TERÇA-FEIRA, 25/11/2025

Em destaque

Ministério da Saúde cometeu ‘erro gravíssimo’ ao confiscar insumos para kit intubação

Esses fármacos são essenciais para os casos graves de covid-19, em que o paciente precisa ser intubado.

Publicado em 

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (14/04), Doria reforçou e ampliou um protesto feito horas antes pelo secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, que revelou ter enviado nove ofícios ao Governo Federal pedindo auxílio na compra de remédios como anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares.

Esses fármacos são essenciais para os casos graves de covid-19, em que o paciente precisa ser intubado.

Sem eles, não é possível realizar de forma satisfatória o procedimento que garante a chegada de oxigênio aos pulmões nos quadros mais críticos da doença.

"O Ministério da Saúde cometeu um erro gravíssimo ao confiscar os insumos que as empresas produzem. Isso foi realizado na gestão do ministro anterior, Eduardo Pazuello, mas ainda não foi suspenso", disse Doria.

"Nenhum governo estadual, municipal ou instituições privadas pode adquirir esses insumos porque as empresas receberam um confisco, um sequestro do Governo Federal. Gostaríamos de saber por que o Ministério da Saúde não faz a distribuição desse material aos Estados, que podem levar até a ponta, nos hospitais", completou.

De acordo com os cálculos de Gorinchteyn, o Estado paulista precisa receber essas medicações em até 24 horas para conseguir abastecer 643 hospitais pelos próximos dez dias.

Nas palavras do secretário, a situação é "gravíssima" e o sistema de saúde está na "iminência do colapso" por causa da escassez desses medicamentos.

Entenda o imbróglio

Quando a pandemia começou a ficar ainda mais grave, no início de março de 2021, o Ministério da Saúde tomou uma série de medidas administrativas para centralizar a compra dos remédios do chamado kit intubação.

Com isso, todo o excedente de produção dos laboratórios farmacêuticos que fabricam esses anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares foi encaminhado para o Governo Federal, que ficou responsável por realizar a distribuição para os Estados por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Mas, de acordo com Gorinchteyn, o número de doses enviadas até o momento é "ínfima".

O secretário de Saúde de São Paulo revelou que nos últimos 40 dias já encaminhou nove ofícios ao Ministério da Saúde sobre a situação e a redução contínua dos estoques.

Porém, segundo o relato dele, não foi enviada nenhuma resposta.

"À medida que o Governo Federal fez essa requisição emergencial, nós perdemos a possibilidade de adquirir esses produtos. Nós atendemos os nossos hospitais estaduais, mas os municípios também estão pedindo ajuda e nós precisamos acolhê-los", afirmou Gorinchteyn, durante a entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes.

"Precisamos que o governo nos responda, mas de forma ativa. É necessário que o país tenha um estoque desses medicamentos por muito mais tempo, pois estamos num momento muito dramático", completou.

Já o governador João Doria fez um apelo direto ao novo ministro da saSúde. "O ministro Marcelo Queiroga tem mostrado boa vontade e sensibilidade na defesa da ciência. Que ele se sinta compelido pela situação e resolva o envio dos insumos".

E não é só São Paulo que levantou preocupações sobre a disponibilidade do kit intubação.

Nos últimos dias, representantes de Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia e outros Estados também fizeram manifestações e alertas sobre a escassez dessas medicações.

'Situação desesperadora'

Um levantamento da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) indica que 160 unidades de saúde que fazem atendimento dos casos graves de covid-19 tem estoque para, no máximo, os próximos três a cinco dias.

"Monitoramos a situação por meio de um grupo online com mais de 200 hospitais e a cada dia a situação é mais desesperadora. Mesmo os hospitais que apontam entre 8 e 10 dias de estoque, a situação é delicada, pois são instituições maiores, que também recebem grande volume de novas internações a cada dia e, dependendo da região, o estoque cai bruscamente de um dia para o outro", explica Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp, por meio de nota enviada à imprensa.

No estado paulista, cidades como Matão, Guarujá, Votuporanga e Fernandópolis só possuem uma quantia suficiente para dois ou três dias.

Rogatti declara também que os gestores hospitalares não têm conseguido encontrar fornecedores para realizar as compras.

"A Secretaria estadual tem ajudado, mas também não está conseguindo grandes volumes. Estamos batalhando por importações que estão sendo lideradas pela Confederação das Santas Casas, mas os estoques no exterior também não estão disponíveis e tememos pelo pior. Se o volume de internação não cair rapidamente, não conseguiremos repor os estoques e será uma situação trágica", alerta.

