QUINTA-FEIRA, 02/05/2024

Ação popular busca minimizar impactos ambientais negativos em terras e reservas indígenas

Apesar de na Ação Popular conter pedidos para concessão de 9 (nove) atos liminarmente, a mesma não retira os direitos dos povos indígenas

Publicado em 

Ação popular busca minimizar impactos ambientais negativos em terras e reservas indígenas - News Rondônia

Ação popular busca minimizar impactos ambientais negativos em terras e reservas indígenas - News Rondônia

Está tramitando perante a 3ª Vara Cível da Justiça Federal do Distrito Federal, os autos da Ação Popular nº 1001295-402021.4.01.3400, promovida contra a União Federal, Fundação Nacional do Índio – FUNAI, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Instituto Chico Mendes da Biodiversidade – ICMBio e Agência Nacional de Mineração – ANM, que têm por finalidade a decretação de nulidades de atos administrativos lesivos ao meio ambiente.

A sobredita ação popular, cuja peça exordial contém 109 (cento e nove) páginas e 145 (cento e quarenta e cinco) documentos, aforam outros que serão juntados no curso da ação, é de autoria do signatário do presente artigo e está aguardando exame das medidas liminares pleiteadas.

Na ação está sendo exposto que há 11 (onze) décadas os povos indígenas do Brasil têm sido alvos dos mais diversos tipos de perseguições, inclusive dos próprios órgãos do Governo Brasileiro, que, ao invés de desenvolver uma política de proteção aos Índios, submetendo-os, inclusive a mortes e perseguições, por habitarem as ricas terras do território brasileiro.

Através do Decreto nº 8.072, de 20 de junho de 1910, o Governo Brasileiro criou o Serviço de Proteção aos Índios e Localização de Trabalhadores Nacionais (SPILTN), parte constituinte do então Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio – MAIC.

O antigo Serviço de Proteção ao Índio – SPI, sucedido pela FUNAI, na década de 60, quando todos os seus Postos de Serviços eram ocupados por Miliares, os Índios foram submetidos aos mais hediondos tipos de crimes, que iam desde trabalhos escravos e até genocídios. Desviavam suas riquezas, arrendavam suas terras, vendiam seus gados, promoviam derrubadas de madeiras de suas terras e as vendias, vendiam crianças indígenas e os obrigaram a se mudarem de suas reservas como forma de subtrair suas riquezas.

Na década de 60, no Estado de Mato Grosso e então Território Federal de Rondônia os povos indígenas mais massacrados foram os Cintas-Largas e os Pacaás Novos. No Estado do Pará os Mundurukus eram perseguidos para sempre estarem mudando de território, assim como os Xavantes e outras etnias indígenas que habitavam o Centro Oeste e Norte do Brasil.

Ação popular busca minimizar impactos ambientais negativos em terras e reservas indígenas - News Rondônia

Foi para apurar ilícitos praticados contra os indígenas que a pedido do então Ministro do Interior, através da Portaria nº 239/67, foi instituída Comissão de Inquérito – CI, cuja foi instalada em data de 3 de novembro de 1967, tendo como membros JADER DE FIGUEIREDO CORREIA, Técnico em Administração, o qual foi Presidente da Comissão; FRANCISCO DE PAULA PESSOA – Técnico de Contabilidade e UDMAR VIEIRA LIMA, ambos Vogais.

Após diligências e obtenções de centenas de documentos, os membros da citada CI, elaboraram Relatório final, denominado “Relatório Figueiredo”, concluído em 1967, com os documentos supostamente perdidos. Durante décadas, acreditou-se que o relatório tivesse sido destruído por um incêndiono Ministério da Agricultura em junho de 1967, mas ele foi redescoberto em agosto de 2012, pelo pesquisador Marcelo Zelic no Museu do Índio, no Rio de Janeiro, do qual se extrai os seguintes textos.

Ação popular busca minimizar impactos ambientais negativos em terras e reservas indígenas - News Rondônia

Ação popular busca minimizar impactos ambientais negativos em terras e reservas indígenas - News Rondônia

Em relação aos povos indígenas Cintas-Largas, encontrou-se o seguinte texto, no citado Relatório que possui 68 (sessenta e oito) páginas:

Ação popular busca minimizar impactos ambientais negativos em terras e reservas indígenas - News Rondônia

Em decorrência desse massacre, o povo Cinta-Larga foi reduzido em 90% (noventa por cento), quase os levando a extinção, tudo em razão da cobiça desenfreada, o que perdura até os dias atuais, com as invasões sucessivas de sua Reserva Indígena, para extração de minérios, com a conivência dos entes públicos federais.

Através da Lei nº 6.683, sancionada pelo então Presidente João Batista Figueiredo em 28 de agosto de 1979, após uma ampla mobilização social, ainda durante a ditadura militar, os envolvidos nas praticas dos crimes hediondos e genocidas contra os povos indígenas foram anistiados, mas as responsabilidades civis da União Federal, não.

