QUARTA-FEIRA, 01/05/2024

Advogado da Fazenda Nossa Senhora Aparecida diz que LCP desafia autoridades e requer investigação criminal por atuação paramilitar

Na petição são relatados os inúmeros ilícitos que vêm sendo perpetrados, de forma permanente e reiterada pela LCP, desde 16 de agosto de 2020

Publicado em 

Advogado da Fazenda Nossa Senhora Aparecida diz que LCP desafia autoridades e requer investigação criminal por atuação paramilitar - News Rondônia

Desde a invasão pela Liga dos Camponeses Pobres, o advogado André Damiani, que representa a fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Chupinguaia, relata a violência do grupo invasor e as solicitações legais feitas por ele junto às autoridades.

Advogado da Fazenda Nossa Senhora Aparecida diz que LCP desafia autoridades e requer investigação criminal por atuação paramilitar - News Rondônia

No dia 26 de abril, o advogado requereu a imediata adoção de providências, inclusive, a instauração de Procedimento Investigatório Criminal e eventuais medidas cautelares contra a Liga dos Camponeses Pobres (LCP).

Na petição são relatados os inúmeros ilícitos que vêm sendo perpetrados, de forma permanente e reiterada pela LCP, desde 16 de agosto de 2020, quando a Fazenda foi ilegalmente invadida, mediante atos de violência e grave ameaça explícitos, perpetrados pelo grupo radical LCP.

Advogado da Fazenda Nossa Senhora Aparecida diz que LCP desafia autoridades e requer investigação criminal por atuação paramilitar - News Rondônia

Muito embora houvesse decisão liminar de reintegração de posse concedida pela 2ª Vara Agrária de Porto Velho, há mais de sete meses pendente de cumprimento, em 12 de abril o Magistrado de primeiro grau entendeu por bem suspender a ordem de reintegração tendo em vista a suposta impossibilidade de desocupação pacífica. Nessa mesma linha, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia também já reconheceu que há “manifesta intenção de resistir de forma violenta à tentativa de retomada da área.

De acordo com o advogado Damiani, “neste cenário, a reforçar a linha de atuação dos invasores, convém destacar que estes vêm perpetrando diversos crimes contra as pessoas, contra o meio ambiente e o patrimônio e causando temor generalizado nos trabalhadores da Fazenda e na população local”.

Advogado da Fazenda Nossa Senhora Aparecida diz que LCP desafia autoridades e requer investigação criminal por atuação paramilitar - News Rondônia

Nesse sentido, a 2ª Promotoria de Justiça de Vilhena/RO reconheceu a evidente “intenção intimidatória e belicosa” da Liga após o Comando Regional da Polícia Militar relatar que as guarnições foram recebidas pelos invasores “encapuzados, empunhando facões, foices e machados, demonstrando força e resistência (…) coquetéis ‘molotov’, fogos de artifício e com gritos de guerra” e, mais do que isso, reconheceu-se também “o clamor vingativo do grupo, o ânimo belicoso e resistente, além da utilização de vulneráveis, no caso, crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

“Não é demais destacar que a hostilidade do grupo foi reforçada logo após o cumprimento do mandado de Busca e Apreensão na sede da Fazenda quando, após a injustificada prisão do gerente da Fazenda, os invasores aproveitaram a situação para destruir e atear fogo em um galpão e no curral da Fazenda, além de efetuarem diversos disparos de armas de fogo, conforme as imagens registradas pelos próprios funcionários após o ataque”, afirma Damiani. “Os invasores colocaram em prática vistosa estratégia de guerrilha ao serrarem os troncos de sustentação das pontes que dão acesso à Fazenda, colocando em risco a vida dos trabalhadores que por lá passam desavisada e rotineiramente.”

Não é de hoje que o grupo é conhecido na região por sua atuação violenta e pelas práticas de crimes variados. Conforme relatos da imprensa, desde 2008 a LCP vem colocando em prática a chamada ‘violência revolucionária’, “além de matar”, a organização era acusada de “incendiar casas, queimar máquinas e equipamentos e devastar a Floresta Amazônica”. Nada diferente do que se vê agora.

O fato é que os atos de violência praticados pela Liga são frequentes e alcançam os extremos de se alvejar helicóptero da Polícia Militar bem como emboscar e matar policiais.

“Os acontecimentos na fazenda Nossa Senhora Aparecida foram levados ao conhecimento das autoridades locais sobretudo por meio da lavratura de diversos Boletins de Ocorrência, seja por parte dos cidadãos comuns, funcionários da Fazenda ou não, seja mediante registro dos próprios Policiais Militares que patrulham a área”, conta o advogado.  “Os invasores constituem, ao menos desde 16 de agosto de 2020, organização paramilitar com a finalidade de praticar diversos dos crimes previstos no Código Penal e na legislação extravagante.”

