SEXTA-FEIRA, 27/02/2026

Em destaque

Ministério da Saúde cometeu ‘erro gravíssimo’ ao confiscar insumos para kit intubação

Esses fármacos são essenciais para os casos graves de covid-19, em que o paciente precisa ser intubado.

Publicado em 

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (14/04), Doria reforçou e ampliou um protesto feito horas antes pelo secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, que revelou ter enviado nove ofícios ao Governo Federal pedindo auxílio na compra de remédios como anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares.

Esses fármacos são essenciais para os casos graves de covid-19, em que o paciente precisa ser intubado.

Sem eles, não é possível realizar de forma satisfatória o procedimento que garante a chegada de oxigênio aos pulmões nos quadros mais críticos da doença.

"O Ministério da Saúde cometeu um erro gravíssimo ao confiscar os insumos que as empresas produzem. Isso foi realizado na gestão do ministro anterior, Eduardo Pazuello, mas ainda não foi suspenso", disse Doria.

"Nenhum governo estadual, municipal ou instituições privadas pode adquirir esses insumos porque as empresas receberam um confisco, um sequestro do Governo Federal. Gostaríamos de saber por que o Ministério da Saúde não faz a distribuição desse material aos Estados, que podem levar até a ponta, nos hospitais", completou.

De acordo com os cálculos de Gorinchteyn, o Estado paulista precisa receber essas medicações em até 24 horas para conseguir abastecer 643 hospitais pelos próximos dez dias.

Nas palavras do secretário, a situação é "gravíssima" e o sistema de saúde está na "iminência do colapso" por causa da escassez desses medicamentos.

Entenda o imbróglio

Quando a pandemia começou a ficar ainda mais grave, no início de março de 2021, o Ministério da Saúde tomou uma série de medidas administrativas para centralizar a compra dos remédios do chamado kit intubação.

Com isso, todo o excedente de produção dos laboratórios farmacêuticos que fabricam esses anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares foi encaminhado para o Governo Federal, que ficou responsável por realizar a distribuição para os Estados por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Mas, de acordo com Gorinchteyn, o número de doses enviadas até o momento é "ínfima".

O secretário de Saúde de São Paulo revelou que nos últimos 40 dias já encaminhou nove ofícios ao Ministério da Saúde sobre a situação e a redução contínua dos estoques.

Porém, segundo o relato dele, não foi enviada nenhuma resposta.

"À medida que o Governo Federal fez essa requisição emergencial, nós perdemos a possibilidade de adquirir esses produtos. Nós atendemos os nossos hospitais estaduais, mas os municípios também estão pedindo ajuda e nós precisamos acolhê-los", afirmou Gorinchteyn, durante a entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes.

"Precisamos que o governo nos responda, mas de forma ativa. É necessário que o país tenha um estoque desses medicamentos por muito mais tempo, pois estamos num momento muito dramático", completou.

Já o governador João Doria fez um apelo direto ao novo ministro da saSúde. "O ministro Marcelo Queiroga tem mostrado boa vontade e sensibilidade na defesa da ciência. Que ele se sinta compelido pela situação e resolva o envio dos insumos".

E não é só São Paulo que levantou preocupações sobre a disponibilidade do kit intubação.

Nos últimos dias, representantes de Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia e outros Estados também fizeram manifestações e alertas sobre a escassez dessas medicações.

'Situação desesperadora'

Um levantamento da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) indica que 160 unidades de saúde que fazem atendimento dos casos graves de covid-19 tem estoque para, no máximo, os próximos três a cinco dias.

"Monitoramos a situação por meio de um grupo online com mais de 200 hospitais e a cada dia a situação é mais desesperadora. Mesmo os hospitais que apontam entre 8 e 10 dias de estoque, a situação é delicada, pois são instituições maiores, que também recebem grande volume de novas internações a cada dia e, dependendo da região, o estoque cai bruscamente de um dia para o outro", explica Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp, por meio de nota enviada à imprensa.

No estado paulista, cidades como Matão, Guarujá, Votuporanga e Fernandópolis só possuem uma quantia suficiente para dois ou três dias.

Rogatti declara também que os gestores hospitalares não têm conseguido encontrar fornecedores para realizar as compras.

