DOMINGO, 14/09/2025
Publicidade
SICRED

TRANSPARÊNCIA – Rondônia fecha 2020 em 1º lugar no ranking nacional de transparência no combate à Covid-19

Uma forma inovadora, que une inteligência e tecnologia no combate à Covid-19.

Publicado em 

TRANSPARÊNCIA - Rondônia fecha 2020 em 1º lugar no ranking nacional de transparência no combate à Covid-19 - News Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio de ações conjuntas entre Secretarias do Estado e promoção de estratégias de inteligência tem intensificado a grande missão de enfrentamento contra a Covid-19. O reflexo dessas medidas e a ótima divulgação do monitoramento da doença tem posicionado Rondônia em primeiro lugar na transparência dos dados de combate à doença, no cenário nacional, apontado como referência pela Transparência Internacional do Brasil e Open Knowledge Brasil ( https://transparenciacovid19.ok.org.br/ ) .

Isso porquê, além das ações de combate ao Coronavírus, o Governo do Estado primou por manter um diálogo com a população, informando-a com precisão, agilidade e nitidez, através do  Portal da Transparência de Rondônia, que está em constante atualização, sendo possível obter todas as informações das ações e monitoramento dos casos no Estado.

TRANSPARÊNCIA - Rondônia fecha 2020 em 1º lugar no ranking nacional de transparência no combate à Covid-19 - News Rondônia

MONITORAMENTO

Desde o início da pandemia, o Governo de Rondônia identificou de imediato a necessidade de gerenciar os dados sobre os casos da Covid-19, por intermédio das informações cadastradas pelo Ministério da Saúde, enviadas por cada município. O monitoramento de toda a região é feito pela equipe de Tecnologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que contribui para que as ações de enfrentamento sejam cada vez mais assertivas e eficazes.

De acordo com o estrategista de Dados do Comitê Técnico Científico do Governo de Rondônia, Caio Nemeth, o site apresenta os dados do cenário pandêmico no Estado e está em constante funcionamento, exibindo detalhadamente as informações de cada município.

O resultado desse trabalho é expressado através de ações sólidas, que tem gerido bons efeitos como ampliação de leitos, distribuição de medicamentos, de acordo com a necessidade de cada município.

Nemeth explica ainda que o modelo utilizado para o monitoramento dos dados é o mesmo usado para controlar um “braço robótico” gerando resultados automatizados, em tempo real. Uma forma inovadora, que une inteligência e tecnologia no combate à Covid-19.

Essa é uma das estratégias do Estado para amenizar cada vez mais os efeitos da pandemia. “Tudo foi planejado de forma técnica e estratégica, com um modelo matemático, extremamente preciso. Hoje, o Estado trabalha em cima de dados, que são convertidos em ações pontuais visando o melhor para toda a população. E já colhemos frutos desse trabalho, permanecendo em primeiro lugar em transparência”, enfatizou Nemeth.

E não para por aí! As medidas do Plano de Ação Todos por Rondônia, voltadas ao enfrentamento da Covid-19 também levaram Rondônia a ser destaque na taxa de letalidade. No país, essa taxa está em 2.6% e, no Estado, a taxa é de 1.9%. Um dado expressivo, que sinaliza o resultado positivo dos trabalhos executados até o momento. Além disso, o Estado também apresenta a menor taxa de excesso de mortalidade da região Norte, conforme o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) – https://www.conass.org.br/indicadores-de-obitos-por-causas-naturais .

No cenário nacional, Rondônia também se destaca ao lado do Estado do Espírito Santo, pelo bom desempenho financeiro, conforme apontado pelo Tesouro Nacional e o Ministério da Economia.

CONSCIENTIZAÇÃO

Já diz o ditado: tudo que se foca expande. É com esse propósito que as ações do Governo têm se intensificado e expandido, em prol do bem maior de todos: a vida.

É por isso que é crucial a conscientização por parte da população em aderir as medidas de enfrentamento, mantendo a higienização e o distanciamento social. Pequenos atos que geram grandes resultados. Lamentavelmente, as datas festivas de fim de ano, levam muita gente a baixar a guarda e cair no descuido.

Entretanto, a população deve se conscientizar que a pandemia não chegou ao fim e que ainda uma guerra está sendo travada no combate à doença. É preciso prosseguir com os cuidados para que medidas mais restritivas possam ser evitadas. Essa missão é de todos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Três Caixas D’Água recebem iluminação azul em homenagem ao Dia do Profissional de Administração

Evento em Porto Velho celebrou os 60 anos de regulamentação da profissão, reuniu profissionais e acadêmicos da área e destacou a importância da Administração para Rondônia
L
Fiscalização do TCE-RO aponta avanços e falhas na saúde em Ariquemes e Ji-Paraná

Fiscalização do TCE-RO aponta avanços e falhas na saúde em Ariquemes e Ji-Paraná

Visitas do Tribunal de Contas identificaram melhorias, mas também problemas estruturais, de insumos e de segurança que impactam pacientes e profissionais.
L
Boas práticas do TCE-RO voltadas à educação serão apresentadas no EduContas 2025 em Recife

Boas práticas do TCE-RO voltadas à educação serão apresentadas no EduContas 2025 em Recife

O Programa de Formação de Gestores Escolares, desenvolvido pela Escola Superior de Contas do TCE-RO, será destaque no encontro nacional.
L
Rondônia participa de fórum sobre governança, transparência e inovação em Goiás