De acordo com o advogado, para manter a invasão, a Liga dos Camponeses Pobres vem danificando a propriedade, o que se constata da completa destruição do curral e outras construções da Fazenda, inclusive mediante incêndio, além de subtraírem animais, atearem fogo na pastagem e serrarem pontes de acesso à propriedade invadida.

“Tudo isso sempre divulgando seus atos ilícitos em suas páginas da internet bem como convocando e incitando novos integrantes para aderirem à prática criminosa, seja via rede mundial de computadores, seja via panfletagem”, relata Damiani. “Pior ainda, a Liga impediu a reintegração de posse determinada pelo Poder Judiciário, valendo-se de táticas de guerrilha para o enfrentamento ativo das forças estatais.”

“Para além dos crimes do Código Penal, há indícios veementes de que a Liga dos Camponeses Pobres vem praticando crimes diversos contra crianças e adolescentes no interior do acampamento ao mantê-los em ambiente impróprio, expostos a atos de guerrilha e na presença de armas de fogo de forma ostensiva, além de impedir a ação dos órgãos competentes pela fiscalização do bem-estar dos menores”, afirma Damiani. “Ainda, há notícias de crimes ambientais diversos, além daqueles delitos previstos no Estatuto do Desarmamento.”

Por todo o exposto, sobretudo diante das dezenas de crimes cometidos pela LCP, o advogado requereu a urgente instauração de procedimento investigatório criminal e/ou requisição de instauração de inquérito policial para apuração dos fatos. “Dessa maneira, pedimos a realização de busca e apreensão no acampamento dos invasores; a prisão em flagrante, preventiva e/ou temporária, bem como o formal indiciamento dos integrantes do grupo de invasores em razão da reiteração delitiva levada a cabo por meio de ação contínua de organização paramilitar permanente e a determinação de realização de perícia nos locais onde ocorreram os crimes”, conclui o advogado.

 

 

 

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Começa contagem regressiva para a Rondônia Rural Show Internacional

Evento acontece entre os dias 20 a 25 de maio, em Ji-Paraná
L

Conectando trabalhadores ao mercado de trabalho, Sine Municipal é essencial para desenvolvimento socioeconômico de Porto Velho

Empresários recomendam a captação de mão de obra através do Sine
L

Povo Paumari inova no manejo pesqueiro no Amazonas

Referência no manejo sustentável do pirarucu há mais de uma década, os Paumari ampliam o manejo da pesca em 2024 com o início do trabalho com uma nova espécie
L

1º Encontro Estadual de Controle Interno em Ji-Paraná: Fortalecendo a Gestão Pública Municipal

A Controladoria Geral do Município de Porto Velho (CGM), em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), realiza o 1º Encontro Estadual de Controle Interno nos dias 2 e 3 de maio, no campus do Instituto Federal de Rondônia, em Ji-Paraná.
L

Presidente de cooperativa dos garimpeiros diz que destruição de dragas e balsas no Rio Madeira “é pura covardia”!

Através de sua representante, os garimpeiros estão pedindo apoio dos deputados estaduais e do governador Marcos Rocha para que acabe a injustiça, segundo declara Tânia Sena.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Promoção: concorra a uma Cachaça Estação da Cana Amburana

Saiba como participar da promoção e concorrer a uma bebida suave com notas amadeiradas, adocicada e que remete ao gosto de baunilha.
L

Celebre o Amor Materno com o Super Sorteio do Dia das Mães Cacau Show

Participe e Concorra a uma Cesta Exclusiva de Chocolates da Cacau Show!
L
Votação do projeto que recria Dpvat fica para 7 de maio

Votação do projeto que recria Dpvat fica para 7 de maio

Pedido de vista coletivo adiou votação
L
Empresa que omitir dados sobre igualdade salarial será fiscalizada

Empresa que omitir dados sobre igualdade salarial será fiscalizada

Afirmação foi feita pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho
L

Coluna do Simpi: Saiba como e onde buscar seu empréstimo no programa “ACREDITA”

Consiste em um programa que tem como objetivos no curtíssimo prazo, conceder empréstimos e permitir a renegociação de dívidas, e que está organizado em quatro eixos norteadores que incluem medidas específicas para serem colocadas em prática.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

São 56 novas oportunidades de emprego esperando os candidatos
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

É o maior certame da história do país, diz governo federal
L
Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Servidores atuarão em transformação digital do governo federal
L

Prefeitura prorroga prazo de inscrição para processo seletivo de diretores e vice-diretores escolares

Interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Educação até o dia 15 de maio
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus: União transfere área do bairro Planalto para prefeitura de Porto Velho

