SEXTA-FEIRA, 07/02/2025
Publicidade
Publicidade

Especialistas respondem se Mega epidemia ameaça o Brasil

Entenda por que o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta alertou para o risco de um agravamento da pandemia a partir de março.

Publicado em 

Especialistas respondem se Mega epidemia ameaça o Brasil - News Rondônia

O Brasil pode enfrentar um quadro ainda mais severo em relação à aceleração no número de casos do coronavírus. O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta chamou de megaepidemia a situação que pode acontecer no país nos próximos 60 dias.

Especialistas respondem se Mega epidemia ameaça o Brasil - News Rondônia

Para ele, um reflexo do surgimento de uma variante do vírus em Manaus, que parece ter um grau de transmissibilidade maior em relação à primeira cepa. Em declaração ao Manhattan Connection, da TV Cultura, ele falou sobre a ausência de credibilidade do Ministério da Saúde.

"Temos mais uma crise, essa nova variante em Manaus, em que o mundo inteiro está fechando os voos para o Brasil e nós estamos enviando pacientes para outros estados sem fazer os bloqueios de biossegurança. Provavelmente, a gente vai plantar essa cepa em todos os territórios da Federação e daqui a 60 dias a gente pode ter uma megaepidemia", pontuou na entrevista.

Mandetta chamou a atenção sobre a transferência de infectados da capital do Amazonas para outras cidades e a falta de bloqueio nos aeroportos do país. "Ele (Bolsonaro) insistiu, durante muito tempo, em teorias muito frágeis de que o Brasil era um país tropical, que aqui não teria doença, que o brasileiro morava no esgoto (e era resistente a todos os vírus), depois falou que era uma gripezinha. Ele minou completamente o espírito de quem tinha que prevenir", acrescentou.Continua depois da publicidade

O infectologista Unaí Tupinambás, integrante do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 de Belo Horizonte, observa, por outro lado, que a nova cepa identificada em Manaus, em dezembro, não é responsável pelo caos que por lá se instaurou.

"A situação começou a se deteriorar mesmo antes da presença dessa cepa. Isso se deve aos vários erros das autoridades sanitárias, tanto da prefeitura, quanto do estado, no enfrentamento da pandemia naquela cidade. Não deu tempo dessa variante causar tamanho estrago", diz.

Unaí lembra que a maior preocupação em relação às variantes do coronavírus, identificadas, antes do Brasil, no Reino Unido e na África do Sul, é justamente a maior facilidade de transmissão. No país, já estão em curso estudos de mapeamento genético sobre as cepas em circulação em território nacional.

Em Minas Gerais, a primeira avaliação é que não estão presentes, mas o infectologista diz que são dados preliminares. "Esse estudo genético infelizmente começou tardiamente no Brasil. Em Minas, devemos ter dados sobre quais são as cepas prevalentes a partir da semana que vem. Se for identificado o tipo de maior transmissibilidade, teremos que rever alguns posicionamentos quanto à flexibilização, ainda mais tendo em vista que se espalha com mais facilidade também entre a população mais jovem", acrescenta.

Outra questão levantada por Unaí Tupinambás é o que muito se tem falado sobre o grau de letalidade das variantes do coronavírus. Para isso, ainda não existem informações concretas. Publicação em um jornal científico da Inglaterra, segundo ele, mostra que essa tendência pode ser verdadeira. Mas são estudos recentes que ainda precisam de confirmação.

Para o infectologista, é necessário que a população brasileira entenda, mais do que nunca, que a pandemia está ainda no início, e agora entra na pior fase. "O número de casos está aumentando assustadoramente. A média móvel no Brasil está em 54 mil casos diários e cerca de 1 mil mortes todos os dias", reforça. Tomando todos os cuidados de prevenção já de conhecimento de todos, o especialista diz que é possível fazer frente ao vírus, seja ele mutante ou não.

"Se as pessoas usarem máscara, mantiverem o distanciamento de dois metros, evitarem aglomeração, lavarem sempre as mãos, não tem mutação nenhuma que consiga ser transmitida nesse ambiente. É preciso deixar bem claro que a culpa dessa pandemia, o aumento de casos em Manaus e no Brasil inteiro, não se deve à mutação genética do virus. É o comportamento humano", pondera. "Essas medidas não farmacológicas devem ser seguidas rigorosamente para evitar uma tragédia ainda maior."

Para o epidemiologista do Hermes Pardini e professor da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh), José Geraldo Leite Ribeiro, o risco de uma grande epidemia no Brasil está presente desde janeiro de 2020, quando começou a disseminação do coronavírus. Em sua avaliação, principalmente devido à falta de liderança nacional para controle da situação e o comportamento da população, no que concerne ao fato de muitas pessoas não aderirem bem às medidas de prevenção amplamente propagadas.

"Esse alerta também pode ter a ver com a proximidade do inverno, mas, mesmo assim, considerando que o SARS-CoV-2 é um vírus muito recente, não dá para ter certeza se circula mais em uma ou outra estação do ano", afirma. Para o especialista, a preocupação gerada pelas declarações do ministro é um sentimento por ele experimentado desde o começo, não só agora.

