QUARTA-FEIRA, 11/03/2026

Em destaque

Ministério da Saúde cometeu ‘erro gravíssimo’ ao confiscar insumos para kit intubação

Esses fármacos são essenciais para os casos graves de covid-19, em que o paciente precisa ser intubado.

Publicado em 

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (14/04), Doria reforçou e ampliou um protesto feito horas antes pelo secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, que revelou ter enviado nove ofícios ao Governo Federal pedindo auxílio na compra de remédios como anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares.

Esses fármacos são essenciais para os casos graves de covid-19, em que o paciente precisa ser intubado.

Sem eles, não é possível realizar de forma satisfatória o procedimento que garante a chegada de oxigênio aos pulmões nos quadros mais críticos da doença.

"O Ministério da Saúde cometeu um erro gravíssimo ao confiscar os insumos que as empresas produzem. Isso foi realizado na gestão do ministro anterior, Eduardo Pazuello, mas ainda não foi suspenso", disse Doria.

"Nenhum governo estadual, municipal ou instituições privadas pode adquirir esses insumos porque as empresas receberam um confisco, um sequestro do Governo Federal. Gostaríamos de saber por que o Ministério da Saúde não faz a distribuição desse material aos Estados, que podem levar até a ponta, nos hospitais", completou.

De acordo com os cálculos de Gorinchteyn, o Estado paulista precisa receber essas medicações em até 24 horas para conseguir abastecer 643 hospitais pelos próximos dez dias.

Nas palavras do secretário, a situação é "gravíssima" e o sistema de saúde está na "iminência do colapso" por causa da escassez desses medicamentos.

Entenda o imbróglio

Quando a pandemia começou a ficar ainda mais grave, no início de março de 2021, o Ministério da Saúde tomou uma série de medidas administrativas para centralizar a compra dos remédios do chamado kit intubação.

Com isso, todo o excedente de produção dos laboratórios farmacêuticos que fabricam esses anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares foi encaminhado para o Governo Federal, que ficou responsável por realizar a distribuição para os Estados por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Mas, de acordo com Gorinchteyn, o número de doses enviadas até o momento é "ínfima".

O secretário de Saúde de São Paulo revelou que nos últimos 40 dias já encaminhou nove ofícios ao Ministério da Saúde sobre a situação e a redução contínua dos estoques.

Porém, segundo o relato dele, não foi enviada nenhuma resposta.

"À medida que o Governo Federal fez essa requisição emergencial, nós perdemos a possibilidade de adquirir esses produtos. Nós atendemos os nossos hospitais estaduais, mas os municípios também estão pedindo ajuda e nós precisamos acolhê-los", afirmou Gorinchteyn, durante a entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes.

"Precisamos que o governo nos responda, mas de forma ativa. É necessário que o país tenha um estoque desses medicamentos por muito mais tempo, pois estamos num momento muito dramático", completou.

Já o governador João Doria fez um apelo direto ao novo ministro da saSúde. "O ministro Marcelo Queiroga tem mostrado boa vontade e sensibilidade na defesa da ciência. Que ele se sinta compelido pela situação e resolva o envio dos insumos".

E não é só São Paulo que levantou preocupações sobre a disponibilidade do kit intubação.

Nos últimos dias, representantes de Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia e outros Estados também fizeram manifestações e alertas sobre a escassez dessas medicações.

'Situação desesperadora'

Um levantamento da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) indica que 160 unidades de saúde que fazem atendimento dos casos graves de covid-19 tem estoque para, no máximo, os próximos três a cinco dias.

"Monitoramos a situação por meio de um grupo online com mais de 200 hospitais e a cada dia a situação é mais desesperadora. Mesmo os hospitais que apontam entre 8 e 10 dias de estoque, a situação é delicada, pois são instituições maiores, que também recebem grande volume de novas internações a cada dia e, dependendo da região, o estoque cai bruscamente de um dia para o outro", explica Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp, por meio de nota enviada à imprensa.

No estado paulista, cidades como Matão, Guarujá, Votuporanga e Fernandópolis só possuem uma quantia suficiente para dois ou três dias.

Rogatti declara também que os gestores hospitalares não têm conseguido encontrar fornecedores para realizar as compras.

