SEGUNDA-FEIRA, 01/12/2025

Em destaque

Especialistas respondem se Mega epidemia ameaça o Brasil

Entenda por que o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta alertou para o risco de um agravamento da pandemia a partir de março.

Publicado em 

O Brasil pode enfrentar um quadro ainda mais severo em relação à aceleração no número de casos do coronavírus. O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta chamou de megaepidemia a situação que pode acontecer no país nos próximos 60 dias.

Para ele, um reflexo do surgimento de uma variante do vírus em Manaus, que parece ter um grau de transmissibilidade maior em relação à primeira cepa. Em declaração ao Manhattan Connection, da TV Cultura, ele falou sobre a ausência de credibilidade do Ministério da Saúde.

"Temos mais uma crise, essa nova variante em Manaus, em que o mundo inteiro está fechando os voos para o Brasil e nós estamos enviando pacientes para outros estados sem fazer os bloqueios de biossegurança. Provavelmente, a gente vai plantar essa cepa em todos os territórios da Federação e daqui a 60 dias a gente pode ter uma megaepidemia", pontuou na entrevista.

Mandetta chamou a atenção sobre a transferência de infectados da capital do Amazonas para outras cidades e a falta de bloqueio nos aeroportos do país. "Ele (Bolsonaro) insistiu, durante muito tempo, em teorias muito frágeis de que o Brasil era um país tropical, que aqui não teria doença, que o brasileiro morava no esgoto (e era resistente a todos os vírus), depois falou que era uma gripezinha. Ele minou completamente o espírito de quem tinha que prevenir", acrescentou.Continua depois da publicidade

O infectologista Unaí Tupinambás, integrante do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 de Belo Horizonte, observa, por outro lado, que a nova cepa identificada em Manaus, em dezembro, não é responsável pelo caos que por lá se instaurou.

"A situação começou a se deteriorar mesmo antes da presença dessa cepa. Isso se deve aos vários erros das autoridades sanitárias, tanto da prefeitura, quanto do estado, no enfrentamento da pandemia naquela cidade. Não deu tempo dessa variante causar tamanho estrago", diz.

Unaí lembra que a maior preocupação em relação às variantes do coronavírus, identificadas, antes do Brasil, no Reino Unido e na África do Sul, é justamente a maior facilidade de transmissão. No país, já estão em curso estudos de mapeamento genético sobre as cepas em circulação em território nacional.

Em Minas Gerais, a primeira avaliação é que não estão presentes, mas o infectologista diz que são dados preliminares. "Esse estudo genético infelizmente começou tardiamente no Brasil. Em Minas, devemos ter dados sobre quais são as cepas prevalentes a partir da semana que vem. Se for identificado o tipo de maior transmissibilidade, teremos que rever alguns posicionamentos quanto à flexibilização, ainda mais tendo em vista que se espalha com mais facilidade também entre a população mais jovem", acrescenta.

Outra questão levantada por Unaí Tupinambás é o que muito se tem falado sobre o grau de letalidade das variantes do coronavírus. Para isso, ainda não existem informações concretas. Publicação em um jornal científico da Inglaterra, segundo ele, mostra que essa tendência pode ser verdadeira. Mas são estudos recentes que ainda precisam de confirmação.

Para o infectologista, é necessário que a população brasileira entenda, mais do que nunca, que a pandemia está ainda no início, e agora entra na pior fase. "O número de casos está aumentando assustadoramente. A média móvel no Brasil está em 54 mil casos diários e cerca de 1 mil mortes todos os dias", reforça. Tomando todos os cuidados de prevenção já de conhecimento de todos, o especialista diz que é possível fazer frente ao vírus, seja ele mutante ou não.

"Se as pessoas usarem máscara, mantiverem o distanciamento de dois metros, evitarem aglomeração, lavarem sempre as mãos, não tem mutação nenhuma que consiga ser transmitida nesse ambiente. É preciso deixar bem claro que a culpa dessa pandemia, o aumento de casos em Manaus e no Brasil inteiro, não se deve à mutação genética do virus. É o comportamento humano", pondera. "Essas medidas não farmacológicas devem ser seguidas rigorosamente para evitar uma tragédia ainda maior."

Para o epidemiologista do Hermes Pardini e professor da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh), José Geraldo Leite Ribeiro, o risco de uma grande epidemia no Brasil está presente desde janeiro de 2020, quando começou a disseminação do coronavírus. Em sua avaliação, principalmente devido à falta de liderança nacional para controle da situação e o comportamento da população, no que concerne ao fato de muitas pessoas não aderirem bem às medidas de prevenção amplamente propagadas.

"Esse alerta também pode ter a ver com a proximidade do inverno, mas, mesmo assim, considerando que o SARS-CoV-2 é um vírus muito recente, não dá para ter certeza se circula mais em uma ou outra estação do ano", afirma. Para o especialista, a preocupação gerada pelas declarações do ministro é um sentimento por ele experimentado desde o começo, não só agora.

