QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

Ministério da Saúde cometeu ‘erro gravíssimo’ ao confiscar insumos para kit intubação

Esses fármacos são essenciais para os casos graves de covid-19, em que o paciente precisa ser intubado.

Publicado em 

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (14/04), Doria reforçou e ampliou um protesto feito horas antes pelo secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, que revelou ter enviado nove ofícios ao Governo Federal pedindo auxílio na compra de remédios como anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares.

Esses fármacos são essenciais para os casos graves de covid-19, em que o paciente precisa ser intubado.

Sem eles, não é possível realizar de forma satisfatória o procedimento que garante a chegada de oxigênio aos pulmões nos quadros mais críticos da doença.

"O Ministério da Saúde cometeu um erro gravíssimo ao confiscar os insumos que as empresas produzem. Isso foi realizado na gestão do ministro anterior, Eduardo Pazuello, mas ainda não foi suspenso", disse Doria.

"Nenhum governo estadual, municipal ou instituições privadas pode adquirir esses insumos porque as empresas receberam um confisco, um sequestro do Governo Federal. Gostaríamos de saber por que o Ministério da Saúde não faz a distribuição desse material aos Estados, que podem levar até a ponta, nos hospitais", completou.

De acordo com os cálculos de Gorinchteyn, o Estado paulista precisa receber essas medicações em até 24 horas para conseguir abastecer 643 hospitais pelos próximos dez dias.

Nas palavras do secretário, a situação é "gravíssima" e o sistema de saúde está na "iminência do colapso" por causa da escassez desses medicamentos.

Entenda o imbróglio

Quando a pandemia começou a ficar ainda mais grave, no início de março de 2021, o Ministério da Saúde tomou uma série de medidas administrativas para centralizar a compra dos remédios do chamado kit intubação.

Com isso, todo o excedente de produção dos laboratórios farmacêuticos que fabricam esses anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares foi encaminhado para o Governo Federal, que ficou responsável por realizar a distribuição para os Estados por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Mas, de acordo com Gorinchteyn, o número de doses enviadas até o momento é "ínfima".

O secretário de Saúde de São Paulo revelou que nos últimos 40 dias já encaminhou nove ofícios ao Ministério da Saúde sobre a situação e a redução contínua dos estoques.

Porém, segundo o relato dele, não foi enviada nenhuma resposta.

"À medida que o Governo Federal fez essa requisição emergencial, nós perdemos a possibilidade de adquirir esses produtos. Nós atendemos os nossos hospitais estaduais, mas os municípios também estão pedindo ajuda e nós precisamos acolhê-los", afirmou Gorinchteyn, durante a entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes.

"Precisamos que o governo nos responda, mas de forma ativa. É necessário que o país tenha um estoque desses medicamentos por muito mais tempo, pois estamos num momento muito dramático", completou.

Já o governador João Doria fez um apelo direto ao novo ministro da saSúde. "O ministro Marcelo Queiroga tem mostrado boa vontade e sensibilidade na defesa da ciência. Que ele se sinta compelido pela situação e resolva o envio dos insumos".

E não é só São Paulo que levantou preocupações sobre a disponibilidade do kit intubação.

Nos últimos dias, representantes de Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia e outros Estados também fizeram manifestações e alertas sobre a escassez dessas medicações.

'Situação desesperadora'

Um levantamento da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) indica que 160 unidades de saúde que fazem atendimento dos casos graves de covid-19 tem estoque para, no máximo, os próximos três a cinco dias.

"Monitoramos a situação por meio de um grupo online com mais de 200 hospitais e a cada dia a situação é mais desesperadora. Mesmo os hospitais que apontam entre 8 e 10 dias de estoque, a situação é delicada, pois são instituições maiores, que também recebem grande volume de novas internações a cada dia e, dependendo da região, o estoque cai bruscamente de um dia para o outro", explica Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp, por meio de nota enviada à imprensa.

No estado paulista, cidades como Matão, Guarujá, Votuporanga e Fernandópolis só possuem uma quantia suficiente para dois ou três dias.

