QUARTA-FEIRA, 21/01/2026

Em destaque

Ministério da Saúde cometeu ‘erro gravíssimo’ ao confiscar insumos para kit intubação

Esses fármacos são essenciais para os casos graves de covid-19, em que o paciente precisa ser intubado.

Publicado em 

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (14/04), Doria reforçou e ampliou um protesto feito horas antes pelo secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, que revelou ter enviado nove ofícios ao Governo Federal pedindo auxílio na compra de remédios como anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares.

Esses fármacos são essenciais para os casos graves de covid-19, em que o paciente precisa ser intubado.

Sem eles, não é possível realizar de forma satisfatória o procedimento que garante a chegada de oxigênio aos pulmões nos quadros mais críticos da doença.

"O Ministério da Saúde cometeu um erro gravíssimo ao confiscar os insumos que as empresas produzem. Isso foi realizado na gestão do ministro anterior, Eduardo Pazuello, mas ainda não foi suspenso", disse Doria.

"Nenhum governo estadual, municipal ou instituições privadas pode adquirir esses insumos porque as empresas receberam um confisco, um sequestro do Governo Federal. Gostaríamos de saber por que o Ministério da Saúde não faz a distribuição desse material aos Estados, que podem levar até a ponta, nos hospitais", completou.

De acordo com os cálculos de Gorinchteyn, o Estado paulista precisa receber essas medicações em até 24 horas para conseguir abastecer 643 hospitais pelos próximos dez dias.

Nas palavras do secretário, a situação é "gravíssima" e o sistema de saúde está na "iminência do colapso" por causa da escassez desses medicamentos.

Entenda o imbróglio

Quando a pandemia começou a ficar ainda mais grave, no início de março de 2021, o Ministério da Saúde tomou uma série de medidas administrativas para centralizar a compra dos remédios do chamado kit intubação.

Com isso, todo o excedente de produção dos laboratórios farmacêuticos que fabricam esses anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares foi encaminhado para o Governo Federal, que ficou responsável por realizar a distribuição para os Estados por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Mas, de acordo com Gorinchteyn, o número de doses enviadas até o momento é "ínfima".

O secretário de Saúde de São Paulo revelou que nos últimos 40 dias já encaminhou nove ofícios ao Ministério da Saúde sobre a situação e a redução contínua dos estoques.

Porém, segundo o relato dele, não foi enviada nenhuma resposta.

"À medida que o Governo Federal fez essa requisição emergencial, nós perdemos a possibilidade de adquirir esses produtos. Nós atendemos os nossos hospitais estaduais, mas os municípios também estão pedindo ajuda e nós precisamos acolhê-los", afirmou Gorinchteyn, durante a entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes.

"Precisamos que o governo nos responda, mas de forma ativa. É necessário que o país tenha um estoque desses medicamentos por muito mais tempo, pois estamos num momento muito dramático", completou.

Já o governador João Doria fez um apelo direto ao novo ministro da saSúde. "O ministro Marcelo Queiroga tem mostrado boa vontade e sensibilidade na defesa da ciência. Que ele se sinta compelido pela situação e resolva o envio dos insumos".

E não é só São Paulo que levantou preocupações sobre a disponibilidade do kit intubação.

Nos últimos dias, representantes de Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia e outros Estados também fizeram manifestações e alertas sobre a escassez dessas medicações.

'Situação desesperadora'

Um levantamento da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) indica que 160 unidades de saúde que fazem atendimento dos casos graves de covid-19 tem estoque para, no máximo, os próximos três a cinco dias.

"Monitoramos a situação por meio de um grupo online com mais de 200 hospitais e a cada dia a situação é mais desesperadora. Mesmo os hospitais que apontam entre 8 e 10 dias de estoque, a situação é delicada, pois são instituições maiores, que também recebem grande volume de novas internações a cada dia e, dependendo da região, o estoque cai bruscamente de um dia para o outro", explica Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp, por meio de nota enviada à imprensa.

No estado paulista, cidades como Matão, Guarujá, Votuporanga e Fernandópolis só possuem uma quantia suficiente para dois ou três dias.

Rogatti declara também que os gestores hospitalares não têm conseguido encontrar fornecedores para realizar as compras.