"Mutações de RNA nos vírus acontecem o tempo todo. A questão é de acompanhamento e vigilância. Não sei o que levou o ministro a esse raciocínio, mas ele não falou nenhum absurdo. Mais de 220 mil pessoas mortas, para mim, já é uma megaepidemia", opina José Geraldo.

O epidemiologista explica que a nova aceleração no número de casos pode estar relacionada ao vaivém das medidas de restrição e flexibilização nas cidades brasileiras. "Pela nossa experiência, sabemos que, se abre e tudo volta ao normal, a doença explode, se fecha, controla, e, se abre de novo, volta. A solução é a vacinação, mas infelizmente no Brasil planejamos mal. A vacinação está indo muito devagar", avalia.

O infectologista e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Dirceu Greco pondera que não há elementos robustos até então para saber se a variante brasileira tem risco de se expandir ainda mais, mesmo sabendo que é mais infectante. "Tomara que ele [Mandetta] esteja errado, mas pode acontecer. O contraponto importante é aumentar a produção e distribuição das vacinas, conhecendo esse risco de disseminação mais rápida. Mas vai levar um tempo até que toda população esteja imune", diz.

Na opinião de Dirceu, até agora, no país, o que temos é um governo irresponsável. Por isso, é importante reforçar todos os cuidados que diminuem as chances de infecção e priorizando, na vacinação, no primeiro momento, as pessoas mais expostas.

"Precisamos nos preparar para qualquer possibilidade de que o que está acontecendo em Manaus ocorra no restante do país", pontua o médico. "Não está na hora de abrir. Não vale a pena se expor à infecção logo quando a vacina começa a chegar. Temos que cobrar a vacina como direito de todos", complementa.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

COP30: 190 países se unem em 120 planos de aceleração da ação climática

COP30: 190 países se unem em 120 planos de aceleração da ação climática

Documento final da Agenda de Ação da COP30, realizada em Belém, organiza 120 iniciativas climáticas voluntárias em seis eixos temáticos e conta com a participação inédita de 190 países, visando acelerar a implementação do Acordo de Paris.
L
Jurista propõe autoridade nacional antimáfia para enfrentar crime organizado

Jurista propõe autoridade nacional antimáfia para enfrentar crime organizado

Walfrido Warde defende um combate unificado às organizações criminosas no Brasil, sugerindo que a coordenação entre as polícias e a criação de uma autoridade federal evitem a desarticulação e a politização do tema.
L
Torcedores lotam espaço gastronômico para assistir à final da Libertadores

Torcedores lotam espaço gastronômico para assistir à final da Libertadores

Com 40 quiosques e dois telões, público acompanhou Flamengo x Palmeiras no Parque da Cidade.
L
Pavilhão do Mel recebe visitantes e apresenta produção apícola de Porto Velho

Pavilhão do Mel recebe visitantes e apresenta produção apícola de Porto Velho

Produtores expõem mel, hidromel, derivados e espécies sem ferrão com apoio da Semagric.
L
Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Atração gratuita recebeu grande fluxo de visitantes na estreia deste sábado (29).
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de Pesar: Noel Rodrigues Parente

Nota de Pesar: Noel Rodrigues Parente

Além do amor incondicional pela família, sua paixão mais vibrante era o futebol. Um flamenguista apaixonado, Noel vivia cada jogo com a intensidade e o coração que dedicava à vida.
L

Aquarismo ganha espaço na Agrotec com espécies raras, amazônicas e marítimas

Expositor apresentou peixes amazônicos e marinhos, além de equipamentos completos para aquários e lagos, destacando a importância do manejo correto e da preservação das espécies
L

Sebrae-RO impulsiona agroindústrias e leva atendimento especializado à Agrotec 2025

Instituição levou 66 agroindústrias para a feira, ofereceu suporte técnico aos expositores e ampliou o acesso dos pequenos produtores a capacitações, formalização e novos mercados
L

Brazano apresenta café especial de Porto Velho e valoriza produtor local na Agrotec

Marca rondoniense apresenta café especial cultivado em Nova Califórnia, em Porto Velho, e reforça valorização do produtor local e da identidade amazônica na cafeicultura
L

De resíduo a adubo: Sesc distribui fertilizante orgânico durante a Agrotec 2025

Sesc Rondônia movimenta Agrotec com doação de biofertilizante a visitantes
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes exige histórico médico para analisar prisão domiciliar de Heleno

Moraes exige histórico médico para analisar prisão domiciliar de Heleno

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitou neste sábado (29) documentos que comprovem o diagnóstico de Alzheimer e transtornos psiquiátricos do general Augusto Heleno, condenado a 21 anos pela trama golpista, antes de decidir sobre o pedido da defesa.
L
Lula destaca isenção do Imposto de Renda e programas sociais em pronunciamento

Lula destaca isenção do Imposto de Renda e programas sociais em pronunciamento

A declaração, veiculada em cadeia de rádio e televisão na noite deste domingo (30), tem como foco principal a sanção da lei que zera o IR para quem recebe até R$ 5 mil e reforça a retomada do crescimento econômico e de programas de assistência social do governo.
L
Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Desembargadora do TRF1 concede habeas corpus e impõe medidas restritivas.
L
Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Recurso apresentado pela defesa questiona decisão de Alexandre de Moraes.
L
PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