"A Secretaria estadual tem ajudado, mas também não está conseguindo grandes volumes. Estamos batalhando por importações que estão sendo lideradas pela Confederação das Santas Casas, mas os estoques no exterior também não estão disponíveis e tememos pelo pior. Se o volume de internação não cair rapidamente, não conseguiremos repor os estoques e será uma situação trágica", alerta.

Outro levantamento feito pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) no dia 7 de abril já antecipava para uma possível falta dos remédios de kit intubação, oxigênio e anestésicos.

Na pesquisa feita com 88 instituições, 75% delas disseram que só teriam estoque para mais uma semana.

"Os associados da Anahp, em um esforço emergencial, definiram a estratégia de acesso e estão realizando importações extraordinárias dos produtos em falta, com total apoio e agilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que alterou procedimentos administrativos de modo a permitir as importações no menor tempo possível", relatou a diretoria da entidade em nota.

A resposta do governo

A reportagem da BBC News Brasil entrou em contato com a assessoria de comunicação do Ministério da Saúde, que nos respondeu por meio de uma nota enviada por e-mail.

O texto informa que o ministério "já distribuiu aos estados e municípios mais de 8 milhões de medicamentos para intubação de pacientes ao longo da pandemia. Nesta semana, um grupo de empresas vai doar mais de 3,4 milhões de medicamentos, que serão distribuídos imediatamente aos entes federativos. Além disso, está em andamento dois pregões e uma compra direta via OPAS [Organização Pan-Americana de Saúde]".

"A pasta esclarece que todos os acordos feitos para aquisição de medicamentos de intubação orotraqueal (IOT) respeitam a realidade de cada fabricante, os contratos fechados anteriormente e a necessidade do Brasil, contemplando hospitais públicos e privados nas regiões com maior risco de desabastecimento", finaliza a nota.

Anúncios e pendências

Durante a coletiva, Doria também anunciou que 2,2 milhões de paulistas com idade entre 60 e 64 anos serão vacinados entre o final de abril e o começo de maio.

"A vacinação dependerá da entrega da vacina de Astrazeneca/Oxford pela Fiocruz. A Fiocruz informou o Governo do Estado de São Paulo, os governadores e o Ministério da Saúde sobre a entrega da vacina. Essas pessoas nessas faixas etárias serão vacinadas majoritariamente com a vacina da Fiocruz, mas também com a vacina do Butantan."

Com os idosos de todas as faixas etárias imunizados, a próxima etapa da campanha de vacinação deve focar em indivíduos portadores de doenças crônicas que apresentam maior risco de agravamento da covid-19.

"Seguindo o planejamento do Programa Nacional de Imunizações, o PNI, assim que finalizarmos a proteção das pessoas com 60 anos ou mais, vamos começar a trabalhar com os indivíduos com comorbidades", anunciou Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI) de São Paulo.

A especialista, porém, demonstrou certa preocupação com os seguidos atrasos nas entregas das vacinas de AstraZeneca/Oxford pela Fiocruz.

"A expectativa era que o Estado de São Paulo recebesse em abril 720 mil doses, mas só chegaram 510 mil. Temos que acompanhar o quantitativo total e precisamos de mais doses", vislumbra.

Sobre a CoronaVac, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que os resultados de um estudo clínico divulgados recentemente não alterarão em nada as campanhas de vacinação que já estão em curso.

No último domingo (11/04), novos dados sobre o imunizante desenvolvido por Sinovac e Instituto Butantan revelaram que esperar um intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose aumenta a taxa de eficácia contra o coronavírus.

Até o momento, as autoridades orientavam aguardar de 14 a 28 dias entre as duas aplicações.

"Essa descoberta não impacta o nosso cronograma e a orientação segue para que as pessoas respeitem esse intervalo de até 28 dias. Isso permitirá um aumento da eficácia da vacina, como aponta o nosso estudo clínico", explicou.

Por fim, Doria disse não ver problemas na instauração da CPI da pandemia no Senado e na possível investigação não só do Governo Federal, mas também de estados e municípios.

"Quem não deve, não teme. Apoio meu partido sobre a CPI que está sendo instalada e discutida no Senado para avaliar aquilo que o Governo Federal deixou de fazer", declarou.