"A Secretaria estadual tem ajudado, mas também não está conseguindo grandes volumes. Estamos batalhando por importações que estão sendo lideradas pela Confederação das Santas Casas, mas os estoques no exterior também não estão disponíveis e tememos pelo pior. Se o volume de internação não cair rapidamente, não conseguiremos repor os estoques e será uma situação trágica", alerta.

Outro levantamento feito pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) no dia 7 de abril já antecipava para uma possível falta dos remédios de kit intubação, oxigênio e anestésicos.

Na pesquisa feita com 88 instituições, 75% delas disseram que só teriam estoque para mais uma semana.

"Os associados da Anahp, em um esforço emergencial, definiram a estratégia de acesso e estão realizando importações extraordinárias dos produtos em falta, com total apoio e agilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que alterou procedimentos administrativos de modo a permitir as importações no menor tempo possível", relatou a diretoria da entidade em nota.

A resposta do governo

A reportagem da BBC News Brasil entrou em contato com a assessoria de comunicação do Ministério da Saúde, que nos respondeu por meio de uma nota enviada por e-mail.

O texto informa que o ministério "já distribuiu aos estados e municípios mais de 8 milhões de medicamentos para intubação de pacientes ao longo da pandemia. Nesta semana, um grupo de empresas vai doar mais de 3,4 milhões de medicamentos, que serão distribuídos imediatamente aos entes federativos. Além disso, está em andamento dois pregões e uma compra direta via OPAS [Organização Pan-Americana de Saúde]".

"A pasta esclarece que todos os acordos feitos para aquisição de medicamentos de intubação orotraqueal (IOT) respeitam a realidade de cada fabricante, os contratos fechados anteriormente e a necessidade do Brasil, contemplando hospitais públicos e privados nas regiões com maior risco de desabastecimento", finaliza a nota.

Anúncios e pendências

Durante a coletiva, Doria também anunciou que 2,2 milhões de paulistas com idade entre 60 e 64 anos serão vacinados entre o final de abril e o começo de maio.

"A vacinação dependerá da entrega da vacina de Astrazeneca/Oxford pela Fiocruz. A Fiocruz informou o Governo do Estado de São Paulo, os governadores e o Ministério da Saúde sobre a entrega da vacina. Essas pessoas nessas faixas etárias serão vacinadas majoritariamente com a vacina da Fiocruz, mas também com a vacina do Butantan."

Com os idosos de todas as faixas etárias imunizados, a próxima etapa da campanha de vacinação deve focar em indivíduos portadores de doenças crônicas que apresentam maior risco de agravamento da covid-19.

"Seguindo o planejamento do Programa Nacional de Imunizações, o PNI, assim que finalizarmos a proteção das pessoas com 60 anos ou mais, vamos começar a trabalhar com os indivíduos com comorbidades", anunciou Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI) de São Paulo.

A especialista, porém, demonstrou certa preocupação com os seguidos atrasos nas entregas das vacinas de AstraZeneca/Oxford pela Fiocruz.

"A expectativa era que o Estado de São Paulo recebesse em abril 720 mil doses, mas só chegaram 510 mil. Temos que acompanhar o quantitativo total e precisamos de mais doses", vislumbra.

Sobre a CoronaVac, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que os resultados de um estudo clínico divulgados recentemente não alterarão em nada as campanhas de vacinação que já estão em curso.

No último domingo (11/04), novos dados sobre o imunizante desenvolvido por Sinovac e Instituto Butantan revelaram que esperar um intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose aumenta a taxa de eficácia contra o coronavírus.

Até o momento, as autoridades orientavam aguardar de 14 a 28 dias entre as duas aplicações.

"Essa descoberta não impacta o nosso cronograma e a orientação segue para que as pessoas respeitem esse intervalo de até 28 dias. Isso permitirá um aumento da eficácia da vacina, como aponta o nosso estudo clínico", explicou.

Por fim, Doria disse não ver problemas na instauração da CPI da pandemia no Senado e na possível investigação não só do Governo Federal, mas também de estados e municípios.

"Quem não deve, não teme. Apoio meu partido sobre a CPI que está sendo instalada e discutida no Senado para avaliar aquilo que o Governo Federal deixou de fazer", declarou.

