SEXTA-FEIRA, 20/02/2026

Em destaque

RETROSPECTIVA – Educação de Trânsito é ferramenta do Detran Rondônia para reduzir acidentes e mortes nas vias

O curso foi ministrado pelo agente de trânsito, Isac Barbosa, lotado na Divisão de Campanhas Educativas da DTET.

Publicado em 

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a partir da pandemia da Covid-19, tem intensificado as campanhas educativas de trânsito nas mídias sociais do Órgão, atingindo aproximadamente 100 mil pessoas de forma direta e indireta, por meio por meio de veículos de comunicação em todo o Estado.

O diretor geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, ressalta a importância do trabalho educativo que o Órgão desenvolve nos 52 municípios do Estado, com ações voltadas para crianças, jovens e adultos. “É muito importante ensinar a criança na escola noções do que é certo ou errado no trânsito. Quando algum familiar cometer uma irregularidade no trânsito, a criança vai corrigir”, afirma o coronel Gonzaga.

Antes do advento da pandemia, as ações educativas eram realizadas de forma presencial nas escolas, empresas, locais públicos e em eventos, mas com o isolamento social para se evitar a transmissão do coronavírus, o Detran Rondônia passou a produzir mais vídeos educativos e intensificar as publicações nas mídias sociais da autarquia, com realização também de palestras virtuais, alcançando de forma direta cerca de 100 mil pessoas. Onde é possível acompanhar nas mídias sociais do Detran os vídeos educativos: https://www.facebook.com/detranro/videos/712471786362274.

“Quero agradecer ao governador Marcos Rocha pelo apoio às ações do Detran Rondônia e também a todos os servidores que não mediram esforços para superarmos todas as dificuldades enfrentadas nesse período de pandemia”, disse o coronel Gonzaga.

A diretora Técnica de Educação de Trânsito (DTET), Claudia Roberta Stochi disse que o número de pessoas alcançadas com informações de Educação de Trânsito foi muito maior, pois os veículos de comunicação do Estado divulgam as ações educativas do Detran Rondônia de forma espontânea. “Não conseguimos contabilizar esse alcance, mas sabemos que cada veículo tem o seu público, o rádio chega à zona rural, as emissoras de televisão e os sites atingem milhares de pessoas, mesmo com a pandemia conseguimos alcançar o nosso objetivo”, destaca Stochi.

CURSO DIREÇÃO DEFENSIVA

Durante a pandemia, o Detran Rondônia realizou o Curso Prático de Direção Defensiva para servidores e fez parte das ações alusivas a Semana Nacional de Trânsito (SNT), que acontece todos os anos de 18 a 25 de setembro, em todo o Brasil, e este ano trouxe como tema: “Perceba o risco. Proteja a vida”.

O curso foi ministrado pelo agente de trânsito, Isac Barbosa, lotado na Divisão de Campanhas Educativas da DTET. O treinamento teve duração de oito horas-aulas, que foram divididas em duas partes: a primeira, composta de aula teórica e a segunda, com aula prática, cumprindo com a Resolução n. 789/2020 Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O treinamento prático especializado em direção defensiva teve por objetivo atualizar e melhorar a habilidade do motorista ao conduzir o veículo, prevenindo acidentes no trânsito, promover a direção segura, bem como ensinar técnicas de reação, prevenção e conhecimento do veículo que conduz.

Isac Barbosa ressalta que direção defensiva pode evitar acidentes, evitar danos materiais e evitar mortes, ou que pessoas fiquem com sequelas graves causadas por acidentes de trânsito. Algumas atitudes no trânsito são fundamentais, como evitar ultrapassagens perigosas, não respeitar a sinalização de trânsito e manter sempre o veículo em condições de uso.

ENCENAÇÃO TEATRAL NA RUA

Com o abrandamento das fases do Plano Todos por Rondônia, de distanciamento social, nos municípios na Fase Três, servidores da Diretoria Técnica em Porto Velho e do interior do Estado voltaram a desenvolver algumas atividades de forma teatral na rua, mas sem abordagem.

