A profissional de saúde e secretária municipal de Saúde, Siclinda Raasch, informou que após pedido feito na semana passada por mais vacinas para Vilhena, a cidade recebeu o maior lote de doses já enviado até o momento. Com isso, a vacinação acelerou na cidade, tendo registrado nesta segunda-feira o recorde de vacinados em um único dia, com 858 pessoas imunizadas.
“Como o censo do IBGE não foi realizado no ano passado, as estimativas de públicos em cada faixa etária fica comprometida, já que o último censo é de 2010. Assim, fizemos pedido ao Governo do Estado para que enviassem mais vacinas para que nossa campanha pudesse acelerar, já que nossa população idosa cresceu muito nos últimos anos. Fomos atendidos pela Sesau, que enviou 2.650 doses no último domingo, o maior lote já enviado ao município”, explica a secretária.
A chegada deste carregamento vem acompanhada de informe técnico da Secretaria de Estado de Saúde, delimitando os públicos que devem ser contemplados. A previsão do Estado é que sejam vacinados em Vilhena com este lote 350 profissionais de saúde com a segunda dose, além de 2.220 idosos, 10 policiais rodoviários federais, 10 bombeiros e 60 policiais militares.
Acelerando rapidamente o Setor de Imunização revelou que nesta segunda-feira Vilhena bateu o recorde local de vacinação em um único dia, tendo imunizado 858 pessoas nos quatro espaços destinados para a vacinação. Até a noite de ontem Vilhena já havia imunizado 6.171 pessoas com a 1ª dose e 1.818 com a 2ª dose, totalizando 7.989 doses aplicadas. A vacinação conta com apoio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, bem como da Polícia Rodoviária Federal.
LOCAIS DE VACINAÇÃO – Começou nesta segunda-feira a vacinação de idosos com 69 e 68 anos em Vilhena. Nesta terça-feira é a vez daqueles com 67 e 66 anos, enquanto na quarta-feira já estarão sendo vacinados idosos de 65 e 64 anos. A vacinação na cidade acontece em frente à Câmara Municipal de Vereadores, somente por drive-thru. Outros três locais também são utilizados como postos de vacinação, dentro das unidades: no Centro de Atendimento ao Idoso e nas escolas Álvares de Azevedo e Ivete Brustolin. Sempre das 8h às 13h, a imunização protege contra 100% dos casos graves após duas semanas da aplicação da segunda dose.
É necessário levar documento pessoal com foto, CPF, comprovante de residência e cartões de vacina e do SUS. Aqueles que não puderem ir em seu dia específico ainda podem ser vacinados normalmente, durante a semana, das 7h às 13h, nos postinhos Afonso Mansur (na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes) ou Vitalina Gentil (que funciona atualmente no prédio da Policlínica João Luiz, ao lado do Corpo de Bombeiros, na avenida Capitão Castro).