DOMINGO, 05/05/2024

À espera de um milagre: só assim 1 milhão e 400 mil vacinas compradas chegarão no prazo combinado

PERGUNTINHA: Por que você acha que centenas de famílias estão se arriscando e a seus filhos, incluindo bebês, para fugir da Venezuela, por áreas de fronteira com o Brasil, muitos preferindo viver como pedintes em sinais de trânsito, do que permanecer no seu país?

Publicado em 

À espera de um milagre: só assim 1 milhão e 400 mil vacinas compradas chegarão no prazo combinado - News Rondônia

À espera de um milagre: só assim 1 milhão e 400 mil vacinas compradas chegarão no prazo combinado - News Rondônia

Faltam apenas alguns dias para chegarmos ao final do prazo estipulado tanto pelo Governo do Estado, quanto pela Prefeitura de Porto Velho, para a chegada, aqui, de algo em torno de 1 milhão e 400 mil doses de vacinas. Em nível municipal, a negociação, intermediada pelo empresário e superintendente da Agência de Desenvolvimento, Marcelo Thomé, já foi feita e os valores das 400 mil doses da Oxford/Astrazeneca estão depositados numa conta especial do Banco do Brasil. O dinheiro só será pago ao laboratório, depois que as vacinas chegarem. Em relação ao Estado, o governo também confirmou a negociação para compra de 1 milhão de doses da vacina russa, a Sputnik V. Em ambos os casos, a intenção é das melhores e tudo o que os governantes tanto do município quanto do Estado podiam fazer, já o fizeram. Mas os dois negócios darão certo? Ao menos a curto prazo, muito difícil, quase impossível. Começando pela Astrazeneca, comprada pelo município. A produção ainda está muito aquém do esperado e o laboratório está longe de atender a demanda mundial. Além disso, a suspeita de que a vacina pode causar trombose, embora em casos raros, pode limitar seu uso em pessoas com determinadas idades e comorbidades. Já em relação a Sputnik, negociada pelo Governo, o caso é ainda mais complexo. Primeiro, há uma dificuldade no próprio país de origem. A Rússia está limitando suas exportações da vacina, porque prioriza o público interno. No Brasil, há ainda outra questão importante: a Anvisa não liberou, ainda, o uso da vacina no Brasil. Provavelmente vai fazê-lo nos próximos dias.

À espera de um milagre: só assim 1 milhão e 400 mil vacinas compradas chegarão no prazo combinado - News Rondônia

Há boa vontade, há dinheiro; há ações práticas, todas necessárias para o negócio milionário, já fechado. Mas é bom que a gente não se iluda: pode demorar muito ainda para as vacinas compradas cheguem para Rondônia e para Porto Velho. Há uma série de obstáculos pelo caminho, mas principalmente o da falta de produção. Como a prioridade das vacinas são os governos e só depois outros negócios, imagina-se que a situação ainda terá que superar muitos problemas, até que tenhamos um final feliz. Nossos gestores fizeram tudo o que podiam para tornar realidade a compra de 1 milhão e 400 mil doses de vacina. A partir de agora, a situação foge ao controle deles. Enquanto a produção continuar menor do que a enorme necessidade mundial, do Brasil e de todos, mais distante ficará o sonho de termos vacinas suficientes para imunizar praticamente toda a nossa população. Com realismo (embora há que se acreditar em milagres)não se pode imaginar que nesses poucos dias que faltam, teremos mesmo vacina em abundância. A menos que elas venham do Ministério da Saúde, o que também parece estar no mundo do impossível!

NÚMEROS POSITIVOS CONTRA O VÍRUS EM 55 CIDADES BRASILEIRAS

São 5.570 municípios brasileiros. Um grupo de menos de 1 por cento deste total (apenas 55 cidades), tem um fato em comum: o número baixo de contaminados pela Covid 19 e o de óbitos, causados pela doença, enquanto ela se expande com força total na maioria das regiões brasileiras. O que diminuiu o número de internados e mortos em comum cidades como Porto Seguro, na Bahia; Rancho Queimado, em Santa Catarina; Búzios, no Rio de Janeiro; Taquara, no Rio Grande do Sul: Cascavel, no Paraná; Uberaba, Minas Gerais; Vila Velha, no Espírito Santo; Floriano, no Piauí; Natal, no Rio Grande do Norte; Limeira, em São Paulo e a única cidade rondoniense na lista, Cacoal? Todas elas aderiram ao tratamento precoce, ou seja, ao ataque ao vírus quando a pessoa começa a sentir os primeiros sintomas e antes que tenha que ser internada. Nessas e em outras 45 comunidades do país, não se manda o doente para casa, para esperar que o vírus ataque com mais virulência, para só então tratar. Nelas, o tratamento precoce tem dado resultados práticos, diminuindo acentuadamente o número de casos mais graves. Quem não acreditar, basta olhar os números divulgados por essas cidades e compará-los com todas as demais, cerca de 99 por cento dos municípios brasileiros, que ainda teimam em não usar o tratamento no primeiro sintoma do vírus. Se não se convencer com os números, então, não se convencerá com nenhum outro argumento!

