SEGUNDA-FEIRA, 21/07/2025

Menino adquire anticorpos contra o coronavírus pela amamentação, aponta exame

A mãe recebeu as duas doses da vacina da AstraZeneca e continuou amamentando o filho por mais um tempo. Hoje, ele tem 2 anos e 2 meses. Caso foi registrado em Tubarão.

Publicado em 

Menino adquire anticorpos contra o coronavírus pela amamentação, aponta exame - News Rondônia

Um exame mostrou que uma criança de 2 anos e 2 meses adquiriu anticorpos contra o coronavírus através da amamentação. A fisioterapeuta Maryucha Miranda de Oliveira, de 38 anos, recebeu as duas doses da vacina da AstraZeneca e continuou amamentando o filho. Mãe e filho são de Tubarão (SC).

Menino adquire anticorpos contra o coronavírus pela amamentação, aponta exame - News Rondônia

"Foi comprovado a importância da amamentação e da vacina. Uma vacina com duas pessoas imunizadas", afirmou a mãe.

O caso é isolado e o teste foi feito com pedido e acompanhamento médico. Na sexta-feira (25), um exame de anticorpos neutralizantes foi feito com o sangue da criança, que possui uma doença autoimune caracterizada por baixos níveis de plaquetas no sangue, e o resultado confirmou a produção anticorpos neutralizantes contra o coronavírus, inclusive para variantes do vírus.

Segundo o secretário de Saúde de Tubarão, Daisson José Trevisol, a Secretaria de Saúde do município segue acompanhando o caso e deve notificar a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) sobre a descoberta.

"Foi confirmado. Houve a transferência de anticorpos da mãe para o filho pela amamentação, não tem outra possibilidade", disse o secretário de Saúde de Tubarão.

O resultado mostrou que Joaquim possui cerca de 20% dos anticorpos neutralizantes das variantes de Brasil, África do Sul e Japão, e há 14,7% de atividade de anticorpos neutralizantes das variantes de Wuhan e do Reino Unido.

"As vacinas induzem formação de anticorpos para a proteína Spike, que está presente em todas as variantes. Mas é importante que se saiba que um teste de anticorpos neutralizantes não é indicado para saber se a pessoa respondeu a vacina ou não, se está imune ou não. O nosso sistema imune é muito mais que isso", disse a médica infectologista, Carolina Ponzi.

A fala de Ponzi é reforçada pelo que disse a médica Luana Araújo em um série de vídeos produzidos pelo G1. Segundo ela, por diversas razões não se deve fazer teste de anticorpos para saber se a "vacina pegou". Assista:

Amamentação após vacina

Maryucha afirma que parou de amamentar Joaquim dez dias antes de realizar o exame. Segundo ela, o programado era amamentá-lo até os dois anos de idade. A decisão de estender a amamentação por cerca de 20 dias depois da segunda aplicação da vacina foi feita para garantir uma proteção maior para o filho.

"Ficamos sabendo da possibilidade de passar os anticorpos pelo leite materno, decidimos estender o mama até mais dias após a minha segunda dose que aconteceu no dia 24 de maio e fizemos o teste", disse Maryucha Miranda de Oliveira.

1º caso da região

A médica pediatra que acompanha Joaquim e um infectologista tiveram acesso aos resultados do teste e confirmaram também a presença dos anticorpos contra a doença, conta a mãe.

Segundo o Secretário de Saúde da cidade, o médico Daisson José Trevisol, esse é o primeiro caso documentado da região.

Mais estudos

A Dive-SC informou ao G1 que ainda não foi notificada sobre "a presença de anticorpos pós-vacinação em pacientes adultos, bem como em bebês nascidos com anticorpos ou crianças que possam ter adquirido com a amamentação".

O órgão afirma ainda que a possibilidade de transferência de anticorpos de mãe vacinada e lactante para o filho ainda é objeto de estudo "e a detecção desses anticorpos na criança não necessariamente quer dizer que a criança esteja protegida da doença".

Questionado pelo G1 SC, o Ministério da Saúde informou que ainda não há um levantamento sobre casos como o de Joaquim. O órgão disse que ainda não foi notificado sobre o caso em questão, mas que resultados como este são esperados. O Ministério da Saúde afirma que acompanha estudos sobre a vacinação contra a Covid-19 e os impactos.

Cuidados e o teste

Segundo Maryucha, que é profissional da saúde na rede municipal, o cuidado com Joaquim durante a pandemia foi grande já que ele possui Púrpura Trombocitopenica Idiopática PTI. A doença autoimune é caracterizada por níveis baixos de plaquetas, as chamadas células sanguíneas que previnem o sangramento.

"A imunidade dele é baixa. Sempre tivemos muito cuidado quanto a pandemia, apesar de semanalmente estarmos no hospital por causa da doença autoimune que ele tem e de saber que não existe ainda vacina contra a Covid-19 para a idade dele […] sabíamos da possibilidade [de transferir os anticorpos pelo leite materno]", afirma.