"Acabo de ver que Bolsonaro fez um pronunciamento onde afirmou a apoiadores, que são malucos como ele, que espera alguma sinalização para tomar providências. O que ele deveria fazer é ter compaixão e proteção à população de seu país", comentou.

"Com o negacionismo, o senhor [Bolsonaro] é responsável por uma parcela considerável de mortes por covid-19 no país. O senhor deveria ter dado vacina, e não cloroquina, aos brasileiros", completou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Librelato inicia campanha que sorteia quatro implementos em 2026

Librelato inicia campanha que sorteia quatro implementos em 2026

Ação nacional reforça planejamento financeiro e incentiva renovação de frota
L
Serviço emergencial de manutenção é realizado pelo governo de RO na Rodovia-457, no Vale do Jamari

Serviço emergencial de manutenção é realizado pelo governo de RO na Rodovia-457, no Vale do Jamari

Encascalhamento na RO-457, em Ariquemes, restaura trafegabilidade e garante segurança; rodovia é rota de escoamento agrícola e deslocamento populacional.
L
SEMAD convoca aprovados para assinatura de termo de adesão em Porto Velho

SEMAD convoca aprovados para assinatura de termo de adesão em Porto Velho

Candidatos ao serviço voluntário devem comparecer à secretaria entre 20 e 23 de janeiro para formalizar a participação.
L
Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Will Bank

Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Will Bank

A autoridade monetária encerrou as atividades da financeira controlada pelo Banco Master após a instituição falhar em pagamentos à Mastercard e confirmar estado de insolvência.
L
Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para 55 milhões de reais

Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para 55 milhões de reais

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.962 realizado nesta terça-feira e o valor principal será sorteado novamente no próximo concurso da Caixa.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Campanha "Influ Sangue Bom" mobiliza influenciadores digitais e reforça importância da doação de sangue

Campanha “Influ Sangue Bom” mobiliza influenciadores digitais e reforça importância da doação de sangue

Iniciativa do governo de Rondônia incentiva doação voluntária durante janeiro; uma bolsa pode beneficiar até quatro pessoas e salvar vidas em emergências.
L
Cesta básica registra queda de 6,89% em Porto Velho no segundo semestre de 2025

Cesta básica registra queda de 6,89% em Porto Velho no segundo semestre de 2025

Tomate, arroz e óleo foram os itens que mais contribuíram para a diminuição do custo dos alimentos na capital de Rondônia.
L

Momento Empresarial: Artur Quintela Junior fala sobre tradição, parcerias e 15 anos no ramo vidreiro

A edição desta quarta-feira, dia 21, às 09h, do Momento Empresarial destaca a história de quem construiu uma marca sólida apostando em confiança, relacionamento e qualidade.
L
Presidente do Inep nega erro em resultado final do Enamed

Presidente do Inep nega erro em resultado final do Enamed

Manuel Palacios afirmou que inconsistências apontadas por universidades ocorreram apenas em comunicações prévias e não afetaram os indicadores oficiais de qualidade.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 3

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 3

O cronograma de pagamentos de janeiro continua nesta quarta-feira com valor médio de 697,77 reais e inclui adicionais para gestantes e crianças de até seis anos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Publicidade

POLÍTICA

A Caminhada Quixotesca de Nikolas Ferreira em Busca de Visibilidade Política

A Caminhada Quixotesca de Nikolas Ferreira em Busca de Visibilidade Política

A caminhada do deputado de Minas Gerais até Brasília é vista como estratégia de autopromoção, distante de causas nacionais urgentes como emprego e combate à miséria.
L
Política Rondônia: Deputado Edevaldo Neves recebe vereadores de Vilhena

Política Rondônia: Deputado Edevaldo Neves recebe vereadores de Vilhena

O parlamentar estadual se reuniu com vereadores do município para alinhar demandas prioritárias e fortalecer a parceria entre as esferas municipal e estadual.
L
Coluna Espaço Aberto – “Entre controle partidário e guerra suja: a pré-campanha sai do script”

Coluna Espaço Aberto – “Entre controle partidário e guerra suja: a pré-campanha sai do script”

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Boulos afirma que fim da escala 6x1 deve elevar produtividade no Brasil

