TERÇA-FEIRA, 28/11/2023

Butantan quer fim da exclusividade de venda de vacinas ao governo federal para atender ao pedido de mais 30 milhões de doses

Governador de São Paulo disse que, sem exclusividade do ministério, 'outros governos, estaduais e municipais, poderão adquirir a vacina do Butantan'. Ministério da Saúde manifestou intenção de compra de mais 30 milhões de doses do imunizante na última quinta.

Publicado em 

Butantan quer fim da exclusividade de venda de vacinas ao governo federal para atender ao pedido de mais 30 milhões de doses - News Rondônia

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (24) que o Instituto Butantan vai atender ao pedido do Ministério da Saúde para a compra de mais 30 milhões de doses da vacina CoronaVac desde que o governo não exija mais exclusividade de venda para a pasta.

Butantan quer fim da exclusividade de venda de vacinas ao governo federal para atender ao pedido de mais 30 milhões de doses - News Rondônia

Os dois contratos já firmados entre Butantan e Ministério da Saúde, para o fornecimento de um total de 100 milhões de doses, determinam que o governo federal tem “direito de exclusividade na aquisição de doses produzidas ou importadas” pelo Butantan. Na última quinta (18), o Ministério da Saúde enviou um novo ofício ao Butantan em que expressa a intenção de comprar mais 30 milhões de doses da CoronaVac.

“Vamos atender o pedido do governo federal para mais 30 milhões de doses de vacinas do Butantan desde que não seja exigida mais a exclusividade para venda ao Ministério da Saúde. Desta maneira outros estados, outros governos, estaduais e municipais, poderão adquirir a vacina do Butantan de acordo com a sua conveniência”, disse Doria nesta quarta.

Em entrevista a jornalistas, o governador de São Paulo disse também que o estado de São Paulo é um dos que tem interesse em adquirir doses de vacina para além do plano nacional.

"O próprio governo de SP o fará, conforme já anunciei aqui, compraremos mais 20 milhões de doses da vacina do Butantan para complementar a vacinação, se necessário for, aqui no estado de São Paulo", disse Doria.

Doria já havia anunciado a compra desse montante para vacinar "os brasileiros de São Paulo". No entanto, a aquisição dessas doses também pode ocorrer apenas após a entrega das vacinas já negociadas com o Ministério da Saúde.

Nesta terça-feira (23) o diretor do Butantan, Dimas Covas, declarou que o instituto poderia começar a envasar as doses adicionais a partir de agosto.

“Doses adicionais poderão ser produzidas a partir de agosto. Terminando a entrega das 100 milhões [de doses] nós poderemos produzir as 20 milhões de São Paulo e as 30 milhões do Ministério e, eventualmente, ampliar essa solicitação”, disse Dimas Covas.

Estudo da Covaxin, vacina desenvolvida em parceria com laboratório da Índia, será feito em 3 mil pessoas e deve durar 45 dias.

Contratos firmados

O último contrato entre o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan para a aquisição de 54 milhões de doses da CoronaVac prevê que o governo federal tem exclusividade para comprar todas as vacinas importadas da China ou produzidas no Brasil pela entidade até que todas as 100 milhões de doses compradas pelo governo federal sejam entregues. O prazo final para o Butantan fornecer ao governo federal esse montante é 30 de setembro.

O acordo para a compra de mais 54 milhões de doses da vacina contra Covid-19 produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac foi assinado no dia 15 de fevereiro. Essas doses se somam às 46 milhões que já haviam sido comprados pelo ministério, e que devem ser entregues até 30 de abril, totalizando 100 milhões de doses.

Embora o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tenha prometido comprar um lote extra de 20 milhões de doses da CoronaVac exclusivamente para imunizar "brasileiros de São Paulo", a negociação só poderá se concretizar após a entrega de todas essas 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde ou com autorização da pasta.

O G1 teve acesso ao novo contrato no valor de R$ 3,42 bilhões, assinado no dia 15 de fevereiro. Uma das cláusulas estipula que "a Contratante terá o direito de exclusividade na aquisição de doses produzidas ou importadas pela Contratada em todo o território nacional, até que seja realizada a entrega da totalidade do objeto [54 milhões de doses]".

Ministério acusa Butantan de atraso

O Ministério da Saúde anunciou na última quinta-feira (18) que o Butantan não vai cumprir as entregas previstas em contrato para fornecer doses da CoronaVac à pasta. O ministério afirma que o cronograma previsto no contrato inicial, de 46 milhões de doses, não será cumprido pelo instituto em fevereiro.

