SÁBADO, 22/11/2025

Em destaque

5 formas de utilizar as redes sociais a favor do seu negócio

O Brasil é um dos 5 países que mais usam redes sociais em smartphones.

Publicado em 

Como você deve saber, usar as redes sociais já não é mais uma opção no mundo dos negócios, é uma obrigação.

Uma empresa ou marca que não aproveita as redes sociais para se promover, pode perder espaço para empresas concorrentes. 

E dessa forma, empresas muito menores, com estratégias estruturadas, passam na frente de empresas globais em número de seguidores ou de interações com o público.

O Brasil é um dos 5 países que mais usam redes sociais em smartphones.

Segundo a Hootsuite e a We Are Social, 66% das pessoas que têm acesso a internet no Brasil usam algum tipo de rede social. E esse número cresce ano a ano: só em 2020 foram 11 milhões de novos usuários no mundo das redes sociais.

Com esse número em mente, fica muito fácil provar o mercado em potencial que todos os anos sua estratégia de mídias sociais podem alcançar.

Hoje vamos falar de 5 maneiras de usar as redes sociais (desde o Youtube até o Pinterest) para promover melhor sua marca e aumentar o engajamento com seus clientes.

1)Compartilhar estudos e infográficos

Vou começar pelo mais difícil.

Se sua marca ou empresa for capaz de promover estudos e outros materiais exclusivos, você ganhará reconhecimento orgânico.

Existe um alto custo em promover pesquisas com centenas de amostras, mas realizar pesquisas com clientes e com algo que já lhe pertence (sua newsletter por exemplo) sempre será uma opção.

Assim que conseguir montar algum tipo de pesquisa, junte os dados e crie insights a respeito. Uma maneira fácil de fazer isso é com infográficos. Podem ser feitos no excel ou no canva para ter um aspecto mais estilizado.

Depois promova o material em suas redes sociais como isca/recompensa digital.

Dessa forma, além de ampliar sua notoriedade nas redes sociais, você vai ampliar sua base de Leads.

Sua publicação terá muito engajamento, dependendo do interesse do público. 

Por isso, esse tipo de publicação se relaciona mais facilmente com Linkedin e perfis corporativos que valorizem fotos – no caso Pinterest e Instagram.

Sobre materiais exclusivos, os vídeos serão abordados em pontos a seguir.

2)Promover seu canal do Youtube

Ter seu canal no Youtube e publicar vídeos semanalmente é uma das melhores maneiras de se mostrar como uma autoridade.

Diversas pessoas estarão vendo seu conteúdo sobre o nicho que você mais entende, e terão você como referência.

Para começar a publicar no Youtube, você vai precisar de um bom editor de vídeos.

Você vai construir uma marca, com uma linguagem visual bem adaptada ao seu público/nicho.

Usando uma ferramenta como o InVideo, você será capaz de fazer a edição de suas gravações, ou se preferir, montar cenas e temas sem mesmo se aparecer, usando o vasto banco de imagens e vídeos do programa.

Mas não se esqueça de compartilhar seus vídeos do Youtube por todos seus perfis online, até mesmo do Linkedin.

Muitas pessoas criam bons conteúdos, mas esquecem de dedicar um tempo ao compartilhamento, que no começo gera muito mais acessos do que a pesquisa orgânica.

3)Mostrar a qualidade do seu produto ou serviço

Usando fotos e imagens, você será capaz de mostrar em ricos detalhes o seu produto ou serviço.

Se você trabalha com venda de produtos, a edição de imagens será algo mandatório. Porém mesmo se for uma empresa de serviços, boas imagens e ilustrações são muito convincentes e sugestivas para que o público conheça a marca.

Onde você vai publicar fotos?

Eu apostaria em 2 lugares: Instagram e o Pinterest.

A primeira opção é bem óbvia e muita gente já usa. Mas o Pinterest é deixado um pouco de lado, e as pessoas não se dão conta das proporções dessa ferramenta.

Seu tráfego orgânico é bem grandioso, e muitas pessoas poderão conhecer sua marca através dessa rede social. Por isso, abra um perfil hoje mesmo no Pinterest, se a estratégia de imagens e de design estiver de acordo com seu nicho.

E quanto às outras redes, sempre publique imagens com descrições ricas, e não se esqueça de ter boas CTAs (chamadas de ação), que poderão tracionar as visitas em seu site.

4)Se tornar um expert no stories

Ser um expert é um imã natural de fãs e seguidores.

O que você precisa fazer, é criar histórias ou vídeos no instagram, para criar uma verdadeira biblioteca sobre algum tema do interesse de sua empresa (ou do seu perfil profissional).

Em um determinado ponto, você vai ter tanto conteúdo de qualidade sobre um tema, que a única opção que o usuário do instagram, que gosta do assunto, vai ser seguir e acompanhar seu trabalho.

Nessa estratégia, você também vai precisar ter um bom editor de vídeos. O InVideo permite que você monte templates preparados para o Instagram. O programa conta com modelos de stories ou de feed pré-montados.