Rondônia participa de fórum sobre governança, transparência e inovação em Goiás

Sepog representou o estado no 35º Fórum Regional, que debateu gestão pública, parcerias com a União e uso de tecnologias na administração.
L
Governo de RO entrega mais 43 kits profissionais a concluintes do programa Vencer em Ji-Paraná

Governo de RO entrega mais 43 kits profissionais a concluintes do programa Vencer em Ji-Paraná

Iniciativa beneficiou formandos dos cursos de costura e confecção, com investimento de R$ 63,6 mil para incentivar empreendedorismo e renda.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Audi une luxo, desempenho e tecnologia no A6 Sportback e-tron

Modelo chega na versão única Performance Black com preço a partir de R$ 649.990,00
L

Nota de pesar: Raimundo Pinheiro Neves

Familiares e amigos se reúnem para a última homenagem a Seu Neves, cuja alegria e simplicidade marcaram para sempre a memória de quem conviveu com ele.
L

Momento Agro | Hidroponia Porto Verde com Fernando Veneiro

Programa Momento Agro | Sábado, 13, às 11h, uma conversa prática e objetiva com o empresário Fernando Veneiro sobre cultivo hidropônico, inovação no campo e produção sustentável
L
Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados podem ser presos no fim do ano se recursos forem rejeitados pelo STF, aponta reportagem de Andre Richter.
L

Sintonia 360 | Esporte, Saúde, Lazer e Cidadania com Everaldo Caetano

Um papo direto e inspirador sobre a força da atividade física na qualidade de vida, na integração comunitária e na formação cidadã. Dicas práticas, mitos e caminhos para começar hoje.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Deputada Dra. Taíssa apresenta projeto piloto para instalar câmeras em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na Zona Leste de Porto Velho, reforçando a segurança escolar
L
Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Pedido feito pelo vereador Cebinho foi levado pela parlamentar à Seduc após vendaval danificar cobertura, colocando em risco alunos e comunidade.
L
Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Parlamentar solicitou ao Governo de Rondônia e ao DER reparos estruturais e instalação de guarda-corpo em ponte usada por moradores e produtores rurais.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Acompanhamento do vereador Márcio Pacele reforça importância da obra de drenagem no bairro Lagoa, que busca reduzir alagações e melhorar infraestrutura.
L
Câmara aprova realização de concurso público

Câmara aprova realização de concurso público

Vagas de analista e técnico legislativo na Câmara dos Deputados serão preenchidas por meio de novo concurso, autorizado por Hugo Motta.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPChoque prende trio suspeito de ataque no Cai N’água

BPChoque prende trio suspeito de ataque no Cai N’água

Trio foi localizado no residencial Orgulho do Madeira após abandonar veículo usado no crime; ação rápida da PM garantiu as prisões.
12
Foragido vulgo “Ratão” é preso em bueiro por equipe do sargento Machado na zona leste de Porto Velho

Foragido vulgo “Ratão” é preso em bueiro por equipe do sargento Machado na zona leste de Porto Velho

O flagrante ocorreu na Rua Benedito Inocêncio, bairro Três Marias, após o suspeito tentar fugir ao avistar a viatura policial.
10
Apenado monitorado é morto e mulher com criança baleadas em ataque a tiros no Cai N’água

Apenado monitorado é morto e mulher com criança baleadas em ataque a tiros no Cai N’água

Vítimas foram socorridas ao Hospital João Paulo II.
18
Operação antidrogas resulta em prisões em Ji-Paraná

Operação antidrogas resulta em prisões em Ji-Paraná

Ação deflagrada pelo Departamento Antidrogas da Polícia Civil prendeu um foragido e apreendeu diversas porções de entorpecentes no município.
12
Motociclista se fere após frenagem brusca em Jaru

Motociclista se fere após frenagem brusca em Jaru

Uma mulher perdeu o controle de sua moto e caiu após evitar colisão com outro veículo, recebendo atendimento do Corpo de Bombeiros.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Rondônia

Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Rondônia

Entre janeiro e agosto, unidade de referência em urgência e emergência realizou mais de 1,8 mil cirurgias complexas e reforça missão de salvar vidas.
L
Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Porto Velho

Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Porto Velho

Unidade realizou 1.817 cirurgias complexas entre janeiro e agosto, reforçando sua importância como referência em urgência e emergência em Rondônia.
L
Manutenção na RO-205 melhora visibilidade e garante mais segurança em Cujubim

Manutenção na RO-205 melhora visibilidade e garante mais segurança em Cujubim

DER-RO executa roçagem mecanizada em 66 km da rodovia, beneficiando motoristas, produtores e moradores da região.
L
Governo de RO firma cooperação com Mato Grosso e Acre para fortalecer combate ao crime organizado

Governo de RO firma cooperação com Mato Grosso e Acre para fortalecer combate ao crime organizado

Acordo prevê integração de forças policiais, compartilhamento de dados e operações conjuntas para combater tráfico e facções criminosas.
L
Nota de falecimento: José Martins

Nota de falecimento: José Martins

O cortejo sairá às 08h00 do dia 14/09/2025, rumo ao Cemitério Santo Antônio.
L
Alunos são capacitados em oficina gratuita de fotografia criativa em Vilhena

Alunos são capacitados em oficina gratuita de fotografia criativa em Vilhena

Projeto ofereceu aulas práticas e teóricas para jovens de bairros periféricos, com bolsa de incentivo.
L

Requerimento da Licença Ambiental: EDUARDO MARQUEZ MOURA MONTEIRO DE BARROS

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP , Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L

Recebimento da Licença Ambiental: JOTA ALVES COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 225 SOL/DLA
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.