SEXTA-FEIRA, 13/02/2026

Em destaque

Sesau alerta sobre o crescimento do número de infectados pela Covid-19 por integrantes da mesma família

O perfil-padrão dos infectados também mudou.

Publicado em 

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), identifica o perfil de pacientes internados na Rede Pública de Saúde direcionada ao tratamento de pessoas infectados com o novo coronavírus. O levantamento feito às vésperas de completar um ano de pandemia da Covid-19, mostra que Rondônia já tem, pelo menos, oito variantes do vírus tendo em vista que a doença se tornou mais grave com a contaminação de vários membros da mesma família.

Os dados vem preocupando os profissionais da área da Saúde, visto que os hospitais se encontram lotados e o número de pessoas contaminadas inseridas na mesma família vem crescendo. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, dados do Hospital de Campanha de Rondônia, em Porto Velho, apontam que pelo menos 30% dos pacientes que estão na unidade nesta nova fase da pandemia possuem parentes próximos na mesma situação, ou que já contraíram a Covid-19. Os índices deste padrão, de acordo com o relatório, começaram a aumentar a partir de dezembro de 2020. O perfil-padrão dos infectados também mudou. Segundo estatísticas da unidade hospitalar, enquanto no início da pandemia os idosos eram os mais suscetíveis à doença, agora adultos e jovens engrossam a lista de pacientes infectados.

A diretora assistencial do Hospital de Campanha, Mariana Aguiar, acredita que esta contaminação familiar acontece na convivência doméstica. Ela explica que, no lar é onde as pessoas acabam se sentindo mais confortáveis e consequentemente deixam de lado os cuidados sanitários que evitam a proliferação do vírus. A profissional de saúde reitera que mesmo cansadas da pandemia, as pessoas precisam continuar mantendo os cuidados básicos até mesmo dentro de casa, lavando constantemente as mãos, trocando as roupas utilizadas na rua e evitando o contato físico. “Às vezes é inevitável estar com pessoas por conta do trabalho, mercado, etc. Mas é possível manter uma distância mínima de segurança de pelo menos um metro. Não podemos baixar a guarda agora”, explica a diretora.

A família Teles foi uma das inúmeras que passaram por este drama. As duas idosas da família, a professora aposentada Benelinda Teles Rabelo e sua irmã, Maria Cavalcante Teles Pinto contraíram a doença. Maria Cavalcante, faleceu depois de passar cinco dias internada em Porto Velho. Apesar de morarem em municípios diferentes, o elo de contaminação pode ter sido o filho de Benelinda. Ela mora em Teixeirópolis, já Paulo Sérgio Teles Rabelo, 58 anos, mora na Capital, mas estava passando uma temporada na casa da mãe para lhe fazer companhia. O autônomo veio à cidade e visitou a tia (que também é sua sogra) que estava com Covid-19. Em seguida, retornou para Teixeirópolis, a casa da mãe.

Paulo relatou que já saiu de Porto Velho sentido um incômodo na garganta, mas não suspeitou que poderia estar com a Covid-19. Ele obteve o diagnóstico quando procurou a Rede de Saúde em Teixeirópolis devido a uma fraqueza intensa. No mesmo momento, descobriu que a falta de ar que também sentia era fruto do ataque do coronavírus aos seus pulmões. Ele já estava com 25% dos órgãos comprometidos.

Sua mãe, Benelinda, apresentava sintomas leves no início. “Em questão de dois dias sentimos o agravamento. Fomos ao hospital e descobrimos que nós dois estávamos com 50% dos pulmões comprometidos”, relembra o autônomo.

Mãe e filho foram orientados a procurar um município em que houvesse maior assistência médica e então ambos decidiram vir para Porto Velho. “Vim dirigindo até aqui sem parar um instante sequer, porque se parasse, eu não conseguiria mais forças para chegar”, conta Paulo, que ficou na casa da filha onde residem mais dez pessoas, no mesmo terreno. Na casa da filha, Paulo teve dificuldade para subir as escadas na parte superior do imóvel. “Para subir deu um trabalho danado. Aí percebi que essa doença é que tem o poder sobre a gente”, conta.