MELHORAM BASTANTE OS ÍNDICES DE VACINAÇÃO NA CAPITAL

Os números de vacinas entregues pela Sesau aos municípios e o que já foi aplicado na população, ainda divergem. Na Capital, por exemplo, a Prefeitura informa que, nesta quarta, havia recebido 72.720 doses para a vacinação, com 48.600 para a primeira dosagem e 10.045 para a segunda. Das 24.129 vacinas restantes, 11.900 são exclusivas para a segunda dose; 9.139 do último lote também para a nova dose e 3 mil para primeira dose de idosos acima de 65 anos. São números oficiais. Já no site da sesau (https://covid19.sesau.ro.gov.br/Home/Vacina), há divergências de dados. Neles, lê-se que foram entregues à Capital, 42.075 vacinas para a primeira dose e 29.926 para a segunda. Ou seja, nos números da Sesau, ela entregou em Porto Velho um total de 72.001 doses. Na contagem da Prefeitura, há 718 doses a mais, não computadas pela Sesau. Isso tudo, é claro, sem contar as vacinas que chegaram nesta quinta. Questionado sobre o assunto no programa Papo de Redação da Parecis FM, o prefeito Hildon Chaves disse que o sistema de vacinação na sua cidade tem sido muito elogiado e que os números anunciados dias atrás, não coincidiam com a realidade. Hildon considera o sistema de vacinação da sua cidade como “excelente!”

CANDEIAS NÃO APLICOU AINDA METADE DAS VACINAS QUE RECEBEU

Das 52 cidades rondonienses, apenas seis já tinham atingido os 100 por cento de aplicação da primeira dose vacinal, até a manhã da quinta-feira: Vilhena, Jaru, Nova Brasilândia, Cerejeiras, Urupá e Teixeirópolis. Ou seja, pouco mais de 10 por cento.  Na contramão, a pior performance é de Candeias do Jamari, que até agora havia recebido 1.787 doses e aplicado apenas 899, com o percentual de apenas 49,7 por cento de imunizações, mesmo a Prefeitura tendo vacinado durante todo o feriadão de Páscoa. Costa Marques, onde a doença atacou com força, é outro exemplo negativo. Das 1.761 doses, aplicou apenas 899 também, resultando em só 51,1 por cento de vacinações realizadas. Em Ji-Paraná, que tem o segundo maior número de óbitos do Estado, com 361 mortes registradas (Porto Velho, até a quarta, já tinha 1.945), havia recebido 11.529 vacinas para a primeira dose, mas até agora aplicara apenas 9.933, ou seja, 86,2 por cento. Em Ariquemes, a terceira cidade mais atingida, com 341 mortes, a Prefeitura conseguiu 6.9376 doses e aplicou 6.759, atingindo o percentual de 97,4 por cento e caminhando para os 100 por cento. Nesta quinta, chegaram mais 27.950 doses, a maior parte de Coronavac, mas também Oxford/Astrazeneca. Todas elas, segundo nova orientação do Ministério da Saúde, para aplicação de primeira dose. Com isso, Rondônia recebeu, em apenas uma semana, 79.350 doses de vacinas. 

ENFIM, CHANCE REAL DE TERMOS UMA AEROPORTO INTERNACIONAL

Um grupo francês, o mesmo que administra o gigantesco aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, foi o vencedor do leilão para passar a comandar também o aeroporto internacional Jorge Teixeira, de Porto Velho. O valor pago teria sido algo em torno de 420 milhões de reais, com 778 por cento de ágio para um grupo de outros seis aeroportos da região norte. O mesmo grupo administrará os aeroportos de Manaus, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tabatinga e Boa Vista. Foi o maior negócio da história, no país, envolvendo 22 aeroportos, com valor final de 3 bilhões e 300 milhões de reais. Finalmente, com a privatização, ao menos por exemplos existentes em outras regiões do Brasil e do mundo, onde os aeroportos foram privatizados, espera-se grandes investimentos, até para transformar o Jorge Teixeira, realmente, num aeroporto internacional. Há um grande potencial, principalmente na área de negócios na área de exportação, de que tenhamos aqui uma central de cargas que pode levar e trazer mercadorias, ampliando de forma acentuada os negócios entre Rondônia e os países vizinhos. Obviamente que a empresa que venceu a concorrência, terá que fazer grandes investimentos e pensar a longo prazo, para vislumbrar um aeroporto que fica no coração da Amazônia e que poderá ser de grande importância para toda a região.   

