiores ao orçamento anual do Ibama para fiscalização e um grande número de militares sem efetividade na prevenção do desmatamento e queimadas", diz a ONG.

"Além de não evitar o desmatamento, o próprio governo divulgou os 26 municípios onde atuarão as Forças Armadas, o que compromete o 'elemento surpresa' necessário para encontrar e punir criminosos", pontuou o Greenpeace.

“Ao invés dos parlamentares estarem focados em conter os impactos da pandemia e combater o crime que avança na floresta, e que não só queima nossas riquezas naturais, mas também a imagem e a economia do país, eles tentam aprovar projetos que irão acelerar ainda mais o desmatamento, os conflitos no campo e a invasão de terras públicas", afirmou Rômulo Batista, porta-voz da campanha Amazônia do Greenpeace.

Estados que mais desmataram

O Pará foi, mais uma vez, o estado com maior área da Amazônia Legal sob alerta de desmatamento: 438 km², equivalente a 41,2% do total registrado em junho.

Na temporada passada, o estado concentrou quase metade de todo o desmatamento na Amazônia Legal, segundo o monitoramento do Prodes.

Com Amazônia emitindo mais CO2 do que absorvendo, mundo pode perder o seu 'ar condicionado'

Em segundo lugar veio o Amazonas, com 220 km² sob alerta. Depois vieram Mato Grosso, com 177 km², e Rondônia, com 168 km². O Acre teve 46 km² sob alerta, o Maranhão, 9 km², Roraima, 2 km², e o Amapá e o Tocantins, 1 km² cada.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Atleta do SESI de Cacoal conquista medalha de ouro no JOER

Atleta do SESI de Cacoal conquista medalha de ouro no JOER

João Lucas Degasperi da Cruz, aluno do SESI de Cacoal, venceu a prova de 200 metros peito na modalidade natação, durante a edição de 2025 dos Jogos Escolares de Rondônia (JOER).
L

Transferência da Unidade Tudo Aqui para novo endereço amplia acesso a serviços públicos em Porto Velho

Novo espaço será inaugurado em 18 de agosto na Zona Leste, oferecendo atendimento modernizado e mais próximo da população.
L
Teatro Ruante participa do Sesc Amazônia das Artes com espetáculo de palhaçaria

Teatro Ruante participa do Sesc Amazônia das Artes com espetáculo de palhaçaria

O grupo Teatro Ruante, de Porto Velho, anuncia sua participação no projeto Sesc Amazônia das Artes, com o espetáculo Cabaré Ruante.
L
Mounjaro: Dra. Ingrid Pessoa alerta sobre uso seguro da “caneta emagrecedora” no Agenda News com Renata Camurça

Mounjaro: Dra. Ingrid Pessoa alerta sobre uso seguro da “caneta emagrecedora” no Agenda News com Renata Camurça

Especialista em Medicina Interna esclarece benefícios, riscos e cuidados do medicamento recém-aprovado pela Anvisa.
L

Leitura Finalizada: Biblioteca Francisco Meirelles celebra 50 anos com programação especial e homenagens nesta sexta-feira (08), a partir das 9h

Com mais de 60 mil títulos e projetos de inclusão, a biblioteca é referência em cultura, educação e acessibilidade em Porto Velho.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Tarifaço de 50% de Trump contra o Brasil entra em vigor hoje

Tarifaço de 50% de Trump contra o Brasil entra em vigor hoje

A taxa de importação de 50% sobre parte dos produtos brasileiros começa a valer em 6 de agosto, em uma medida de retaliação do governo americano.
L
Entenda o impacto do Tarifaço de Trump no Agronegócio brasileiro

Entenda o impacto do Tarifaço de Trump no Agronegócio brasileiro

A sobretaxa de 50% afeta produtos como café e carne, gerando perdas bilionárias e pressionando a economia dos EUA.
L
Moraes autoriza visitas familiares a Bolsonaro na Prisão Domiciliar

Moraes autoriza visitas familiares a Bolsonaro na Prisão Domiciliar

Ministro do STF concedeu permissão para que o ex-presidente receba filhos e outros parentes sem autorização prévia.
L
Haddad finaliza medidas para enfrentar Tarifaço Americano

Haddad finaliza medidas para enfrentar Tarifaço Americano

Ações de proteção a setores afetados devem ser encaminhadas ao Planalto para aprovação ainda nesta quarta-feira, 6 de agosto.
L

Momento Empresarial | Entrevista com Marcelo Tronchini

Nesta quarta-feira, às 9h, o Momento Empresarial recebe Marcelo Tronchini para um bate-papo exclusivo sobre inovação, estratégias comerciais e os bastidores da comunicação digital no News Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho para Direito, Engenharias e outras áreas

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho para Direito, Engenharias e outras áreas

A Energisa abriu inscrições para seu programa de estágio em Porto Velho, com vagas até 8 de agosto para estudantes de diversas áreas, incluindo Engenharias e Direito.
L
Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontece no dia 11 de agosto, e candidatos já podem se cadastrar no site oficial para agilizar o atendimento.
L
Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Edital seleciona profissionais da Atenção Primária à Saúde em Porto Velho; projeto “Saúde Já” busca fortalecer atendimento nas unidades básicas
L
Empresas de Rondônia ampliam uso do Geração Emprego; 905 adesões só em 2025