"A Secretaria estadual tem ajudado, mas também não está conseguindo grandes volumes. Estamos batalhando por importações que estão sendo lideradas pela Confederação das Santas Casas, mas os estoques no exterior também não estão disponíveis e tememos pelo pior. Se o volume de internação não cair rapidamente, não conseguiremos repor os estoques e será uma situação trágica", alerta.

Outro levantamento feito pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) no dia 7 de abril já antecipava para uma possível falta dos remédios de kit intubação, oxigênio e anestésicos.

Na pesquisa feita com 88 instituições, 75% delas disseram que só teriam estoque para mais uma semana.

"Os associados da Anahp, em um esforço emergencial, definiram a estratégia de acesso e estão realizando importações extraordinárias dos produtos em falta, com total apoio e agilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que alterou procedimentos administrativos de modo a permitir as importações no menor tempo possível", relatou a diretoria da entidade em nota.

A resposta do governo

A reportagem da BBC News Brasil entrou em contato com a assessoria de comunicação do Ministério da Saúde, que nos respondeu por meio de uma nota enviada por e-mail.

O texto informa que o ministério "já distribuiu aos estados e municípios mais de 8 milhões de medicamentos para intubação de pacientes ao longo da pandemia. Nesta semana, um grupo de empresas vai doar mais de 3,4 milhões de medicamentos, que serão distribuídos imediatamente aos entes federativos. Além disso, está em andamento dois pregões e uma compra direta via OPAS [Organização Pan-Americana de Saúde]".

"A pasta esclarece que todos os acordos feitos para aquisição de medicamentos de intubação orotraqueal (IOT) respeitam a realidade de cada fabricante, os contratos fechados anteriormente e a necessidade do Brasil, contemplando hospitais públicos e privados nas regiões com maior risco de desabastecimento", finaliza a nota.

Anúncios e pendências

Durante a coletiva, Doria também anunciou que 2,2 milhões de paulistas com idade entre 60 e 64 anos serão vacinados entre o final de abril e o começo de maio.

"A vacinação dependerá da entrega da vacina de Astrazeneca/Oxford pela Fiocruz. A Fiocruz informou o Governo do Estado de São Paulo, os governadores e o Ministério da Saúde sobre a entrega da vacina. Essas pessoas nessas faixas etárias serão vacinadas majoritariamente com a vacina da Fiocruz, mas também com a vacina do Butantan."

Com os idosos de todas as faixas etárias imunizados, a próxima etapa da campanha de vacinação deve focar em indivíduos portadores de doenças crônicas que apresentam maior risco de agravamento da covid-19.

"Seguindo o planejamento do Programa Nacional de Imunizações, o PNI, assim que finalizarmos a proteção das pessoas com 60 anos ou mais, vamos começar a trabalhar com os indivíduos com comorbidades", anunciou Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI) de São Paulo.

A especialista, porém, demonstrou certa preocupação com os seguidos atrasos nas entregas das vacinas de AstraZeneca/Oxford pela Fiocruz.

"A expectativa era que o Estado de São Paulo recebesse em abril 720 mil doses, mas só chegaram 510 mil. Temos que acompanhar o quantitativo total e precisamos de mais doses", vislumbra.

Sobre a CoronaVac, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que os resultados de um estudo clínico divulgados recentemente não alterarão em nada as campanhas de vacinação que já estão em curso.

No último domingo (11/04), novos dados sobre o imunizante desenvolvido por Sinovac e Instituto Butantan revelaram que esperar um intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose aumenta a taxa de eficácia contra o coronavírus.

Até o momento, as autoridades orientavam aguardar de 14 a 28 dias entre as duas aplicações.

"Essa descoberta não impacta o nosso cronograma e a orientação segue para que as pessoas respeitem esse intervalo de até 28 dias. Isso permitirá um aumento da eficácia da vacina, como aponta o nosso estudo clínico", explicou.

Por fim, Doria disse não ver problemas na instauração da CPI da pandemia no Senado e na possível investigação não só do Governo Federal, mas também de estados e municípios.

"Quem não deve, não teme. Apoio meu partido sobre a CPI que está sendo instalada e discutida no Senado para avaliar aquilo que o Governo Federal deixou de fazer", declarou.

"Acabo de ver que Bolsonaro fez um pronunciamento onde afirmou a apoiadores, que são malucos como ele, que espera alguma sinalização para tomar providências. O que ele deveria fazer é ter compaixão e proteção à população de seu país", comentou.