SISTEMA DE ÔNIBUS PODE TER PASSAGEM CONGELADA EM 3 REAIS

“O maior inimigo é o pirata. É gente que sai de casa e pega pessoas nas paradas, ilegalmente, tirando os passageiros dos ônibus. Esse tipo de ação é que pode acabar com o sistema do transporte coletivo”. Numa explicação sobre motivos pela interferência da Prefeitura no sistema, incluindo a tarifa zero neste mês de abril, o prefeito Hildon Chaves fez uma longa explanação no programa Papo de Redação, com os Dinossauros do rádio e da TV, na Rádio Parecis FM, nessa semana. Deixou claro que, sem o subsídio à empresa que atende a Capital e sem combater os piratas, entre outras medidas, Porto Velho ficaria sem transporte coletivo, deixando principalmente as pessoas mais carentes (deficientes, cadeirantes, idosos), sem como se deslocarem gratuitamente. Outra informação importante: como as tarifas vão custar 1 real por três meses; 2 reais por outros três meses e 3 reais em novembro e dezembro, a Prefeitura pode manter algum tipo de subsídio à empresa, para que as passagens continuem custando os mesmos 3 reais, durante o ano que vem.

JÁ VACINAMOS 21 MILHÕES NA DOSE INICIAL E 6 MILHÕES NA SEGUNDA

É ideal? Claro que não. Estamos ainda longe das necessidades da maioria dos brasileiros, em termos de imunização contra o vírus que já chega perto de 335 mil vidas perdidas (quase 4.500 delas em Rondônia), mas os números de doses aplicadas no Brasil não podem ser desconsiderados. Até a quinta-feira, incluindo as duas doses, já foram imunizadas nada menos do que 27 milhões e 600 mil pessoas. Pelo último balanço, já haviam sido aplicadas 21 milhões e 445 mil vacinas na primeira dose, representando 10,13 por cento da população. Some-se a isso, mais 6 milhões e 65 mil, em todos os Estados e no Distrito Federal e chegaremos a um número bastante significativo. Para se ter ideia, esses mais de 27 milhões representam mais da metade da população da Argentina, país que tem hoje cerca de 45 milhões de habitantes. Precisamos vacinar muito mais, mas, mesmo com todas as dificuldades, não estamos com tantos problemas como muitos outros países.   

A ETERNA CRISE DO LEITE VOLTA À PAUTA NA ASSEMBLEIA

Mais uma vez, a questão do preço irrisório pago pelos laticínios aos produtores de leite do Estado, volta à pauta. É rotina. Explorados, sendo obrigados a vender seu produto por preços aviltados, centenas de produtores rondonienses estão correndo o risco de quebradeira geral, porque algns inclusive estão pagando para trabalhar, já que o que recebem pelo litro é um valor menor do que o custo de produção. O tema chegou novamente à Assembleia Legislativa, onde o presidente Alex Redano, o ex presidente Laerte Gomes, além de vários outros parlamentares, entraram no assunto com toda a força.Redano disse que “a cadeia do leite é ainda muito desigual, com o produtor trabalhando muito e recebendo pouco e ainda sofrendo com a venda do leite, sem saber o preço que irá receber”. O Presidente disse que os deputados estaduais estão mobilizados, e que nesta semana deverão se reunir para tratar da questão do leite. Redano disse que “vamos propor ações imediatas que possam ajudar a diminuir os prejuízos dos produtores de leite em Rondônia. Hoje, se paga a metade do valor no preço do litro de leite. Uma vergonha!", protestou. O leite é vendido nos mercados a mais de 4 reais, enquanto o produtor recebe em média 1 real por litro.

PERGUNTINHA

Por que você acha que centenas de famílias estão se arriscando e a seus filhos, incluindo bebês, para fugir da Venezuela, por áreas de fronteira com o Brasil, muitos preferindo viver como pedintes em sinais de trânsito, do que permanecer no seu país?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Minha Casa Minha Vida: DPU recomenda inclusão de moradores de áreas de risco no grupo de dispensados de pagamento

Em 2023, Ministério das Cidades passou a permitir que beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ficassem isentos das parcelas
L
OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

O encontro aconteceu no Complexo da Polícia Civil com o delegado Swami Otto, com o diretor de polícia especializada José Marcos, com a corregedora-geral da OABRO Larissa Rodrigues e a conselheira seccional Aline Pinheiro.
L
Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Museu interativo com mais de 300 peças é a grande atração da primeira etapa da reabertura, trazendo um novo espaço de história, cultura e lazer de Porto Velho.
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo.
L