Rogatti declara também que os gestores hospitalares não têm conseguido encontrar fornecedores para realizar as compras.

"A Secretaria estadual tem ajudado, mas também não está conseguindo grandes volumes. Estamos batalhando por importações que estão sendo lideradas pela Confederação das Santas Casas, mas os estoques no exterior também não estão disponíveis e tememos pelo pior. Se o volume de internação não cair rapidamente, não conseguiremos repor os estoques e será uma situação trágica", alerta.

Outro levantamento feito pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) no dia 7 de abril já antecipava para uma possível falta dos remédios de kit intubação, oxigênio e anestésicos.

Na pesquisa feita com 88 instituições, 75% delas disseram que só teriam estoque para mais uma semana.

"Os associados da Anahp, em um esforço emergencial, definiram a estratégia de acesso e estão realizando importações extraordinárias dos produtos em falta, com total apoio e agilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que alterou procedimentos administrativos de modo a permitir as importações no menor tempo possível", relatou a diretoria da entidade em nota.

A resposta do governo

A reportagem da BBC News Brasil entrou em contato com a assessoria de comunicação do Ministério da Saúde, que nos respondeu por meio de uma nota enviada por e-mail.

O texto informa que o ministério "já distribuiu aos estados e municípios mais de 8 milhões de medicamentos para intubação de pacientes ao longo da pandemia. Nesta semana, um grupo de empresas vai doar mais de 3,4 milhões de medicamentos, que serão distribuídos imediatamente aos entes federativos. Além disso, está em andamento dois pregões e uma compra direta via OPAS [Organização Pan-Americana de Saúde]".

"A pasta esclarece que todos os acordos feitos para aquisição de medicamentos de intubação orotraqueal (IOT) respeitam a realidade de cada fabricante, os contratos fechados anteriormente e a necessidade do Brasil, contemplando hospitais públicos e privados nas regiões com maior risco de desabastecimento", finaliza a nota.

Anúncios e pendências

Durante a coletiva, Doria também anunciou que 2,2 milhões de paulistas com idade entre 60 e 64 anos serão vacinados entre o final de abril e o começo de maio.

"A vacinação dependerá da entrega da vacina de Astrazeneca/Oxford pela Fiocruz. A Fiocruz informou o Governo do Estado de São Paulo, os governadores e o Ministério da Saúde sobre a entrega da vacina. Essas pessoas nessas faixas etárias serão vacinadas majoritariamente com a vacina da Fiocruz, mas também com a vacina do Butantan."

Com os idosos de todas as faixas etárias imunizados, a próxima etapa da campanha de vacinação deve focar em indivíduos portadores de doenças crônicas que apresentam maior risco de agravamento da covid-19.

"Seguindo o planejamento do Programa Nacional de Imunizações, o PNI, assim que finalizarmos a proteção das pessoas com 60 anos ou mais, vamos começar a trabalhar com os indivíduos com comorbidades", anunciou Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI) de São Paulo.

A especialista, porém, demonstrou certa preocupação com os seguidos atrasos nas entregas das vacinas de AstraZeneca/Oxford pela Fiocruz.

"A expectativa era que o Estado de São Paulo recebesse em abril 720 mil doses, mas só chegaram 510 mil. Temos que acompanhar o quantitativo total e precisamos de mais doses", vislumbra.

Sobre a CoronaVac, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que os resultados de um estudo clínico divulgados recentemente não alterarão em nada as campanhas de vacinação que já estão em curso.

No último domingo (11/04), novos dados sobre o imunizante desenvolvido por Sinovac e Instituto Butantan revelaram que esperar um intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose aumenta a taxa de eficácia contra o coronavírus.

Até o momento, as autoridades orientavam aguardar de 14 a 28 dias entre as duas aplicações.

"Essa descoberta não impacta o nosso cronograma e a orientação segue para que as pessoas respeitem esse intervalo de até 28 dias. Isso permitirá um aumento da eficácia da vacina, como aponta o nosso estudo clínico", explicou.