Outro levantamento feito pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) no dia 7 de abril já antecipava para uma possível falta dos remédios de kit intubação, oxigênio e anestésicos.

Na pesquisa feita com 88 instituições, 75% delas disseram que só teriam estoque para mais uma semana.

"Os associados da Anahp, em um esforço emergencial, definiram a estratégia de acesso e estão realizando importações extraordinárias dos produtos em falta, com total apoio e agilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que alterou procedimentos administrativos de modo a permitir as importações no menor tempo possível", relatou a diretoria da entidade em nota.

A resposta do governo

A reportagem da BBC News Brasil entrou em contato com a assessoria de comunicação do Ministério da Saúde, que nos respondeu por meio de uma nota enviada por e-mail.

O texto informa que o ministério "já distribuiu aos estados e municípios mais de 8 milhões de medicamentos para intubação de pacientes ao longo da pandemia. Nesta semana, um grupo de empresas vai doar mais de 3,4 milhões de medicamentos, que serão distribuídos imediatamente aos entes federativos. Além disso, está em andamento dois pregões e uma compra direta via OPAS [Organização Pan-Americana de Saúde]".

"A pasta esclarece que todos os acordos feitos para aquisição de medicamentos de intubação orotraqueal (IOT) respeitam a realidade de cada fabricante, os contratos fechados anteriormente e a necessidade do Brasil, contemplando hospitais públicos e privados nas regiões com maior risco de desabastecimento", finaliza a nota.

Anúncios e pendências

Durante a coletiva, Doria também anunciou que 2,2 milhões de paulistas com idade entre 60 e 64 anos serão vacinados entre o final de abril e o começo de maio.

"A vacinação dependerá da entrega da vacina de Astrazeneca/Oxford pela Fiocruz. A Fiocruz informou o Governo do Estado de São Paulo, os governadores e o Ministério da Saúde sobre a entrega da vacina. Essas pessoas nessas faixas etárias serão vacinadas majoritariamente com a vacina da Fiocruz, mas também com a vacina do Butantan."

Com os idosos de todas as faixas etárias imunizados, a próxima etapa da campanha de vacinação deve focar em indivíduos portadores de doenças crônicas que apresentam maior risco de agravamento da covid-19.

"Seguindo o planejamento do Programa Nacional de Imunizações, o PNI, assim que finalizarmos a proteção das pessoas com 60 anos ou mais, vamos começar a trabalhar com os indivíduos com comorbidades", anunciou Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI) de São Paulo.

A especialista, porém, demonstrou certa preocupação com os seguidos atrasos nas entregas das vacinas de AstraZeneca/Oxford pela Fiocruz.

"A expectativa era que o Estado de São Paulo recebesse em abril 720 mil doses, mas só chegaram 510 mil. Temos que acompanhar o quantitativo total e precisamos de mais doses", vislumbra.

Sobre a CoronaVac, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que os resultados de um estudo clínico divulgados recentemente não alterarão em nada as campanhas de vacinação que já estão em curso.

No último domingo (11/04), novos dados sobre o imunizante desenvolvido por Sinovac e Instituto Butantan revelaram que esperar um intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose aumenta a taxa de eficácia contra o coronavírus.

Até o momento, as autoridades orientavam aguardar de 14 a 28 dias entre as duas aplicações.

"Essa descoberta não impacta o nosso cronograma e a orientação segue para que as pessoas respeitem esse intervalo de até 28 dias. Isso permitirá um aumento da eficácia da vacina, como aponta o nosso estudo clínico", explicou.

Por fim, Doria disse não ver problemas na instauração da CPI da pandemia no Senado e na possível investigação não só do Governo Federal, mas também de estados e municípios.

"Quem não deve, não teme. Apoio meu partido sobre a CPI que está sendo instalada e discutida no Senado para avaliar aquilo que o Governo Federal deixou de fazer", declarou.

"Acabo de ver que Bolsonaro fez um pronunciamento onde afirmou a apoiadores, que são malucos como ele, que espera alguma sinalização para tomar providências. O que ele deveria fazer é ter compaixão e proteção à população de seu país", comentou.

