TERÇA-FEIRA, 09/12/2025
Publicidade

Em destaque

Ministério da Saúde cometeu ‘erro gravíssimo’ ao confiscar insumos para kit intubação

Esses fármacos são essenciais para os casos graves de covid-19, em que o paciente precisa ser intubado.

Publicado em 

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (14/04), Doria reforçou e ampliou um protesto feito horas antes pelo secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, que revelou ter enviado nove ofícios ao Governo Federal pedindo auxílio na compra de remédios como anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares.

Esses fármacos são essenciais para os casos graves de covid-19, em que o paciente precisa ser intubado.

Sem eles, não é possível realizar de forma satisfatória o procedimento que garante a chegada de oxigênio aos pulmões nos quadros mais críticos da doença.

"O Ministério da Saúde cometeu um erro gravíssimo ao confiscar os insumos que as empresas produzem. Isso foi realizado na gestão do ministro anterior, Eduardo Pazuello, mas ainda não foi suspenso", disse Doria.

"Nenhum governo estadual, municipal ou instituições privadas pode adquirir esses insumos porque as empresas receberam um confisco, um sequestro do Governo Federal. Gostaríamos de saber por que o Ministério da Saúde não faz a distribuição desse material aos Estados, que podem levar até a ponta, nos hospitais", completou.

De acordo com os cálculos de Gorinchteyn, o Estado paulista precisa receber essas medicações em até 24 horas para conseguir abastecer 643 hospitais pelos próximos dez dias.

Nas palavras do secretário, a situação é "gravíssima" e o sistema de saúde está na "iminência do colapso" por causa da escassez desses medicamentos.

Entenda o imbróglio

Quando a pandemia começou a ficar ainda mais grave, no início de março de 2021, o Ministério da Saúde tomou uma série de medidas administrativas para centralizar a compra dos remédios do chamado kit intubação.

Com isso, todo o excedente de produção dos laboratórios farmacêuticos que fabricam esses anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares foi encaminhado para o Governo Federal, que ficou responsável por realizar a distribuição para os Estados por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Mas, de acordo com Gorinchteyn, o número de doses enviadas até o momento é "ínfima".

O secretário de Saúde de São Paulo revelou que nos últimos 40 dias já encaminhou nove ofícios ao Ministério da Saúde sobre a situação e a redução contínua dos estoques.

Porém, segundo o relato dele, não foi enviada nenhuma resposta.

"À medida que o Governo Federal fez essa requisição emergencial, nós perdemos a possibilidade de adquirir esses produtos. Nós atendemos os nossos hospitais estaduais, mas os municípios também estão pedindo ajuda e nós precisamos acolhê-los", afirmou Gorinchteyn, durante a entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes.

"Precisamos que o governo nos responda, mas de forma ativa. É necessário que o país tenha um estoque desses medicamentos por muito mais tempo, pois estamos num momento muito dramático", completou.

Já o governador João Doria fez um apelo direto ao novo ministro da saSúde. "O ministro Marcelo Queiroga tem mostrado boa vontade e sensibilidade na defesa da ciência. Que ele se sinta compelido pela situação e resolva o envio dos insumos".

E não é só São Paulo que levantou preocupações sobre a disponibilidade do kit intubação.

Nos últimos dias, representantes de Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia e outros Estados também fizeram manifestações e alertas sobre a escassez dessas medicações.

'Situação desesperadora'

Um levantamento da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) indica que 160 unidades de saúde que fazem atendimento dos casos graves de covid-19 tem estoque para, no máximo, os próximos três a cinco dias.

"Monitoramos a situação por meio de um grupo online com mais de 200 hospitais e a cada dia a situação é mais desesperadora. Mesmo os hospitais que apontam entre 8 e 10 dias de estoque, a situação é delicada, pois são instituições maiores, que também recebem grande volume de novas internações a cada dia e, dependendo da região, o estoque cai bruscamente de um dia para o outro", explica Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp, por meio de nota enviada à imprensa.

No estado paulista, cidades como Matão, Guarujá, Votuporanga e Fernandópolis só possuem uma quantia suficiente para dois ou três dias.

Rogatti declara também que os gestores hospitalares não têm conseguido encontrar fornecedores para realizar as compras.

"A Secretaria estadual tem ajudado, mas também não está conseguindo grandes volumes. Estamos batalhando por importações que estão sendo lideradas pela Confederação das Santas Casas, mas os estoques no exterior também não estão disponíveis e tememos pelo pior. Se o volume de internação não cair rapidamente, não conseguiremos repor os estoques e será uma situação trágica", alerta.