Segundo o Ministério da Saúde, o Butantan vai enviar apenas 2,7 milhões de doses neste mês, o que corresponde a 30% do total previsto para fevereiro. Ainda de acordo com a pasta, o instituto avisou o governo federal do atraso apenas nesta quinta-feira, por meio de um ofício.

Já o Instituto Butantan culpou o “desgaste diplomático” entre o governo federal e a China pelo atraso na entrega, e disse que “o Ministério da Saúde omite a briga com a China". O Butantan disse ainda que é “inacreditável que o Ministério da Saúde queira atribuir ao Butantan a responsabilidade pela sua completa falta de planejamento”.

O contrato firmado entre o Butantan e o ministério para a compra de 46 milhões de doses para o governo federal prevê a entrega de 9,3 milhões no mês de fevereiro. No início do mês, o governo de São Paulo relatou dificuldades para importar matéria-prima da China.

Vários municípios de regiões metropolitanas também suspenderam a vacinação. A expectativa é que a distribuição de doses seja retomada aos poucos a partir da próxima semana.

Plano estadual X plano nacional

Até o momento, todas as vacinas disponíveis contra a Covid-19 no Brasil estão sendo distribuídas aos estados dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

O governo de São Paulo, no entanto, faz críticas ao governo federal sobre a lentidão na negociação de novas doses, tanto com o Butantan, quanto com outros fabricantes de vacinas.

Até o momento, o montante disponível é insuficiente para imunizar os grupos prioritários, e algumas cidades do país já começaram a suspender a vacinação por falta de doses.

Antes da assinatura do contrato de 54 milhões de doses, o Butantan chegou a afirmar que negociaria essas doses com estados e municípios e até com outros países, caso o o governo federal não confirmasse o interesse na aquisição.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru abre inscrições para credenciar empreendedores para praça de alimentação da Cantata Natalina

Prefeitura de Jaru abre inscrições para credenciar empreendedores para praça de alimentação da Cantata Natalina

Serão credenciados cinco empreendimentos, conforme as exigências do edital.
L
LEBRINHA: Municípios recebem caminhão frigorífico para transporte da merenda escolar

LEBRINHA: Municípios recebem caminhão frigorífico para transporte da merenda escolar

Os caminhões atenderam as indicações feitas pelo então deputado estadual Lebrão, no ano de 2021, e da deputada Lebrinha, em 2023, que destacou o compromisso da gestão do governador Marcos Rocha com a educação nos municípios. 
L
Ministros do STF elogiam indicação de Dino para Corte

Ministros do STF elogiam indicação de Dino para Corte

Sabatina na CCJ do Senado deve ocorrer até 15 de dezembro.
L

Conab realiza ato de entregas de alimentos do PAA para povos indígenas e assentados (as) em Altamira/PA

Os alimentos ofertados nas entregas são: pescado, farinha de mandioca, tapioca, bolos assados, palmito, cacauí, bacaba e broto de murumuru.
L
Mais de 150 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção

Mais de 150 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção 

A campanha, que está completando 34 anos, visa atender os pedidos realizados pelas crianças, por carta, ao Papai Noel.  
L
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade

DESTAQUES NEWS

App que incentiva doação de sangue já pode ser baixado

App que incentiva doação de sangue já pode ser baixado

Plataforma é gratuita e visa valorizar doação voluntária.
L

OPERAÇÃO HORUS: Acusado de latrocínio de sargento da PM, vulgo “FB”, é preso na Bolívia

De acordo com a PM, o criminoso foi encontrado em Guayaramerim, na Bolívia. “FB” possui seis mandados de prisão por vários crimes, entre eles a morte do policial da reserva.
10

Criança corre para pegar cachorro e acaba atropelada por moto na zona leste

De acordo com testemunhas, o garoto estava na casa dele quando saiu correndo para pegar o cachorro que fugiu em direção à rua
14

Agenda News: Lilian Moro lança videoclipe de ‘Miga’, sua música de trabalho do DVD Pocket ‘Modão Judiado’

A cantora sertaneja mostra sua versatilidade e talento em quatro canções que prometem conquistar o público.
L
Polícia Federal incinera 130 quilos de drogas em Rondônia

Polícia Federal incinera 130 quilos de drogas em Rondônia

A maior parte da droga destruída é oriunda do Bolívia.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Primeira convocação de estudantes selecionados em processo seletivo de estágio é realizada pelo Detran

Os estudantes do ensino médio selecionados vão receber orientações quanto ao envio da documentação e a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio do IEL/RO
L

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Serviços Gerais

Envie seu currículo para o e-mail [email protected]
L

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Auxiliar Adm/Financeiro

Empresa busca profissional com formação em administração ou contabilidade e experiência na área.
L