"Com o negacionismo, o senhor [Bolsonaro] é responsável por uma parcela considerável de mortes por covid-19 no país. O senhor deveria ter dado vacina, e não cloroquina, aos brasileiros", completou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Defesa Civil reforça monitoramento e alerta para riscos de bancos de areia no rio Madeira

Defesa Civil reforça monitoramento e alerta para riscos de bancos de areia no rio Madeira

Órgão orienta ribeirinhos e navegantes sobre navegação segura durante o período.
L
Alero reforça apoio ao 10º Leilão Direito de Viver em benefício do Hospital de Amor

Alero reforça apoio ao 10º Leilão Direito de Viver em benefício do Hospital de Amor

Assembleia mobiliza servidores e visitantes para incentivar doações à campanha solidária.
L
Prefeitura intensifica ações para evitar alagamentos no Ulisses Guimarães

Prefeitura intensifica ações para evitar alagamentos no Ulisses Guimarães

Medidas no bairro Ulisses Guimarães incluem limpeza de canal e drenagem após determinação de Léo Moraes.
L
Estudo revela desigualdade racial no Sistema de Justiça Criminal do Rio de Janeiro

Estudo revela desigualdade racial no Sistema de Justiça Criminal do Rio de Janeiro

Pesquisa do CESeC aponta que pessoas negras são maioria entre os acusados (69%) e condenados (77%) por crimes da Lei de Drogas no estado, com 43% menos chances de receber a oferta de transação penal do que os brancos, e penas de prisão significativamente maiores.
L
Ação orienta idosos em Rondônia sobre nova ferramenta para proteção de saúde e patrimônio

Ação orienta idosos em Rondônia sobre nova ferramenta para proteção de saúde e patrimônio

Escritura de autocuratela permite que o idoso escolha quem cuidará de seus bens e de sua saúde em caso de incapacidade.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Tem Pare e Siga na BR-364! Saiba o que fazer

Rodovia segue com pontos ativos do sistema; Nova 364 orienta condutor sobre procedimentos ao volante
L
Defesa de Jair Bolsonaro não protocola novo recurso no STF contra condenação de 27 anos

Defesa de Jair Bolsonaro não protocola novo recurso no STF contra condenação de 27 anos

O prazo final para a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentar novos embargos de declaração contra a condenação por tentativa de golpe de Estado encerrou-se na segunda-feira (24) sem que um recurso fosse protocolado, o que abre caminho para a execução da pena.
L
Professor defende que Brasil adote o "Mapa do Caminho" para liderar transição energética global

Professor defende que Brasil adote o “Mapa do Caminho” para liderar transição energética global

O diretor acadêmico da Fespsp, Aldo Fornazieri, argumenta que o Brasil deve ser o primeiro país a implementar o Mapa do Caminho — roteiro proposto na COP30 para o afastamento dos combustíveis fósseis — para dar exemplo e assumir a liderança na transição energética, mesmo sem a unanimidade da ONU.
L
Nova regra facilita devolução de Pix em caso de golpe e permite rastrear dinheiro

Nova regra facilita devolução de Pix em caso de golpe e permite rastrear dinheiro

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) já está em vigor, permitindo que as instituições financeiras rastreiem e devolvam valores de Pix fraudulentos mesmo que o dinheiro tenha sido transferido para outras contas. A obrigatoriedade para todos os bancos começa em fevereiro de 2026.
L
Ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira recorre ao STF contra condenação de 19 anos

Ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira recorre ao STF contra condenação de 19 anos

A defesa do general da reserva Paulo Sergio Nogueira, condenado por participação na trama golpista, protocolou novo recurso pedindo a absolvição ou, alternativamente, a redução da pena para 16 anos e quatro meses por erro no cálculo.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Publicidade

POLÍTICA

Flávio Bolsonaro critica restrições e reforça pedido de Bolsonaro ao Senado

Em entrevista, o senador Flávio Bolsonaro relata pedido direto do ex-presidente para que o Senado paute o projeto de ANISTIA e critica possível restrição à alimentação prescrita, chamando a medida de desumana e irresponsável.
L
Projeto Terra Fértil amplia apoio a produtores de Porto Velho

Projeto Terra Fértil amplia apoio a produtores de Porto Velho

Ação Projeto Terra Fértil liderada por Cristiane Lopes e IFRO fortalece agricultura familiar e amplia renda no campo.
L

Ieda Chaves participa de encontro nacional e articula pauta feminina no Legislativo

Durante a 1ª Marcha Nacional dos Deputados Estaduais, Ieda Chaves reforça a pauta feminina no Legislativo e defende mais representação e sensibilidade na política.
L
Anderson Torres solicita cumprir pena na PF ou no Batalhão de Aviação Operacional

Anderson Torres solicita cumprir pena na PF ou no Batalhão de Aviação Operacional

Condenado a 24 anos pela trama golpista, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres pediu ao Supremo Tribunal Federal para que, em caso de execução imediata da sentença, ele cumpra a prisão na Superintendência da Polícia Federal ou no BAVOP.
L
Poder Executivo assume a Corte: um olhar sobre a sucessão interina em Rondônia