Presidente do Incra estará em Rondônia para solenidade oficial de transferência
L
COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

Relator da proposta, Jaime definiu a aprovação como uma grande conquista para o setor
L
Deputado Alan Queiroz destina emenda parlamentar para pavimentar vias de Nova Mamoré

Deputado Alan Queiroz destina emenda parlamentar para pavimentar vias de Nova Mamoré

Solicitação visa garantir a aquisição de pavimentos intertravados, contribuindo para melhorar a infraestrutura do município.
L

Abertura do Motocross em Cacoal é um sucesso com o apoio do deputado Cássio Gois: pilotos locais se destacam na competição

Com entrada gratuita ou mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, o Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal proporcionou momentos de muita adrenalina e emoção para o público presente.
L
Fernando Máximo destina quase 500 mil para a saúde de Rolim de Moura

Fernando Máximo destina quase 500 mil para a saúde de Rolim de Moura

O recurso é fruto de emenda parlamentar federal que deve ser direcionado para as ações de saúde pública na região da Zona da Mata rondoniense.
L
Publicidade

POLÍCIA

AÇÃO RÁPIDA: PM prende criminosos armados, suspeitos de ataque a tiros no Morar Melhor

A ação foi flagrada por câmeras de segurança.
10

VEJA VÍDEO: Câmeras registram ataque que deixou 10 baleados no Morar Melhor

Homens, mulheres e adolescentes baleados foram socorridos em carros particulares para a UPA Leste, depois transferidos pelo SAMU ao Hospital João Paulo II.
14
URGENTE: Quadrilha promove tiroteio e deixa cinco baleados no Morar Melhor

URGENTE: Sobe para 10 o número de pessoas baleadas em ataque no Morar Melhor

Cerca de 15 bandidos armados teriam saído do matagal e feito vários disparos em direção a frequentadores de uma conveniência
12
PF reprime crime de moeda falsa em Rondônia

PF reprime crime de moeda falsa em Rondônia

Um homem foi preso em flagrante ao receber dez cédulas falsas de R$ 100.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dívida Pública sobe 0,65% em março e ultrapassa R$ 6,6 tri

Dívida Pública sobe 0,65% em março e ultrapassa R$ 6,6 tri

Alto volume de vencimento de títulos contribuiu para aumento
L
Desemprego fica em 7,9%, menor índice para o trimestre desde 2014

Desemprego fica em 7,9%, menor índice para o trimestre desde 2014

Dados foram divulgados nesta terça-feira pelo IBGE
L
México: invasão de embaixada no Equador foi ilegal e violou direito

México: invasão de embaixada no Equador foi ilegal e violou direito

Caso foi levado à Corte Internacional de Justiça, a principal da ONU
L
Petrobras trabalha com metas ousadas para redução de gases poluentes

Petrobras trabalha com metas ousadas para redução de gases poluentes

Diretor diz que proposta é chegar até 2030 em 0,2 tonelada de CH4
L
Câmara dos Deputados da Argentina aprova projeto de reforma econômica

Câmara dos Deputados da Argentina aprova projeto de reforma econômica

Projeto seguirá ao Senado se artigos forem aprovados individualmente
L
Congressistas brasileiros e americanos discutem ataques à democracia

Congressistas brasileiros e americanos discutem ataques à democracia

Visita aos EUA permite trocar experiências sobre atos antidemocráticos
L
Vendas do Tesouro Direto sobem 16,1% em março

Vendas do Tesouro Direto sobem 16,1% em março

No mês passado, foram vendidos R$ 3,53 bi em títulos
L
Em Assembleia Geral, delegados da Sicoob Credisul aprovam distribuição das sobras de 2024

Em Assembleia Geral, delegados da Sicoob Credisul aprovam distribuição das sobras de 2024 

Com o intuito de manter os cooperados informados sobre as atividades da cooperativa, compartilhar resultados e sugerir a destinação das sobras.
L
Representante do interior de Nova Mamoré competirá em Concurso Nacional de Beleza Infantil

Representante do interior de Nova Mamoré competirá em Concurso Nacional de Beleza Infantil

Lucas Tiago, um garoto de 10 anos, que frequenta o 4° ano em uma escola rural a 138 quilômetros da cidade de Nova Mamoré, está prestes a representar Rondônia em uma competição nacional de beleza infantil.
L
Após ACP do Ministério Público, Polícia Civil volta a ativar o serviço de registro de ocorrência em unidade de segurança pública

Após ACP do Ministério Público, Polícia Civil volta a ativar o serviço de registro de ocorrência em unidade de segurança pública

Em audiência conciliatória realizada na 2ª Vara da Fazenda Pública, no último dia 23, ficou acordado que, inicialmente, seria retomado o registro de ocorrências.
L