Por fim, Doria disse não ver problemas na instauração da CPI da pandemia no Senado e na possível investigação não só do Governo Federal, mas também de estados e municípios.

"Quem não deve, não teme. Apoio meu partido sobre a CPI que está sendo instalada e discutida no Senado para avaliar aquilo que o Governo Federal deixou de fazer", declarou.

"Acabo de ver que Bolsonaro fez um pronunciamento onde afirmou a apoiadores, que são malucos como ele, que espera alguma sinalização para tomar providências. O que ele deveria fazer é ter compaixão e proteção à população de seu país", comentou.

"Com o negacionismo, o senhor [Bolsonaro] é responsável por uma parcela considerável de mortes por covid-19 no país. O senhor deveria ter dado vacina, e não cloroquina, aos brasileiros", completou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ARDPV publica planejamento estratégico para o período de 2026 a 2029

ARDPV publica planejamento estratégico para o período de 2026 a 2029

Documento define metas, prioridades e diretrizes para orientar a atuação da Agência nos próximos anos.
L
Obra de drenagem muda realidade de moradores no bairro Lagoa

Obra de drenagem muda realidade de moradores no bairro Lagoa

Intervenção da Prefeitura de Porto Velho reduz alagamentos e melhora qualidade de vida.
L
Coluna Espaço Aberto – Silvio Santos, a isenção como legado e o ruído da intolerância

Coluna Espaço Aberto – Silvio Santos, a isenção como legado e o ruído da intolerância

Defender o respeito ao público não é tomar partido.
L
Ministras defendem rede de proteção e denúncias contra violência ao idoso

Ministras defendem rede de proteção e denúncias contra violência ao idoso

Durante a abertura da conferência nacional em Brasília, autoridades destacaram a importância do Disque 100 e anunciaram a criação de um fórum para mulheres.
L
Filmes brasileiros avançam para a lista de finalistas do Oscar 2026

Filmes brasileiros avançam para a lista de finalistas do Oscar 2026

Três produções nacionais seguem na disputa pela estatueta, com destaque para o longa de Kleber Mendonça Filho e o documentário de Petra Costa.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senado aprova política nacional de incentivo à formação de professores

Senado aprova política nacional de incentivo à formação de professores

O projeto de lei que institui bolsas para estudantes de licenciatura e apoio financeiro para docentes em áreas carentes segue para sanção presidencial.
L
Laudo da PF confirma que Bolsonaro tentou violar tornozeleira com solda

Laudo da PF confirma que Bolsonaro tentou violar tornozeleira com solda

Peritos federais identificaram danos grosseiros no equipamento eletrônico após o ex-presidente confessar a tentativa de rompimento durante sua prisão domiciliar.
L
Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

A variante do influenza detectada no Pará é considerada um caso importado e não indica a existência de um surto ou transmissão local no país.
L
Senado aprova redução de pena para condenados pelo 8 de janeiro

Senado aprova redução de pena para condenados pelo 8 de janeiro

O projeto de lei que altera o cálculo das punições para atos antidemocráticos segue para sanção presidencial após receber 48 votos favoráveis nesta quarta-feira.
L
STF garante benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

STF garante benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

O Supremo Tribunal Federal validou nesta terça-feira o direito de mulheres afastadas do trabalho por violência doméstica receberem auxílio financeiro por até seis meses.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bagattoli vota a favor de projeto que reduz penas do 8 de Janeiro e defende justiça às famílias

Bagattoli vota a favor de projeto que reduz penas do 8 de Janeiro e defende justiça às famílias

Senador afirma que texto aprovado representa avanço para corrigir punições consideradas desproporcionais.
L
Jair Bolsonaro solicita autorização para fisioterapia na prisão

Jair Bolsonaro solicita autorização para fisioterapia na prisão

A defesa do ex-presidente argumenta que as sessões diárias são necessárias para a manutenção do condicionamento físico e readequação postural durante o cumprimento da pena.
L
STF torna réus acusados de tentar explodir bomba no Aeroporto de Brasília