Boulos afirma que fim da escala 6×1 deve elevar produtividade no Brasil

Em entrevista nesta quarta-feira, o ministro defendeu a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e criticou o patamar atual da taxa de juros.
L
Cássio Gois leva lazer e dignidade ao bairro Jardim Vitória com construção de nova praça

Cássio Gois leva lazer e dignidade ao bairro Jardim Vitória com construção de nova praça

Graças a uma parceria entre o deputado estadual Cássio Gois, a Prefeitura de Cacoal e lideranças comunitárias, o bairro está 100% asfaltado, conta com calçadas, meio-fio, iluminação em LED e água tratada.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal detalha tortura e sequestro de boliviana em Guajará-Mirim

Polícia Federal detalha tortura e sequestro de boliviana em Guajará-Mirim

Duas médicas brasileiras são investigadas por atrair a vítima com a promessa de um presente para o filho e submetê-la a agressões e humilhações em um cativeiro rural.
10
PATAMO apreende arma adulterada durante abordagem no bairro Casa Preta

PATAMO apreende arma adulterada durante abordagem no bairro Casa Preta

Um jovem de 18 anos e um homem identificado como Pablo Henrique foram detidos após a polícia localizar uma arma de pressão modificada para calibre .22 dentro de uma mochila.
10
Ação policial no bairro Val Paraíso termina com duas prisões e apreensão de arma

Ação policial no bairro Val Paraíso termina com duas prisões e apreensão de arma

A operação ocorreu em um imóvel denunciado por tráfico de drogas, resultando na captura de um homem com tornozeleira eletrônica e na localização de uma arma caseira.
16
Foragido condenado por tráfico é preso pela DERF em Ji-Paraná

Foragido condenado por tráfico é preso pela DERF em Ji-Paraná

Adrian A., de 25 anos, foi localizado em um lava-jato e possui condenação definitiva de 11 anos de prisão, além de histórico por porte de submetralhadora.
10
Comerciante se apresenta à polícia após troca de tiros que atingiu criança em Ji-Paraná

Comerciante se apresenta à polícia após troca de tiros que atingiu criança em Ji-Paraná

O proprietário de uma loja de motocicletas entregou uma pistola 9 milímetros à Polícia Civil e deve prestar depoimento sobre o confronto ocorrido no último domingo.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: CERÂMICA ASTECA LTDA

LICENÇA DE OPERAÇÃO N° 02/SEMMA/2026
L

Recebimento da Licença Ambiental: CHINA SERVICO DE PASTELARIA EIRELI

Licença Ambiental por Declaração-LAD Nº 8 SOL/DLA
L
Carnaval 2026: Vai Quem Quer desfila no sábado com abadás a R$ 100

Carnaval 2026: Vai Quem Quer desfila no sábado com abadás a R$ 100

A maior banda de rua do Norte desfilará em 14 de fevereiro com cinco pontos de venda de abadás espalhados por Porto Velho para facilitar o acesso dos foliões.
L
PS UNIR 2026: Inscrições para 3 mil vagas terminam hoje

PS UNIR 2026: Inscrições para 3 mil vagas terminam hoje

Candidatos podem usar notas do Enem dos últimos dez anos para concorrer a 72 cursos gratuitos em Rondônia. Prazo final encerra nesta terça-feira no site.
L
Inovação: Jornada Nacional chega a Rondônia para conectar indústria

Inovação: Jornada Nacional chega a Rondônia para conectar indústria

A Jornada Nacional de Inovação da Indústria 2026 desembarca em Porto Velho no dia 11 de fevereiro, reunindo empresários, startups e poder público para debater transformação digital e sustentável.
L
FIERO: Cooperação com TJRO visa desenvolvimento sustentável

FIERO: Cooperação com TJRO visa desenvolvimento sustentável

A Federação das Indústrias de Rondônia dialoga com o Tribunal de Justiça sobre iniciativas de ressocialização e economia verde para impulsionar o crescimento do estado.
L
Investimentos 2026: Juros elevados abrem oportunidades

Investimentos 2026: Juros elevados abrem oportunidades

Especialista do Sicredi explica como o cenário de juros altos favorece a renda fixa e orienta investidores sobre estratégias para diversificar a carteira.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.