Você vai economizar muito tempo e aumentar a produtividade de sua estratégia de produção de vídeos.

5)Promover interação, entregando qualidade

Uma coisa é certa: no mundo das redes sociais, o conteúdo é rei, mas o engajamento é algo bem próximo disso.

Posts em geral, com muito engajamento, são mostrados para mais pessoas e são compartilhados mais vezes.

Portanto, tanto os vídeos engraçados quanto os institucionais, quando feitos com alta qualidade, promovem engajamento, que resulta em mais seguidores e fãs de sua marca.

Como usar isso a seu favor

Pense agora no Linkedin e no Instagram.

Você pode criar posts originais em cada uma das redes, ou compartilhar nelas o que foi feito em outras redes sociais (por exemplo, você compartilha um podcast).

Os comentários sobre o conteúdo vão  gerar curiosidade e vão aparecer nos feeds dos usuários.

No Linkedin, quando uma pessoa curte ou comenta algo, automaticamente você "toma emprestado" a rede da pessoa, pois seu post vai para o feed delas.

E conteúdo que não é bom ou que não é interessante, não tem interação, muito menos compartilhamentos.

A nossa dica é que sempre sua equipe possa ter algumas pessoas que possam compartilhar o conteúdo em suas redes do linkedin, pois os engajamentos com perfis pessoais são maiores.

Ou seja, você cria uma publicação no perfil empresarial, mas faz compartilhamentos para alcançar mais pessoas.

E caso você tenha algum tipo de show (canal no youtube por exemplo), compartilhar nas redes sociais e fazer boas chamadas de ação é mais que a obrigação de um produtor de conteúdo.

Conclusão

Com as dicas de hoje, você estará inspirado a criar um novo perfil de sua empresa, ou ao menos a caprichar mais em suas publicações.

Tenha a certeza de ter um bom editor de vídeos que consiga integrar vários canais e plataformas diferentes, pois com isso você vai aumentar sua produtividade na hora de produzir conteúdo.

E lembre-se de focar onde seu público está. Algumas redes sociais, como o Facebook, podem te dar poucos resultados. Faça uma experiência antes de tomar essa decisão.  

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

COP30: Fundo Amazônia investe R$ 123,6 milhões em projetos de restauração indígena

COP30: Fundo Amazônia investe R$ 123,6 milhões em projetos de restauração indígena

Dezenove projetos foram selecionados no programa Restaura Amazônia e irão recuperar 3,3 mil hectares e plantar 5,7 milhões de árvores em 26 terras indígenas em sete estados da Amazônia.
L
APRON e FAPERON realizam reunião preparatória para construção do Plano Estratégico do Leite em Rondônia

APRON e FAPERON realizam reunião preparatória para construção do Plano Estratégico do Leite em Rondônia

A iniciativa integra o esforço das entidades para reorganizar o setor leiteiro diante da queda da produção, da perda de competitividade e dos desafios enfrentados por pequenos, médios e grandes produtores em todo o estado.
L
Diplomatas indígenas relatam aprendizados em negociações climáticas na COP30

Diplomatas indígenas relatam aprendizados em negociações climáticas na COP30

Programa Kuntari Katu preparou 30 jovens líderes de todo o Brasil para atuar diretamente nas complexas decisões internacionais em Belém, garantindo que a pauta dos povos originários chegue à mesa de negociação da COP30.
L
Sicredi é reconhecido entre as instituições que melhor se relacionam com startups no Ranking 100 Open Startups 2025

Sicredi é reconhecido entre as instituições que melhor se relacionam com startups no Ranking 100 Open Startups 2025

Premiação chancela o sucesso das ações realizadas em práticas de inovação aberta.
L
Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para médico veterinário; inscrições vão até a próxima terça-feira (25)

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para médico veterinário; inscrições vão até a próxima terça-feira (25)

As inscrições ficam abertas até as 23h59min da próxima terça-feira (25), e devem ser feitas virtualmente, no endereço eletrônico disponibilizado no edital. Não há possibilidade de prorrogação do prazo.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd: Racks Yang fala sobre sua trajetória artística e o álbum Protagonista

Seu segundo álbum de estúdio: “PROTAGONISTA”.
L

Eleições 2026: “Quero transformar Rondônia como transformei Cacoal”, diz Adaílton Fúria

Em conversa com o News Rondônia, o prefeito Adaílton Fúria detalha por que decidiu disputar espaço na política estadual em 2026, apontando responsabilidade geracional, críticas ao abandono do estado e resultados que afirma ter alcançado em Cacoal.
L
Saúde de Bolsonaro motiva pedido de prisão domiciliar ao STF

Saúde de Bolsonaro motiva pedido de prisão domiciliar ao STF

Advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitam ao ministro Alexandre de Moraes prisão domiciliar alegando doenças permanentes e necessidade de acompanhamento médico intenso.
L

Encerramento da COP30: “Mas que não! Que sim!”