STF torna réus acusados de tentar explodir bomba no Aeroporto de Brasília

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu por unanimidade abrir ação penal contra três homens envolvidos na tentativa de atentado ocorrida em dezembro de 2022.
L
Lula defende que combate à violência contra a mulher seja prioridade

Lula defende que combate à violência contra a mulher seja prioridade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou os poderes Judiciário e Legislativo para criar medidas conjuntas e destacou a importância da educação nas escolas.
L
Pedro Fernandes defende estado de calamidade para o leite e propõe CPI em audiência pública em Ariquemes

Pedro Fernandes defende estado de calamidade para o leite e propõe CPI em audiência pública em Ariquemes

O deputado defende estado de calamidade para o leite e abertura de CPI durante audiência pública que debateu a crise do preço do leite em Rondônia.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso por estelionato após comprar carro com dados falsos

Homem é preso por estelionato após comprar carro com dados falsos

O suspeito foi localizado escondido em uma residência em Rolim de Moura depois que a vítima divulgou imagens do veículo nas redes sociais.
12
Dois acidentes com caminhões são registrados próximos a Vilhena

Dois acidentes com caminhões são registrados próximos a Vilhena

Colisões ocorreram nas rodovias BR-174 e BR-364 em um intervalo de menos de 24 horas, resultando em danos materiais severos nos veículos.
16
FICCO deflagra operação contra integrantes de facção criminosa sediada em Porto Velho

FICCO deflagra operação contra integrantes de facção criminosa sediada em Porto Velho

A FICCO deflagrou operação nesta quinta-feira para desarticular facção que exercia controle territorial sobre áreas habitadas por mais de 81 mil pessoas.
12
Criminoso morre em confronto durante operação do Ministério Público

Criminoso morre em confronto durante operação do Ministério Público

Wesley R. C. faleceu após reagir a uma abordagem do BPTAR no bairro Cascalheira durante o cumprimento de mandados da Operação Audácia 7.
18
Suspeito de furto em posto é agredido por populares em Porto Velho

Suspeito de furto em posto é agredido por populares em Porto Velho

Um homem de 36 anos foi espancado na noite desta quarta-feira após ser flagrado furtando um ventilador em um estabelecimento comercial no bairro Socialista.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputados aprovam projeto que valoriza o artesanato produzido em Rondônia

Deputados aprovam projeto que valoriza o artesanato produzido em Rondônia

Lei obriga uso do “fazer rondoniense” como presente institucional em eventos oficiais.
L
Governo de Rondônia forma 70 alunos de oito cursos técnicos em Porto Velho

Governo de Rondônia forma 70 alunos de oito cursos técnicos em Porto Velho

Cerimônia reforça papel do ensino profissionalizante na geração de emprego e incentivo ao empreendedorismo.
L
Governo de Rondônia amplia monitoramento ambiental com lançamento da Sala de Situação

Governo de Rondônia amplia monitoramento ambiental com lançamento da Sala de Situação

Ferramenta reúne dados em tempo real para reforçar combate a incêndios e apoiar decisões estratégicas.
L
Venezuela solicita reunião do Conselho de Segurança da ONU

Venezuela solicita reunião do Conselho de Segurança da ONU

O governo de Nicolás Maduro acusa os Estados Unidos de agressão contínua após nova ordem de bloqueio a petroleiros sancionados.
L

Recebimento de Licença Ambiental (LAO): TRANSPORTADORA PLANALTO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO).
L
Natal de Luz do Parque da Cidade atrai quase meio milhão de visitantes

Natal de Luz do Parque da Cidade atrai quase meio milhão de visitantes

Atrações inéditas reforçam sucesso do evento em Porto Velho.
L
Sakamoto Days terá filme live action com estreia marcada para 2026

Sakamoto Days terá filme live action com estreia marcada para 2026

Adaptação promete fidelidade ao mangá e mistura intensa de ação e humor.
L
Motociclista morre em acidente com carreta na BR-364

Motociclista morre em acidente com carreta na BR-364

Greison Fernandes Barroso faleceu nesta quarta-feira após ser atingido por um veículo de carga próximo à Estrada dos Japoneses em Porto Velho.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.