Outro levantamento feito pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) no dia 7 de abril já antecipava para uma possível falta dos remédios de kit intubação, oxigênio e anestésicos.

Na pesquisa feita com 88 instituições, 75% delas disseram que só teriam estoque para mais uma semana.

"Os associados da Anahp, em um esforço emergencial, definiram a estratégia de acesso e estão realizando importações extraordinárias dos produtos em falta, com total apoio e agilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que alterou procedimentos administrativos de modo a permitir as importações no menor tempo possível", relatou a diretoria da entidade em nota.

A resposta do governo

A reportagem da BBC News Brasil entrou em contato com a assessoria de comunicação do Ministério da Saúde, que nos respondeu por meio de uma nota enviada por e-mail.

O texto informa que o ministério "já distribuiu aos estados e municípios mais de 8 milhões de medicamentos para intubação de pacientes ao longo da pandemia. Nesta semana, um grupo de empresas vai doar mais de 3,4 milhões de medicamentos, que serão distribuídos imediatamente aos entes federativos. Além disso, está em andamento dois pregões e uma compra direta via OPAS [Organização Pan-Americana de Saúde]".

"A pasta esclarece que todos os acordos feitos para aquisição de medicamentos de intubação orotraqueal (IOT) respeitam a realidade de cada fabricante, os contratos fechados anteriormente e a necessidade do Brasil, contemplando hospitais públicos e privados nas regiões com maior risco de desabastecimento", finaliza a nota.

Anúncios e pendências

Durante a coletiva, Doria também anunciou que 2,2 milhões de paulistas com idade entre 60 e 64 anos serão vacinados entre o final de abril e o começo de maio.

"A vacinação dependerá da entrega da vacina de Astrazeneca/Oxford pela Fiocruz. A Fiocruz informou o Governo do Estado de São Paulo, os governadores e o Ministério da Saúde sobre a entrega da vacina. Essas pessoas nessas faixas etárias serão vacinadas majoritariamente com a vacina da Fiocruz, mas também com a vacina do Butantan."

Com os idosos de todas as faixas etárias imunizados, a próxima etapa da campanha de vacinação deve focar em indivíduos portadores de doenças crônicas que apresentam maior risco de agravamento da covid-19.

"Seguindo o planejamento do Programa Nacional de Imunizações, o PNI, assim que finalizarmos a proteção das pessoas com 60 anos ou mais, vamos começar a trabalhar com os indivíduos com comorbidades", anunciou Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI) de São Paulo.

A especialista, porém, demonstrou certa preocupação com os seguidos atrasos nas entregas das vacinas de AstraZeneca/Oxford pela Fiocruz.

"A expectativa era que o Estado de São Paulo recebesse em abril 720 mil doses, mas só chegaram 510 mil. Temos que acompanhar o quantitativo total e precisamos de mais doses", vislumbra.

Sobre a CoronaVac, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que os resultados de um estudo clínico divulgados recentemente não alterarão em nada as campanhas de vacinação que já estão em curso.

No último domingo (11/04), novos dados sobre o imunizante desenvolvido por Sinovac e Instituto Butantan revelaram que esperar um intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose aumenta a taxa de eficácia contra o coronavírus.

Até o momento, as autoridades orientavam aguardar de 14 a 28 dias entre as duas aplicações.

"Essa descoberta não impacta o nosso cronograma e a orientação segue para que as pessoas respeitem esse intervalo de até 28 dias. Isso permitirá um aumento da eficácia da vacina, como aponta o nosso estudo clínico", explicou.

Por fim, Doria disse não ver problemas na instauração da CPI da pandemia no Senado e na possível investigação não só do Governo Federal, mas também de estados e municípios.

"Quem não deve, não teme. Apoio meu partido sobre a CPI que está sendo instalada e discutida no Senado para avaliar aquilo que o Governo Federal deixou de fazer", declarou.

"Acabo de ver que Bolsonaro fez um pronunciamento onde afirmou a apoiadores, que são malucos como ele, que espera alguma sinalização para tomar providências. O que ele deveria fazer é ter compaixão e proteção à população de seu país", comentou.

