TERÇA-FEIRA, 28/11/2023

Após ouvir diagnóstico dos filhos, médica descobre que também é autista

"Aprendi bem o masking, que é fingir ser sociável, comum nas mulheres autistas. Nem sei mais viver sem, é muito incômodo para as pessoas eu ser da forma que sou".

Publicado em 

Após ouvir diagnóstico dos filhos, médica descobre que também é autista - News Rondônia

"Colecionei diagnósticos errados e tomei medicações que não funcionavam; sempre soube que tinha algo que não se encaixava. Aprendi bem o masking, que é fingir ser sociável, comum nas mulheres autistas. Nem sei mais viver sem, é muito incômodo para as pessoas eu ser da forma que sou".

Após ouvir diagnóstico dos filhos, médica descobre que também é autista - News Rondônia

“Me chamo Rafaella Nunes, tenho 44 anos, sou médica pediatra, casada há 12 anos e mãe do Angelo, de 10 anos, e do Dante, que tem 7. Nasci em Colatina, no Espírito Santo, e me mudei para Vitória para fazer faculdade. Sempre tive dificuldade social e de criar laços, além de ter manias.

Aos 42 anos, ao buscar diagnósticos para meus filhos, descobri que sou autista, assim como eles. Para que outras mães tenham informações e não se sintam tão perdidas quanto eu, criei a página TEAmo (Transtorno do Espectro do Autismo – mãe online), no Instagram.

“Sempre tirei boas notas, mas sofria bullying”

Quando criança, preferia brincar sozinha. Duas vezes por ano, nas férias, minha mãe me fazia brincar com as outras crianças. Nunca sabia o que fazer, nem o que falar. Eu dizia que era minha tortura semestral. Hoje é engraçado, mas na época eu não achava. Tinha hiperfocos, como ler compulsivamente; olhar mapas, adorava.

Enquanto as crianças queriam ganhar um pogobol, eu queria um atlas. Me identificavam na escola como a doidinha, a esquisita. Tenho sensibilidade auditiva, enquanto o professor estava explicando a matéria, precisava ouvi-lo sem conversa paralela. Era a chata que ficava pedindo silêncio. No hora do recreio, me escondia para que não precisar interagir.

Nunca dei trabalho, tirava notas muito boas, mas sofri muito bullying. Meu pai e a enciclopédia foram as grandes companhias na infância e adolescência. Eu amava. Pegávamos as enciclopédias e ficávamos discutindo um assunto.

Quando passei no vestibular em Vitória (ES), cidade em que praticamente ninguém me conhecia, pensei que tinha a chance de fingir que era outra pessoa me mascarando. Tentava ser popular, não consegui tanto, mas frequentava festa, a bebida infelizmente foi algo que eu usava para tentar ser social, fumava e arranjei o meu primeiro namorado, um colega com quem fiquei por 4 anos.

A primeira amiga de verdade que eu tive foi quando entrei na faculdade, aos 18 anos. Antes disso eu tinha colegas. A Laila aceitava a minha forma de ser. Nunca fez grandes críticas ao meu jeito, como a mania de chegar no restaurante e sentar na mesma mesa, e se estivesse ocupada, eu ia embora. Não me julgou. Acho que foi a primeira pessoa que nunca me disse que eu era estranha e tenho um amor profundo por ela, como se fosse uma irmã.

“Aprendi a fingir ser sociável”

Colecionei diagnósticos errados, alguns certos, como depressão. Como médica, acredito que tinha depressão já na infância, mas fiz tratamento para bipolaridade, borderline e levantaram a hipótese de esquizofrenia. Tomava medicações que não funcionavam. Sempre soube que tinha algo que não se encaixava, eu devia ser uma paciente psiquiátrica.

Não sou socialmente adequada, preciso de um filtro. Afastava as pessoas com meu sincericídio. Se uma colega pronta para sair me perguntasse se estava bonita, eu respondia: ‘não, essa roupa não tá bem não’. Fui entendendo que as pessoas não querem ouvir a sinceridade, querem um posicionamento social adequado. Aprendi bem o masking, que é fingir ser sociável, comum nas mulheres autistas. Nem sei mais viver sem, é muito incômodo para as pessoas eu ser da forma que sou. Eu quero que meus filhos tenham a liberdade de serem quem eles são, mas eu vivo muitas vezes sob masking.