"Acabo de ver que Bolsonaro fez um pronunciamento onde afirmou a apoiadores, que são malucos como ele, que espera alguma sinalização para tomar providências. O que ele deveria fazer é ter compaixão e proteção à população de seu país", comentou.

"Com o negacionismo, o senhor [Bolsonaro] é responsável por uma parcela considerável de mortes por covid-19 no país. O senhor deveria ter dado vacina, e não cloroquina, aos brasileiros", completou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho envia missão para mapear comunidades do Baixo Madeira

Prefeitura de Porto Velho envia missão para mapear comunidades do Baixo Madeira

Caravana com mais de 40 servidores percorre distritos e comunidades ribeirinhas para monitoramento, levantamento de demandas e entrega de mantimentos.
L
Inspire-se reúne TRE, MP, Defensoria e TJRO em mutirão para mulheres

Inspire-se reúne TRE, MP, Defensoria e TJRO em mutirão para mulheres

Ação no Porto Velho Shopping oferece serviços eleitorais, orientação jurídica e acolhimento a mulheres nesta quarta-feira.
L
Morte de estudante do Ifro comove colegas e leva instituição a decretar luto em Porto Velho

Morte de estudante do Ifro comove colegas e leva instituição a decretar luto em Porto Velho

Acidente ocorreu na manhã de terça-feira (10), na capital; jovem será velado na quarta-feira (11), às 8h, com cortejo fúnebre previsto para as 15h30 com sepultamento no Cemitério Recanto da Paz.
L
MPRO atua em júri e agente condenado por homicídio morre após reagir à prisão

MPRO atua em júri e agente condenado por homicídio morre após reagir à prisão

Réu foi condenado a 18 anos pela morte de policial militar ocorrida em 2013; após a sentença, reagiu à abordagem da PM em Machadinho do Oeste e acabou baleado.
L
Capacitação qualifica condutores de transporte de carga indivisível em Rondônia

Capacitação qualifica condutores de transporte de carga indivisível em Rondônia

Parceria entre DER-RO e Detran-RO promove curso em Porto Velho para servidores que atuam no transporte de cargas especiais nas rodovias do estado.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Estreias da semana no cinema trazem suspense, terror e promoção especial

Filmes Missão Refúgio, POV: Presença Oculta e Iron Lung chegam às telonas, enquanto o Cine Araújo prepara promoções especiais em Porto Velho com ingressos a preços reduzidos.
L
Torcedores soltam fogos próximo a hotel onde está time do Atlético-GO antes de jogo contra o Gazin Porto Velho

Torcedores soltam fogos próximo a hotel onde está time do Atlético-GO antes de jogo contra o Gazin Porto Velho

A madrugada desta quarta-feira foi marcada por um episódio de pressão da torcida antes do confronto pela Copa do Brasil entre o Gazin Porto Velho e o Atlético Goianiense.
L
Porto Velho abre inscrições para Fórum de Mudanças Climáticas

Porto Velho abre inscrições para Fórum de Mudanças Climáticas

Evento promovido pela Sema será realizado no Teatro Banzeiros e reunirá especialistas, estudantes e comunidade para discutir soluções ambientais para o município.
L
Senado aprova criação de 24 mil cargos e reestruturação no serviço público

Senado aprova criação de 24 mil cargos e reestruturação no serviço público

Projeto de lei foca na expansão do ensino superior e técnico federal com a criação de novas carreiras e do Instituto Federal do Sertão Paraibano.
L
Anvisa aprova novos medicamentos para diabetes, câncer e doença rara

Anvisa aprova novos medicamentos para diabetes, câncer e doença rara

Publicação no Diário Oficial da União autoriza o registro de três terapias biológicas inovadoras para pacientes com condições graves no Brasil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedro Fernandes solicita e DER inicia manutenção na RO-459 em Rio Crespo

Pedro Fernandes solicita e DER inicia manutenção na RO-459 em Rio Crespo

Serviços de tapa-buracos buscam melhorar a trafegabilidade da rodovia que liga o município à BR-364 e garantir mais segurança para motoristas e produtores rurais.
L
Pedro Fernandes articula melhorias na RO-205 em reunião com o DER

Pedro Fernandes articula melhorias na RO-205 em reunião com o DER

Encontro com lideranças de Cujubim definiu início de operação tapa-buracos, limpeza lateral da rodovia e pavimentação em trecho urbano do município.
L
Pedro Fernandes solicita e manutenção na RO-101 começa em União Bandeirantes