Segundo a prefeitura, Maryucha tomou a primeira dose da vacina contra a doença no dia 1° de março, quando Joaquim tinha 1 ano e 11 meses. A segunda dose foi no dia 25 de maio, quando ele já havia completado 2 anos e 1 mês.

"Fizemos [o exame] em um Laboratório em Florianópolis, porque ele faz acompanhamento semanal no hospital infantil Joana de Gusmão e não queríamos furar ele duas vezes na mesma semana. Mandamos o exame para um infectologista e para médica dele", explica a mãe.

Proteção ainda não está clara

A pediatra Joana Sacheti Freitas Donatel, que atende Joaquim, confirmou o resultado dos exames e afirma que mais estudos devem ser feitos para entender como será a atuação dos anticorpos na proteção da criança a partir de agora.

"Até o momento, não sabemos o quanto isso garante imunidade ao Joaquim. Estes anticorpos apresentam efeitos neutralizantes contra o Covid-19, sendo um potencial efeito protetor contra a infecção no Joaquim."

"Entretanto, é necessário mais estudos para podermos entender bem como funciona, por quanto tempo dura esta proteção, este anticorpo. Encontrar anticorpos no Joaquim é uma notícia promissora, porém até o momento ainda não sabemos o que isso significa na prática", concluiu a médica.

Segundo a pediatra Joana Sacheti Freitas Donatel, é possível que futuramente a família realize novos exames para saber a efetividade da presença dos anticorpos em Joaquim.

Anticorpos e amamentação

Segundo a médica infectologista, Carolina Ponzi, há estudos que mostram a presença de anticorpos do tipo IgA em mulheres lactantes que receberam vacinas contra a Covid-19. Esse tipo de anticorpo tem a capacidade de conferir a imunidade passiva da mãe para o filho, através da amamentação.

"As vacinas induzem a formação de anticorpos, que acabam sendo excretados pelo leite materno. Isso acontece com várias vacinas, como com a vacina contra Influenza e contra a coqueluche. Portanto, é esperado que se identifiquem anticorpos contra o SARS-CoV2 em lactentes que tenham sido completamente imunizadas contra este vírus", explica a médica infectologista Carolina Ponzi.

Ainda de acordo com a médica, alguns estudos mostram que os anticorpos ficam detectáveis no leite materno por até 6 semanas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
META 21
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nota de pesar Ecad — Preta Gil

Nota de pesar Ecad — Preta Gil

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lamenta profundamente o falecimento da cantora Preta Gil, aos 50 anos, neste domingo, 20 de julho. A instituição se solidariza, neste momento de dor, com seus familiares, amigos e fãs em todo o Brasil.
L
CNJ abre inscrições para o 2º Prêmio PopRuaJud

CNJ abre inscrições para o 2º Prêmio PopRuaJud

Iniciativas do Judiciário focadas na população em situação de rua podem ser inscritas até 23 de julho.
L
"AtermaJus" do TJRO concorre ao prêmio Innovare 2025

“AtermaJus” do TJRO concorre ao prêmio Innovare 2025

Sistema inovador do Tribunal de Justiça de Rondônia amplia o acesso à Justiça online, eliminando a necessidade de deslocamento físico.
L
Moraes alerta Bolsonaro: uso de Redes Sociais por terceiros leva à prisão

Moraes alerta Bolsonaro: uso de Redes Sociais por terceiros leva à prisão

Ex-presidente é advertido sobre descumprimento de cautelares e proibição de veicular conteúdo em plataformas alheias.
L
Samuel Costa debate Regularização Ambiental no Amazonas durante evento na ALE/AM

Samuel Costa debate Regularização Ambiental no Amazonas durante evento na ALE/AM

Advogado e professor contribuiu com análise técnica sobre legislação, sustentabilidade e segurança jurídica para o desenvolvimento da Amazônia Legal.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Giro News | Eduardo Ribeiro e Denise Campelo, servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia

Nesta segunda-feira, 21 de julho de 2025, às 15h, o Giro News irá entrevistar Eduardo Ribeiro e Denise Campelo, servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia e integrantes da comissão organizadora da VII Mostra Cultural do TJRO. Eles vão destacar as atrações, a importância da iniciativa para a promoção da cultura jurídica e comunitária, além de convidar o público a prestigiar a programação especial.
L
CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

Candidatos não isentos devem quitar o valor de R$ 70 até esta segunda-feira, 21 de julho, para garantir a participação.
L

Leitura Finalizada: Workshop OLIVI ajuda novos escritores a destravar a criatividade e escrever o livro da própria vida com mentoria de Sonia Miquelin

Realizado pela AJEB-RO e Rotary Club de Porto Velho, evento acontece em 25 de julho e oferece manhã de inspiração com foco em escrita autobiográfica.
L
Caixa permite usar imóvel financiado como garantia em Novos Empréstimos

Caixa permite usar imóvel financiado como garantia em Novos Empréstimos

Nova modalidade de crédito da Caixa Econômica Federal possibilita que imóveis, mesmo com financiamento ativo, sejam dados como garantia para outros tipos de empréstimos.
L