O trabalho é dirigido pela atriz bonequeira, Vavá Castro. Quando o semáforo fecha para os veículos, entram em cena os atores. A peça “Ação e Re-Ação”, traz na primeira cena o tema “Álcool e direção não combinam”. Entra na via (faixa) um ator com um volante simulando que está dirigindo com uma garrafa de cerveja em uma das mãos, em dado momento a morte com uma foice e uma capa preta vai até o motorista e o acolhe, alertando aos motoristas que a fatalidade pode acontecer com quem ingere bebida alcóolica e dirige.

A segunda cena da “Ação e Re-Ação” alerta para quem fala ao telefone celular e dirige, onde a falta de atenção no trânsito ao conduzir um veículo também pode provocar acidente de trânsito e até a morte. A terceira cena, traz como tema “Brincadeira na rua não tem graça”. O ator entra na faixa de pedestre brincando com uma pipa, e distraído pode ser atropelado por um veículo. O fato do ator que interpreta a morte envolver os atores em sua capa preta gera um impacto em quem está assistindo a cena e ao mesmo tempo cria uma consciência do que é errado no trânsito.

A encenação também alerta aos pedestres que atravessam a rua falando ao telefone celular e aos ciclistas, afinal o trânsito é feito por ciclistas, motociclistas e veículos automotores. A atriz Vavá Castro explica que a arte é um dos caminhos para levar Educação de Trânsito para as pessoas de uma forma leve e de fácil compreensão e que as pessoas gostam e prestam atenção no ato que está sendo realizado, enquanto aguardam o semáforo abrir para seguirem viagem.

REDUÇÃO DE MORTES NO TRÂNSITO

Em 2019 o Detran Rondônia registrou redução 4,06% de mortes por acidentes de trânsito se comparado a 2018. O número caiu de 394 óbitos em 2018 para 378 em 2019.

O número total de acidentes também registrou queda de 14.176 em 2018 para 13.702 em 2019 em todo o Estado de Rondônia, sendo que dos 13.702 acidentes ocorridos no ano passado, 9.848 teve o envolvimento de motocicleta, o que representa 63,77% dos casos de acidentes.

O índice de mortos no trânsito por grupo de habitantes no Brasil, conforme prevê a meta do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado pela Lei n. 13.614/18, é de 4,52%, e o índice do Estado de Rondônia é de 3,72%, bem abaixo do índice nacional.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Projeto Voar abre vagas para natação e jiu-jitsu em 2026

Projeto Voar abre vagas para natação e jiu-jitsu em 2026

Projeto Voar oferece 125 vagas gratuitas para crianças e adolescentes de 9 a 15 anos em Porto Velho, com aulas de natação e jiu-jitsu a partir de março.
L
Jaci-Paraná recebe circuito exclusivo de iluminação pública: 240 metros de nova rede em LED

Jaci-Paraná recebe circuito exclusivo de iluminação pública: 240 metros de nova rede em LED

Implantação de iluminação pública em Jaci-Paraná atende pedido antigo dos moradores e garante mais segurança, mobilidade e eficiência energética na Rua José Calbi.
L
Prefeitura lança cartilha para prevenir lesões no trabalho

Prefeitura lança cartilha para prevenir lesões no trabalho

Material orienta servidores municipais sobre ergonomia, postura adequada e prevenção de distúrbios osteomusculares no ambiente laboral.
L
Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
PGR se manifesta contra pedido de visita íntima para general preso

PGR se manifesta contra pedido de visita íntima para general preso

O parecer enviado ao STF destaca que, apesar de haver infraestrutura, normas da Justiça Militar proíbem este tipo de encontro em instalações das Forças Armadas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo regulamenta uso de salvaguardas em acordos comerciais

Governo regulamenta uso de salvaguardas em acordos comerciais

Novo decreto anunciado por Geraldo Alckmin define regras para proteger a indústria e o agronegócio contra surtos de importação que prejudiquem a produção nacional.
L
Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 105 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 105 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.974 realizado nesta quinta-feira; o próximo sorteio acontece no sábado, dia 21 de fevereiro.
L
Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo reforça prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo reforça prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Data alerta para os impactos do uso de álcool e outras drogas e destaca importância do apoio familiar e acesso ao tratamento.
L

Nota de pesar: Antônio Airton Gasparelo

Falecimento de Antônio Airton Gasparelo comove familiares e amigos em Porto Velho, empresário deixou um legado de trabalho, generosidade e amor à família, marcado por uma vida de dedicação e simplicidade.
L