Empresas de Rondônia ampliam uso do Geração Emprego; 905 adesões só em 2025

Plataforma Geração Emprego, do governo de Rondônia, soma mais de 6 mil empresas cadastradas e facilita contratação em todo o estado
L
Prefeitura de Porto Velho realiza Feirão do Emprego com mais de mil vagas e lança site para facilitar cadastros

Prefeitura de Porto Velho realiza Feirão do Emprego com mais de mil vagas e lança site para facilitar cadastros

Feirão do Emprego acontece dia 11 de agosto com mais de mil vagas; site agiliza seleção e atendimento aos candidatos em Porto Velho
L

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo destaca recursos para regularização fundiária e IFRO

Deputado Coronel Chrisóstomo destaca recursos para regularização fundiária e IFRO

O deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) destaca o prêmio do CNJ ao projeto GeoRondônia e o investimento de mais de R$ 5 milhões em emendas para o Incra e o IFRO.
L
Governo centraliza informações de crianças em aplicativo da Primeira Infância

Governo centraliza informações de crianças em aplicativo da Primeira Infância

A iniciativa é parte da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância, assinada por Lula, que busca unificar dados para melhorar políticas públicas.
L

O mais poderoso dos brasileiros começa a viver seu inferno astral. Como ele se sairá desta situação?

O ministro do STF enfrenta uma crescente pressão pública após decisões controversas, acusações de extrapolar a legislação e pedidos de impeachment, pondo em cheque a sua relação com o governo e o futuro de sua atuação.
L
Dra. Taíssa visita Instituto Previva em Ariquemes e destaca atendimento humanizado a pacientes com câncer

Dra. Taíssa visita Instituto Previva em Ariquemes e destaca atendimento humanizado a pacientes com câncer

Durante visita ao Instituto Previva, Dra. Taíssa elogiou o trabalho humanizado com pacientes com câncer e reforçou apoio às ações de saúde em Ariquemes.
L
Alex Redano solicita Rondônia Cidadã para moradores de Ouro Preto do Oeste

Alex Redano solicita Rondônia Cidadã para moradores de Ouro Preto do Oeste

Deputado Alex Redano pede ao governo a realização do Rondônia Cidadã em Ouro Preto do Oeste para garantir acesso à emissão de documentos e outros serviços básicos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Brasileira acusada de matar cinco filhos com veneno é presa em Portugal

Gisele O. estava em Coimbra há mais de dois meses e era procurada pela Interpol após denúncia da própria mãe
14
HADES: Polícia Civil de Rondônia deflagra operação para esclarecer homicídio em Jaru

HADES: Polícia Civil de Rondônia deflagra operação para esclarecer homicídio em Jaru

As buscas tiveram como objetivo coletar provas e informações que possam esclarecer a motivação e identificar a autoria do crime. Todo o material apreendido será encaminhado para análise pericial.
12
Homem é preso com carro furtado em Ji-Paraná

Homem é preso com carro furtado em Ji-Paraná

Um homem foi detido com um veículo roubado após um desentendimento com a ex-companheira.
10
Roubo inusitado de porco e motosserra mobiliza a Polícia em Jaru

Roubo inusitado de porco e motosserra mobiliza a Polícia em Jaru

A Polícia Militar de Jaru, Rondônia, foi acionada para um caso de roubo com ameaça de arma de fogo.
14
Corpo com sinais de violência é encontrado em Pimenta Bueno

Corpo com sinais de violência é encontrado em Pimenta Bueno

A polícia de Rondônia investiga a morte de um homem encontrado em uma área de matagal, com evidentes sinais de brutalidade.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Banco de Leite Santa Ágata reforça importância da amamentação durante o Agosto Dourado

Campanha nacional destaca benefícios do aleitamento materno para a saúde dos bebês e das mães.
L
UNIR abre inscrições para Especialização em Enfermagem Obstétrica

UNIR abre inscrições para Especialização em Enfermagem Obstétrica

A UNIR está com inscrições abertas para a especialização em Enfermagem Obstétrica com 15 vagas gratuitas para profissionais de saúde de Rondônia.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAO): VASCONCELOS E FROTA COMERCIO E SERVICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO  – LAO Nº 016.00191.004/2024-SUL
L
TRT-14 inaugura o seu primeiro sistema de energia solar fotovoltaica em Jaru

TRT-14 inaugura o seu primeiro sistema de energia solar fotovoltaica em Jaru

O TRT-14 inaugurou o primeiro sistema de energia solar na Vara do Trabalho de Jaru, um projeto piloto que visa sustentabilidade e economia de recursos.
L

Crescimento dos ônibus elétricos no Brasil no 1º semestre de 2025

Fabricantes e municípios aceleram transição para veículos de emissão zero.
L

Governo de Rondônia inicia obras na RO-492 e reforça desenvolvimento na Zona da Mata

Serviços abrangem 18,6 km entre Rolim de Moura e São Felipe d’Oeste, melhorando trafegabilidade e escoamento da produção agrícola e pecuária
L

A reta final da F1 ganha novos rumos com os pneus da Pirelli

Mudanças nos compostos refletem dados e simulações da primeira metade da temporada.
L

Entenda como será a compra da Iveco pela Tata Motors

Transação exclui divisão de defesa e será concluída até abril de 2026.
L
Polícia de Jaru recupera carro furtado

Polícia de Jaru recupera carro furtado

A Polícia Militar de Jaru, em Rondônia, recuperou um veículo com registro de furto e investiga a possível ligação do suspeito com uma facção criminosa.
12
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.