DNIT Lança edital de concurso com 100 vagas de nível superior e salários de até R$12 mil

Oportunidades em diversas áreas com inscrições abertas até dezembro; Tem vagas para Rondônia.
L

Divulgado resultado preliminar do processo seletivo para contratação de estagiários do Detran

As informações sobre o processo seletivo de estagiários do Detran/RO serão prestadas pelo IEL/RO
L
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Senado já se mobiliza para derrubar veto à desoneração da folha de 17 setores

Cerca de 9 milhões de trabalhadores podem ser impactados, inclusive setores de Rondônia
L

Deputado Cássio Gois concede honrarias ao prefeito e primeira-dama de Cacoal durante as comemorações dos 46 anos da cidade

A cerimônia foi destacada pela entrega de um título honorífico de honra ao mérito, uma distinção concedida pela Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero).
L

Alan Queiroz busca valorizar servidores públicos estaduais com especialização

Deputado solicitou estudos técnicos para estabelecer convênios com institutos e universidades, visando ampliar a oferta de pós-graduação no estado.
L

Em reunião em Brasília, Alan Queiroz solicita recursos para Centro de Geografia da Unir

Parlamentar discutiu o assunto com o senador Confúcio Moura.
L

BR- 319: Deputada Cristiane Lopes participa da 1ª reunião do Grupo de trabalho sobre pavimentação

A Deputada Federal e outras autoridades debateram estratégias e ações sobre a manutenção e pavimentação da rodovia
L
Publicidade

POLÍCIA

NA BR-364: PRF prende passageira de táxi com cocaína presa ao corpo

Informações repassadas ao site dão conta de que a PRF fazia fiscalização na rodovia quando interceptou um táxi que seguia sentido Acre/Porto Velho.
10

URGENTE: Carro de app capota em batida com veículo de autoescola na Avenida Amazonas

De acordo com testemunhas, os veículos seguiam no mesmo sentido quando o motorista do Mobi freou por causa de um ciclista, e o Polo bateu na traseira e capotou.
10
PF faz prisão em flagrante por transporte interestadual de drogas

PF faz prisão em flagrante por transporte interestadual de drogas

O suspeito foi abordado em Paranaíba/MS com quase meia tonelada de entorpecentes.
10

MPRO obtém condenação a 59 anos de prisão de homem acusado de estuprar menina de 6 anos

Mãe da vítima também foi condenada.
10

DESMAIOU: Funcionário público é atacado após mandar ex-namorado embora de casa no centro

O rapaz contou que havia acabado de chegar do plantão, quando teve uma discussão com o ex-namorado que mora de favor, após pedir para o suspeito deixar o imóvel.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercado reduz previsão da inflação de 4,55% para 4,53% este ano

Mercado reduz previsão da inflação de 4,55% para 4,53% este ano

Projeção de expansão da economia cai para 2,84%, diz BC.
L

Assembleia prestigia abertura do Fórum Nacional de Inclusão Financeira e Democratização do Acesso a Crédito

Lançamento do evento ocorreu no Teatro Guaporé, em Porto Velho.
L

Presidentes da Assembleia e do Tribunal de Justiça exaltam harmonia entre poderes em defesa da população

Deputado Marcelo Cruz recepciona novos dirigentes do Tribunal de Justiça de Rondônia para o biênio 2024-2025.
L

Deputada Lebrinha pede ao governo que decrete Estado de Emergência

A deputada Lebrinha encaminhou ofício ao Governador e expressou sua preocupação diante da situação crítica.
L
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam quinta-feira

Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam quinta-feira

Podem se inscrever todos os estudantes com matrícula ativa.
L

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para a contratação de médico veterinário

As inscrições acontecem de 27 a 29 de novembro.
L
Senador Jaime Bagattoli fala sobre gestão política e ações em prol do estado no Podcast PahPow

Senador Jaime Bagattoli fala sobre gestão política e ações em prol do estado no Podcast PahPow

Jaime Bagattoli é empresário do setor produtivo e chegou ao Estado de Rondônia em 1974 para desbravar a região Norte do país.
L
Lula embarca para COP 28 em Dubai e visita a mais três países

Lula embarca para COP 28 em Dubai e visita a mais três países

Arábia Saudida, Catar e Alemanha estão na programação da comitiva.
L
Especialista em Autoestima e Autoconfiança, Bruna Gerhart, fala sobre livro e trabalho no podcast PahPow

Especialista em Autoestima e Autoconfiança, Bruna Gerhart, fala sobre livro e trabalho no podcast PahPow

Escritora, acabou de lançar o segundo livro em coautoria, num movimento denominado “Mulheres que se amam”.
L