As autorizações de pesquisas de mineração eram sempre expedidas sem qualquer amparo legal, tinham por objeto a exploração mineral nas terras e reservar indígenas, como forma de promover as invasões ilegais de seus territórios e forçar as mudanças de indígenas para outros locais.

Ação popular busca minimizar impactos ambientais negativos em terras e reservas indígenas - News Rondônia

Com a com a extinção do SPI 1967, adveio a FUNAI, que igualmente não desempenha sua verdadeira missão de proteção aos povos indígenas, quando permite que o Departamento Nacional de Pesquisa Mineral- DNPM, sucedido pela Agência Nacional de Mineração – ANM, autorizasse ao longo de décadas e continue autorizando, através de Alvarás de pesquisas minerais e até de lavra em Terras e Reservas Indígenas, quando essa competência, conforme o Parágrafo terceiro, do Art. 231, da Constituição Federal de 1988, é do Congresso Nacional, inclusive as autorizações para os aproveitamentos hídricos.  

Os danos ambientais causados pela ação garimpeira clandestina nas Terras e Reservas Indígenas igualmente integram os fatos descritos na Ação Popular, que pede sejam indisponibilizadas para efeitos de mineração, que não seja pelos próprios Índios, cabendo ao Poder Público o dever de recuperar as áreas degradadas, já que incentivou a mineração clandestina quando permitiu através de autorizações de pesquisas e lavras, as invasões ilegais dessas áreas.  

Na Ação é noticiado ainda que com a retomada das construções de Hidrelétricas na primeira década do Século XXI, outros grandes impactos negativos ao meio ambiente, especialmente nas Terras e Reservas Indígenas, no Centro Oeste e Amazônia legal, foram levados e efeitos diante das centenas de quilômetros quadrados para formações de Reservatórios; dos Barramentos que impedem a reprodução natural de alevinos, além da grande mortandade de toneladas de Peixes, diante da baixa oxigenação das águas, provocada pelo acumulo de sedimentos ao longo dos Rios que foram represados.

O que chama à atenção nos novos empreendimentos hidrelétricos é a participação da iniciativa privada, com largo capital estrangeiro e os descumprimentos dos Contatos de Concessões de Uso de Bem público dos Contratos de Construções das Hidrelétricas, como assim foi noticiado na Ação Popular.

Mas na ação é exposto ainda o quanto o agronegócio, com uso indiscriminado de Agrotóxicos, vem causando sérios impactos ambientais no Cerrado brasileiro e Amazônia Legal, contaminando o subsolo, onde há vastas áreas de terras plainas, propicias para as produções, em larga escala de grãos, muitas delas circunvizinhas e até tendo das Terras ou Reservas Indígenas.

Apesar de na Ação Popular conter pedidos para concessão de 9 (nove) atos liminarmente, a mesma não retira os direitos dos povos indígenas, de, individualmente, ou através de suas Associações de Classe e representativas, pleiteiem os direitos que eles são assegurados, inclusive as justas indenizações por danos morais e materiais decorrentes da ineficiente atuação dos entes públicos em defesa de seus direitos.

É certo que as atividades produtivas do Brasil não podem paralisar, em detrimento de toda uma população, em razão dos prejuízos causados aos povos indígenas, ao meio ambiente e ao próprio povo brasileiro, como também não podem ser levadas a efeitos em descumprimento às normas vigentes, especialmente as que se referem à proteção ao meio ambiente, para uso sustentável das riquezas naturais. Mas são as atividades Garimpeiras; as construções de Hidrelétricas e do Agronegócio que mais impactam o meio ambiente negativamente, o que requer a intervenção do Poder Judiciário diante da conivência e inercia dos Poderes Executivos e Legislativo. 

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades
L
Primeira etapa da campanha de declaração de rebanhos 2024 tem início em Rondônia

Primeira etapa da campanha de declaração de rebanhos 2024 tem início em Rondônia

Temos que cumprir todas as orientações da OMSA, e uma delas, é a declaração de rebanhos à Idaron
L
Rondônia evolui com cursos gratuitos e geração de vagas de empregos; confira as oportunidades

Rondônia evolui com cursos gratuitos e geração de vagas de empregos; confira as oportunidades

Os indicadores econômicos mostram o quanto o Estado evoluiu, beneficiando os trabalhadores.
L
Parabéns, rondonienses! O trabalho que nos une e nos fortalece!

Parabéns, rondonienses! O trabalho que nos une e nos fortalece!