Pedro Fernandes solicita e manutenção na RO-101 começa em União Bandeirantes

Serviços realizados pelo DER atendem pedido do deputado e da comunidade para melhorar a trafegabilidade da estrada no distrito de Porto Velho.
L
Argentina concede refúgio permanente a condenado pelos atos de 8 de janeiro

Argentina concede refúgio permanente a condenado pelos atos de 8 de janeiro

Decisão da Comissão Nacional de Refugiados impede a extradição de Joel Borges Corrêa ao Brasil sob a justificativa de fundado temor de perseguição política.
L
Toffoli limita suspensão de processos sobre cancelamento de voos

Toffoli limita suspensão de processos sobre cancelamento de voos

Ministro esclarece que apenas ações motivadas por força maior, como mau tempo, devem ser paralisadas; falhas de serviço continuam com tramitação normal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fica ferido após colisão com caminhonete no acesso ao Savana Park

Motociclista fica ferido após colisão com caminhonete no acesso ao Savana Park

Segundo acidente registrado no mesmo local em menos de 12 horas reforça periculosidade do trevo para quem tenta atravessar a rodovia.
14
Veículo e carro de aplicativo colidem no trevo do Savana Park

Veículo e carro de aplicativo colidem no trevo do Savana Park

Trecho conhecido pelo alto índice de ocorrências registra novo acidente durante manobra de retorno; ninguém ficou ferido.
12
Cruzamento perigoso registra segundo acidente em menos de 24 horas

Cruzamento perigoso registra segundo acidente em menos de 24 horas

Colisão entre carro e moto na manhã desta terça-feira ocorre no mesmo ponto onde dois veículos colidiram no dia anterior.
10
Câmeras registram execução a tiros em bar no centro

Câmeras registram execução a tiros em bar no centro

Crime ocorreu na madrugada de sábado e mobilizou forças de segurança de Mato Grosso; suspeito usava capacete e luvas para dificultar identificação.
18
Ex-morador de Cerejeiras é encontrado sem vida em apartamento no centro

Ex-morador de Cerejeiras é encontrado sem vida em apartamento no centro

Thiago Pereira Lopes, de 34 anos, trabalhava no comércio local; indícios apontam para morte autoprovocada.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental [LP, LI]: EVERALDO RODRIGUES SANTOS

Licença prévia e licença de instalação (LAMP).
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI): ISRAEL NERES SENA

Licença prévia e licença de instalação.
L
2ª temporada de One Piece tem quantos episódios? Veja tempo de maratona

2ª temporada de One Piece tem quantos episódios? Veja tempo de maratona

Nova temporada da série da Netflix conta com oito episódios e ultrapassa oito horas de duração total para quem quiser assistir tudo de uma vez.
L
Por que Resident Evil se chama Biohazard no Japão?

Por que Resident Evil se chama Biohazard no Japão?

Diferença surgiu por questões legais nos Estados Unidos; nome internacional foi escolhido após concurso interno da Capcom.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI): ARGUS PARTICIPACOES S/S LTDA

Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação.
L
Encontro capacita viveiristas para fortalecer recuperação ambiental em RO

Encontro capacita viveiristas para fortalecer recuperação ambiental em RO

Evento em Rolim de Moura reúne técnicos e instituições parceiras para aprimorar produção de mudas e incentivar ações de desenvolvimento sustentável.
L
Motorista faz conversão proibida e causa grave acidente com Policial Militar na Rio Madeira

Motorista faz conversão proibida e causa grave acidente com Policial Militar na Rio Madeira

Com a batida a vítima sofreu várias lesões e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
16
Cães abandonados em imóvel à venda geram alerta de maus-tratos em RO

Cães abandonados em imóvel à venda geram alerta de maus-tratos em RO

Animais foram deixados trancados pela antiga moradora; vizinhos relatam latidos constantes e falta de assistência básica.
10
Nova 364 participa de blitz educativa contra queimadas em Rondônia

Nova 364 participa de blitz educativa contra queimadas em Rondônia

Ação realizada em parceria com a Sedam orientou motoristas sobre riscos ambientais, à saúde e à segurança nas rodovias durante campanha de prevenção a incêndios florestais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.