"Com o negacionismo, o senhor [Bolsonaro] é responsável por uma parcela considerável de mortes por covid-19 no país. O senhor deveria ter dado vacina, e não cloroquina, aos brasileiros", completou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mito da Caverna inspira aula aberta sobre despertar humano em Porto Velho

Mito da Caverna inspira aula aberta sobre despertar humano em Porto Velho

Encontro convida à reflexão sobre consciência e sentido da vida; instituição também abre inscrições para nova turma do curso Filosofia para Viver.
L
Prefeitura de Jaru renova convênio com a Associação Abrace e garante recurso de R$ 240 mil para tratamento de dependentes químicos

Prefeitura de Jaru renova convênio com a Associação Abrace e garante recurso de R$ 240 mil para tratamento de dependentes químicos

O valor é utilizado no custeio de despesas básicas que garantem o funcionamento da casa de recuperação. Atualmente, a Abrace acolhe mais de 25 pessoas e tem capacidade para até 70 pacientes.
L
TCE-RO lança Manual de orientação das prestações de contas anuais 2025

TCE-RO lança Manual de orientação das prestações de contas anuais 2025

Mais segurança, padronização e transparência aos gestores públicos no cumprimento de suas obrigações.
L
Chuvas acionam plano de ação da Prefeitura em PVH

Chuvas acionam plano de ação da Prefeitura em PVH

Reunião no Censipam aponta possibilidade de chuvas intensas e elevação do Rio Madeira
L
Prefeitura amplia drenagem e reduz alagamentos em Porto Velho

Prefeitura amplia drenagem e reduz alagamentos em Porto Velho

Ação realizada na quinta (26) substituiu manilhas de 60 cm por tubulações de 1 metro em pontos críticos para melhorar o escoamento da água
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd: Cledson Júnior Souza Pimentel e a dança que abriu caminhos

Povoado Nerd: Cledson Júnior Souza Pimentel e a dança que abriu caminhos

Nesta sexta-feira, dia 27, às 17h, o Povoado Nerd entrevista Cledson Júnior Souza Pimentel para falar sobre sua trajetória na dança, passagens pela TV, publicidade e os novos rumos da carreira.
L
Governo recua e anula aumento de imposto para smartphones e eletrônicos

Governo recua e anula aumento de imposto para smartphones e eletrônicos

Camex restabelece alíquota de 16% para eletrônicos e zera impostos de 105 itens sem similar nacional após pressão política no Congresso.
L
MEC inicia pagamento dos incentivos de conclusão e Enem do programa Pé-de-Meia

MEC inicia pagamento dos incentivos de conclusão e Enem do programa Pé-de-Meia

Nesta sexta-feira recebem estudantes nascidos em março e abril; valores premiam aprovação no ano letivo e participação no exame nacional.
L
Moradores denunciam que Estrada 28 de Novembro segue em situação crítica mesmo após novo serviço

Moradores denunciam que Estrada 28 de Novembro segue em situação crítica mesmo após novo serviço

Segundo moradores, o problema se arrasta há meses e, apesar de máquinas terem atuado recentemente no local, a situação piorou.
L
Bora Ali: Saulo Giordane revela bastidores da Amazônia Adventure e novo empreendimento

Bora Ali: Saulo Giordane revela bastidores da Amazônia Adventure e novo empreendimento

Programa Bora Ali recebe Saulo Giordane, fundador da Amazônia Adventure, para falar sobre 23 anos de atuação e novo projeto em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Publicidade

POLÍTICA

André Mendonça autoriza PF a transportar dono do Banco Master para depoimento

André Mendonça autoriza PF a transportar dono do Banco Master para depoimento

Daniel Vorcaro deverá comparecer à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado na próxima terça-feira; ministro proibiu uso de jatinho particular.
L

STF suspende desintrusão na TI Uru-Eu-Wau-Wau e gera alívio a famílias, diz Bagattoli

Decisão do STF suspende retirada de famílias em áreas de Monte Negro, Jaru e Alvorada do Oeste; senador Jaime Bagattoli afirma que medida evita expulsões imediatas.
L
Ribeiro do Sinpol amplia investimentos para Ji-Paraná