Poder Executivo assume a Corte: um olhar sobre a sucessão interina em Rondônia

Presidente do tribunal, Raduan Miguel Filho, assume o cargo até 29 de novembro.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Ladrão entala em porta giratória, fica de cueca e danifica caixas eletrônicos em tentativa frustrada de furto a banco em MG

Um rapaz de 20 anos foi preso pela Polícia Militar em Carangola (MG) após passar quase 20 minutos preso na porta giratória de uma agência, perdendo a bermuda durante o esforço.
14
Homem é atacado com golpes de facão na zona sul

Homem é atacado com golpes de facão na zona sul

De acordo com as primeiras informações, testemunhas acionaram a PM, informando que um homem havia sido atacado com golpes de facão na cabeça por outro indivíduo durante uma briga.
16
Carro é completamente destruído por incêndio na RO-010

Carro é completamente destruído por incêndio na RO-010

Um veículo Gol pegou fogo nesta terça-feira (25) próximo à Linha 196, em Rolim de Moura, ficando totalmente destruído. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados, mas o proprietário do automóvel não foi encontrado no local.
10
Adolescente acusado de ameaçar sargento é detido empurrando motoneta furtada em RO

Adolescente acusado de ameaçar sargento é detido empurrando motoneta furtada em RO

Duas semanas após ser denunciado por ameaçar um sargento da PM, o garoto de 16 anos foi encontrado em uma rua do bairro Jardim Social em companhia de outro adolescente, ambos com uma motoneta Honda Biz com registro de furto.
14
Detento com tornozeleira eletrônica debocha de PMs após ser preso em RO

Detento com tornozeleira eletrônica debocha de PMs após ser preso em RO

O apenado de 44 anos foi preso na madrugada desta segunda-feira (24) na Avenida Curitiba por descumprir o horário determinado pela Justiça, mas manifestou desdém pela ação policial ao ser detido, dizendo que “amanhã já estou solto”.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: UNICLINICAS SERVICOS MEDICOS E DIAGNOSTICOS LTDA

Licença Ambiental Por Declaração n°242/SOL/DLA
L
Formação prepara novos participantes do Serviço Família Acolhedora

Formação prepara novos participantes do Serviço Família Acolhedora

Capacitação reforçou cuidados especializados para acolher crianças e adolescentes.
L
Porto Velho sedia 1º Fórum + Leite RO durante programação da Agrotec

Porto Velho sedia 1º Fórum + Leite RO durante programação da Agrotec

Encontro reunirá instituições para debater desafios e soluções da cadeia do leite.
L
Porto Velho realiza seminário do IPAM sobre previdência e valorização do servidor

Porto Velho realiza seminário do IPAM sobre previdência e valorização do servidor

Evento do IPAM reúne especialistas para discutir compensação previdenciária, saúde mental e regras de aposentadoria.
L
Torneio de xadrez de Jaru reúne jogadores no domingo

Torneio de xadrez de Jaru reúne jogadores no domingo

Competição Torneio de xadrez de Jaru será realizada no Ginásio Sebastião Mesquita e recebe inscritos até 27 de novembro.
L
Gás do Povo inicia recarga gratuita de botijão para 1 milhão de famílias

Gás do Povo inicia recarga gratuita de botijão para 1 milhão de famílias

Programa do governo federal atende dez capitais e prevê beneficiar 15 milhões de famílias até 2026.
L
Família de Rondônia acusa PM de Mato Grosso do Sul por morte de homem em surto psicótico

Família de Rondônia acusa PM de Mato Grosso do Sul por morte de homem em surto psicótico

Os parentes de Rafael da Silva Costa, 35 anos, contestam o boletim de ocorrência e alegam que ele foi agredido e imobilizado com violência por policiais militares em Campo Grande (MS), chegando inconsciente à viatura. A Polícia Civil investiga o caso como morte decorrente de intervenção de agente do Estado.
10
Bebê de 7 meses morre após cair de cabeça em um balde com água

Bebê de 7 meses morre após cair de cabeça em um balde com água

Enoque Morais Santos, de apenas 7 meses, morreu no Hospital Regional de Vilhena (RO) após dar entrada inconsciente. O fatal acidente doméstico ocorreu na zona rural de Comodoro (MT) quando o bebê caiu de cabeça em um balde com água.
18
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado de R$ 18 milhões

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado de R$ 18 milhões

As seis dezenas do concurso 2.943 da Mega-Sena serão sorteadas hoje (25) à noite, com o prêmio principal acumulado em R$ 18 milhões. As apostas podem ser feitas até as 20h30, no horário de Brasília.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.