QUARTA-FEIRA, 26/11/2025

Em destaque

5 perguntas sobre os denisovanos, 'parentes' extintos dos humanos modernos que viveram na Terra há 50 mil anos

Qual era a aparência deles? Se acasalaram com neandertais? Como foram extintos? Confira tudo o que sabemos até agora sobre esta espécie de hominídeo que foi descoberta em 2008.

Publicado em 

Desde que os primeiros vestígios dos denisovanos foram descobertos em 2008, os cientistas não descansaram tentando obter mais informações sobre eles.

A tarefa, no entanto, não tem sido fácil, porque até agora só foram encontrados pequenos fósseis desse estranho grupo de hominídeos.

Mas, graças a uma nova e complexa técnica que analisa a atividade do DNA, os pesquisadores conseguiram ter uma ideia melhor de sua aparência e de como viviam.

A seguir, respondemos cinco perguntas-chave com tudo que você precisa saber sobre esta espécie extinta que viveu na Sibéria e no leste da Ásia.

1. Quem eram os denisovanos?

Resumindo: nem sequer os cientistas têm certeza. Mas, de acordo com pesquisas, os denisovanos são um parente extinto dos humanos modernos que viveram na Sibéria e no leste da Ásia.

Alguns especialistas argumentam que os denisovanos são uma espécie completamente nova do nosso gênero, mas outros acreditam que são simplesmente neandertais orientais.

Infelizmente, é difícil saber o período exato em que eles caminharam por nosso planeta, uma vez que poucos fósseis de denisovanos foram descobertos.

No entanto, os fósseis indicam que eles habitaram a caverna de Denisova, no sul da Sibéria (daí a palavra "denisovanos"), entre 50 mil e 200 mil anos atrás. Além disso, uma mandíbula denisovana descoberta em uma caverna no planalto tibetano indica que eles podiam ser encontrados na região há pelo menos 160 mil anos.

Estas descobertas sugerem que os denisovanos foram contemporâneos dos neandertais e até do Homo sapiens (que surgiu pela primeira vez há cerca de 300 mil anos). Na verdade, a evidência de DNA indica que tanto os neandertais quanto os denisovanos viveram na caverna de Denisova, embora provavelmente não ao mesmo tempo.

2. Como os denisovanos foram descobertos?

Os denisovanos foram o primeiro grupo de humanos a ser descoberto com base apenas em seu DNA.

No entanto, isso aconteceu em grande parte por acidente.

Em 2010, o geneticista alemão Johannes Krause (então estudante de doutorado) estava extraindo DNA mitocondrial do que pensava ser um osso de dedo de neandertal encontrado na caverna de Denisova.

Mas não se tratava de um neandertal. Na verdade, Krause havia se deparado com uma nova linhagem: os denisovanos.

Essa descoberta deixou os pesquisadores em uma posição estranha e sem precedentes: ter todo o genoma de um denisovano sequenciado sem ter um único fóssil significativo, além de alguns pequenos fragmentos de ossos e dentes.

Até que, em 2019, foi analisada a metade direita de uma mandíbula encontrada durante a década de 1980 na caverna Baishiya Karst, no planalto tibetano. Embora não tenham conseguido extrair o DNA, as análises de proteínas indicaram que pertencia a um denisovano.

Muitos suspeitam que vários fósseis de hominídeos do leste da Ásia também são denisovanos e foram erroneamente classificados como outras espécies. Mas, sem uma análise bem-sucedida de DNA ou de proteínas, e poucos fósseis denisovanos para servir de comparação, simplesmente não sabemos.

3. Qual era a aparência dos denisovanos?

Mesmo com centenas de fósseis, ainda temos muitas dúvidas sobre como eram os neandertais. E é muito difícil imaginar como é uma espécie descoberta em 2010 sem sequer ter um crânio parcial.

Mas embora seja incrivelmente difícil determinar como eram os denisovanos, há algumas pistas. Os poucos fósseis que existem sugerem que eles tinham dentes e mandíbula grande, e possivelmente uma caixa craniana achatada e larga.

Surpreendentemente, sua aparência pode ser parcialmente recriada por uma nova técnica que utiliza a metilação do DNA. Ou seja, em vez de examinar o DNA em si, analisa a atividade do DNA e como se manifesta.

Usando este método, os cientistas supõem que os denisovanos tinham uma pelve larga, uma caixa torácica grande, uma testa baixa e um crânio mais largo.

4. Eles acasalaram alguma vez com neandertais?

Sim! Na verdade, um pequeno fragmento de osso de 2,5 cm encontrado na caverna de Denisova, em 2012, sugere isso.

A princípio, ele não foi reconhecido e ficou escondido junto a milhares de fragmentos de ossos de animais por quatro anos. No entanto, após ser identificado como um osso de hominídeo por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, foi enviado ao Instituto Max Planck para análise posterior.