Ribeiro do Sinpol amplia investimentos para Ji-Paraná

Parceria com o prefeito Affonso Cândido garante recursos para saúde, agricultura e estradas vicinais, fortalecendo o desenvolvimento do município.
L
Lula recebe campeão olímpico Lucas Pinheiro e torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Lula recebe campeão olímpico Lucas Pinheiro e torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Atleta conquistou o primeiro ouro da história do Brasil em Jogos de Inverno na modalidade esqui alpino; governo assina decreto que retira necessidade de renovação periódica da LIE.
L
Gilmar Mendes anula quebra de sigilo de empresa ligada à família de Toffoli

Gilmar Mendes anula quebra de sigilo de empresa ligada à família de Toffoli

Ministro do STF aponta desvio de finalidade em decisão da CPI do Crime Organizado; André Mendonça já havia desobrigado irmãos do magistrado de depor.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro de autoescola se envolve em acidente no bairro Nova Porto Velho

Carro de autoescola se envolve em acidente no bairro Nova Porto Velho

Colisão transversal ocorreu no cruzamento das ruas Jaci-Paraná e Uruguai após invasão de preferencial; danos materiais foram significativos.
14
PRF em Rondônia apreende ouro ilegal na BR-364

PRF em Rondônia apreende ouro ilegal na BR-364

Minério sem comprovação de procedência foi localizado com o passageiro de um veículo de passeio durante fiscalização em Vilhena.
10
PM prende trio após roubo e apreende drogas na zona Leste

PM prende trio após roubo e apreende drogas na zona Leste

Suspeitos foram detidos no condomínio Orgulho do Madeira
10
PF prende homem com 261 kg de skunk na BR-364

PF prende homem com 261 kg de skunk na BR-364

Droga saiu de Rio Branco/AC e seria entregue na capital.
10
Grave acidente entre motos deixa três feridos na Avenida Amazonas

Grave acidente entre motos deixa três feridos na Avenida Amazonas

Colisão ocorreu no bairro Escola de Polícia
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura apresenta contas do 3º quadrimestre de 2025

Prefeitura apresenta contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública na Câmara confirmou resultado primário positivo e cumprimento das metas fiscais do município.
L
Defesa Civil apoia famílias após 70 mm de chuva

Defesa Civil apoia famílias após 70 mm de chuva

Cerca de 12 famílias receberam suporte direto nas primeiras horas do dia.
L
BNDES amplia em R$ 70 bilhões os recursos para o programa Nova Indústria Brasil

BNDES amplia em R$ 70 bilhões os recursos para o programa Nova Indústria Brasil

Anúncio foi feito em São Paulo por Aloizio Mercadante e Geraldo Alckmin; total destinado à política industrial chegará a R$ 370 bilhões até o fim de 2026.
L
CBV recorre ao STF contra lei de Londrina que barra atletas trans no vôlei

CBV recorre ao STF contra lei de Londrina que barra atletas trans no vôlei

Confederação tenta garantir participação de Tifanny Abreu na semifinal da Copa Brasil nesta sexta-feira; Justiça Estadual já concedeu liminar favorável.
L
Mercado de trabalho terá oficinas gratuitas para jovens

Mercado de trabalho terá oficinas gratuitas para jovens

Prefeitura e CIEE planejam capacitação nos Cras para preparar adolescentes e jovens para o primeiro emprego e o mercado de trabalho.
L
Voluntários cruzam estados para apoiar vítimas das chuvas em Juiz de Fora

Voluntários cruzam estados para apoiar vítimas das chuvas em Juiz de Fora

Grupo que atuou nas enchentes do Rio Grande do Sul em 2024 viaja 500 km para auxiliar no resgate e limpeza em MG; estudantes locais também se mobilizam
L
Estudo propõe destravar R$ 27 bilhões para obras de prevenção climática

Estudo propõe destravar R$ 27 bilhões para obras de prevenção climática

Associação Brasileira de Desenvolvimento apresenta soluções para entraves fiscais que limitam o crédito a municípios; foco é infraestrutura contra enchentes.
L

Requerimento de Outorga: LEOMIRO SCHNAIDER

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Drenagem em Porto Velho recebe reforço para beneficiar moradores da Zona Leste

Drenagem em Porto Velho recebe reforço para beneficiar moradores da Zona Leste

Prefeitura substitui tubulações de 40 anos para melhorar o sistema de drenagem e evitar alagamentos em quase 20 bairros.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.