Após quatro dias de chuvas intensas, Governo Lula autoriza envio da Força Nacional para o RS

Medida visa auxiliar no enfrentamento dos desastres naturais e na assistência às comunidades afetadas pelas inundações no estado gaúcho.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ex-deputado Drº Ribamar Araújo emite nota oficial e tranquiliza população

Ainda na nota, a assessoria agradeceu as ligações e orações, tranquilizando assim, a população e amigos.
12

VÍDEO: Ex-deputado estadual Drº Ribamar Araújo sofre acidente em Candeias

Em contato com pessoas próximas do ex-parlamentar, as vítimas foram submetidas a exames e estão fora de qualquer risco.
16
Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Com a conclusão do projeto, o Estádio Aluízio Ferreira almeja atrair eventos de abrangência nacional e internacional, consolidando-se como um importante polo no cenário esportivo da região.
L

Programa Sintonia 360 entrevista: Leandro Assunção

Ezielmo Rodrigues receberá Leandro Assunção, Faixa Preta 4° grau da renomada Academia Clube de Lutas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

O deputado enfatizou ainda que a ação reflete um compromisso com a educação, promovendo não só melhorias na estrutura física, mas também apoiando programas que visam elevar a qualidade do ensino.
L
Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

80 computadores foram adquiridos para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
L

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Documento fala de prazos para os projetos de recuperação do “Trecho do Meio”.
L
Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Diariamente é visto em noticiários a falta de estoque sanguíneo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

Jovem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o rapaz estava se divertindo com alguns amigos, quando acabou se afogando.
18

URGENTE: Acidente entre carro e moto deixa casal ferido na Guaporé em Porto Velho

Com a forte batida, o casal acabou ficando lesionado aguardando uma equipe de resgate.
12

Criminosos armados são flagrados em carro de aplicativo na zona leste de Porto Velho

Com eles foi apreendido um revólver calibre 38 com várias munições.
10

Homem de 41 anos tenta abusar da sogra de 39, enquanto esposa está de resguardo na zona leste

Uma mulher de 39 anos foi vítima de uma tentativa de estupro na madrugada deste sábado (04), em uma residência no bairro Igarapé, zona leste de Porto Velho. O suspeito é o genro dela, de 41 anos.
10

Traficante é preso com drogas em distribuidora de bebidas usada de fachada na zona sul

Agentes do Departamentos de Narcóticos (Denarc) prenderam Daniel de A. C., vulgo “Escobar”, flagrado com drogas. O flagrante ocorreu em ima distribuidora de bebidas na zona sul de Porto Velho neste sábado (04).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Espetáculo terá início às 21h45 nas areias da Praia de Copacabana.
L
Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas

Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas

Evento climático extremo atinge o estado desde início da semana.
L
CRUZOU A FRONTEIRA: BOPE e PM da Bolívia recuperar carro roubado em Rondônia

CRUZOU A FRONTEIRA: BOPE e PM da Bolívia recupera carro roubado em Rondônia

Durante a Operação Protetor, os policiais conseguiram localizar o veículo que havia acabado de cruzar a fronteira de forma clandestina, depois foi mandada de volta ao Brasil.
10

Bandidos fazem família refém e fogem com HB20 para o Orgulho do Madeira

Os bandidos armados pegaram vários objetos e depois fugiram levando tudo em um carro modelo HB20 das vítimas que ficaram trancadas na casa.
12
Loja de artigos de umbanda é destruída por incêndio na zona leste

Loja de artigos de umbanda é destruída por incêndio na zona leste

Rapidamente o fogo se espalhou e tomou grandes proporções, sendo difícil o trabalho de combate ao incêndio que ameaçava atingir outros imóveis ao lado.
10
Laços e Conflitos em Família é Tudo

Intrigas e Conflitos na Família É Tudo

Conspirações e Revelações Surpreendentes
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Reviravoltas e Conflitos No Rancho Fundo

Amores, Armadilhas e Decisões Drásticas
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Confrontos e Revelações em Renascer

Segredos Revelados e Conflitos Familiares
L
Ministério Público de Rondônia se une na campanha pelos desabrigados do RS

Ministério Público de Rondônia se une na campanha pelos desabrigados do RS

A maior enchente da história do Rio Grande do Sul já provocou, até a manhã deste sábado (4/5) a morte de 56 (cinquenta e seis) pessoas, quase 70 (setenta) desaparecidos e milhares de desabrigados.
L
Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favorismo deste quarteto, em Porto Velho?

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favorismo deste quarteto, em Porto Velho?

E os outros? Claro que ainda pode surgir alguma surpresa, como o foi a aparição de Hildon Chaves, um praticamente desconhecido, que ganhou a eleição nos debates da TV e que se reelegeu, pelo bom primeiro mandato que teve.
L