O resultado? Em 2018, foi anunciado que este osso de 90 mil anos pertencia a Denny (como ficou carinhosamente conhecida), uma menina com mãe neandertal e pai denisovano.

Qual a probabilidade de que com pouco mais de uma dúzia de fragmentos fósseis denisovanos existentes, um deles pertencesse a tal "híbrido"? Foi algo casual ou esse tipo de acasalamento acontecia o tempo todo?

5. Por que os denisovanos foram extintos?

Não temos certeza de como os denisovanos foram extintos. É certamente possível que o Homo sapiens tenha superado os denisovanos, mas, novamente, não há evidências disso.

Tampouco temos certeza de quando foram extintos. Há evidências de DNA limitadas que sugerem até que eles podem ter sobrevivido na Nova Guiné ou em ilhas vizinhas até 15 mil ou 30 mil anos atrás.

No entanto, sabemos que o Homo sapiens se acasalou com os denisovanos em várias ocasiões, e que este cruzamento beneficiou os humanos hoje.

Por exemplo, a variante do gene EPAS1 que os tibetanos e sherpas modernos herdaram dos denisovanos faz com que eles se adaptem melhor a grandes altitudes, protegendo-os da hipóxia (condição na qual os tecidos do corpo são privados de oxigênio).

Da mesma forma, os cientistas descobriram que algumas populações modernas na Oceania têm um sistema imunológico que está parcialmente codificado (e fortalecido) pelo DNA adquirido dos denisovanos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Influencer de Porto Velho é escolhido por Carlinhos Maia para participar do Rancho do Maia

Reconhecimento nacional destaca o influenciador Bruce Lincoln, que foi selecionado por Carlinhos Maia para integrar a temporada especial de Natal do Rancho do Maia, ampliando a representatividade de Porto Velho no cenário digital.
L
Mais uma remessa de 81 kits enxoval do Mamãe Cheguei foi entregue pelo governo de RO a gestantes de Porto Velho

Mais uma remessa de 81 kits enxoval do Mamãe Cheguei foi entregue pelo governo de RO a gestantes de Porto Velho

A entrega dos kits enxoval Mamãe Cheguei reforça acolhimento, orientação e apoio a gestantes atendidas pelo programa estadual
L
Uso de IA na Educação exige políticas urgentes de segurança

Uso de IA na Educação exige políticas urgentes de segurança

Pesquisa do Cetic.br aponta uso “selvagem” de ferramentas de IA por 70% dos alunos, sem orientação ética ou regramento. A coordenadora pede balizas para o Uso de IA na Educação.
L

Cães terapeutas Lua e Shurastey levam conforto e amor para idosos e pacientes em Mogi Mirim (SP)

A dupla de cachorros golden retriever, Lua e Shurastey, atua no programa Pet Terapia, do Instituto Admax, visitando casas de acolhimento para idosos, hospitais e centros de reabilitação.
L

Flamengo pode ser campeão do Brasileirão nesta terça-feira em cenário decisivo; veja combinações

O Flamengo entra em campo nesta terça-feira (25/11) contra o Atlético-MG com 74 pontos e alta probabilidade de título. Para ser campeão antecipado na 36ª rodada, o Rubro-Negro precisa vencer o Galo e torcer pela derrota do Palmeiras (vice-líder com 70 pontos) para o Grêmio.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Lucas Viana fala sobre Arquitetura Inteligente que Conecta e Vende

mostrando como cada elemento do ambiente pode transformar a relação do cliente com a marca.
L

Giro News: professor Adriano Dantas fala sobre educação no IFRO

A entrevista promete abordar desde a formação técnica até o papel do instituto no desenvolvimento de Rondônia.
L
Moraes comunica TSE sobre Inelegibilidade Bolsonaro STF

Moraes comunica TSE sobre Inelegibilidade Bolsonaro STF

O ministro Alexandre de Moraes determinou a notificação do TSE para fins de inelegibilidade Bolsonaro STF devido à condenação de 27 anos, estendendo o impedimento político até 2060.
L
Moraes define local de prisão dos sete condenados do golpe

Moraes define local de prisão dos sete condenados do golpe

O ministro Alexandre de Moraes determinou a execução imediata das penas e a prisão dos condenados trama golpista, indicando as instalações militares e policiais para o cumprimento das sentenças.
L
Moraes decide que Bolsonaro cumprirá pena na Superintendência da Polícia Federal

Moraes decide que Bolsonaro cumprirá pena na Superintendência da Polícia Federal

O ex-presidente condenado a 27 anos e três meses por trama golpista cumprirá a sentença na Superintendência da Polícia Federal, onde já estava em prisão Bolsonaro PF preventiva desde sábado.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Estado registra 3.011 oportunidades ativas no Sine-RO, com destaque para setor industrial.
L
CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bagattoli vota sim ao projeto que garante aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde

