QUINTA-FEIRA, 29/01/2026

Em destaque

Sesau alerta sobre o crescimento do número de infectados pela Covid-19 por integrantes da mesma família

O perfil-padrão dos infectados também mudou.

Publicado em 

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), identifica o perfil de pacientes internados na Rede Pública de Saúde direcionada ao tratamento de pessoas infectados com o novo coronavírus. O levantamento feito às vésperas de completar um ano de pandemia da Covid-19, mostra que Rondônia já tem, pelo menos, oito variantes do vírus tendo em vista que a doença se tornou mais grave com a contaminação de vários membros da mesma família.

Os dados vem preocupando os profissionais da área da Saúde, visto que os hospitais se encontram lotados e o número de pessoas contaminadas inseridas na mesma família vem crescendo. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, dados do Hospital de Campanha de Rondônia, em Porto Velho, apontam que pelo menos 30% dos pacientes que estão na unidade nesta nova fase da pandemia possuem parentes próximos na mesma situação, ou que já contraíram a Covid-19. Os índices deste padrão, de acordo com o relatório, começaram a aumentar a partir de dezembro de 2020. O perfil-padrão dos infectados também mudou. Segundo estatísticas da unidade hospitalar, enquanto no início da pandemia os idosos eram os mais suscetíveis à doença, agora adultos e jovens engrossam a lista de pacientes infectados.

A diretora assistencial do Hospital de Campanha, Mariana Aguiar, acredita que esta contaminação familiar acontece na convivência doméstica. Ela explica que, no lar é onde as pessoas acabam se sentindo mais confortáveis e consequentemente deixam de lado os cuidados sanitários que evitam a proliferação do vírus. A profissional de saúde reitera que mesmo cansadas da pandemia, as pessoas precisam continuar mantendo os cuidados básicos até mesmo dentro de casa, lavando constantemente as mãos, trocando as roupas utilizadas na rua e evitando o contato físico. “Às vezes é inevitável estar com pessoas por conta do trabalho, mercado, etc. Mas é possível manter uma distância mínima de segurança de pelo menos um metro. Não podemos baixar a guarda agora”, explica a diretora.

A família Teles foi uma das inúmeras que passaram por este drama. As duas idosas da família, a professora aposentada Benelinda Teles Rabelo e sua irmã, Maria Cavalcante Teles Pinto contraíram a doença. Maria Cavalcante, faleceu depois de passar cinco dias internada em Porto Velho. Apesar de morarem em municípios diferentes, o elo de contaminação pode ter sido o filho de Benelinda. Ela mora em Teixeirópolis, já Paulo Sérgio Teles Rabelo, 58 anos, mora na Capital, mas estava passando uma temporada na casa da mãe para lhe fazer companhia. O autônomo veio à cidade e visitou a tia (que também é sua sogra) que estava com Covid-19. Em seguida, retornou para Teixeirópolis, a casa da mãe.

Paulo relatou que já saiu de Porto Velho sentido um incômodo na garganta, mas não suspeitou que poderia estar com a Covid-19. Ele obteve o diagnóstico quando procurou a Rede de Saúde em Teixeirópolis devido a uma fraqueza intensa. No mesmo momento, descobriu que a falta de ar que também sentia era fruto do ataque do coronavírus aos seus pulmões. Ele já estava com 25% dos órgãos comprometidos.

Sua mãe, Benelinda, apresentava sintomas leves no início. “Em questão de dois dias sentimos o agravamento. Fomos ao hospital e descobrimos que nós dois estávamos com 50% dos pulmões comprometidos”, relembra o autônomo.

Mãe e filho foram orientados a procurar um município em que houvesse maior assistência médica e então ambos decidiram vir para Porto Velho. “Vim dirigindo até aqui sem parar um instante sequer, porque se parasse, eu não conseguiria mais forças para chegar”, conta Paulo, que ficou na casa da filha onde residem mais dez pessoas, no mesmo terreno. Na casa da filha, Paulo teve dificuldade para subir as escadas na parte superior do imóvel. “Para subir deu um trabalho danado. Aí percebi que essa doença é que tem o poder sobre a gente”, conta.

Benelinda e Paulo ficaram internados no Hospital de Campanha. O filho passou quatro dias e a mãe 24 horas a mais. Mesmo sem a possibilidade de transmitir o vírus, Paulo ainda sente falta de ar e tem uma tosse seca constante. “Agora tenho que continuar o tratamento pós-Covid para melhorar”, explica ele.

A mãe, Benelinda, ainda faz repouso e tenta se recuperar. Ela não sabe da morte da irmã, pois o trauma que a doença lhe causou ainda é forte e se manifesta por meio de tremedeiras. Grato aos profissionais de saúde, pelo tratamento que recebeu, Paulo disse que o atendimento da Rede Pública foi o diferencial para a sobrevivência dele e da mãe. “Minha sogra tinha plano de saúde e procurou um hospital particular quando sentiu os sintomas. O primeiro diagnóstico que recebeu foi pneumonia viral. Mandaram ela para casa”, relembra.

A família acompanhou todo drama de Maria, que chegou a ficar com mais de 50% dos pulmões comprometidos. Quando retornou à unidade de saúde particular, precisou ser entubada e não resistiu. “Essa doença é terrível. Meu tratamento desde o início foi feito na rede pública e sempre me atenderam muito bem. Foi o que fez a diferença entre a vida e a morte”, pondera.