"Mutações de RNA nos vírus acontecem o tempo todo. A questão é de acompanhamento e vigilância. Não sei o que levou o ministro a esse raciocínio, mas ele não falou nenhum absurdo. Mais de 220 mil pessoas mortas, para mim, já é uma megaepidemia", opina José Geraldo.

O epidemiologista explica que a nova aceleração no número de casos pode estar relacionada ao vaivém das medidas de restrição e flexibilização nas cidades brasileiras. "Pela nossa experiência, sabemos que, se abre e tudo volta ao normal, a doença explode, se fecha, controla, e, se abre de novo, volta. A solução é a vacinação, mas infelizmente no Brasil planejamos mal. A vacinação está indo muito devagar", avalia.

O infectologista e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Dirceu Greco pondera que não há elementos robustos até então para saber se a variante brasileira tem risco de se expandir ainda mais, mesmo sabendo que é mais infectante. "Tomara que ele [Mandetta] esteja errado, mas pode acontecer. O contraponto importante é aumentar a produção e distribuição das vacinas, conhecendo esse risco de disseminação mais rápida. Mas vai levar um tempo até que toda população esteja imune", diz.

Na opinião de Dirceu, até agora, no país, o que temos é um governo irresponsável. Por isso, é importante reforçar todos os cuidados que diminuem as chances de infecção e priorizando, na vacinação, no primeiro momento, as pessoas mais expostas.

"Precisamos nos preparar para qualquer possibilidade de que o que está acontecendo em Manaus ocorra no restante do país", pontua o médico. "Não está na hora de abrir. Não vale a pena se expor à infecção logo quando a vacina começa a chegar. Temos que cobrar a vacina como direito de todos", complementa.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

TRT-14 e TJRO reforçam parceria na gestão de precatórios

TRT-14 e TJRO reforçam parceria na gestão de precatórios

Entre os compromissos estabelecidos entre os Tribunais estão o melhor gerenciamento de repasses e a reativação do Comitê Gestor.
L
Número de mortes violentas no Brasil tem redução de 5% em 2024

Número de mortes violentas no Brasil tem redução de 5% em 2024

Quase 39 mil pessoas foram assassinadas no país no ano passado
L
Dino pede informações à PF sobre operações contra crimes ambientais

Dino pede informações à PF sobre operações contra crimes ambientais

Corporação deve focar investigações na Amazônia e no Pantanal
L
BNDES vai ajudar RS no planejamento de enfrentamento ao clima extremo

BNDES vai ajudar RS no planejamento de enfrentamento ao clima extremo

Banco e governo do estado assinaram acordo de cooperação técnica
L
AGU pede celeridade no julgamento sobre responsabilização das redes

AGU pede celeridade no julgamento sobre responsabilização das redes

Para órgão, STF deve priorizar tema diante de mudanças da Meta
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Valorização dos Profissionais da Educação de Rondônia é fortalecida pelo governador Marcos Rocha

Valorização dos Profissionais da Educação de Rondônia é fortalecida pelo governador Marcos Rocha

Para o governador Marcos Rocha, reconhecer e incentivar os trabalhadores da linha de frente vai além de fortalecer o desempenho das atividades escolares.
L
#EmCimaDaHora | Entrevista o deputado estadual Eyder Brasil

#EmCimaDaHora | Entrevista o deputado estadual Eyder Brasil

O programa Em Cima da Hora recebe o Deputado Estadual Eyder Brasil para uma entrevista exclusiva.
L

Copa do Brasil 2025: Gazin Porto Velho enfrenta Cuiabá e Barcelona-RO joga contra o Nova Iguaçu

Os duelos da primeira fase serão realizados nos dias 19 e 26 de fevereiro.
L

Agenda News: Porto Velho se prepara para a folia com o Bloco “Concentra Mas Não Sai”

O lançamento oficial do abadá do Bloco acontecerá na sexta-feira (14).
L
Inscrições para o Fies 2025 terminam nesta sexta-feira

Inscrições para o Fies 2025 terminam nesta sexta-feira

Elas são feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do MEC
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: após desistências, 170 serão convocados para cursos de formação

CNU: após desistências, 170 serão convocados para cursos de formação

Segunda chamada será feita no dia 11 de fevereiro
L
Ministra da Gestão defende bancas de heteroidentificação do CNU

Ministra da Gestão defende bancas de heteroidentificação do CNU

Esther frisou que comissões são avanço na política de cotas raciais
L
Novo CNU: edital deve sair nas próximas semanas, diz ministra

Novo CNU: edital deve sair nas próximas semanas, diz ministra

Provas podem ser em agosto deste ano
L

Novas oportunidades de trabalho estão abertas no Sine de Porto Velho

São oportunidades em diversas áreas de trabalho
L
Um terço dos aprovados no CNU são pessoas negras, indígenas e PCD

Um terço dos aprovados no CNU são pessoas negras, indígenas e PCD

Homens ficaram com 63% das vagas disponibilizadas
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Lebrinha garante novos recursos para diversos municípios de Rondônia

Deputada Lebrinha garante novos recursos para diversos municípios de Rondônia

Anúncio foi de recursos para educação, saúde e infraestrutura.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo propõe lei para proteger símbolos religiosos cristãos