Como sempre gostei de estudar, a faculdade não foi uma coisa tão difícil, mas quando acabei estava à beira de um meltdown – esgotamento emocional desencadeado por um grande estresse, como barulho ou quebra de rotina, onde pode haver choro e até auto agressão.

Hoje em dia, só trabalho com urgência e emergência. Gosto da surpresa que o pronto-socorro traz: o que será que eu vou atender agora? É um desafio diário para minha dificuldade em quebrar a rotina, me ensinou a me abrir para o desconhecido.

“Gosto de você estranha mesmo, quem não é?”

Gostava de boate. Olha que perfeito: você consegue se divertir, dançar, beber e ninguém quer conversar com você porque não dá para ouvir nada. A batida do som eletrônico não é uma frequência que me incomoda. Conheci o meu marido Gleison assim. Ele é tímido, mas veio conversar comigo.

O primeiro meltdown que ele viu ficou assustado, mas me acolheu, tentou me acalmar. Com o tempo, foi mudando algumas coisas em mim. Dizia que poderíamos nos divertir mesmo se não sentasse na minha mesa do restaurante. Começou a me convencer e, quando não conseguia, não ficava com raiva. Eu tinha essa questão de me achar estranha, mas ele dizia: “Gosto de você estranha mesmo, quem não é?”. Gleison sempre teve essa leveza.

Meu filho mais velho entrou na escola, aos 3 anos, e ficamos sabendo que ele não sabia socializar. Percebemos que nós dois também não. Antissociais, em três anos casados e dois de namoro, nunca havíamos recebido alguém em casa. Começamos a tentar um convívio. Hoje temos dois casais de amigos, olha que chique! Para mim isso é incrível.

Quando o Angelo tinha 5 anos, o Dante, então com 2, entrou na escola. Houve a mesma coisa dificuldade de socialização, ele também brincava sozinho como eu. Percebemos outras características, como a ecolalia – quando a criança repete as coisas que escuta ou responde como se fosse personagem. Ele decorava desenhos e falava contextualizando as frases, como se fosse o Mario Bros respondendo se queria água. Tinha movimentos estereotipados, como mexer as mãozinhas, correr em círculos.

Aos 3 anos, ele já estava lendo, o que se chama hiperlexia. Dante tem facilidade em línguas. Ele fala o alfabeto grego, o russo, canta as musiquinhas da Masha originais. Ele mesmo procura no Youtube e aprende, gosta de sentar com meu pai e ficam procurando as coisas.

Estávamos no começo do processo e fizemos um teste que mostra características de autismo. Meu pai disse que eu pontuaria mais do que o Dante. Ele estava certo, rimos: “Ah, estranha eu sempre fui, né!”. Comecei a estudar o autismo, a fazer curso, pós-graduação. Fui vendo cada dia mais que eu também parecia autista.

Quando o Angelo estava com 7 anos, por causa de alguma dificuldade de interpretação de texto, fizemos uma avaliação neuropsicológica dele e descobrimos que ele também é autista, o antigo Asperger. Meu marido sugeriu que eu também fizesse a avaliação; ele queria me ajudar com a dificuldade na autoestima.

“O médico quis dizer que autistas são fracassados. Saí indignada do consultório”

É difícil o diagnóstico no adulto. Cheguei a ir em um psiquiatra que me disse que eu não poderia ser autista porque não tive fracassos na vida. Ele deu como exemplo o fato de eu nunca ter sido reprovada, de ter me formado. Não existe esse tipo de parâmetro para o diagnóstico. A fala dele foi de preconceito e de falta de conhecimento dentro da especialidade. Então acredito que ele quis dizer que autistas são fracassados. Saí indignada do consultório. O meu processo de diagnóstico com outra médica foi meticuloso, cerca de 12 horas de teste em 10 sessões avaliativas.

Agora tomo mais cuidado com as minhas dificuldades. Desde o diagnóstico, tive pouquíssimos meltdowns, pequenos, discretos, nenhum tão forte que parecesse um surto. As pessoas acham que o autista é uma pessoa que não pode ter sucesso na vida. Eu estou na ponta do espectro, tenho menos dificuldades do que outros autistas, mas também outras que talvez os mais severos não tenham.