Benelinda e Paulo ficaram internados no Hospital de Campanha. O filho passou quatro dias e a mãe 24 horas a mais. Mesmo sem a possibilidade de transmitir o vírus, Paulo ainda sente falta de ar e tem uma tosse seca constante. “Agora tenho que continuar o tratamento pós-Covid para melhorar”, explica ele.

A mãe, Benelinda, ainda faz repouso e tenta se recuperar. Ela não sabe da morte da irmã, pois o trauma que a doença lhe causou ainda é forte e se manifesta por meio de tremedeiras. Grato aos profissionais de saúde, pelo tratamento que recebeu, Paulo disse que o atendimento da Rede Pública foi o diferencial para a sobrevivência dele e da mãe. “Minha sogra tinha plano de saúde e procurou um hospital particular quando sentiu os sintomas. O primeiro diagnóstico que recebeu foi pneumonia viral. Mandaram ela para casa”, relembra.

A família acompanhou todo drama de Maria, que chegou a ficar com mais de 50% dos pulmões comprometidos. Quando retornou à unidade de saúde particular, precisou ser entubada e não resistiu. “Essa doença é terrível. Meu tratamento desde o início foi feito na rede pública e sempre me atenderam muito bem. Foi o que fez a diferença entre a vida e a morte”, pondera.

O caso da família Teles não teve consequências maiores, porque os membros têm se preocupado bastante com os cuidados sanitários. “Em todas as nossas casas, tratamos o assunto com seriedade e temos seguido à risca as orientações de segurança”, arrematou Paulo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prazo para empresas enviarem relatório do ECA Digital termina hoje

Prazo para empresas enviarem relatório do ECA Digital termina hoje

Lista com 37 gigantes da tecnologia deve prestar contas à ANPD sobre medidas de proteção; lei que combate a adultização e jogos de azar entra em vigor em março.
L
Entidades denunciam fome e tortura em presídios brasileiros à ONU

Entidades denunciam fome e tortura em presídios brasileiros à ONU

Relatórios entregues ao Comitê das Nações Unidas apontam falhas graves em audiências de custódia e desnutrição sistemática de detentos em unidades prisionais.
L
Passe livre religioso em hospitais: OAB debate visitas

Passe livre religioso em hospitais: OAB debate visitas

Encontro na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia reúne autoridades e lideranças para discutir direito de assistência religiosa hospitalar em todo o estado.
L
TRT-14 incentiva participação em webinário do CNJ sobre memória da escravidão

TRT-14 incentiva participação em webinário do CNJ sobre memória da escravidão

Evento nacional será realizado no dia 19 de fevereiro e apresentará conclusões do grupo de trabalho responsável por relatório sobre memória histórica no Judiciário.
L
MPRO suspende atendimento presencial em Ouro Preto do Oeste

MPRO suspende atendimento presencial em Ouro Preto do Oeste

Medida temporária ocorre nos dias 19 e 20 de fevereiro por intervenções no prédio; serviços seguem de forma virtual e em regime de plantão durante o Carnaval.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Relator do caso no STF rejeitou recursos de ex-comandantes por omissão no 8 de janeiro; ministros têm até o dia 24 de fevereiro para concluir o julgamento virtual.
L
Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Câmara argentina aprova novo Código Penal Juvenil e baixa responsabilidade penal para 14 anos; tema volta ao centro do debate sobre segurança pública no Brasil.
L

Nota de pesar: Zélia Melo de Oliveira dos Santos

Nascida em Manicoré e radicada em Porto Velho, Zélia Melo de Oliveira dos Santos deixa um legado de fé, amor à família e acolhimento que seguirá vivo na memória de todos.
L
Prazo para comprovar informações do Prouni 2026 termina hoje