A COP30 terminou misturando orgulho paraense, debates climáticos, preços polêmicos, um incêndio na área diplomática e muita expectativa sobre o futuro da Amazônia.
L

Fogo na “Blue Zone” causou apreensão em membros da organização Kanindé presentes na COP30

Neide Cardozo relatou o incidente nas suas redes sociais. Apesar do susto, minguem se feriu
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Novo órgão atuará na proteção e na promoção de políticas voltadas às mulheres do município.
L
Prisão de Ramagem é decretada por Moraes após deputado ser flagrado em Miami

Prisão de Ramagem é decretada por Moraes após deputado ser flagrado em Miami

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão do deputado federal Alexandre Ramagem após a confirmação de que ele deixou o país, violando uma proibição judicial, enquanto recorre de sua condenação na trama golpista.
L
Lula indica Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

Lula indica Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

Advogado-Geral da União foi escolhido para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso.
L
Pista de caminhada no Estádio Aglair Tonelli recebe ordem de serviço em Cacoal

Pista de caminhada no Estádio Aglair Tonelli recebe ordem de serviço em Cacoal

Investimento destinado por Cássio Gois atende demanda antiga da comunidade.
L
Cristiane Lopes acompanha uso de maquinários que ampliam produção no Joana D’Arc

Cristiane Lopes acompanha uso de maquinários que ampliam produção no Joana D’Arc

Emenda já reforça infraestrutura rural e garante avanço para famílias agricultoras.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Casal é preso com drogas e material de tráfico no bairro Parque Amazônia

Casal é preso com drogas e material de tráfico no bairro Parque Amazônia

Homem de 41 anos e mulher de 18 foram detidos em uma residência na Zona Leste de Porto Velho, após denúncias de tráfico de drogas na região.
12

Madrasta mata enteada de 7 anos enforcada com cinto no DF; menina tinha medo de voltar para casa

A criança não queria retornar à casa do pai, e a polícia investiga se o ciúme da madrasta foi a motivação para o brutal homicídio qualificado.
16
Homem atacado com pauladas na cabeça morre no hospital em Porto Velho

Homem atacado com pauladas na cabeça morre no hospital em Porto Velho

Na ocasião, Mateus foi visto sendo perseguido pelo suspeito, depois agredido com vários golpes na cabeça, onde foi socorrido desacordo em estado grave.
18
Policiais militares salvam cinco pessoas após grave acidente na BR-364 em RO

VÍDEO: Policiais militares salvam cinco pessoas após grave acidente na BR-364 em RO

De acordo com testemunhas, um carro modelo Peugeot com os cinco ocupantes que estava parado no “Pare e Siga”, foi atingido na traseira por um caminhão e depois prensado contra uma carreta que estava a frente, deixando todas as vítimas presas às ferragens.
16
Mulher é presa levando drogas no órgão genital para o marido no presídio 470

Mulher é presa levando drogas no órgão genital para o marido no presídio 470

A mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada ao Departamento de Flagrantes.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PAPUS – O Mago Alquimista: Ciência, Medicina e Ocultismo na França do Século XIX

Durante a Primeira Guerra Mundial, Papus serviu como médico militar, atendendo feridos nas linhas de frente, o que acabou por agravar sua saúde.
L
Tarifaço dos EUA afeta 22% das exportações brasileiras, diz Alckmin

Tarifaço dos EUA afeta 22% das exportações brasileiras, diz Alckmin

O presidente em exercício e ministro Geraldo Alckmin confirma que a negociação bilateral com a Casa Branca resultou na isenção de 238 produtos, mas o tarifaço segue impactando US$ 15,1 bilhões em bens brasileiros.
L
Restituição do IRPF beneficia milhares de brasileiros e estimula a economia

Restituição do IRPF beneficia milhares de brasileiros e estimula a economia

No estado de Rondônia, o valor total de R$ 4.372.991,02 será distribuído entre 1.620 contribuintes
L

Requerimento da Outorga: VALDECI HENKERT

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L
Porto Velho Shopping exibe final da Copa Sul-Americana neste sábado

Porto Velho Shopping exibe final da Copa Sul-Americana neste sábado

Público poderá assistir à decisão em telão na Praça de Alimentação, às 16h
L
Inscritos no Enade devem preencher Questionário do Estudante até este sábado

Inscritos no Enade devem preencher Questionário do Estudante até este sábado

O prazo para preenchimento do Questionário do Estudante encerra neste sábado (22), sendo uma etapa obrigatória para os concluintes que realizarão as provas do Enade no domingo (23).
L
Consumidores precisam redobrar atenção contra perfis falsos

Consumidores precisam redobrar atenção contra perfis falsos

Evoy Administradora de Consórcios orienta sobre canais oficiais e reforça medidas de prevenção contra fraudes digitais.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
TRT-14 incentiva participação no Webinário que debate violência digital contra meninas e mulheres

TRT-14 incentiva participação no Webinário que debate violência digital contra meninas e mulheres

O evento promovido pelo CNJ reúne especialistas para discutir desafios e soluções de proteção no ambiente virtual.
L

Recebimento da Dispensa da Licença Ambiental: E S DE OLIVEIRA,

DISPENSA DE LICENÇA AMBIENTAL N.º 016.02430.007/2025-SUL
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.