Porto Velho, RONDÔNIA – Considerada pela categoria uma ameaça para a manutenção de empregos de cobradores no setor de transporte público e privado, as catracas eletrônicas passaram a funcionar em todos os itinerários da grande Porto Velho, nesta terça-feira (15).
"A medida pegou de surpresa, não só os profissionais cobradores, mas também os usuários acostumados com o antigo sistema presente em todos os momentos em que as ex-empresas atuaram nesta Capital", lembra um ex-presidente da diretiva do Sindicato da categoria.
Com a retirada dos cobradores das catracas, a nova empresa que opera o novo Consórcio Municipal, 'pôs os motoristas na função dos cobradores e são eles que, ao mesmo tempo em que pilotam, cobram os bilhetes'. A mudança fez com que motoristas exerçam dupla função laboral, denuncia ex-fiscal do Trabalho, agora, aposentado.
O Jornalismo do NEWSRONDÔNIA tentou em entrar em contato com o Secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SEMTRAN), Coronel PM Ronaldo Flores, porém, uma interlocutora informou que havia ido à Prefeitura para tratar, justamente, desse assunto e das novas mudanças a serem impressas no trânsito desta cidade – como a sinalização vias expressas beneficiadas com a nova pavimentação asfáltica.
De acordo com pessoas vinculadas ao Sindicato dos Trabalhadores da categoria, 'a substituição a mão de obra dos trocadores nas catracas eletrônicas, com motoristas fazendo a vez desses, já vinha sendo discutido há anos', cujo futuro, agora, é incerto também aos novos contratados do sistema municipal.
Com isso, os antigos postos de trabalho, afirmam parte dos cobradores pegos ainda na segunda-feira (14), 'após a instalação das catracas eletrônicas nos coletivos, já se previa o cumprimento à ameaça dos empresários de acabar a com essa função'.
A retirada dos cobradores das catracas vem sendo tão grande que, a maioria dos profissionais (cobradores e motoristas) ouvidos pelo Jornalismo do NEWSRODÔNIA disse que, 'o projeto já existia desde o antigo Consorcio de Integração Municipal (SIM), mas que havia sofrido apenas um adiamento para ser posto em prática.
Diante da situação, cobradores e motoristas, sem a participação do Sindicato da categoria, ao menos nesses primeiros momentos, 'pensamos ir ao vereador Márcio Pacele, na condição de Ex-Presidente da entidade, e tentarmos uma consideração por parte dos empresários com aval do prefeito Hildon Chaves'.
Na empresa, a reportagem não obteve êxito em apurar o pensamento do novo Consórcio Municipal sobre o assunto. Uma pessoa informou, contudo, que, 'opera-se com os carros rodando vazios'. Além da fortíssima concorrência desigual dos alternativos, com destaque para os compartilhados, Aplicativos e piratas ainda impunes.
Apesar da mudança considerada brusca, tanto para os trabalhadores, quanto aos usuários, todos os itinerários estão sendo operados, normalmente. Apenas os cobradores foram substituídos por motoristas que, agora, passaram a exercer dupla função laboral.
Sobre a dupla atividade exercida por motoristas no lugar de cobradores, uma fonte do Sindicato da categoria, arriscou o palpite que dá conta de que, 'provavelmente, a Diretiva iria promover uma assembleia até o final de semana para informar os trabalhadores e direcionar quais as medidas cabíveis'.
Sobre o tema, cobradores e motoristas do segmento mais à esquerda da Diretiva reeleita do SITETUPERON acredita que 'esse é apenas o começo para um possível encerramento das atividades da nova empresa do sistema municipal de transporte'. Essa informação, até o fechamento desta reportagem, não foi confirmada pelo setor patronal nem por fontes credenciadas junto ao município.
.