Prazo para comprovar informações do Prouni 2026 termina hoje

Estudantes pré-selecionados na primeira chamada devem apresentar documentos de renda e escolaridade nas faculdades para garantir bolsas de estudo.
L
PS UNIR 2026 divulga aprovados e abre 1ª matrícula

PS UNIR 2026 divulga aprovados e abre 1ª matrícula

Universidade publica resultado da manifestação de interesse e convoca candidatos para matrículas on-line do primeiro semestre letivo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

Ministro do STF lidera inquérito sobre fraudes bancárias após saída de Dias Toffoli; magistrado busca atualização sobre dados colhidos em aparelhos apreendidos.
L
Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Proposta aprovada em comissão da Câmara dos Deputados do Brasil cria regras para destinação de máquinas apreendidas e busca segurança jurídica a trabalhadores do setor.
L
Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Emenda parlamentar assegura recursos para construção de quadra no Centro Educativo Dom Bosco, em Ji-Paraná.
L
Pedro Fernandes amplia cirurgias e reduz fila do SUS

Pedro Fernandes amplia cirurgias e reduz fila do SUS

Deputado estadual destaca estruturação do Centro Cirúrgico de Cujubim e destinação de recursos para cirurgias eletivas em Rondônia.
L
Dra. Taíssa celebra 34 anos de 17 municípios de RO

Dra. Taíssa celebra 34 anos de 17 municípios de RO

Deputada destaca emendas, projetos de lei e indicações que fortalecem cidades criadas em 13 de fevereiro de 1992 no interior de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Thales publicou mensagem em rede social citando crise conjugal antes de atirar contra os filhos e cometer suicídio; documento foi apagado logo depois.
18
Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário Thales atirou contra os próprios filhos antes de tirar a vida; criança de 8 anos segue internada em estado gravíssimo em Goiás.
18
Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Automóvel havia sido subtraído na região central; investigação aponta que antigo proprietário cometeu o ato devido a uma suposta dívida com a atual dona.
10
Polícia Federal prende investigado por abuso infantil em Porto Velho

Polícia Federal prende investigado por abuso infantil em Porto Velho

Ação realizada no âmbito da Operação Octagonum cumpriu mandado de prisão preventiva contra homem suspeito de produzir e compartilhar material ilícito na rede.
10
Batida entre caminhões causa tombamento em avenida de Ji-Paraná

Batida entre caminhões causa tombamento em avenida de Ji-Paraná

Acidente na Transcontinental deixou dois motoristas feridos após invasão de pista; caminhão baú laranja e outro veículo de carga colidiram próximo à BR-364.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental – WITT TRADING LTDA

RENOVAÇÃO DE LICENÇA AMBIENTAL SUL 229.
L
Número de ambulantes formalizados como MEI cresce 45% em dois anos

Número de ambulantes formalizados como MEI cresce 45% em dois anos

Dados do Sebrae mostram que mais de 56 mil trabalhadores de rua se registraram em 2025; estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia lideram o movimento.
L
Anvisa e Inmetro fiscalizam produtos de carnaval no DF e BA

Anvisa e Inmetro fiscalizam produtos de carnaval no DF e BA

Operação conjunta reforça segurança de fantasias, bebidas, preservativos e cosméticos durante a folia, com foco em orientação ao consumidor.
L
Pirelli amplia presença no automobilismo mundial em 2026

Pirelli amplia presença no automobilismo mundial em 2026

Empresa inicia temporada com etapa de 12 horas na Austrália e calendário de 400 provas
L
Circuito Arrais fortalece pesca esportiva em RO

Circuito Arrais fortalece pesca esportiva em RO

Curso gratuito de Arrais Amador reúne 100 inscritos em Pimenta Bueno e reforça segurança na pesca esportiva com apoio do governo estadual.
L
CICC-Móvel: carreta reforça segurança de bloco carnavalesco

CICC-Móvel: carreta reforça segurança de bloco carnavalesco

Unidade móvel de monitoramento será deslocada temporariamente para evento de grande porte; Governo garante manutenção de módulo operacional no Morar Melhor.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.