Através do trabalho, combatemos a pobreza, promovemos a justiça social e construímos uma sociedade mais justa e igualitária.
L
Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

Comerciante vende o produto há 27 anos nas feiras livres de Porto Velho
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Não perca a chance única: News Rondônia e Cine Araújo convidam você para uma sessão de cinema inesquecível

Participe da promoção e ganhe ingresso para assistir aos filmes em cartaz no melhor cinema da cidade. O sorteio será realizado na sexta-feira, dia 10 de maio.
L

01 de maio, Dia do Trabalhador

Honrando as conquistas e desafios dos trabalhadores em um mundo em constante mudança
L

Promoção: concorra a uma Cachaça Estação da Cana Amburana

Saiba como participar da promoção e concorrer a uma bebida suave com notas amadeiradas, adocicada e que remete ao gosto de baunilha.
L

Celebre o Amor Materno com o Super Sorteio do Dia das Mães Cacau Show

Participe e Concorra a uma Cesta Exclusiva de Chocolates da Cacau Show!
L

Começa contagem regressiva para a Rondônia Rural Show Internacional

Evento acontece entre os dias 20 a 25 de maio, em Ji-Paraná
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

São 56 novas oportunidades de emprego esperando os candidatos
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

É o maior certame da história do país, diz governo federal
L
Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Servidores atuarão em transformação digital do governo federal
L

Prefeitura prorroga prazo de inscrição para processo seletivo de diretores e vice-diretores escolares

Interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Educação até o dia 15 de maio
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus: União transfere área do bairro Planalto para prefeitura de Porto Velho

Presidente do Incra estará em Rondônia para solenidade oficial de transferência
L
COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

Relator da proposta, Jaime definiu a aprovação como uma grande conquista para o setor
L
Deputado Alan Queiroz destina emenda parlamentar para pavimentar vias de Nova Mamoré

Deputado Alan Queiroz destina emenda parlamentar para pavimentar vias de Nova Mamoré

Solicitação visa garantir a aquisição de pavimentos intertravados, contribuindo para melhorar a infraestrutura do município.
L

Abertura do Motocross em Cacoal é um sucesso com o apoio do deputado Cássio Gois: pilotos locais se destacam na competição

Com entrada gratuita ou mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, o Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal proporcionou momentos de muita adrenalina e emoção para o público presente.
L
Fernando Máximo destina quase 500 mil para a saúde de Rolim de Moura

Fernando Máximo destina quase 500 mil para a saúde de Rolim de Moura

O recurso é fruto de emenda parlamentar federal que deve ser direcionado para as ações de saúde pública na região da Zona da Mata rondoniense.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem morre após ser baleado próximo de lanchonete na zona sul

URGENTE: Homem morre após ser baleado próximo de lanchonete na zona sul

O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
18
URGENTE: Homem é atacado a tiros na zona leste

URGENTE: Homem é atacado a tiros na zona leste

A PM foi acionada para apurar os fatos e fazer o registro do boletim de ocorrência.
12
URGENTE: Homem é atacado a tiros por dupla em moto na Jorge Teixeira

URGENTE: Homem é atacado a tiros por dupla em moto na Jorge Teixeira

O Samu foi acionado e socorreu o rapaz para o Hospital João Paulo II.
12
URGENTE: Três pessoas ficam feridas em acidente com capotamento no centro

URGENTE: Três pessoas ficam feridas em acidente com capotamento no centro

A PM ficou encarregada de fazer o registro da ocorrência.
14

NA BOATE: Dupla é presa após tentar matar segurança de casa noturna na zona leste

A PM foi acionada e conseguiu localizar e prender os dois suspeitos, que possuem passagens pelo sistema prisional.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LOGIC-TEC LTDA

Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação,  Licença Ambiental de Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental: 51.272.306 DARLIANA DE FREITAS STEN

Licença Ambiental – (Modo Simplificado)
L

Câmera flagra motorista passando com caminhonete em cima de um cachorro

Crime ocorreu na manhã desta terça, 01, em Porto Velho.
10
Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

Todos empreendedores e artesãos do Giro têm a oportunidade de participar do Programa de Capacitação para Empreendedores do Município (Procem)
L
ATUALIZADA: Corpo de motoboy é encontrado em matagal no Morar Melhor

ATUALIZADA: Corpo de motoboy é encontrado em matagal no Morar Melhor

O crime está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios.
18

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLÉIA GERAL: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO UNIVERSITÁRIO

Na sede da Associação localizada na Rua Capão da Canoa– Porto Velho
L

Conectando trabalhadores ao mercado de trabalho, Sine Municipal é essencial para desenvolvimento socioeconômico de Porto Velho

Empresários recomendam a captação de mão de obra através do Sine
L

Povo Paumari inova no manejo pesqueiro no Amazonas

Referência no manejo sustentável do pirarucu há mais de uma década, os Paumari ampliam o manejo da pesca em 2024 com o início do trabalho com uma nova espécie
L

1º Encontro Estadual de Controle Interno em Ji-Paraná: Fortalecendo a Gestão Pública Municipal

A Controladoria Geral do Município de Porto Velho (CGM), em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), realiza o 1º Encontro Estadual de Controle Interno nos dias 2 e 3 de maio, no campus do Instituto Federal de Rondônia, em Ji-Paraná.
L

AÇÃO RÁPIDA: PM prende criminosos armados, suspeitos de ataque a tiros no Morar Melhor

A ação foi flagrada por câmeras de segurança.
10