O caso da família Teles não teve consequências maiores, porque os membros têm se preocupado bastante com os cuidados sanitários. “Em todas as nossas casas, tratamos o assunto com seriedade e temos seguido à risca as orientações de segurança”, arrematou Paulo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Encontro de carros clássicos agita Porto Velho em fevereiro

Agenda News: Encontro de carros clássicos agita Porto Velho em fevereiro

Auto Clube RO realiza 1º Encontro Semestral 2026 no Posto Trevo 3 com foco na cultura automotiva e no público apaixonado por clássicos.
L
Rondônia ganha espaço e se consolida entre os maiores produtores de guaraná do Norte

Rondônia ganha espaço e se consolida entre os maiores produtores de guaraná do Norte

O levantamento mostra que quatro municípios rondonienses figuram entre os 20 maiores do Norte, reforçando a diversificação geográfica da cultura na Amazônia.
L

Porto Velho fica em último lugar no saneamento entre capitais do Norte, aponta ranking

Porto Velho aparece na 26ª colocação entre as capitais brasileiras, ocupando a última posição regional e evidenciando os desafios estruturais enfrentados por Rondônia na oferta de serviços essenciais como abastecimento de água, esgotamento sanitário e infraestrutura urbana.
L
Fim do La Niña acende alerta para seca e calor em Rondônia

Fim do La Niña acende alerta para seca e calor em Rondônia

O fenômeno climático La Niña chegou ao fim e, segundo especialistas da MetSul Meteorologia, falta apenas um anúncio oficial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) para a confirmação formal.
L
Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Jurista Ives Gandra Martins critica o uso excessivo de sigilo pelos Três Poderes e aponta distanciamento dos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Times de Rondônia conhecem rivais na Copa do Brasil 2026

Times de Rondônia conhecem rivais na Copa do Brasil 2026

Ji-Paraná, Guaporé e Porto Velho descobrem seus caminhos após sorteio da CBF que definiu mandos de campo e chaveamento das fases iniciais do torneio.
L
Alerta: Rondônia surge entre os estados com maior incidência de câncer de pele no Brasil

Alerta: Rondônia surge entre os estados com maior incidência de câncer de pele no Brasil

Rondônia aparece hoje entre os estados com maior incidência da doença, segundo dados recentes da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), rompendo um padrão histórico de concentração nos grandes centros do país.
L
Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Nova resolução da agência reguladora permite cultivo por empresas para fins farmacêuticos e libera a venda de produtos em farmácias de manipulação.
L
Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes fecham o quilômetro 563 da rodovia federal para protestar contra as tarifas do novo pedágio e os planos de desocupação de terras na região.
L

In Foco Podcast: Jaqueline Cassol fala sobre gestão pública, direito e trajetória política

O In Foco propõe uma conversa aprofundada, com reflexões sobre políticas públicas, desenvolvimento regional, responsabilidade institucional e o papel da mulher nos espaços de decisão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Compromisso Social: Deputada Gislaine Lebrinha anuncia investimento para a APAE de Alvorada D’Oeste

Recurso de R$ 100 mil será destinado ao fortalecimento das atividades da instituição.
L
Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Parlamentar sugere que modelo de sucesso do Projeto “Mãos Limpas” seja adotado em todas as unidades da capital
L
Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Encontro no plenário discute integração do sistema SEI e novas regras para termos de fomento; gestão de emendas parlamentares em Rondônia busca mais transparência e agilidade
L
Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Indicação visa melhorar condições sanitárias e promover saúde pública no sistema penal
L
Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Projeto articulado pela deputada Cláudia de Jesus entra em fase de licitação
L
Publicidade

POLÍCIA

Identificado ciclista assassinado no bairro JK em Porto Velho

Identificado ciclista assassinado no bairro JK em Porto Velho

Radson A. P., de 33 anos, foi morto com um tiro na boca após ser atacado em frente a uma escola estadual; o crime está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.
18
PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

A Polícia Federal apura se influenciadores foram contratados para atacar o Banco Central após a liquidação do banco Master, com rombo estimado em bilhões.
L
Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Governo estadual investe mais de R$ 237 milhões em segurança pública
L
Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Efetivo da Polícia Militar atuará em locais de grande circulação em todo o estado; reforço no policiamento em Rondônia visa garantir segurança de foliões
L
Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Homem em uma motocicleta disparou diversas vezes contra o residencial; ninguém foi atingido.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: M. Z. S. SERRARIA LTDA

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO, LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA
L
Ouro atinge recorde histórico e supera marca de US$ 5 mil

Ouro atinge recorde histórico e supera marca de US$ 5 mil

Turbulências geopolíticas e a política econômica de Donald Trump impulsionam a busca pelo metal como reserva de valor em meio à desconfiança global.
L

Requerimento da Licença Ambiental: SPEED COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Tesouro prevê dívida pública de até R$ 10,3 trilhões em 2026

Tesouro prevê dívida pública de até R$ 10,3 trilhões em 2026

Plano Anual de Financiamento indica novo teto para o endividamento federal, com estratégia voltada para títulos atrelados à Selic em ano de juros elevados.
L
Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Prefeitura substitui modelo antigo por peças na cor verde após dez anos
L

Sebrae RO orienta pequenos negócios sobre renegociação de débitos com a União

Empreendedores de Rondônia têm até esta sexta-feira (30) para regularizar dívidas inscritas na Dívida Ativa.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.