Coronel Chrisóstomo protocola representação junto à PGR após atraso no repasse de R$ 400 milhões do governo federal ao SUS

São mais de 700 clínicas de diálise conveniadas ao SUS no Brasil que estão sem receber desde dezembro de 2024.
L
Deputado Eyder Brasil e Secretário Paulo Moraes Júnior discutem estratégias para o desenvolvimento de Porto Velho

Deputado Eyder Brasil e Secretário Paulo Moraes Júnior discutem estratégias para o desenvolvimento de Porto Velho

Encontro visa fortalecer o setor e transformar a capital de Rondônia em um destino cada vez mais atrativo
L

Nova liderança na Alero: Deputada Cláudia de Jesus assume presidência da Comissão de Agropecuária

Parlamentar também integrará outras três comissões estratégicas.
L
Dr. Marcos Matos é reconduzido à corregedoria da ALE-RO

Dr. Marcos Matos é reconduzido à corregedoria da ALE-RO

Um compromisso com transparência e ética.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM é acionada para ocorrência de agressão e encontra arma de fogo

PM é acionada para ocorrência de agressão e encontra arma de fogo

Rapidamente, uma guarnição foi enviada ao local, mas ao chegar, os policiais constataram que o suspeito já havia fugido, temendo a abordagem e uma possível prisão.
12
Polícia age rápido e recupera objetos furtados, em Ji-Paraná

Polícia age rápido e recupera objetos furtados, em Ji-Paraná

Ao entrar na residência, percebeu que o local estava revirado e que diversos pertences haviam sido levados, incluindo um televisor de 43 polegadas, uma botija de gás, um ventilador e uma centrífuga.
14
Estudante mata garota de programa, esquarteja corpo e coloca pedaços em balde com soda cáustica

Estudante mata garota de programa, esquarteja corpo e coloca pedaços em balde com soda cáustica

O celular da vítima foi rastreado até o local onde o corpo foi encontrado.
18
Suspeitos executam homem e deixam bilhete: “Que fique de exemplo”

Homem é executado e deixado com bilhete: “Que fique de exemplo”

A vítima teria sido arrastada pela praça Tenreiro Aranha e executada com cinco disparos de arma de fogo, todos na região da cabeça.
18
Agentes da PRF abordam caminhão e apreendem mais de 100 kg de cocaína

Agentes da PRF abordam caminhão e apreendem mais de 100 kg de cocaína

Em 24 horas, esta foi a quinta apreensão de drogas realizada pela PRF em Rondônia
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semagric e o Projeto Floresta + Amazônia debatem estratégias para incentivar a preservação ambiental em Porto Velho

Foram apresentados também os critérios de participação e os benefícios oferecidos aos produtores rurais
L
Suécia quer endurecer leis sobre armas após ataque a tiros em escola

Suécia quer endurecer leis sobre armas após ataque a tiros em escola

Dez pessoas foram mortas em Orebro, na terça-feira
L
Brasil está na contramão da meta da OMS para extinção da tuberculose

Brasil está na contramão da meta da OMS para extinção da tuberculose

Estudo mostra que tendência do país é ter aumento de casos
L
Superávit da balança comercial cai 65,1% em janeiro

Superávit da balança comercial cai 65,1% em janeiro

Exportações superaram importações em US$ 2,164 bilhões
L
Banda do Vai Quem Quer arrasta multidão de foliões pelas ruas da capital

Banda do Vai Quem Quer anuncia mega adesivaço para neste sábado, 8/02

A ação tem como objetivo divulgar o maior bloco de Carnaval de rua da região Norte e convidar os foliões a caírem na folia.
L
AROM participa de reunião do Conselho Administrativo do FITHA

AROM participa de reunião do Conselho Administrativo do FITHA

Representando a entidade, o vice-presidente da AROM, prefeito Marcélio Brasileiro, destacou a importância da atuação conjunta dos municípios para garantir a aplicação eficiente dos recursos do fundo.
L
Operação Rodovida: Rodoviária de Porto Velho recebe ação educativa da PRF

Operação Rodovida: Rodoviária de Porto Velho recebe ação educativa da PRF

Iniciativa visa orientar passageiros e motoristas sobre segurança no trânsito durante o período de alta movimentação nas rodovias.
L
FPM: AROM divulga estimativa de valores para a primeira parcela de fevereiro

FPM: AROM divulga estimativa de valores para a primeira parcela de fevereiro

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) informa as estimativas de valores do repasse, que soma R$ 111.412.456,33 para os municípios rondonienses.
L
Prefeitos de Rondônia: Conheça Neno Andrade, de Mirante da Serra

Prefeitos de Rondônia: Conheça Neno Andrade, de Mirante da Serra

Ele cresceu em Mirante da Serra, onde desenvolveu sua trajetória profissional e comunitária.
L
Inflação e Pequenos Negócios: Como Se Adaptar em 2025

Inflação e Pequenos Negócios: Como Se Adaptar em 2025

Sebrae orienta empreendedores sobre gestão financeira para enfrentar oscilações da economia
L