"Com o negacionismo, o senhor [Bolsonaro] é responsável por uma parcela considerável de mortes por covid-19 no país. O senhor deveria ter dado vacina, e não cloroquina, aos brasileiros", completou.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cras Nova Mamoré é inaugurado como 15ª unidade entregue pelo Governo de Rondônia em 18 municípios

Cras Nova Mamoré é inaugurado como 15ª unidade entregue pelo Governo de Rondônia em 18 municípios

Novo Cras Nova Mamoré reforça política de Assistência Social e integra conjunto de 20 unidades construídas pelo Governo de Rondônia
L
CONACI reúne líderes em Belém e fortalece ações de transparência com participação de Porto Velho

CONACI reúne líderes em Belém e fortalece ações de transparência com participação de Porto Velho

Reunião destaca sustentabilidade e reforça a transparência pública com presença da Controladoria de Porto Velho
L
Servidores da Semad celebram confraternização com homenagens e projeções para 2026

Servidores da Semad celebram confraternização com homenagens e projeções para 2026

Servidores participam de confraternização com homenagens e projeções para 2026, reforçando a valorização profissional e o compromisso com uma gestão pública eficiente.
L
Evento Vira Enfermagem 2025 é o maior da Região Norte

Evento Vira Enfermagem 2025 é o maior da Região Norte

Encontro Vira Enfermagem será no Rondon Palace Hotel em dezembro para profissionais que buscam expansão de mentalidade na área.
L
União Brasil decide pela expulsão do Ministro do Turismo, Celso Sabino

União Brasil decide pela expulsão do Ministro do Turismo, Celso Sabino

Comissão Executiva Nacional determinou o cancelamento da filiação do deputado após ele se recusar a deixar o cargo no governo federal, contrariando determinação do partido.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Dr. Fernando Máximo destina emenda para implantação de Implanon em Cujubim

Emenda de R$ 200 mil viabiliza a implantação do Implanon pelo SUS em Cujubim, fortalecendo a saúde da mulher com apoio do vereador Professor Haroldo e acompanhamento de autoridades locais.
L
Minha Casa, Minha Vida projeta 3 milhões de moradias contratadas até 2026

Minha Casa, Minha Vida projeta 3 milhões de moradias contratadas até 2026

Ministro das Cidades, Jader Filho, garante que não faltarão recursos para o programa e anuncia atualização das faixas de renda no início de 2026 para ampliar o acesso à moradia popular.
L
Ministério das Cidades aguarda estudo da Fazenda sobre modelo de tarifa zero

Ministério das Cidades aguarda estudo da Fazenda sobre modelo de tarifa zero

Ministro Jader Filho afirma que o atual modelo de financiamento do transporte público no Brasil está esgotado e que o debate sobre a gratuidade não pode mais ser adiado.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L

Ponto & Contraponto: Cesar Augusto Freitas Jacques no Debate Jurídico e Educacional

Com uma formação sólida e múltiplas graduações e pós-graduações, Cesar traz uma visão ampla que une prática jurídica, docência e políticas públicas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Em tom de campanha, Lula reforça discurso contra feminicídios em evento nacional

Em tom de campanha, Lula reforça discurso contra feminicídios em evento nacional

Presidente destaca responsabilidade dos homens e educação como caminhos para prevenção.
L
Flávio Dino, do STF, manda PF investigar R$ 72,3 milhões em novas irregularidades nas emendas Pix

Flávio Dino, do STF, manda PF investigar R$ 72,3 milhões em novas irregularidades nas emendas Pix

Ministro do Supremo Tribunal Federal determinou investigação de desvios em emendas individuais para 20 municípios após relatório da CGU apontar quadro generalizado de ilegalidades.
L
Vereador Dr. Gilber prestigia posse do Dr. Pedro Butriti como novo Diretor do SEST/SENAT em Rondônia

Vereador Dr. Gilber prestigia posse do Dr. Pedro Butriti como novo Diretor do SEST/SENAT em Rondônia

Cerimônia de posse contou com a presença de autoridades, incluindo o Vereador Dr. Gilber e o Senador Marcos Rogério, destacando o papel da instituição na qualificação e saúde.
L
Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Transparência pública reforça reconhecimento nacional e garante à Assembleia de Rondônia a segunda certificação consecutiva do Selo Diamante
L
STF julga ações sobre demarcações de Terras Indígenas na próxima quarta-feira (10)

STF julga ações sobre demarcações de Terras Indígenas na próxima quarta-feira (10)

Movimento indígena convoca mobilização para a mesma data.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Operação Madeira Mamoré reúne PF, PMRO e IBAMA no combate a crimes ambientais em Rondônia