Infelizmente, eu acho que o capacitismo ainda está muito presente na sociedade. O que me dói muito falar é o capacitismo que os pais têm. Eu, como autista mãe de autistas, vejo de outra forma. Observo os pais vitimizando os filhos, “ah, coitado, não vai conseguir”. E é tudo difícil, é uma luta mesmo, a gente tem que lutar com a escola, com o plano médico, para ter os direitos deles respeitados. Tive que mudar os meus filhos de escola, acionei o Ministério Público, mas infelizmente tive uma péssima experiência.

Apesar de eu ter sempre sido estranha, difícil de lidar, a doidinha, meus pais sempre acreditaram no meu potencial. Acredite nos seus filhos. Isso vai formar a autoestima deles, vai ajudar a fazer com que eles acreditem neles próprios e vai fazer com que sigam em frente.

Meu diagnóstico foi importante também para eu mostrar para os meus filhos que estar no espectro não significa que temos que deixar nossos sonhos para lá. Todo mundo tem dificuldades e a gente tem que ir se virando com elas, tentando vencê-las, e ir em frente à procura do que queremos.

Esses dias meu filho Angelo aprendeu a andar de bicicleta depois de muito choro e achar que nunca conseguiria, é isso. Mandou mensagem para minha mãe: “Vó, é o melhor dia de todos. Caraca, eu tô muito feliz. Eu sou capaz“.

Pra mim é isso que faz a vida valer a pena: acreditar que eu posso o que eu quiser e passar isso para os meus filhos.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Personalidade que colabora com cultura pode ter título de embaixador

Personalidade que colabora com cultura pode ter título de embaixador

Homenagem é criada pelo governo em ato publicado no Diário Oficial.
L
Fux vota para que precatórios sejam pagos fora de regras fiscais

Fux vota para que precatórios sejam pagos fora de regras fiscais

Dívida judicial acumulada pode atingir R$ 250 bilhões em 2027.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para credenciar empreendedores para praça de alimentação da Cantata Natalina

Prefeitura de Jaru abre inscrições para credenciar empreendedores para praça de alimentação da Cantata Natalina

Serão credenciados cinco empreendimentos, conforme as exigências do edital.
L
LEBRINHA: Municípios recebem caminhão frigorífico para transporte da merenda escolar

LEBRINHA: Municípios recebem caminhão frigorífico para transporte da merenda escolar

Os caminhões atenderam as indicações feitas pelo então deputado estadual Lebrão, no ano de 2021, e da deputada Lebrinha, em 2023, que destacou o compromisso da gestão do governador Marcos Rocha com a educação nos municípios. 
L
Ministros do STF elogiam indicação de Dino para Corte

Ministros do STF elogiam indicação de Dino para Corte

Sabatina na CCJ do Senado deve ocorrer até 15 de dezembro.
L
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Empregador prestará contas sobre igualdade salarial

Empregador prestará contas sobre igualdade salarial

Medida foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial.
L
App que incentiva doação de sangue já pode ser baixado

App que incentiva doação de sangue já pode ser baixado

Plataforma é gratuita e visa valorizar doação voluntária.
L

OPERAÇÃO HORUS: Acusado de latrocínio de sargento da PM, vulgo “FB”, é preso na Bolívia

De acordo com a PM, o criminoso foi encontrado em Guayaramerim, na Bolívia. “FB” possui seis mandados de prisão por vários crimes, entre eles a morte do policial da reserva.
10

Criança corre para pegar cachorro e acaba atropelada por moto na zona leste

De acordo com testemunhas, o garoto estava na casa dele quando saiu correndo para pegar o cachorro que fugiu em direção à rua
14

Agenda News: Lilian Moro lança videoclipe de ‘Miga’, sua música de trabalho do DVD Pocket ‘Modão Judiado’

A cantora sertaneja mostra sua versatilidade e talento em quatro canções que prometem conquistar o público.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Primeira convocação de estudantes selecionados em processo seletivo de estágio é realizada pelo Detran

Os estudantes do ensino médio selecionados vão receber orientações quanto ao envio da documentação e a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio do IEL/RO
L

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Serviços Gerais

Envie seu currículo para o e-mail [email protected]
L

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Auxiliar Adm/Financeiro

Empresa busca profissional com formação em administração ou contabilidade e experiência na área.
L

DNIT Lança edital de concurso com 100 vagas de nível superior e salários de até R$12 mil

Oportunidades em diversas áreas com inscrições abertas até dezembro; Tem vagas para Rondônia.
L

Divulgado resultado preliminar do processo seletivo para contratação de estagiários do Detran