Nota de pesar: Bertilho Bullerjahn

Falecimento de Bertilho Bullerjahn comove familiares e amigos em Porto Velho, agricultor deixou um legado de fé, simplicidade e amor à família, marcado por uma vida dedicada ao trabalho e à comunidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

II CISFAL: Eyder Brasil confirma congresso internacional em RO

II CISFAL: Eyder Brasil confirma congresso internacional em RO

II Congresso Internacional de Segurança de Fronteiras das Assembleias Legislativas será realizado em maio, em Rondônia, reunindo parlamentares, especialistas e forças de segurança.
L
Mandato de Gislaine Lebrinha garante R$ 300 mil para saúde em Vale do Anari

Mandato de Gislaine Lebrinha garante R$ 300 mil para saúde em Vale do Anari

Recurso será destinado ao hospital municipal de Vale do Anari para manutenção, combustível e aquisição de equipamentos, fortalecendo o atendimento à população.
L
Moraes determina depoimento de presidente da Unafisco após críticas

Moraes determina depoimento de presidente da Unafisco após críticas

O ministro Alexandre de Moraes notificou Kleber Cabral para prestar esclarecimentos no inquérito que apura acessos ilegais a dados fiscais de magistrados da Corte.
L
TSE marca retomada de julgamento que pode cassar Cláudio Castro

TSE marca retomada de julgamento que pode cassar Cláudio Castro

Análise sobre abuso de poder político e econômico na campanha de 2022 será reiniciada em março, com voto pendente após pedido de vista.
L
Mendonça decide que ida de Vorcaro ao Senado é facultativa

Mendonça decide que ida de Vorcaro ao Senado é facultativa

Ministro do STF também negou pedido da defesa para que o banqueiro utilizasse jatinho particular em eventual deslocamento para Brasília.
L
Publicidade

POLÍCIA

Justiça mantém prisão de acusado de atacar idosa em Jaru

Justiça mantém prisão de acusado de atacar idosa em Jaru

A magistrada considerou a gravidade do crime e o risco à integridade da vítima para negar o pedido de liberdade de L.C.A., preso desde dezembro de 2025.
16
MPRO denuncia aluno por matar professora em faculdade de Porto Velho

MPRO denuncia aluno por matar professora em faculdade de Porto Velho

Denúncia do MPRO aponta motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa no assassinato da professora Juliana Mattos, em instituição de ensino da capital.
18
Dupla é presa pelo Batalhão de Choque por tráfico na zona sul de Porto Velho

Dupla é presa pelo Batalhão de Choque por tráfico na zona sul de Porto Velho

Os jovens de 18 e 19 anos foram flagrados com porções de crack prontas para a venda no bairro Cidade Nova; eles confessaram que comercializavam cada unidade por R$ 10.
12
Motociclista com placa adulterada é preso após fuga em RO

Motociclista com placa adulterada é preso após fuga em RO

Indivíduo que desafiava viaturas com manobras perigosas foi autuado em flagrante e acumulou quase R$ 15 mil em multas após perseguição policial.
10
Colisão entre caminhonete e moto deixa motociclista ferida em RO

Colisão entre caminhonete e moto deixa motociclista ferida em RO

A vítima sofreu escoriações após o impacto no cruzamento das vias centrais; condutora do veículo maior permaneceu no local para prestar socorro.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Homem oferece cocaína para grupo espancar jovem em Chupinguaia

Homem oferece cocaína para grupo espancar jovem em Chupinguaia

Vítima foi agredida por sete indivíduos após conversar com uma mulher em festa de carnaval; suspeito principal teria agido por ciúmes.
12
Foragido de Vilhena com pena de 31 anos é recapturado em Cerejeiras

Foragido de Vilhena com pena de 31 anos é recapturado em Cerejeiras

O homem de 38 anos estava foragido desde o mês passado, quando fugiu do regime semiaberto; ele possui condenações por tráfico, roubo e estelionato.
16
Adolescente morre em acidente com máquina agrícola em Mato Grosso

Adolescente morre em acidente com máquina agrícola em Mato Grosso

Vítima de 15 anos tentou atravessar sob um pulverizador em movimento com uma bicicleta elétrica; o caso ocorreu na zona rural de Água Boa.
18
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.