Operação Madeira Mamoré reúne PF, PMRO e IBAMA no combate a crimes ambientais em Rondônia

A Operação intensifica ações para combater crimes ambientais em Rondônia, com apreensão de madeira de lei e autuações em madeireiras irregulares.
10
Estudante de 17 anos é esfaqueada durante assalto no Centro de Porto Velho

Estudante de 17 anos é esfaqueada durante assalto no Centro de Porto Velho

Jovem foi atacada por três criminosos de bicicleta na Avenida Carlos Gomes; PM faz buscas pelos suspeitos do assalto na capital.
16
Casal fica ferido após bater com moto na traseira de carro de aplicativo em Porto Velho

Casal fica ferido após bater com moto na traseira de carro de aplicativo em Porto Velho

Acidente grave ocorreu na Rua Fábia, no bairro Igarapé, na zona leste, na manhã desta segunda-feira; uma das vítimas chegou a ficar desacordada após a colisão.
14
Delegado flagra furto de caminhonete e prende suspeito em RO

Delegado flagra furto de caminhonete e prende suspeito em RO

Tiago A., de 43 anos, foi detido no Centro de Ji-Paraná após quebrar o vidro de uma Ford Ranger; o suspeito tentou agredir e subornar o delegado antes de ser contido com apoio da PM.
12
Jovem é encontrado morto após ser alvejado por múltiplos disparos em RO

Jovem é encontrado morto após ser alvejado por múltiplos disparos em RO

Kaléfe Miguel Conrat Barbosa, de 21 anos, foi assassinado na Avenida Rio Branco; Polícia Civil investiga o caso após a perícia encontrar drogas e objetos pessoais nas vestes da vítima.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ação de plantio no IFRO reforça compromisso ambiental da Prefeitura de Porto Velho

Ação de plantio no IFRO reforça compromisso ambiental da Prefeitura de Porto Velho

A ação de plantio reúne estudantes, voluntários, Ecoporé, Bloco Pirarucu do Madeira e Sema, fortalecendo a educação ambiental e a meta de cerca de 2 mil mudas.
L
Praça Jonathas Pedroza vira novo point instagramável de Porto Velho

Praça Jonathas Pedroza vira novo point instagramável de Porto Velho

A Praça recebe iluminação natalina e revitalização completa, reforçando o charme do centro histórico e atraindo moradores para registros fotográficos.
L
Copa Madeirão de Futsal encerra nesta terça-feira com premiação para três categorias

Copa Madeirão de Futsal encerra nesta terça-feira com premiação para três categorias

A Copa reúne cerca de 1.300 atletas e encerra nesta terça-feira com finais no Ginásio Dudu, destacando a força do esporte em Porto Velho.
L
Locomotiva 18 recebe adorno de Natal e emociona visitantes na Madeira-Mamoré

Locomotiva 18 recebe adorno de Natal e emociona visitantes na Madeira-Mamoré

A Locomotiva 18 ganha iluminação especial de Natal na Madeira-Mamoré, reunindo famílias e reforçando a preservação da memória histórica de Porto Velho.
L

Recebimento da Licença Ambiental: Auto Posto Catarinense LTDA

Licença de Operação Nº 198/2025/SEMMA/PMV
L
Alerj decide revogar a prisão preventiva do deputado Rodrigo Bacellar

Alerj decide revogar a prisão preventiva do deputado Rodrigo Bacellar

Presidente afastado da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro é solto após votação extraordinária; parlamentar estava preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes.
L
Projeto de Transação Tributária deve ser votado na ALE/RO nesta terça-feira

Projeto de Transação Tributária deve ser votado na ALE/RO nesta terça-feira

Intensa articulação da AROM pressiona pela aprovação da proposta que recuperará grandes dívidas do Estado e repassará valores essenciais aos municípios rondonienses.
L

Jovem News: Fabio de Oliveira fala sobre Educação Emocional e Juventude

trazendo uma conversa profunda sobre educação emocional, identidade e protagonismo na vida profissional e pessoal.
L
Justiça da Itália questiona Moraes sobre condições prisionais para extradição de Zambelli

Justiça da Itália questiona Moraes sobre condições prisionais para extradição de Zambelli

Esclarecimentos sobre o sistema carcerário feminino e a prisão para onde será levada a deputada Carla Zambelli foram solicitados ao STF; julgamento de extradição será retomado em 18 de dezembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.