As informações sobre o processo seletivo de estagiários do Detran/RO serão prestadas pelo IEL/RO
L
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Senado já se mobiliza para derrubar veto à desoneração da folha de 17 setores

Cerca de 9 milhões de trabalhadores podem ser impactados, inclusive setores de Rondônia
L

Deputado Cássio Gois concede honrarias ao prefeito e primeira-dama de Cacoal durante as comemorações dos 46 anos da cidade

A cerimônia foi destacada pela entrega de um título honorífico de honra ao mérito, uma distinção concedida pela Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero).
L

Alan Queiroz busca valorizar servidores públicos estaduais com especialização

Deputado solicitou estudos técnicos para estabelecer convênios com institutos e universidades, visando ampliar a oferta de pós-graduação no estado.
L

Em reunião em Brasília, Alan Queiroz solicita recursos para Centro de Geografia da Unir

Parlamentar discutiu o assunto com o senador Confúcio Moura.
L

BR- 319: Deputada Cristiane Lopes participa da 1ª reunião do Grupo de trabalho sobre pavimentação

A Deputada Federal e outras autoridades debateram estratégias e ações sobre a manutenção e pavimentação da rodovia
L
Publicidade

POLÍCIA

NA BR-364: PRF prende passageira de táxi com cocaína presa ao corpo

Informações repassadas ao site dão conta de que a PRF fazia fiscalização na rodovia quando interceptou um táxi que seguia sentido Acre/Porto Velho.
10

URGENTE: Carro de app capota em batida com veículo de autoescola na Avenida Amazonas

De acordo com testemunhas, os veículos seguiam no mesmo sentido quando o motorista do Mobi freou por causa de um ciclista, e o Polo bateu na traseira e capotou.
10
Polícia Federal incinera 130 quilos de drogas em Rondônia

Polícia Federal incinera 130 quilos de drogas em Rondônia

A maior parte da droga destruída é oriunda do Bolívia.
10
PF faz prisão em flagrante por transporte interestadual de drogas

PF faz prisão em flagrante por transporte interestadual de drogas

O suspeito foi abordado em Paranaíba/MS com quase meia tonelada de entorpecentes.
10

MPRO obtém condenação a 59 anos de prisão de homem acusado de estuprar menina de 6 anos

Mãe da vítima também foi condenada.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercado reduz previsão da inflação de 4,55% para 4,53% este ano

Mercado reduz previsão da inflação de 4,55% para 4,53% este ano

Projeção de expansão da economia cai para 2,84%, diz BC.
L

Assembleia prestigia abertura do Fórum Nacional de Inclusão Financeira e Democratização do Acesso a Crédito

Lançamento do evento ocorreu no Teatro Guaporé, em Porto Velho.
L

Presidentes da Assembleia e do Tribunal de Justiça exaltam harmonia entre poderes em defesa da população

Deputado Marcelo Cruz recepciona novos dirigentes do Tribunal de Justiça de Rondônia para o biênio 2024-2025.
L

Deputada Lebrinha pede ao governo que decrete Estado de Emergência

A deputada Lebrinha encaminhou ofício ao Governador e expressou sua preocupação diante da situação crítica.
L
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam quinta-feira

Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam quinta-feira

Podem se inscrever todos os estudantes com matrícula ativa.
L

Conab realiza ato de entregas de alimentos do PAA para povos indígenas e assentados (as) em Altamira/PA

Os alimentos ofertados nas entregas são: pescado, farinha de mandioca, tapioca, bolos assados, palmito, cacauí, bacaba e broto de murumuru.
L
Mais de 150 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção

Mais de 150 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção 

A campanha, que está completando 34 anos, visa atender os pedidos realizados pelas crianças, por carta, ao Papai Noel.  
L

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para a contratação de médico veterinário

As inscrições acontecem de 27 a 29 de novembro.
L
Senador Jaime Bagattoli fala sobre gestão política e ações em prol do estado no Podcast PahPow

Senador Jaime Bagattoli fala sobre gestão política e ações em prol do estado no Podcast PahPow

Jaime Bagattoli é empresário do setor produtivo e chegou ao Estado de Rondônia em 1974 para desbravar a região Norte do país.
L
Lula embarca para COP 28 em Dubai e visita a mais três países

Lula embarca para COP 28 em Dubai e visita a mais três países

Arábia Saudida, Catar e Alemanha estão na programação da comitiva.
L