Ex-ministro Augusto Heleno, de 78 anos, está preso desde terça-feira e a defesa alega graves problemas de saúde, como Alzheimer. O procurador-geral é favorável à prisão domiciliar humanitária para General Heleno no STF.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem morre após invadir jaula de leoa em zoológico na Paraíba

VÍDEO: Homem morre após invadir jaula de leoa em zoológico na Paraíba

Tragédia ocorreu na tarde deste domingo (30) no Parque Arruda Câmara, em João Pessoa; o homem ultrapassou a área de segurança do recinto do animal, foi atacado e não resistiu aos graves ferimentos.
18
Motorista sem CNH e embriagado destrói salão em acidente no Centro

Motorista sem CNH e embriagado destrói salão em acidente no Centro

Acidente na noite deste sábado (29) no centro de Porto Velho resulta em colisão e deixa motorista de aplicativo ferido; condutor do Fusion, que é deficiente físico, foi preso em flagrante.
12
Homem baleado na testa em ataque de motociclista na zona leste

Homem baleado na testa em ataque de motociclista na zona leste

Tentativa de homicídio choca moradores do bairro Pantanal em Porto Velho; vítima é atingida por tiros nas costas e na testa por agressor em moto.
14

Homem de 41 anos é esfaqueado gravemente no Morar Melhor

Vítima de 41 anos foi encontrada com múltiplas perfurações por faca na madrugada deste domingo (30) no residencial da zona sul de Porto Velho, sendo levada em estado grave ao hospital.
16
Suspeito que desafiou PM nas redes sociais é preso por tráfico na Zona Leste

Suspeito que desafiou PM nas redes sociais é preso por tráfico na Zona Leste

Equipe do sargento Machado prende casal apontado como responsável por boca de fumo no bairro Tancredo Neves.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump declara espaço aéreo da Venezuela "fechado" e gera reação de Caracas

Trump declara espaço aéreo da Venezuela “fechado” e gera reação de Caracas

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua rede social Truth Social para fazer o anúncio unilateral, o que levou o governo venezuelano a classificar a declaração como uma “ameaça colonialista” e um ato hostil contra a soberania do país.
L
Brasil iguala Argentina em títulos da Libertadores com 25 troféus

Brasil iguala Argentina em títulos da Libertadores com 25 troféus

O tetra do Flamengo, conquistado no último sábado (29), colocou o futebol brasileiro no topo do ranking continental e consolidou o recorde de sete conquistas consecutivas no torneio interclubes mais importante da América do Sul.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA: O processo eleitoral de 2026, tanto ao Governo quanto ao Senado, depende da decisão de Marcos Rocha

OPINIÃO DE PRIMEIRA: O processo eleitoral de 2026, tanto ao Governo quanto ao Senado, depende da decisão de Marcos Rocha

Há perguntas vitais sem respostas; há indecisões, alguma desinformação mas, mais que tudo, a menos de um ano do pleito, se conhece os personagens, mas não o que eles farão em 2026.
L
Motociclista embriagado é preso após gravíssimo acidente na zona leste

Motociclista embriagado é preso após gravíssimo acidente na zona leste

Colisão entre duas motos deixa casal gravemente ferido e motorista alcoolizado preso na José Amador dos Reis, em Porto Velho.
16
Moto aplicativo e passageiro Flamenguista são espancados por torcida do Palmeiras no centro

Moto aplicativo e passageiro Flamenguista são espancados por torcida do Palmeiras no centro

Torcedor do Flamengo e moto aplicativo são agredidos por integrantes da torcida do Palmeiras após cruzarem área de concentração no Olaria.
14
Carro invade salão de beleza em acidente no centro

Carro invade salão de beleza em acidente no centro

Acidente no Cai N’água deixa motorista ferido e destrói fachada de salão de beleza em forte batida.
12

Flamengo é tetra da Libertadores: vitória histórica sobre o Palmeiras

Com gol decisivo de Danilo no segundo tempo, o Rubro-Negro supera o rival no Monumental, em Lima, conquista o quarto título continental e alcança um feito inédito entre os clubes brasileiros.
L
Governador interino reforça união entre poderes e vistoria obra histórica de esgotamento sanitário em Ji-Paraná

Governador interino reforça união entre poderes e vistoria obra histórica de esgotamento sanitário em Ji-Paraná

Parceria institucional, palavra-chave central da agenda do governador interino, é destacada em reunião na Prefeitura e em visita a uma das maiores obras de infraestrutura do município.
L

Rondônia Reality Show 2025: Mano João é o quinto eliminado da temporada

Criador de conteúdo deixou a disputa na noite deste sábado, em votação recorde do público.
L

Ícone da Madeira-Mamoré rouba a cena na Agrotec e inspira debate sobre logística na Amazônia

Exposta na Agrotec 2025, a Locomotiva 18 reacendeu o debate sobre a retomada da ferrovia como alternativa logística e símbolo do fortalecimento da infraestrutura na Amazônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.