RondônCAP realizou sorteio especial neste domingo com prêmios e solidariedade

Edição acessível de R$ 5 sorteou 5 motos Honda ou PIX de R$ 60 mil e ajudou as APAEs de Rondônia
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

NOVA364 contrata Operador de Guincho Pesado em Rondônia

Salário de R$ 3.040 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 abre vagas para Operador de Munck em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 contrata Operador de Caminhão Pipa em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

Oportunidade de Emprego: NOVA364 contrata Inspetor de Tráfego em Rondônia

Vagas disponíveis em 14 cidades; salário de R$ 2.580,00 + benefícios
L
Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Inscrições para o programa de estágio da Energisa em Porto Velho vão até 20 de julho e contemplam áreas como Engenharia Elétrica, RH e Direito.
L

POLÍTICA

Lula e líderes convocam instituições em defesa da democracia

Lula e líderes convocam instituições em defesa da democracia

Em reunião no Chile, presidentes defendem participação cidadã e confiança em instituições para combater o extremismo e a desinformação.
L
Deputado Pedro Fernandes celebra sucesso da tradicional Cavalgada da Expoari em Ariquemes

Deputado Pedro Fernandes celebra sucesso da tradicional Cavalgada da Expoari em Ariquemes

Evento reuniu cavaleiros de toda a região e reforçou o orgulho da cultura do campo, com apoio declarado do deputado Pedro Fernandes.
L

Porto Velho realiza eleição inédita para escolha de representantes distritais em 13 comunidades

Com apoio do TRE-RO, moradores participaram da primeira eleição de representantes distritais de Porto Velho, fortalecendo a gestão participativa.
L

Proerd forma quase 600 alunos em Ariquemes com apoio do deputado Pedro Fernandes

Deputado estadual reforça compromisso com a prevenção às drogas e destaca importância da parceria entre escola, família e poder público
L

PEC 66: Sílvia Cristina destaca benefícios a municípios com novas regras para dívidas previdenciárias e precatórios

Deputada federal afirma que PEC 66 garante parcelamento de débitos e liberdade orçamentária, dando fôlego à gestão municipal
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão grave entre moto e carro é registrado no Bairro Industrial

Colisão grave entre moto e carro é registrado no Bairro Industrial

Acidente na Rua Benedito de Sousa Brito com Santa Rita deixa motociclista ferida após conversão indevida de carro.
16
Corpo é encontrado boiando no Rio Candeias

Corpo é encontrado boiando no Rio Candeias

Equipes de resgate foram acionadas para fazer a retirada do cadáver das águas enquanto a PM isolou o local.
18
PM recupera moto escondida em área de mata, em Ji-Paraná

PM recupera moto escondida em área de mata, em Ji-Paraná

Uma Honda NXR 160 Bros com registro de furto/roubo foi encontrada no bairro Boa Esperança após denúncia anônima.
12
Motocicleta furtada é encontrada abandonada em posto de combustíveis em Ji-Paraná

Motocicleta furtada é encontrada abandonada em posto de combustíveis em Ji-Paraná

Veículo Honda vermelho com restrição de roubo/furto foi localizado pela Polícia Militar no pátio de um posto, no Segundo Distrito.
10
Polícia apreende grande quantidade de drogas após acidente na RO-383

Polícia apreende grande quantidade de drogas após acidente na RO-383

Veículo monitorado por suspeita de tráfico se envolveu em colisão na RO-383, revelando mais de 57 kg de maconha e crack.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental ( LAP-LAI-LAO- PT-02): ÁGUAS DE ARIQUEMES SANEAMENTO SPE S/A

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Outorga (PT-02): ÁGUAS DE ARIQUEMES SANEAMENTO SPE S/A

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
INSS: mais de 714 mil aderem a reembolso de descontos ilegais

INSS: mais de 714 mil aderem a reembolso de descontos ilegais

Pagamentos de valores indevidos começam nesta quinta-feira (24), com parcela única e corrigida para aposentados e pensionistas.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO-PT-06): ÁGUAS DE ARIQUEMES SANEAMENTO SPE S/A

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Enade 2025: concluintes devem preencher questionário do estudante

Enade 2025: concluintes devem preencher questionário do estudante

Etapa obrigatória para colação de grau, o preenchimento do questionário do estudante no Enade 2025 é crucial para acesso ao local de prova.
L

Requerimento da Outorga (PT-06): ÁGUAS DE ARIQUEMES SANEAMENTO SPE S/A

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO-PT-BNH): ÁGUAS DE ARIQUEMES SANEAMENTO SPE S/A

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Outotga (PT-BNH): ÁGUAS DE ARIQUEMES SANEAMENTO SPE S/A

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Países pedem fim da Guerra em Gaza e criticam distribuição de ajuda

Países pedem fim da Guerra em Gaza e criticam distribuição de ajuda

Reino Unido, França e mais de 20 nações condenam mortes de palestinos e o modelo israelense de entrega de suprimentos.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.