Bagattoli vota sim ao projeto que garante aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde

Senador afirma que aposentadoria especial para agentes de saúde é reconhecimento ao trabalho diário realizado nas comunidades e destaca mobilização da oposição
L
STF vota decisão de Moraes sobre execução das penas

STF vota decisão de Moraes sobre execução das penas

A Primeira Turma do Supremo realiza sessão virtual às 18h desta terça-feira para referendar a ordem de prisão dos condenados. A Votação STF Execução Pena exige três votos favoráveis.
L
Com apoio da deputada Dra. Taíssa, ciclistas de Rondônia disputam competição nacional no Paraná

Com apoio da deputada Dra. Taíssa, ciclistas de Rondônia disputam competição nacional no Paraná

Apoio da deputada Dra. Taíssa garante participação de atletas de Guajará-Mirim no Campeonato Brasileiro de Ciclismo; delegação retorna com resultados expressivos
L
Infraestrutura avança na Ponta do Abunã com chegada de aduelas

Infraestrutura avança na Ponta do Abunã com chegada de aduelas

Materiais adquiridos por emenda parlamentar começam a ser instalados na região.
L
Condenação de Bolsonaro: os pontos que marcaram o julgamento

Condenação de Bolsonaro: os pontos que marcaram o julgamento

Decisão do STF confirmou liderança de Bolsonaro na trama golpista e abriu caminho para a execução da pena.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Apreensão de cocaína em Rondônia: PRF e PM interceptam quase 500 kg após capotamento

Apreensão de cocaína em Rondônia: PRF e PM interceptam quase 500 kg após capotamento

Apreensão de cocaína em Rondônia ocorreu em área rural de Alta Floresta do Oeste, após operação conjunta entre PRF, PM/RO e Gefron/MT
10
Homem é contido com balas de borracha após briga de trânsito na zona leste

Homem é contido com balas de borracha após briga de trânsito na zona leste

Após acidente na Avenida Rio de Janeiro, suspeito agrediu duas mulheres e investiu contra policiais militares antes de ser imobilizado.
10
Apenado tenta corromper policial penal por R$ 5 mil e acaba preso em flagrante no Urso Branco

Apenado tenta corromper policial penal por R$ 5 mil e acaba preso em flagrante no Urso Branco

Tentativa de suborno ocorreu durante conferência de celas; policial penal recebeu bilhete com oferta para inserir celular no presídio.
10
Suspeito fica ferido após confronto com policial em Porto Velho

Suspeito fica ferido após confronto com policial em Porto Velho

Homem desobedece ordem de parada da PM, investe contra a guarnição e é baleado na Avenida Rio de Janeiro. A situação causou ferimentos a um cabo e a uma mulher.
16
Colisão entre carros deixa homem ferido no centro de Porto Velho

Colisão entre carros deixa homem ferido no centro de Porto Velho

De acordo com testemunhas, o motorista do Ford Ka teria avançado a preferencial da Afonso Pena, atingindo o Onix que seguia pela Joaquim Nabuco em direção à Rua Almirante Barroso.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO celebra o dia do doador de sangue com manhã especial na Fhemeron

Governo de RO celebra o dia do doador de sangue com manhã especial na Fhemeron

A celebração do Dia do Doador de Sangue na Fhemeron reuniu doadores, voluntários e profissionais da saúde em ações de acolhimento e conscientização
L

Requerimento da Licença Ambiental: VIA VELLOSO GESTAO PATRIMONIAL LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OBRA – Licença Previa – LP e Licença de Instalação – LI,
L

Requerimento da Licença Ambiental: RIO MADEIRA COMERCIO DE FRUTAS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA DE OPERAÇÃO
L
Jaru publica resultados preliminares dos editais da PNAB

Jaru publica resultados preliminares dos editais da PNAB

Listas trazem projetos e espaços culturais classificados e desclassificados.
L
Brasil atinge menor nível histórico de pobreza e desigualdade

Brasil atinge menor nível histórico de pobreza e desigualdade

Renda média cresceu 70% em três décadas, aponta estudo do Ipea.
L
Governo de RO implanta novos portais do sistema previdenciário e amplia transparência do Iperon

Governo de RO implanta novos portais do sistema previdenciário e amplia transparência do Iperon

Governo de RO lança novo site, intranet e Portal da Transparência do Iperon para modernizar o acesso à informação e facilitar serviços aos servidores
L

Requerimento da Licença Ambiental: NORTE MINAS INDUSTRIA DE ALIMENTOS LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 167 SOL/DLA
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.